Powered by vBulletin

duvidas bomba d'água/mangueiras do radiador

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 15/06/2013, 17:35
    bello
    Citação:

Postado originalmente por carlosth Ver Post
    petcho,

Quando você fez o DIY na troca da bomba d'água de sua viatura, tem que verificar entrada de ar no sistema?

Estou precisando fazer este serviço aqui em casa pois a minha bomba começou a pingar pelo eixo da polia e quando liguei pro mecânico ele disse pra levar lá na oficina pois depois que tira e coloca a nova precisa tirar o ar do sistema...
    Como faz isso?

Não quero levar lá pois alem dos valores da peça (que só pode ser peça da oficina - distribuidora beermarch) vai vir a MO também onde posso economizar mto. Sendo que posso fazer isso aqui em casa... Tenho ferramentas, espaço e coragem... Só falta o conhecimento destes detalhes, etc...

abrasss

Desculpe a intromissão ,
    Não tem segredo na retirada de ar do sistema, que sai pelos bujões do radiador e da válvula termostática. Vai enchendo pelo vaso de expansão, a agua vai sair primeiro pelo radiador, e depois pela válvula. Recomendo seguir as instruções do workshop manual, lá está bem claro.
    Cuidado para não espanar os parafusos da bomba, use a ferramenta correta e de boa qualidade. Não use chave de boa. As vezes também, quando se troca bomba d'água a junta "P" que vai no bloco fica danificada e começa a vazar por ai. Neste caso tem que se trocar também esta junta. Te tudo lá no workshop manual.
    Espero ter ajudado.
    Abs
    Sergio
  • 15/06/2013, 18:26
    carlosth
    Fala Sergio,

Aqui não há intromissão de ninguém... As informações são de todos.

vou analisar o manual e ver se animo de realizar tal processo.

só me tira uma duvida, vou enchendo o vaso de expansão com o motor funcionando?
    me desculpe a ignorância... Rsrsrsr

abrassss
  • 15/06/2013, 18:38
    bello
    Citação:

Fala Sergio,

Aqui não há intromissão de ninguém... As informações são de todos.

vou analisar o manual e ver se animo de realizar tal processo.

só me tira uma duvida, vou enchendo o vaso de expansão com o motor funcionando?
    me desculpe a ignorância... Rsrsrsr

abrassss

Eu faço assim, com o motor desligado vou enchendo o vaso de expansão até a água aparecer lá no buraco radiador, depois ligo o motor e vou completando, fecho o bujão do radiador e vou colocando àgua até derramar pelo buraco da válvula termostática, coloco mais um pouco para sair mais agua por ali e eventual ar que estiv er no sistema, depois fecho o bujão e deixo a guá no nível correto do vaso. (Onde se lê água, leia-se solução água desmineralizada + aditivo, 50%-50%).
    É super simples.
    O mas chato de tudo é soltar os parafusos da bomba dÄgua rsss.
    Abs
    Sergio
    Abs
    Sergio
  • 15/06/2013, 22:33
    carlosth
    Ok Sergio,

Então vou mexer com isso na segunda... Vou na revenda MWM aqui de BH comprar a bomba e a junta e mandar ver.

amanhã vou preparar e adiantar o serviço já retirando a polia, bomba antiga e deixar tudo limpo.

Vou ver se consigo comprar tb o tal silicone liquido para usar na junta.

depois posto os resultados.

valeu Sergio pelas orientações...

Citação:

Postado originalmente por bello Ver Post
    Eu faço assim, com o motor desligado vou enchendo o vaso de expansão até a água aparecer lá no buraco radiador, depois ligo o motor e vou completando, fecho o bujão do radiador e vou colocando àgua até derramar pelo buraco da válvula termostática, coloco mais um pouco para sair mais agua por ali e eventual ar que estiv er no sistema, depois fecho o bujão e deixo a guá no nível correto do vaso. (Onde se lê água, leia-se solução água desmineralizada + aditivo, 50%-50%).
    É super simples.
    O mas chato de tudo é soltar os parafusos da bomba dÄgua rsss.
    Abs
    Sergio
    Abs
    Sergio

• 15/06/2013, 22:49
    bello
    Citação:

Ok Sergio,

Então vou mexer com isso na segunda... Vou na revenda MWM aqui de BH comprar a bomba e a junta e mandar ver.

amanhã vou preparar e adiantar o serviço já retirando a polia, bomba antiga e deixar tudo limpo.

Não esqueça de ver no manual. Ajuda muito. Outra coisa que lembrei agora. Os parafusos são de tamanhos diferentes, guarde bem de onde eles são para coloca-los exatamente nos buracos certos.
    Abs
    Sergio
  • 15/06/2013, 22:52
    bello
    Este Vídeo pode ajudar. Ë sobre a torca da bomba de um 200 Tdi, mas o procedimento para o 300 Tdi é mesmo.
    Water pump remove and refit to the 200tdi discovery engine - YouTube
  • 17/06/2013, 09:33
    Eduardo Tescarollo
    Citação:

Ok Sergio,

Carlos, cuidado, na revenda MWM vão te vender a bomba com rotor de plastico, como diz o mestre Clemente é uma bomba relógio, eu mesmo fui testemunha da explosão!!!!

Abs.
  • 17/06/2013, 12:58
    petcho
    Carlos, desculpa a demora!!!!

é isso mesmo que o pessoal falou, quando se troca a bomba dagua tem que completar a água mesmo, aproveita pra dar uma geral nisso, vê se tem mangueiras ruins, lava o radiador, etc... pra completar a água se tira os dois bujões de plastico (aproveita e troca logo por bujões de latão) e vai completando ate sair água pelo do radiador, fecha ele e completa ate sair pelo da válvula term. ai fecha e sai pra dar uma volta com o carro, quando voltar espera esfriar e completa o vaso ate o nível normal

se vai trocar a bomba dagua aproveita e troca logo a junta P (fica entre o suporte da bomba e o motor), o silicone que uso é da loctite cinza

qualquer divida estamos ai!!!

Abraço, Pedro

OBS: não se esqueça que a água tem q ser 50% água destilada 50% liquido para radiadores, o recomendado pelo manual é um da Havoline
  • 18/06/2013, 14:14
    carlosth
    OPa Pedro,

Vou fazer o serviço amanhã. Vou ver se consigo um dia de folga pra fazer isso de dia, pois lá em casa a noite, a garagem não é bem iluminada.

Andei dando uma estudada no Workshop manual, observei o trajeto do ciclo da água, como retirar a bomba, como montar e ainda com as suas orientações...

Fim de semana posto os resultados.

Abrasss
  • 21/06/2013, 16:32
    carlosth
    Vê se podem me ajudar nessa...

ainda não fiz o serviço da troca da bomba e aproveitei que estava passando na avenida onde fica a minha oficina fui lá conversar com os mecânicos para que eles me mostrem como fazer o serviço em casa... Mesmo pq o carro está parado na garagem e não quero chamar guincho pra levar pra oficina...

Daí eles me mostraram todo o procedimento entretanto disseram que vou ter que tirar o ventilador do radiador para retirar a polia abaixo do alternador pois atrás dela tem dois parafusos da bomba dagua que fazem parte do suporte. Mas para tirar o ventilador preciso daquela chave de 32" especial (que só vende na paddock) que tem tipo uma depressão a sua aste para o encaixe no eixo central do mesmo.

Procede essa informação?
    Preciso tirar o ventilador? Ou será que consigo retirar essa polia sem retirar o ventilador...

abrasss
  • 21/06/2013, 19:39
    petcho
    Carlos, essa informação não procede de forma alguma, já fiz esse DIY e não retirei o ventilador, é claro que ficaria mais fácil pois teria mais espaço pra trabalhar, mas não é necessário!!!!
  • 21/06/2013, 20:00
    carlosth
    Opa Pedro,

imaginei que seria conversa deles... Sou magro e meus braços e minha mão não é grande ou gorda e eu ainda disse:"mas tem certeza que precisa tirar a polia inferior? Mesmo com minha mão pequena, será que não consigo fazer o serviço?"

Responderam que não pois dos 8 parafusos da bomba iam faltar 2 que estão atras desta polia.

amanhã vou mexer então e ver o que dá...

darei noticias amanhã a noite.

Valeu meu amigo.

abrasss
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 01:19.