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  • #1
    Usuário Avatar de Henrique Petropolis
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    Motor Kia Bongo K2500 na Sportage ,sera que cabe?




    Estou muito desanimado de fazer o Motor da Sportage 95 aspirada ,pois sem turbo o carro não sobe é ainda por cima usar um carro fazendo 6 Km por litro desanima mais ainda ,estou estudando possibilidades de ver a colocação de um motor sem ter que fazer adaptações muitos das vezes trabalhosas , um carro que me chama muito atenção na estrada ,principalmente subindo a serra de Petropolis na Rio-Petropolis BR-040 sempre me confronto com Kia Bongo K2500 ,esses carros subindo carregados e com um força no deslocamento deixando qualquer dono de SPT muito #*&@ da vida , e se a burocracia não for muita junto ao detran para legalizar ,vou sim havaliar troca deste motor por um do BOngo K2500 ,e gostaria de saber se alguem conhece esse motor e sabe se a furação encaixa na caixa de marcha ou tem algum dado relevante para compartilhar sobre esse motor !!


    4X4 Brasil

    Procure sempre o caminho da Paz!!

    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!


  • #2

    Motor Kia Bongo K2500

    Citação Postado originalmente por Henrique Petropolis Ver Post
    Estou muito desanimado de fazer o Motor da Sportage 95 aspirada ,pois sem turbo o carro não sobe é ainda por cima usar um carro fazendo 6 Km por litro desanima mais ainda ,estou estudando possibilidades de ver a colocação de um motor sem ter que fazer adaptações muitos das vezes trabalhosas , um carro que me chama muito atenção na estrada ,principalmente subindo a serra de Petropolis na Rio-Petropolis BR-040 sempre me confronto com Kia Bongo K2500 ,esses carros subindo carregados e com um força no deslocamento deixando qualquer dono de SPT muito #*&@ da vida , e se a burocracia não for muita junto ao detran para legalizar ,vou sim havaliar troca deste motor por um do BOngo K2500 ,e gostaria de saber se alguem conhece esse motor e sabe se a furação encaixa na caixa de marcha ou tem algum dado relevante para compartilhar sobre esse motor !!
    Bom dia, Henrique.

    Prá começar a "brincadeira", meça este motor e veja se encaixa mais ou menos no local. O resto é estudar os suportes e, possívelmente, uma chapa de flange para o câmbio, se bem que, vc poderia estudar a colocação do conjunto todo (motor e câmbio) de uma vez só (acho que é menos aporrinhação). A meu ver, fazer adaptações de suportes e algumas lanternagens, seria mais fácil do que adaptar arranque e etc e tal!!!! Agora, passa mais detalhes desse motor prá gente!!! Ele é turbinado? Quanto pedem pelo conjunto ou só o motor aí na Serra? Aqui em Niterói é difícil achar, só em Itaboraí e os caras "pegam pesado" nos preços (já tentei comprar algumas coisas por lá e desisti!!!)!!! Coloca mais fotos prá gente ver!!!
    Não sei o que a turma vai achar do que falei mas acho que adaptação é isso mesmo, buscar o caminho..... Morei em SP por 2 anos e vi um Fusca com motor V8 do Maverick instalado na dianteira (Isso foi matéria até de revista!!!). Depois disso, acho que se pode "quase" tudo, inclusive, estou adaptando uma suspensão a ar na minha Sport!!!! eheheheh.

    Abração e manda notícias OK.
    Chicão
    Sportage 95 2.2 Diesel

  • #3
    Usuário Avatar de Andrei Hasse
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    Citação Postado originalmente por Henrique Petropolis Ver Post
    Estou muito desanimado de fazer o Motor da Sportage 95 aspirada ,pois sem turbo o carro não sobe é ainda por cima usar um carro fazendo 6 Km por litro desanima mais ainda ,estou estudando possibilidades de ver a colocação de um motor sem ter que fazer adaptações muitos das vezes trabalhosas , um carro que me chama muito atenção na estrada ,principalmente subindo a serra de Petropolis na Rio-Petropolis BR-040 sempre me confronto com Kia Bongo K2500 ,esses carros subindo carregados e com um força no deslocamento deixando qualquer dono de SPT muito #*&@ da vida , e se a burocracia não for muita junto ao detran para legalizar ,vou sim havaliar troca deste motor por um do BOngo K2500 ,e gostaria de saber se alguem conhece esse motor e sabe se a furação encaixa na caixa de marcha ou tem algum dado relevante para compartilhar sobre esse motor !!


    Putz é o mesmo tamanho olhando a foto, si não der a furação faz uma flange isso é o d menos e vai ter um motor moderno e em fabricação.
    quantos HP tem esse motor??? e quanto de Tork sera??
    Meu primo trabalha com um bongo, é gosto o motor bem elastico.

    Abrasss
    Vitarinha Canvas 1994, Lift 2¨, parachoques aço, RL avm.

  • #4
    Usuário Avatar de Jera
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    dizem que o motor 2.5 do bongo e hyundai hr são o mesmo motor da l200.
    se for o caso, procure uma l200 no ferro velho e tire o motor.
    aí só teria que ver como ficaria a adaptação do cambio.....

  • #5
    Usuário Avatar de Henrique Petropolis
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    Citação Postado originalmente por Jera Ver Post
    dizem que o motor 2.5 do bongo e hyundai hr são o mesmo motor da l200.
    se for o caso, procure uma l200 no ferro velho e tire o motor.
    aí só teria que ver como ficaria a adaptação do cambio.....

    Eu na verdade não achei esse motor a venda ,na semana seguinte estou de ferias e vou viajar pelo estado e vou ver se acho algum motor deste ,pois a foto que esta postada é fruto de pesquisa na WEB, pois os motores 2.7 e 2.7GS são grande e tambem devem ser grande consumidores de DIESEL ficando abaixo de 10Km/L , portando estão fora ,tambem tem Bongo com motor 2.4 turbo e se voces verem ele subindo da gosto viu !!!, agora todos falam em Itaborai ,vou tambem pessoalmente ver isso e tirar fotos e tirar medidas do bloco para havaliação posterior e ver no que vai dar !!!

    O motor da 94 HP TURBO , da SPT 60 cavalos .......da minha deve ter morrido uns 40 ...fica so 20 HP !!!!!!


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  • #6
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    Motor diesel

    Afinal ,qual motor diesel podemos colocar na sptg,a minha é gasolina e bebe mais do que eu ,e nao para de dar pau ,to afim de colocar um diesel ,alguem ja colocou?,qual seria o melhor motor pra colocar ?,s10 ,ranger ,l200 ,besta ?

  • #7
    Usuário Avatar de Marcos Vaz
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    Amigos seja qual for o motor que escolherem lembrem-se que ele deve ter o carter de oleo raso caso contrário ele topa no diferencial.
    Marcos Vaz
    Pajero GLS 2.800 Turbo intercole 94/94

  • #8
    Vou ter que fazer alguns serviços no meu motor (trocar anéis e revisão do cabeçote) e surgiu aquela vontade de trocar o motor, até ver que não vale a pena a adpatação. Achei bem interessante essa proposta de troca pelo motor do bongo 2.5 turbo diesel que é igual do Hyundai Hr que inclusive é fabricado no Brasil. Parece que esse motor tem as configurações bem parecidas com o da sportage 2.0 turbo diesel, talvez não tenha que fazer grandes adaptações. Vocês sabem se esse motor dá certo no câmbio da Sportage? o câmbio da Sportage gasolina e diesel são iguais? muda apenas a relação do diferencial? O Ideal seria o motor 2.5 do Sorento, mas esse só em sonho.
    Diferença dos motores:

    motor torque max. (Kgfm) rotação (RPM) potência max (cv) rotação (RPM)
    Sportage 2.0 TDI 20,5 2.000 87 4.000
    Bongo 2.5 TD 22,4 2.000 94 3.800
    Sorento 2.5 TDI 40 2.000 170 3.800

    Será que a diferença para o do bongo é perceptível? Esse motor aguenta bem?

    Agora uma outra coisa que pode nos ajudar: será que o câmbio e a reduzida do bongo/Hyundai Hr tem a mesma carcaça do câmbio da Sportage? Pode ser que o Bongo tenha a caixa de tranferência mais reduzida que a da Sportage. Peguei no site da kia as informações no Bongo 4x4 (motor 2.7) diesel e comparei com a da Sportage que encontrei aqui no fórum:


    marcha Sportage Bongo 2.7 diferença %
    1a 3,717 4,117 10,76
    2a 2,019 2,272 12,53
    3a 1,363 1,425 4,55
    4a 1,000 1,000 0,00
    5a 0,804 0,871 8,33
    3,536 3,958 11,93
    final 4,778 4,444 -6,99
    reduzida (transf.) ? 1,977 -
    Se for o que eu estou pensando, o bongo é 17,25% mais reduzido que a Sportage só na caixa de transferência, fora a porcentagem de redução do câmbio em si. Sei lá, se for só essa diferença pode ser que não compense mexer nisso.

  • #9
    Usuário Avatar de Geisler®
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    Putz, vo ter que começar a pesquisar motor tambem, creio que "fundi" o meu esse fim de semana...
    Tava dando uma volta pela BR, a 130/140Km/h... ai quando reduzi e entrei na cidade de novo, o motor começou a dar umas engasgadas e a falhar um pouco, e comecei a ouvir uns estalos na transmissão.... Baixei o som e ouvi o motor batendo, numa pagodera feia hehehe
    Olhei no painel, tudo normal, motor frio, luz do óleo apagada... decidi nem parar e vim rodando pra casa, a 40Km/h, de 4ª marcha... aquela batucada, aquela fumacera desgraçada...
    Ja sei, vão me crucificar por fazer isso, mas, como dizem, "o que que é um punzinho pra quem ja ta todo cagado né?!"
    O carro estava com uns vazamentos de óleo a um mês mais ou menos, e nessa segunda agora, eu ia deixar na oficina pra concertar isso, e tambem pra tirar o carter e dar uma limpeza na bomba de óleo, pois a luz do óleo de um mês para cá, tava demorando uns 3 ou 4 segundos pra apagar quando dava a primeira partido de manhã cedo, e como ja fundi biela de um Tempra que estava nessa condição, dessa vez ia desmontar antes de dar problema, mas infelizmente, deu problema antes
    Bem feito pra mim!!!! hehehe
    Amanhã vou no mecânico, vamos ver se tem concerto, talvez seja só a parte de baixo, ai vou ver se concerto, senão, acho que ja vou pensar em outro motor, porque fazer esse todinho sai caro, e no fim, na minha mão, não vai aguentar mesmo

    Abraço!!
    Marcelo - Joinville/SC - Espaçadores AVM 38mm.
    Sportage 2.0 TDI 2001 - RL AVM 460 - Pneus BF Goodrich All-Terrain 235/75 R15.
    [|___\==KIA==/___|]

  • #10
    Estou dando uma pesquisada para ver se compensa colocar esse motor 2.5 TDI com a bomba mecânica da l200. Pelo que andei lendo tem uma versão da l200 com esse mesmo motor e com uma turbina de geometria variável que rende 160 cv, talvez seja até ruim tanta potência para o conjunto da Sportage.

  • #11
    Usuário Avatar de Geisler®
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    Citação Postado originalmente por Geisler® Ver Post
    Putz, vo ter que começar a pesquisar motor tambem, creio que "fundi" o meu esse fim de semana...
    Tava dando uma volta pela BR, a 130/140Km/h... ai quando reduzi e entrei na cidade de novo, o motor começou a dar umas engasgadas e a falhar um pouco, e comecei a ouvir uns estalos na transmissão.... Baixei o som e ouvi o motor batendo, numa pagodera feia hehehe
    Olhei no painel, tudo normal, motor frio, luz do óleo apagada... decidi nem parar e vim rodando pra casa, a 40Km/h, de 4ª marcha... aquela batucada, aquela fumacera desgraçada...
    Ja sei, vão me crucificar por fazer isso, mas, como dizem, "o que que é um punzinho pra quem ja ta todo cagado né?!"
    O carro estava com uns vazamentos de óleo a um mês mais ou menos, e nessa segunda agora, eu ia deixar na oficina pra concertar isso, e tambem pra tirar o carter e dar uma limpeza na bomba de óleo, pois a luz do óleo de um mês para cá, tava demorando uns 3 ou 4 segundos pra apagar quando dava a primeira partido de manhã cedo, e como ja fundi biela de um Tempra que estava nessa condição, dessa vez ia desmontar antes de dar problema, mas infelizmente, deu problema antes
    Bem feito pra mim!!!! hehehe
    Amanhã vou no mecânico, vamos ver se tem concerto, talvez seja só a parte de baixo, ai vou ver se concerto, senão, acho que ja vou pensar em outro motor, porque fazer esse todinho sai caro, e no fim, na minha mão, não vai aguentar mesmo

    Abraço!!
    Bom, a viatura ta na oficina... de novo.. hehe
    Levei no guincho, 50 pila.. Na oficina, o mecânico pediu pra dar a partida.. com algum custo, ela pegou e começou o "peim peim peim, tuff tuff tuff, cleck cleck cleck" (oscar pela sonoplastia hehehe)
    Ficou ovindo um pouco... viu a fumacera saindo... ai disse: "acho que é só bico travado, talvez saia mais barato do que tu pensa"
    Fiquei tri feliz!!
    Cheguei a ir na Kia ver o preço de um motor novo completo, R$28.000,00
    Eles vendem tambem bloco parcial novo, por R$8.900,00, R$8.250,00 se for a vista.
    Vem o bloco novo, com vira brequim, bielas, pistões e bronzinas, tudo montado e ajustado, sem os perifericos, mas ai implica em alterar numeração de motor e tal... O preço é meio salgado, seria bom descobrir de que eles importam, quem sabe não conseguiria esse bloco parcial pela metade do preço, ai seria vantajoso!!
    Mas vamos ver, o mecânico ainda não desmontou nada, foi só a impressão dele sobre o barulho do motor.

    Abraço, e LAMA \o/
    Marcelo - Joinville/SC - Espaçadores AVM 38mm.
    Sportage 2.0 TDI 2001 - RL AVM 460 - Pneus BF Goodrich All-Terrain 235/75 R15.
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  • #12
    Usuário Avatar de Geisler®
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    Citação Postado originalmente por Geisler® Ver Post
    Bom, a viatura ta na oficina... de novo.. hehe
    Levei no guincho, 50 pila.. Na oficina, o mecânico pediu pra dar a partida.. com algum custo, ela pegou e começou o "peim peim peim, tuff tuff tuff, cleck cleck cleck" (oscar pela sonoplastia hehehe)
    Ficou ovindo um pouco... viu a fumacera saindo... ai disse: "acho que é só bico travado, talvez saia mais barato do que tu pensa"
    Fiquei tri feliz!!
    Cheguei a ir na Kia ver o preço de um motor novo completo, R$28.000,00
    Eles vendem tambem bloco parcial novo, por R$8.900,00, R$8.250,00 se for a vista.
    Vem o bloco novo, com vira brequim, bielas, pistões e bronzinas, tudo montado e ajustado, sem os perifericos, mas ai implica em alterar numeração de motor e tal... O preço é meio salgado, seria bom descobrir de que eles importam, quem sabe não conseguiria esse bloco parcial pela metade do preço, ai seria vantajoso!!
    Mas vamos ver, o mecânico ainda não desmontou nada, foi só a impressão dele sobre o barulho do motor.

    Abraço, e LAMA \o/
    Bom, primeiro o mecânico mandou os bicos pra testar num bombista e ver se não estava travado... Não estava
    Ai desmontou a tampa do cabeçote e tchan tchan tchan!!!!!! Arregaçou um tucho!!
    Fodeu tudo, agora ele vai desmontar o cabeçote, pra ver se não fodeu pistão, e se ainda tem jeito de concertar, senão é lixo pro cabeçote !!
    A pastilha que vai em cima do tucho, quebrou no meio, e o tucho tambem quebrou, e saltou fora, deu uma arregaçadinha onde ele vai encaixado ...
    Obvio que a came do comando de válvula arregaçou, porque ai ficou em contato direto com a ponta da válvula... se bem que o arregaço mesmo foi na hora da quebra...
    Vamos ver o que da pra fazer, senão vai ficar parado até ano que vem pra eu me "capitalizar"
    Tirei umas fotos:

    Motor Kia Bongo K2500 na Sportage ,sera que cabe?-2011-07-20-10.12.56.jpgMotor Kia Bongo K2500 na Sportage ,sera que cabe?-2011-07-25-11.23.31.jpgMotor Kia Bongo K2500 na Sportage ,sera que cabe?-2011-07-25-11.23.49.jpgMotor Kia Bongo K2500 na Sportage ,sera que cabe?-2011-07-25-11.24.06.jpg

    Abraço, e LAMA \o/
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