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  • #1
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    Como tornar a Sportage 2.0 gasolina + econômica?




    Pessoal,
    conforme falei para o moderador Luiz Cláudio, tenho uma Sportage MRDI 2.0 4x4 gasolina 2001, com 125.000 km originais. Gostamos muito, a família não quer outro carro, versátil, espaçosa e confortável; o estilo está um tanto ultrapassado mas o que incomoda é a baixa eficiência energética, o consumo elevado de combustível. Caso exista no mercado, a preço compatível, algum sistema eletronico de gerenciamento ou coisa parecida, como tem sido anunciado em modelos mais recentes, e que permita um nível aceitável de consumo, tipo 8 a 10 km/l na cidade e 12 a 13 km/l na estrada, eu buscaria instalar e não procuraria outro carro. Grato pela atenção e sugestões. um abraço à todos, Sergio Couto

  • #2
    É seria interessante concentrar todas as mensagens sobre esse assunto aqui.. que creio eu seria do interesse de todo mundo..
    Se MAOMÉ num vai a Montanha, deixa que nóis vamos... é nóis.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Sergio Couto Ver Post
    Pessoal,
    ... que permita um nível aceitável de consumo, tipo 8 a 10 km/l na cidade e 12 a 13 km/l na estrada ...
    Sérgio.
    Esse consumo é impossível, isso é praticamente consumo de carro pequeno 1.6. Uma diesel gasta + ou - isso.
    Esses "economizadores" de combustível que existem por aí são lorota, a melhor maneira (ou única) de gastar menos é colocar um kit gás (apesar de eu não ser fã dessa solução).
    Eu tenho um sedan 2.0 automático que faz 6 km/l na cidade (média de 18 km/h conforme o computador de bordo) e 12 na estrada, também tenho um hatch 1.3 que faz 8 na cidade e 14 na estrada nas mesmas condições.

  • #4
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    a minha está fazendo uns 8 na cidade e uns 11/12 na estrada,
    ou mais dependendo do estilo de guiar. o meu estilo é acelerar depois dos outros e começar a brecar antes, rssss.

    como é a gnv eu tenho que trocar velas a cada 2 anos pelo menos
    e ela melhora quando faço isso. a limpeza dos conectores dos sensores
    da injeção e filtro esportivo que comprei na loja spa turbo melhoraram.

    também uso militec a cada troca de oleo e a mudanca é imediata,
    o giro sobe mais rápido e fica mais economica. outra coisa que uso por causa do gnv é o valve intake da stp a cada 3 meses no final do tanque
    antes de abastecer novamente. dou umas aceleradas boas e ela volta ao
    normal. esse intake da stp aumentou a durabilidade das velas, quando
    começa a falhar no gnv eu uso e pronto.

    agora por ser gnv eu prefiro colocar gasolina podium porque uso muito pouco na gasolina. apesar de ser absurdamente mais cara o desempenho e economia aumentam e no meu caso acaba valendo a pena.

    se colocar gasolina normal o carro não passa na vistoria do gnv/detran
    por causa de emissão de poluentes e o posto de vistoria me alertou para isso. esse ano mesmo tive que voltar e fazer outra revisão e era gasolina f1 da shell...
    XTerra 2.8 Turbo Diesel Intercooler 2004 Prata offSHOX K&N

  • #5
    Anibal.

    O consumo que vc relatou é no GNV, certo?

  • #6
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    Citação Postado originalmente por MarcSport Ver Post
    Anibal.

    O consumo que vc relatou é no GNV, certo?
    eu nao fiz ainda uma medicao precisa na gasolina mas com certeza ta andando mais que 6km/l na cidade, mas nao pode pisar
    demais senao bebe mesmo. no gnv fiz uma viagem para Americana, andei 230km com 21m de gnv, pisando bem, fui pela Anhanguera a 100km/h e voltei pela Bandeirantes a 120km/h, so diminuindo nos radares, rsss

    tem mais um detalhe: meu kit gnv tem um regulador eletronico da entrada do coletor, aqueles com a "torneirinha" gastam muito mais mesmo. custou uns 400 reais instalado e regulado mas valeu cada centavo.
    o carro mudou da agua pro vinho depois disso e com o filtro esportivo
    e com militec quase não tem diferenca de performance. é claro que andando normalmente, se quiser pisar mesmo ai nao tem milagre.

    ja percebi que se usar só gasolina por uns dias o consumo melhora na gasolina. pro gnv isso nao muda nada.

    aproveitando o assunto, apareceu um tal de "MOBTETRA" que teoricamente transformaria o carro num verdadeiro FLEX, misturando gnv com combustivel liquido ( gasolina/alcool ) fazendo com que o carro nao perca potencia no gnv devido a adição de gasolina/alcool simultaneamente.

    mandei um email pra oficina de gnv que me atende, assim que tiver resposta repasso por aqui.
    XTerra 2.8 Turbo Diesel Intercooler 2004 Prata offSHOX K&N

  • #7
    Citação Postado originalmente por ANIBALCL Ver Post
    eu nao fiz ainda uma medicao precisa na gasolina mas com certeza ta andando mais que 6km/l na cidade, mas nao pode pisar
    demais senao bebe mesmo. no gnv fiz uma viagem para Americana, andei 230km com 21m de gnv, pisando bem, fui pela Anhanguera a 100km/h e voltei pela Bandeirantes a 120km/h, so diminuindo nos radares, rsss

    tem mais um detalhe: meu kit gnv tem um regulador eletronico da entrada do coletor, aqueles com a "torneirinha" gastam muito mais mesmo. custou uns 400 reais instalado e regulado mas valeu cada centavo.
    o carro mudou da agua pro vinho depois disso e com o filtro esportivo
    e com militec quase não tem diferenca de performance. é claro que andando normalmente, se quiser pisar mesmo ai nao tem milagre.

    ja percebi que se usar só gasolina por uns dias o consumo melhora na gasolina. pro gnv isso nao muda nada.

    aproveitando o assunto, apareceu um tal de "MOBTETRA" que teoricamente transformaria o carro num verdadeiro FLEX, misturando gnv com combustivel liquido ( gasolina/alcool ) fazendo com que o carro nao perca potencia no gnv devido a adição de gasolina/alcool simultaneamente.

    mandei um email pra oficina de gnv que me atende, assim que tiver resposta repasso por aqui.
    Já ouvi falar de um esquema que se o motorista motorista pisar até o talo ele muda automaticamente para gasolina/alcool e o motorista nem sente aquele "tranco" da mudança de combustível e desacelerando ele volta para o GNV, mas isso deve ser somente para kit de 5ª geração, que são bem caros. Aliás, pelo que eu li, perda de potência nesse tipo de kit é bem menor.

  • #8
    Usuário Avatar de cegandrade
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    Citação Postado originalmente por ANIBALCL Ver Post
    eu nao fiz ainda uma medicao precisa na gasolina mas com certeza ta andando mais que 6km/l na cidade, mas nao pode pisar
    demais senao bebe mesmo. no gnv fiz uma viagem para Americana, andei 230km com 21m de gnv, pisando bem, fui pela Anhanguera a 100km/h e voltei pela Bandeirantes a 120km/h, so diminuindo nos radares, rsss

    tem mais um detalhe: meu kit gnv tem um regulador eletronico da entrada do coletor, aqueles com a "torneirinha" gastam muito mais mesmo. custou uns 400 reais instalado e regulado mas valeu cada centavo.
    o carro mudou da agua pro vinho depois disso e com o filtro esportivo
    e com militec quase não tem diferenca de performance. é claro que andando normalmente, se quiser pisar mesmo ai nao tem milagre.

    ja percebi que se usar só gasolina por uns dias o consumo melhora na gasolina. pro gnv isso nao muda nada.

    aproveitando o assunto, apareceu um tal de "MOBTETRA" que teoricamente transformaria o carro num verdadeiro FLEX, misturando gnv com combustivel liquido ( gasolina/alcool ) fazendo com que o carro nao perca potencia no gnv devido a adição de gasolina/alcool simultaneamente.

    mandei um email pra oficina de gnv que me atende, assim que tiver resposta repasso por aqui.
    Anibal

    Comprei a um mes uma Sportage Grand 99 Gas/GNV e estou tendo problemas com a luz da injeção que nao apaga e falhas na gasolina.
    Ontem resolvi abrir o filtro para ver qual o estado e vi que esta novinho conforme garantido pelo dono anterior, mais notei que com o filtro aberto o funcionamento do carro tanto no gas quando no gnv ficou melhor.
    Acho que seria melhor fazer a troca do filtro por um esportivo, nao tenho certeza.
    Vi que vc relatou que usa filtro esportivo. Ele faz realmente diferença no funcionamento?
    Se sim, qual o filtro recomendado para usar?

    Grato

    Carlos Eduardo

  • #9
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Comprei uma 97 com GNV, acho ela muito fraca nas subidas, é normal?

  • #10
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por Djalma colombo Ver Post
    Comprei uma 97 com GNV, acho ela muito fraca nas subidas, é normal?
    No GNV fica bem fraca sim.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #11
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    Economizar Gasolina, trocando a marcha no tempo recomendado.
    Visto no manual do usuário da Grand Sportage 1 Geração Gasolina (1999/1999).
    1) Ligar o carro com o pé na Embreagem.
    2) Aquecedor o carro em movimento.
    Passagens da Marcha e o tempo:
    Primeira Marcha (0 a 21Km)
    Segunda Marcha (21 a 40 KM)
    Terceira Marcha (40 a 60 km)
    Quarta Marcha (60 a 72km)
    Quinta Marcha (72km em diante).
    Manter entre 80 a 110 no máximo.
    Quanto maior a velocidade, maior será a resistência do ar, mais gasolina gastará.
    (Somente fazendo isso caiu absurdamente o consumo).
    Quanto mais leve a condução e desenvolvimento menor a força exigida do motor, menor a quantidade de combustível.
    Assim que concluir toda a manutenção necessária vou postar aqui os resultados do consumo.

  • #12
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    Uma dica seria o uso do vapor de gasolina.
    Montei um kit em um Fiesta Rocam que eu tenho e o carro passou de 15km/l para 20km/l na estrada, isso andando a 90, 100, bem na manhota.
    Esse kit fiz com reservatório na frente, mas não gostei, pois depois de um tempo a gasolina perde as propriedades (Ela evapora de 17 a 270 graus), então no cofre do motor ela só evapora os componentes contidos nela até uns 60/70 graus.
    Vou mudar o sistema e colocar para ele "sugar" vapor diretamente do canister, então não considero essa economia de 25% sendo real, uma vez que tinha que "abastecer" com meio litro nesse reservatório, e essa quantidade durava em média 150km.
    Na verdade esse kit seria uma otimização do canister. Na internet tem bastante coisa falando sobre, mas não pensem que o carro vai fazer milagre. Com esse sistema acredito que a economia chegue a 10% na real.
    Atual: Land Cruiser Prado 2005 - APAIXONADO
    Atual: Frontier 4X4 2003
    Ex: Frontier 4x4 2004, Xterra 2004, Sportage 1998, Vitara 1993

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