
Postado originalmente por
andersoncolares
Claudinho, como fica a legislação a respeito dos faróis no teto? Também tenho vontade de colocar mas tenho receio de ser multado!
Essas lampadas que vc pôs nos faróis principais não aquecem muito não?
Pessoal, andei pesquisando sobre a legislaçao sobre esse questao e pude apurar o seguinte:
A resoluçao 227 de 09/02/2007 que jah eh uma alteraçao da resoluçao 680 de 13/05/87, estabelece criterios para o sistema de iluminaçao e sinalizaçao veicular e tambem teve algumas alteraçoes pela resoluçao 294 de 17/10/2008.
Alem dos dispositivos basicos de sinalizaçao (setas, luz de freio, etc), a lei cita os faois baixos, alto, milha, neblina e o que eles chaman de farois de rodagem diurna, nesse caso fechando quatro pares de farois, uma vez que o alto e baixo estao juntos.
A resoluçao 227 reza o seguinte quanto a quantidade de farois:
Faroal alto:
Art 4.1.2 - Dois ou quatro.
Veiculos de carga e passageiros podem ter um par extra.
Vale frisar que de acordo com o art. 4.1.7.2 e 4.3.7, os farois de luz baixa podem permanecer ligados simultaneamente com os de luz alta, o que acaba com o mito de que o "envenenamento" (como eh conhecido esse tipo de ligaçao eletrica) seria proibido.
Farol de longo alcance:
Art. 4.2.2 - Dois
4.2.5.1.1 Os farois de longo alcance somente poderão entrar e permanecer em funcionamento quando estiverem acionados os far is principais de luz alta.
Farol de luz baixa:
Art. 4.3.2 - Dois
Farol de neblina:
Art. 4.4.2 - Dois
O que a resoluçao 294 acrescenta:
No Art. 1°:
§ 7° Fica limitado o funcionamento simultâneo de no máximo 8 (oito) farois, independentemente de suas finalidades. (o grifo eh meu)
§ 8° A identificação, localização e forma correta de utilização dos dispositivos luminosos deverão constar no manual do veículo”.
Quanto ao xenon:
A regularização dos veículos com faróis com fluxo luminoso acima de 2.000 (dois mil) lumens, é possível mediante o atendimento da Resolução Contran 292/08, aplicando-se os critérios estabelecidos pela Resolução Contran 227/07, alterada pela Resolução Contran 294/08.
Todos os veículos, independentemente do ano de suas fabricações, que utilizarem faróis equipados com fonte de luz de descarga de gás com fluxo luminoso acima de 2.000 (Dois Mil) lumens devem possuir:
a) dispositivo de limpeza do farol
b) dispositivo de regulagem do farol
c) fonte de luz emitida na cor branca
Ainda nao consegui saber sobre o que reza a legislaçao sobre os farois no teto, que esta contida nos anexos da resoluçao 680. Ainda nao consegui achar o conteudo dos anexos na internet, mas assim que conseguir, posto aqui
Quanto ao aquecimento das lampadas fiz um pequeno teste com um termometro de temperatura ambiente, quando coloquei na frente dos farois, um com a lampada de xenon 55w e o outro com a lampada halogena que eu usava de 100w. Mas nem precisava, apenas com a mao ja era possivel perceber a diferença grande de temperatura. A Halogena aqueceu umas tres vezes mais.