Olá amigos...muitas vezes usei o material das caixas de leite longa vida e sempre deu certo.
Abçs
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Olá amigos...muitas vezes usei o material das caixas de leite longa vida e sempre deu certo.
Abçs
ja fiz isso tambem, nunca deu problema e suportava legas as altas temperaturas!
Essa questão do uso ou não da válvula termostática é muito controversa, mas eu sou a favor de não ir contra a engenharia embarcada no projeto, portanto não aconselho o não uso do dispositivo.
Um dos motivos e eu considero bastante contundente é a questão do motor ter sido projetado para trabalhar em uma determinada temperatura e ao contrário de muitos possam imaginar, trabalhar frio não vai aumentar sua vida útil, muito pelo contrário, pode acarretar um final prematuro.
Para se ter uma ideia de como a coisa é melindrosa, o movimento de vai-vem do pistão é controlado pela biela que por sua vez está articulada com o virabrequim. Este movimento provoca uma força perpendicular ao comprimento do virabrequim que exerce esforços laterais sobre os cilindros e tende a provocar, com o funcionamento do motor, alguma ovalização deles.
A solução encontrada pela engenharia foi fabricar os pistões ligeiramente ovalizados, com o eixo maior no sentido da oscilação, de forma a que após aquecimento fiquem devidamente ajustados ao cilindro.
Então, entende-se que um motor trabalhando em temperatura abaixo do normal tendenciará a ter problemas sérios na câmara de combustão, podendo chegar a extremos como o engripamento do pistão no cilindro.
Um outro aparte sobre a questão: Sem a válvula termostática em um trânsito lento ou subidas íngremes no verão vai ocorrer o superaquecimento vai ser inevitável e vou dizer por que: A água circula livremente do motor pro radiador, ela está quente e quando chega no radiador já volta pro motor praticamente com a mesma temperatura pois não houve tempo de permanência suficiente no radiador para resfriá-la. Aí o feitiço vira contra o feiticeiro.
Alguem sabe informar qual a melhor válvula para a TDI 2.0, a simples que é original ou as de corpo duplo?
Fala Matinho belesa ?
Em tao a vauvola termoestatica original e de dois estagio , um a 78graus e o segundo a 88graus ou seja dois estagios dois mecanismos sujeito a falia .
A vauvola ideal seria a do opala , opera apenas com um estagio a 75graus , e´ bom tanbem fazer um furinho de diametro 4mm por segurança .
Valeu bons passeios .
AlexandroDorner