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Convex Datacenter
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  • #25
    Usuário Avatar de lulute
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    bloqueio diferencial sportage




    E aí Nava, afinal de contas vc sabe se alguém conseguiu colocar o bloqueio do diferencial na sportage?

  • #26
    Duas opções: ou compra novo importado, ou acha um no FV, o que é bem dificil.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #27
    Nava uma opção relativamente facil é separar o freio de mão ou seja coloca uma alavanca pra cada roda digamos q fica um bloqueio "estatico".Fiz isto no niva e ficou otimo ja sai de erosão onde uma roda na frente tava solta e uma atras tb .

  • #28
    Voltando à polemica, quem puder (e tiver coragem) experimentem a 4x4 SEM reduzida em rodovia sinuosa e vão ver o carro que é o SPT. Aquele balanço de carroceria e saída de traseira, acaba geral e pode entrar acelerando.

    Douglas,
    Qual a velocidade máxima que ja atingiu em 4x4hi?

    381- BH - Monlevade?

  • #29
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por jgneves Ver Post
    Voltando à polemica, quem puder (e tiver coragem) experimentem a 4x4 SEM reduzida em rodovia sinuosa e vão ver o carro que é o SPT. Aquele balanço de carroceria e saída de traseira, acaba geral e pode entrar acelerando.

    Douglas,
    Qual a velocidade máxima que ja atingiu em 4x4hi?

    381- BH - Monlevade?
    JGNeves, depois de ler seus argumentos e pensar, pensar, pensar, , passei a concordar com você.
    Entendi que, a partir do momento que o veículo está em uma rodovia, mesmo que seca e asfaltada, os ângulos necessários à realização das curvas serão de poucos graus, não havendo motivos para forçar o sistema de tração. Com o veículo em velocidade de rodovia (70, 80, ..100 km/h), o mesmo se tornará mais leve e ágil, não gerando desgaste irregular ou coisa parecida.
    Pensando ainda mais um pouco, ..(ufa!), conclui que o problema estará apenas em trafegar nas cidades, onde o desterçamento do volante será bem maior, e aí sim com riscos de danificar o sistema. É esta a idéia?

  • #30
    Usuário Avatar de DouglasMac
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    Êpa!! Vou escrever em portugues, mesmo que de pau!!
    Seguinte, é na 381 mesmo, BH/Monlevade.
    Se for a noite e ou com chuva, vou até depois de Nova Era, vindo para Valadares, alí tem muito diesel etc...Uso na ida e na volta.
    Rodo normal 80, 100, 120km/h.
    Na cidade, claro que não uso 4x4.
    Fazia isso numa SW4 93 (saudade nenhuma) e faço com a SPT, aliás descendo para Vitória, entre Colatina e João Neiva uso também.
    Se estiver chovendo, uso em qualquer estrada que forme "piscina" d'água.
    Volto a comentar, quem faz a diferença no raio são as planetárias e satélites, o sistema não sabe "ler" em que piso esta. Será?
    Nos USA, tem gente que nunca desengata o 4x4, e lá tem SPT, SW4, Ranger, Land Rover etc. etc. e mais tal.
    Nem preciso testar meu sistema, afinal o comportamento do carro é outro em 4x4, se não acoplasse já teria capotado faz tempo.
    LAMA!!
    Curcunda - SPT 97 - Gasol - Lift/Body - AVM - 31x10,5 - Lixado - PX/PY - 200% block - Guincho 12k - Eixos e Suspa Tapera

    Gueixa - XTerra 05 - Preta

  • #31
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Duas opções: ou compra novo importado, ou acha um no FV, o que é bem dificil.
    Boa noite pessoal, ao ler esse tópico eu fiquei com 2 dúvidas:

    Pq quando se esterça todo volante para um lado em 4x4 em piso firme a viatura trava (não anda) e quando se levanta uma das rodas dianteiras ela fica girando em falso?

    Como funciona esse bloqueio de diferencial traseiro opcional, aliás como identificá-lo? É permanente ou só entra em fucionamento quando se engata o 4x4? Vcs têm idéia de preço? Esse bloqueio de diferencial traseiro parece ser interessante
    Valeu

  • #32
    Lucena,

    Acontece que ambos os cardãs estao ligados ao mesmo eixo do cambio e sendo os raios de giro de um eixo diferente do outor eixo (na curva) um tende a arrastar. Qdo são pequenos raios, o pneu arrasta e compensa isso (nao o diferencial). Veja, existem duas situações que ocorrem juntas e por isso esse efeito de arraste/travamento.

    Uma coisa é o diferencial conseguir compensar a diferença de rotação entre rodas do mesmo eixo. A outra é a Tcase que não tem planetarias, compensar essas diferenças entre os dois diferenciais que em curva um tende a girar mais que o outro.

    O bloqueio de diferencial do eixo traseiro (pode até ser nos dois) atua travando a compensação do giro entre os dois pneus do mesmo eixo. Assim, qdo um estiver no ar ou com baixa tração, o bloqueio atua travando o diferencial e isso joga torque par aa outra roda, que geralmente está tracionando, tirando o carro de diversas situções: ex: vc vai passar em uma valeta na diagonal. Mesmo em 4x4 vc começa a patinar uma roda da frente e uma roda de tras. Se tiver bloqueio, vc trava a tração em ambas as traseiras, ou seja, ganho de 25% de tração. Terá sempre 3 rodas tracionando 100%.

    Os bloqueios originais de F1000, S10, Ranger, Sportage, Troller, etc são parciais. Ou seja, possuem discos e molas que forçam a roda com apoio a ter mais tração, tipo uns 75%.

    Para saber se seu veiculo possui esse sistema original, o manual kia diz que vc tem de levantar a roda traseira com macaco e deixando o carro desengatado, vc é capaz de empurrá-lo para frente girando este pneu que está no ar.

    Viu como isso ia ser util no 4x4 forte?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #33
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Lucena,

    Acontece que ambos os cardãs estao ligados ao mesmo eixo do cambio e sendo os raios de giro de um eixo diferente do outor eixo (na curva) um tende a arrastar. Qdo são pequenos raios, o pneu arrasta e compensa isso (nao o diferencial). Veja, existem duas situações que ocorrem juntas e por isso esse efeito de arraste/travamento.

    Uma coisa é o diferencial conseguir compensar a diferença de rotação entre rodas do mesmo eixo. A outra é a Tcase que não tem planetarias, compensar essas diferenças entre os dois diferenciais que em curva um tende a girar mais que o outro.

    O bloqueio de diferencial do eixo traseiro (pode até ser nos dois) atua travando a compensação do giro entre os dois pneus do mesmo eixo. Assim, qdo um estiver no ar ou com baixa tração, o bloqueio atua travando o diferencial e isso joga torque par aa outra roda, que geralmente está tracionando, tirando o carro de diversas situções: ex: vc vai passar em uma valeta na diagonal. Mesmo em 4x4 vc começa a patinar uma roda da frente e uma roda de tras. Se tiver bloqueio, vc trava a tração em ambas as traseiras, ou seja, ganho de 25% de tração. Terá sempre 3 rodas tracionando 100%.

    Os bloqueios originais de F1000, S10, Ranger, Sportage, Troller, etc são parciais. Ou seja, possuem discos e molas que forçam a roda com apoio a ter mais tração, tipo uns 75%.

    Para saber se seu veiculo possui esse sistema original, o manual kia diz que vc tem de levantar a roda traseira com macaco e deixando o carro desengatado, vc é capaz de empurrá-lo para frente girando este pneu que está no ar.

    Viu como isso ia ser util no 4x4 forte?
    Valeu Nava pelas explicações
    Eu havia ligado em umas 3 concessionárias perguntando sobre o bloqueio original da Sportage e ninguém sabia que existe, em uma delas o cara me falou que trabalha há 15 anos e nunca tinha ouvido falar, só faltou ele me falar que eu sou louco, kkk.
    Aí eu entrei no site do Kiatechinfo procurei e achei o danado do bloqueio que é um opcional de fábrica e mandei um e-mail para a concessionária Kia Tech (disse tb que nunca tinha ouvido falar) que repassou para a centra da Kia.
    Eles retornaram dizendo que esse diferencial saiu na Sportage Rally (série especial) não lembro em que ano e que entre outras coisas tb tinha um tanque de combustível extra.
    Disse que tinha no estoque central e custa algo em torno de 1.700 reais (não lembro o preço direito) e que pode ser instalado em qualquer Sportage, mas é blindado/selado e não pode ser feita manutenção interna.

    []'s

  • #34
    manutenção do que? Afe, ta feio a coisa...os caras mal sabem trocar pastilha de freio, quem dira mexer num diferencial.

    Tem de procurar no ebay pra ver...
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #35
    Usuário Avatar de Amostardeiro
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    O negócio é fazer um "solda" lock na dianteira e colocar as rodas livres manuais , fica barato e bom pra KCT, hheheheheh, um amigo fez na Pathfinder ficou 10, não tô louco não...

    Sds
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #36
    Pitaco de um leigo no assunto:
    Será que seria interessante e viável financeiramente (tanto para desenvolvimento, quanto para o consumidor final) fazer um sistema como o da Palio Weekend Locker? Salvo engano a mesma empresa que fez o diferencial da Sportage fez o da Palio Weekend Locker, a Eaton. Não sei se esses diferenciais são parecidos (se daria para tirar um e colocar o outro), mas breve pesquisa que eu fiz a relação parece ser diferente.
    Sportage Gasolina: 4,778
    Sportage Diesel: 4,444
    Palio weekend Locker: 4,06

    Agora uma pergunta difícil: O bloqueio traseiro original da Sportage era um opcional para a Sportage à Diesel ou a Gasolina? Só conheço um código dessa peça, aquele postado pelo Lulute, qual relação será daquele diferencial?
    4X4 Brasil

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