x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 21 de 21
    Usuário Avatar de lucar
    Entrada
    04/01/2012
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Agradecimento: 1

Desculpa desenterrar o tópico, mas ficou uma dúvida?

O que causou o estrago??

1- faltou reaperto dos mancais/ cabeçote??
    2- regulagem de vavula?? (devido a folga do reaperto??)
    3- Falta de lubrificação (não deve ser, né??) olha sempre!!!

Bacana seria saber o porque ocasionou esta quebra!
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
    PU2UVB QAP 146.000mhz / PX2L0880 QAP CANAL 16

Usuário
    Entrada
    07/01/2010
    Local
    Vitória/ES
    Agradecimentos: 0
    Prezado.
    Morei muito tempo no Rio. Hoje estou em Vitória-ES. Caso precise de algo no caminho pode contar comigo.
    Sou quase seu vizinho, sou para PB.
    Abraço.
    Patrício.

Usuário Avatar de BrunoRN-RS
    Entrada
    16/10/2011
    Local
    Natal/
    Agradecimentos: 2
    lucar, vou contar tudo que sei do caso (rss)
    ainda me faço estas perguntas, e pior: será que um dia vai acontecer de novo?
    como eu relatei, até as serras e descidas da Rio-Santos tudo ia bem, tudo sempre checado a cada parada longa em que o motor desse uma esfriada. óleos e filtros novos, etc...

os sintomas começaram após uma subida na qual, atrás de um caminhão quase parando, lembro de ter andado em 1a marcha e de ter sentido deixar o giro subir demais em algum momento... tb lembro de forçar algumas vezes em 4a marcha em subidas onde cabia bem uma 3a... sei lá, são paranoias que ficam me atormentando...
    mas se tivesse de apostar, diria que foi depois daquele giro alto... mais tarde lembro de ter escutado um tilintar que depois vim a descobrir que era o parafuso (estojo) central que prende a carcaça do comando de válvulas, que tinha soltado... e o barulho que dava pra escutar pelo snorkel tb começou ali...

o que veio depois, quebra do eixo dos balancins, deve ter sido efeito da desestabilização causada por aquela quebra do estojo...

bem, por tudo que aconteceu, e até onde minha pouca experiência consegue apurar, diria que a primeira opção das que vc colocou é a que faz mais sentido. no entanto, não tenho como saber se, e quando, foi feita regulagem de válvulas (e sobre este "reaperto" de que vc fala, é um procedimento que deve ser feito de tempos em tempos?!

bem, muitas dúvidas e medos ficaram desta experiência... mas tb vi que o motor diesel é um bicho forte mesmo, que pode rodar muito com um problema relativamente sério... e principalmente aprendi que quebrar faz parte de grandes viagens, e que a gente deve ter calma e bom humor pra lidar com o negócio (e se tiver uma galera do 4x4brasil.com pra dar uma ajuda, melhor ainda...rss)

com tudo, estou cada dia mais preso a este carro... dá trabalho, mas como em todo relacionamento de longo prazo, confiança é prata, mas persistência é ouro!!

se alguém quiser tomar parte na prosa e dar uma opinião/dica sobre o acontecido, serei muito grato.
    ah, agora cuido a faixa de giro pra nunca deixar muito acima enm muito abaixo do ideal (ainda continuo achando que o problema foi na peça atrás do volante...rsss)

um abraço,
    bruno

Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    Desculpa desenterrar o tópico, mas ficou uma dúvida?

O que causou o estrago??

1- faltou reaperto dos mancais/ cabeçote??
    2- regulagem de vavula?? (devido a folga do reaperto??)
    3- Falta de lubrificação (não deve ser, né??) olha sempre!!!

Bacana seria saber o porque ocasionou esta quebra!

Usuário Avatar de lucar
    Entrada
    04/01/2012
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Bruno beleza... Como meu pai sempre disse vivendo e aprendendo. É a vida!

Então a regulagem das valvulas tem que fazer de vez em quando sim... o manual indica de quantos em quantos KM (tenho em pdf mas quero imprimir uma copia para levar em viagens) não sei precisar aqui a KM certa!
    Quanto ao reaperto deve ser feito sim. Eu quando arrumo alguma moto/carro antigo eu sempre peço para pessoa retornar para eu ver o óleo na troca (se esta normal) e conferir o Torque correto dos parafusos do cabeçote. sempre tem um ou outro que folga. Aí depois é só alegria!

Seu relato mostra que qualquer indicio (barulho que seja!!) em viagens ou não, deve ser prontamente verificado. Talvez se tivesse parado quando escutou o primeiro barulho, ainda desse para apertar o parafuso que soltou e provocou o estrago.
    Eu mesmo estou ficando louco até conseguir matar todos os "grilos" que habitam meu chassis / suspensão...kkk cada dia tiro um e escuto outro. Até as pastilhas de freio estavam vibrando devido os pneus MUD e me incomoda! Gosto de tudo ajustado! kkkk

Conforme você descreveu eu acredito que ao subir o giro do motor por um longo período e suscetivamente em 1ª e 4ª marcha, aumentou o vibração e consequentemente o parafuso soltou-se (pode ser falta de torque, reaperto, enfim "N" motivos). Aí apareceu o primeiro indício, o barulho que escutou no snorkel. Com o passar da viagem, ele foi solto mas não saiu do lugar. A hora que ele pulou fora deve ter caído em meio ao eixo do comando forçando o eixo onde aconteceu a quebra...aí já sabe o estrago.

Morei 5 anos no RJ e fui 1 unica vez a um auto eletrico. nunca fui em uma oficina mecânica...kkk Uma vez fundi um santana AP na volta do rio para o interior onde fica minha coleção (pelo menos ficava... estou acabando com tudo...kkk). Fui até o Arraial do Sana/RJ, com o santana muita terra e chuva, serra.... na volta abriu o bico uma semana depois do retorno!

Tenho 32 anos e não conheço o Nordeste ainda. Estou me guardando pois quando for quero ficar meses por aí conhecendo todas belezas que sei que existem por aí...... vamos ver quando vai dar!!!!
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"

Entrada
    16/10/2011
    Local
    Natal/
    Pois é, lucar...
    lembro que eu parei várias vzs atrás de mecânico, mas ali naquela região era mais fácil achar mecânico de iate do que de motor diesel... e era muuuita chuva, e eu tinha onde ficar no Rio, então continuei andando, até porque tudo tava normal em termos de desempenho...

mas fui lembrando de alguns detalhes: 1) o parafuso que quebrou foi o do meio, e o mais de trás tava muuuito apertado, lembro do pessoal ter sofrido pra tirar ele... pode ter sido até excesso de aperto; 2) o parafuso quebrou mas ficou no lugar, como se tivesse inteiro, depois o eixo do comando quebrou em dois lugares...
    acho que foi muita vibração mesmo, combinada com um aperto incorreto (pra mais ou pra menos) nos parafusos.

sobre a regulagem das válvulas eu sabia, mas sobre a checagem dos torques eu só aprendi com esta experiência mesmo...
    hj tava dirigindo sob muita chuva, e notei o qto a gente fica sem ouvir a máquina, ainda mais com ar e rádio ligados... acho que isto ajudou na perda da sensibilidade quanto ao giro do motor...

mas tb sou fanático por sanar qquer barulhinho que apareça (aliás, tem um grilo maldito que eu achava que era da porta, mas só há piuco fui descobrir que era o encaixe do cinto de segurança, que vibra qdo não está conectado!!)
    meus problemas da hora são:
    1) luz do alternador, que fica acendendo fraquinha... medi hj e o alternador tá gerando normal, mesmo qdo ela acende de leve depois que desligo tudo... acho que deve ser algum mau contato, ou aterramento, sei lá...
    2) o comutador da ignição, que na autorizada me pediram uma pequena fortuna (ainda mais qdo a gente vê o tamanho da peça..rss)... não sei se compro o britpart ou se vou pra um "similar" que um mecanico aconselhou (ele disse que da ford serviria, preciso conferir)...
    3) o reparo da caixa de direção;
    4) o fluido de arrefecimento...
    etc, etc... sempre vou ter coisa pra fazer neste monstrinho...rss

vc falou do Sana no RJ, sei que rola escalada em rocha por lá, e que tb tem uma pá de hippie... numa dessas tenho que passar por lá...
    e qdo vc vier pro NE, vamos formar um mini comboio pra fazer estas praias todas até o CE!!!
    Um abraço, e vamos fazendo nossa ciência amadora por aqui!!
    Bruno

Entrada
    16/10/2011
    Local
    Natal/
    Patrício, obrigado pela disposição em ajudar!! mas agora já estou em casa... meu perrengue foi ainda no começo do ano!!
    qdo aparecer por Natal, pode me contatar pra gente fazer um passeio por aí!!
    Abração

Citação Postado originalmente por patriciopires Ver Post
    Prezado.
    Morei muito tempo no Rio. Hoje estou em Vitória-ES. Caso precise de algo no caminho pode contar comigo.
    Sou quase seu vizinho, sou para PB.
    Abraço.
    Patrício.

Usuário Avatar de lucar
    Entrada
    04/01/2012
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Boa Bruno.... sempre melhorando as viaturas......kkk

"1) luz do alternador, que fica acendendo fraquinha... medi hj e o alternador tá gerando normal, mesmo qdo ela acende de leve depois que desligo tudo... acho que deve ser algum mau contato, ou aterramento, sei lá..."

Estou passando por esse dilema. Acabei de responder um topico sobre. Até comprei um altenador bosh, mas quebrou no correio a carcaça e a loja vai trocar....
    Bem se for abrir seu alternador, pode testar os diodos da placa. na minha tinha 1 ruim e acusava no painel. mesmo dando carga plena na bateria com tudo ligado! Comprei um AMEC-COMPEL que durou 1000km ...kkk a luz acendeu de novo. Quero ver se retiro ele hoje (e volto o antigo pois carrega com a luz acesa, mesma coisa!!) e mando para eles analisarem a peça e trocar! Vou ver a ética da empresa depois comento! Por hora isso vem me incomodando!

Essa questão das peças britpart, estou me coçando para testar elas por conta em risco(claro em se tratando de perifericos que não vão me causar um prejuizo maior). Pois esse disque me disse é fogo! Sou meio São Thomé e gosto de confirmar certas coisas!!! Já uso o cilindro escravo da embreagem desde que comprei a viatura. até agora beleza, e pelo preço que paguei comprava 3 do genuino! Porém me certifiquei de fazer eu mesmo a instalação e limpeza de todo sistema. tem umas fotos em um topico, tinha uma borra que parecia areia no fluido antigo. Se quem instala não limpa.... já era o novo... nem um genuino aguentaria!!!
    Não acho nenhum amortecedor que me agrada custoxbeneficio. Não quero performance, nem nada radical. Tem uns sachs nela mas tão zero de curso. eles e nada são mesma coisa. Estou coçando para colocar um britpart para ver. Não faço off-road pesado, nem levo muita carga (por enquanto)... o preço do jogo 4 mais direção é pouco mais caro que uma peça desses diversos que estão vendendo por aí. Importar no momento não estou a fim. Para minha harley foi quase 2 meses esperando!!!! Se durarem 40.000km é lucro. Pelo preço dava para trocar um jogo por viagem longa...kkkkk

Não comprei ainda pois estou estudando o que fazer a seu tempo na viatura... assim vou arrumando com cronograma + eventuais surpresinhas...kkkk

Eu te recomendo fazer a limpeza e completar 50%agua desmineralizada 50% anti-congelenate/ferrugem no afarrecimento! Já troca valula termostatica que é barato e vale a pena!
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"

Entrada
    16/10/2011
    Local
    Natal/
    Fala lucar,
    pois é, tem coiss que só a experiência pode confirmar/desmentir...
    o comutador de ignição decii por um meio-termo: não nem o original, nem o britpart.. mandei vir um Lucas, que equipa alguns modelos da ford, e serve para o Defender... e o pior é que agora o danado não deu mais problema,acho que sentiu que vai ser substituído e tá mostrando serviço....rss mas quarta feira ele vai pro banco de reserva...
    hj comecei a troca do fluido de arrefecimento... acabamos resolendo deixar só om água para dar uma limpada (tava muto sujo!), depois vou olocar um aitivo da delphi, orgânico... já vai ser uma ajuda...
    tb já dei um jeito no reparo inferiror da cx de direção, que tava uma meleca só...

enfim, lá se vai mais um pouco de grana e vem um pouco mais de confiança de know how (pq aproveito para aprender alguma oisa sobre a mecânica da coisa...

vamo qe vamo!
    Um abração!
    Bruno

Usuário Avatar de lucar
    Entrada
    04/01/2012
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Quanto ao comutador da ignição, quando sacar ele fora. procura em casa de peças de tratores, e tal. provavelmente voce acha igual!

Eu não recomendo usar somente agua. ainda mais agua sem ser desmineralizada! Mesmo que seja para limpar. Eu usei um produto da STP que voce deixa por uns 15 minutos com agua. depois drena. espera esfriar e vai refazendo isso ate sair tudo limpo. Meu caso foi um monte de vezes... uma tarde toda! Quando saiu limpo (não 100% mas 97%...kkkk) eu enchi de agua desmineralizada e funcionei bem. Sempre fica um pouco da agua de mineral que fez a limpeza no motor (tem um dreno mas recomendo que deixe ele lá pois quebra facil) com isso dilui bem ela. Aí sim eu drenei e coloquei 50% de cada conforme manda. Não baixa nada e funciona redondo. Quando for completar com a solução TROCA A TERMOSTATICA se ainda não fez isso! Se as mangueiras estiverem boas voce esquece disso por um bom tempo. Vale a pena fazer bem feito! Ainda mais no calor que deve ser por aí!
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. mecânico para avaliação de Hilux _ Rio de Janeiro
      Por Ney_Niteroi II no fórum Toyota
      Respostas: 5
      Última resposta: 30/08/2011, 17:29
    2. Lanterneiro/Funileiro para Defender no Rio de Janeiro
      Por Felipe_Rio no fórum Land Rover
      Respostas: 0
      Última resposta: 27/10/2010, 17:59
    3. Mecanico bom no Rio de Janeiro
      Por Claudão no fórum Suzuki
      Respostas: 3