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Velas Pre Aquecimento Kia Sportage Tdi

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  • 14/05/2012, 09:07
    judemar swarowsky
    Bom dia amigos!
    seguinte,tenho uma tdi diesel 2001,e alguns dias atras não acendeu mais o indicador das velas de aquecimento no painel. Como sou leigo no assunto,consultei com mecanico que me disse que teria que trocar as velas. no sabado passado levei para trocar,mas o sinal no painel não acendeu,mesmo assim ele me disse que não teria problema,mas,infelizmente com o friozinho que faz aqui onde moro,pela manhã está pior pra pegar na partida.Se alguém puder me ajudar fico grato.
    abraços...
  • 14/05/2012, 10:49
    jotaunior
    Citação:

    Postado originalmente por judemar swarowsky Ver Post
    Bom dia amigos!
    seguinte,tenho uma tdi diesel 2001,e alguns dias atras não acendeu mais o indicador das velas de aquecimento no painel. Como sou leigo no assunto,consultei com mecanico que me disse que teria que trocar as velas. no sabado passado levei para trocar,mas o sinal no painel não acendeu,mesmo assim ele me disse que não teria problema,mas,infelizmente com o friozinho que faz aqui onde moro,pela manhã está pior pra pegar na partida.Se alguém puder me ajudar fico grato.
    abraços...

    Pode ser o rele das velas, ele fica no lado do carona embaixo do tapete.
  • 18/05/2012, 18:33
    DouglasMac
    Olá Judemar. O assunto aí é para eletricista.
    Seu mexanico pelo menos testou as velas antes de trocar? Trocou por originais?
  • 21/05/2012, 17:25
    judemar swarowsky
    ola amigos!
    então,fui no eletrecista e resolveu mole mole,sem pagar nada,apenas restou a duvida se realmente as velas precisavam ser trocadas,mas agora já era né rsrs.
    obrigado pelas dicas.
  • 22/05/2012, 17:28
    Marcus Pereira
    Citação:

    Postado originalmente por judemar swarowsky Ver Post
    ola amigos!
    então,fui no eletrecista e resolveu mole mole,sem pagar nada,apenas restou a duvida se realmente as velas precisavam ser trocadas,mas agora já era né rsrs.
    obrigado pelas dicas.

    E aí Judemar... não vai contar nada pra gente? Qual era o problema afinal ?
  • 22/05/2012, 22:12
    DouglasMac
    É fodha!!!! Né??
  • 24/05/2012, 09:53
    judemar swarowsky
    bom dia!
    então Marcus, não acompanhei o serviço do eletrecista,pois é de minha confiança,mas quando busquei a viatura estava pronta e sem custo,apenas que o sinal do painel continuaria sem funcionar,mas sem problema algum para o aquecimento.
  • 31/05/2012, 11:27
    judemar swarowsky
    bom dia!
    Marcus,referente ao problema nas velas de aquecimento,segundo conversei com o eletrecista,no lado do carona existe uma central,ao lado do rele né, e nessa central havia desconectado uma entrada, mais ou menos isso ok.
    agora está tranquilo.
    abraço.
  • 31/05/2012, 13:05
    Marcus Pereira
    Obrigado pela atenção Judemar.
    Assim a gente satisfaz a curiosidade e aprende um pouco mais.
    Abraço.
  • 24/12/2012, 11:08
    eduardommelo
    A minha sportage tdi esta queimando o fusivel direto, mas quando desligo o relé das velas ele para de queimar, já chegou a fumaçar, acho que aqueceu a a fiação do carro... O problema pode ser as velas aquecedoras que nunca troquei? E outra, a partida muito pesada, quando está com motor frio a partida eh normal, mas qwuando o motor atinge a temperatura normal, fica muito pesada, chega as vezes não funcionar... eh caso das velas tbm?
  • 24/12/2012, 12:23
    Claudio_Mag
    4 Anexo(s)
    Amigos,

    Tambem estava com o problema da Sportage 2001 não pegar com o motor frio. A indicação da "molinha" no painel acendia, apagava depois de alguns segundos, mas nada do motor pegar. Só insistindo muito, por vários minutos. . . . Meu mecânico deu o diagnostico das velas aquecedoras, as quais comprei na conce$$$$$ionária KIA da Barra da Tijuca (R$ 86,57 x 4). Porem fiquei intrigado com o fato de no dia anterior a viatura não ter apresentado problemas. . .queimaram as 4 de uma vez ? ?? Coloquei uma lâmpada em paralelo com a vela mais proxima do radiador (o acesso é fácil) e constatei que não estava chegando nenhuma tensão nas mesmas . . . seguindo a fiação e as dicas dos amigos do forum, localizei o relé situado no assoalho do carro, em frente ao carona. . .(relé azul na primeira foto). O mesmo estava com sinais de superaquecimento e desmontando o mesmo, verifiquei que sua bobina estava "torrada".
    Mas relé dificilmente "torra" por problemas no mesmo. . . . Deveria haver algum outro motivo, e não bastaria apenas trocar o relé . . . componente difícil de encontar e que me custou mais 120 reais. . . em outra concessionária. Medindo a tensão nos fios que ligam a central ao relé (os dois fios mais finos), constatei que quando a chave de ignição era acionada (e aparecia a indicação luminosa no painel por cerca de 6 segundos) os 12 V eram aplicados na bobina do relé, como esperado. Este relé deveria ficar acionado por mais alguns segundos após a indicação do painel apagar e depois desarmar. Mas não era o que estava acontecendo. Por provável defeito na central, ele ficava energizado permanentemente . . . enquanto o motor estivesse ligado ele ficava energizando permanentemente as velas aquecedoras . . . . . até a hora que pifou. . .Como o preço da central na conce$$$$ionária KIA era absurdo, fiquei tentado em instalar a gambitec da chavinha manual. . . mas preferi uma outra solução. Entre a central e a bobina do relé, instalei um relé temporizado ajustado para 10 segundos (na foto, a caixinha branca no lado superior direito da placa de proteção da fiação) . . . desta forma, a cada acionamento da chave de ignição, existe o acionamento do relé e das velas aquecedoras por exatos 10 segundos. Ficou operacionalmente bom, a uma fração do cu$$$to KIA do módulo. Aproveitei e fixei a central um pouco mais alta no assoalho (proteção contra alagamentos ????)- nada mudei, apenas a desloquei para cima, e instalei uma placa de alumínio para proteção da fiação, relé e conectores da central. . . confesso que não gostei de somente existir um fino carpete protegendo estas partes. . . . um salto alto feminino seria um perigo para estes componentes. . . . . . . será que as meninas não usam salto alto na Koreia ??? Ah sim, e instalei um led amarelo em paralelo com as velas (não esquecer o resistor em série), de modo a monitorar a operação das mesmas (foto mostrando o mesmo do lado esquerdo do volante, preso no encaixe da tampa do painel, sem nenhum tipo de furação, etc. Desta forma, tenho como controlar o tempo em que as velas aquecedoras ficam energizadas.

    Úm abraço e um ótimo Natal e Ano Novo, com muita Saude, passeios, trilhas e lama . . ..


    Anexo 386738Anexo 386739Anexo 386740Anexo 386741
  • 26/12/2012, 22:23
    eduardommelo
    Pardal, eu fiz esse teste na minha, comprei velas novas, pois as velhas estavam quebradas, fiz o teste com a lâmpada, ele manda a energia pras velas e depois de uns 10 segunda ela apaga, mas quando ligo o carro ela volta a mandar energia pra velas novamente e não desliga mais, chegou a fumaçar a fiação do carro... superaqueceu! Vc acha que o problema eh na central e tenho que colocar um relé como vc fez?


    Citação:

    Postado originalmente por Pardal01 Ver Post
    Amigos,

    Tambem estava com o problema da Sportage 2001 não pegar com o motor frio. A indicação da "molinha" no painel acendia, apagava depois de alguns segundos, mas nada do motor pegar. Só insistindo muito, por vários minutos. . . . Meu mecânico deu o diagnostico das velas aquecedoras, as quais comprei na conce$$$$$ionária KIA da Barra da Tijuca (R$ 86,57 x 4). Porem fiquei intrigado com o fato de no dia anterior a viatura não ter apresentado problemas. . .queimaram as 4 de uma vez ? ?? Coloquei uma lâmpada em paralelo com a vela mais proxima do radiador (o acesso é fácil) e constatei que não estava chegando nenhuma tensão nas mesmas . . . seguindo a fiação e as dicas dos amigos do forum, localizei o relé situado no assoalho do carro, em frente ao carona. . .(relé azul na primeira foto). O mesmo estava com sinais de superaquecimento e desmontando o mesmo, verifiquei que sua bobina estava "torrada".
    Mas relé dificilmente "torra" por problemas no mesmo. . . . Deveria haver algum outro motivo, e não bastaria apenas trocar o relé . . . componente difícil de encontar e que me custou mais 120 reais. . . em outra concessionária. Medindo a tensão nos fios que ligam a central ao relé (os dois fios mais finos), constatei que quando a chave de ignição era acionada (e aparecia a indicação luminosa no painel por cerca de 6 segundos) os 12 V eram aplicados na bobina do relé, como esperado. Este relé deveria ficar acionado por mais alguns segundos após a indicação do painel apagar e depois desarmar. Mas não era o que estava acontecendo. Por provável defeito na central, ele ficava energizado permanentemente . . . enquanto o motor estivesse ligado ele ficava energizando permanentemente as velas aquecedoras . . . . . até a hora que pifou. . .Como o preço da central na conce$$$$ionária KIA era absurdo, fiquei tentado em instalar a gambitec da chavinha manual. . . mas preferi uma outra solução. Entre a central e a bobina do relé, instalei um relé temporizado ajustado para 10 segundos (na foto, a caixinha branca no lado superior direito da placa de proteção da fiação) . . . desta forma, a cada acionamento da chave de ignição, existe o acionamento do relé e das velas aquecedoras por exatos 10 segundos. Ficou operacionalmente bom, a uma fração do cu$$$to KIA do módulo. Aproveitei e fixei a central um pouco mais alta no assoalho (proteção contra alagamentos ????)- nada mudei, apenas a desloquei para cima, e instalei uma placa de alumínio para proteção da fiação, relé e conectores da central. . . confesso que não gostei de somente existir um fino carpete protegendo estas partes. . . . um salto alto feminino seria um perigo para estes componentes. . . . . . . será que as meninas não usam salto alto na Koreia ??? Ah sim, e instalei um led amarelo em paralelo com as velas (não esquecer o resistor em série), de modo a monitorar a operação das mesmas (foto mostrando o mesmo do lado esquerdo do volante, preso no encaixe da tampa do painel, sem nenhum tipo de furação, etc. Desta forma, tenho como controlar o tempo em que as velas aquecedoras ficam energizadas.

    Úm abraço e um ótimo Natal e Ano Novo, com muita Saude, passeios, trilhas e lama . . ..


    Anexo 386738Anexo 386739Anexo 386740Anexo 386741

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