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  • #1
    Usuário Avatar de Kim
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    Opa!!

    Acho que está no caminho certo.

    Sobre o assobio da turbina, sim, ele existe, em alguns carros mais altos, em outros, inexistente.

    A questão aqui, é a perda de potência, que pode ser ocasionada pela fuga de pressão da turbina.

    Essa fuga causa um barulho, de espirro ou algo parecido.

    Esse barulho/chiado diferente que teria que observar.

    Abraços.

    Kim.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Opa!!

    Acho que está no caminho certo.

    Sobre o assobio da turbina, sim, ele existe, em alguns carros mais altos, em outros, inexistente.

    A questão aqui, é a perda de potência, que pode ser ocasionada pela fuga de pressão da turbina.

    Essa fuga causa um barulho, de espirro ou algo parecido.

    Esse barulho/chiado diferente que teria que observar.

    Abraços.

    Kim.

    POis é. nao sei como é o assovio da Sportage. pra saber se a minha tem fuga de pressão ou não.
    desde que eu peguei ela ela faz esse assovio. sempre achei normal. agora fico preocupado de estar tendo perda de pressão.
    não imaginava que o carro ficasse tão ruim de andar por problemas na turbina/intercooler.
    o fato é que em terceira nao passava de 20km/h

  • #3
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    Cool Turbina assoviando???

    Citação Postado originalmente por vagnerricardo Ver Post
    POis é. nao sei como é o assovio da Sportage. pra saber se a minha tem fuga de pressão ou não.
    desde que eu peguei ela ela faz esse assovio. sempre achei normal. agora fico preocupado de estar tendo perda de pressão.
    não imaginava que o carro ficasse tão ruim de andar por problemas na turbina/intercooler.
    o fato é que em terceira nao passava de 20km/h
    Olá Vagner! tenho a quase 6 anos uma sportage (curta) 2000 TDi, está com quase 300 mil originais e o que tenho a dizer é o seguinte.
    Sempre ouço a turbina (quando exigido maior rotação, velocidade ou força do motor). Vou tentar aqui dar um exemplo
    do que ouço quando a turbina entra em ação: é um ruído abafado, tipo rugido de animal, um motor acelerando num túnel, até com um certo eco. Não me me lembro da ouvir "assoviando" (no seu caso citado, soa como um som fino, de assovio mesmo?). Espero ter ajudado.
    Dê noticias.
    Tannuri Neto

  • #4
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    Citação Postado originalmente por tannuri neto Ver Post
    Olá Vagner! tenho a quase 6 anos uma sportage (curta) 2000 TDi, está com quase 300 mil originais e o que tenho a dizer é o seguinte.
    Sempre ouço a turbina (quando exigido maior rotação, velocidade ou força do motor). Vou tentar aqui dar um exemplo
    do que ouço quando a turbina entra em ação: é um ruído abafado, tipo rugido de animal, um motor acelerando num túnel, até com um certo eco. Não me me lembro da ouvir "assoviando" (no seu caso citado, soa como um som fino, de assovio mesmo?). Espero ter ajudado.
    Dê noticias.
    Tannuri Neto
    vou tentar descrever o som
    recordam-se daquele som de vento entrando por alguma fresta?
    estilo um assovio gradativo escutamos esse som quando deixamos uma janela entreaberta e o vento faz pressao pra entrar. e assovia.
    esse e o som que eu escuto.
    porem não em todos os regimes de rotação. (como meu contagiros veio com defeito) ia perguntar sobre isso agora mesmo.
    não sei em que rotação estou , mas percebo que quando ele assovia o motor enche e a turbina entra em ação porque logo ela fica beem mais forte.

    duvida: mandei arrumar meu painel em uma casa especializada, e o rapaz prontamente me disse que o defeito não é no painel e sim no sensor (como ele não meche com diesel ele apenas sacou o painel e testou todos os medidores prontamente funcionado.
    porem como nao tem um eletricista decente em jaraguá do Sul pra ver meu carro acabo por não ligar o medidor.
    alguem sabe aonde fica o bendito sensor de giro?

    pode-se instalar na turbina da sportage a valvula de alivio pra ela espirrar?

  • #5
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    Problemas urgentes (to desesperado)

    Citação Postado originalmente por vagnerricardo Ver Post
    vou tentar descrever o som
    recordam-se daquele som de vento entrando por alguma fresta?
    estilo um assovio gradativo escutamos esse som quando deixamos uma janela entreaberta e o vento faz pressao pra entrar. e assovia.
    esse e o som que eu escuto.
    porem não em todos os regimes de rotação. (como meu contagiros veio com defeito) ia perguntar sobre isso agora mesmo.
    não sei em que rotação estou , mas percebo que quando ele assovia o motor enche e a turbina entra em ação porque logo ela fica beem mais forte.

    duvida: mandei arrumar meu painel em uma casa especializada, e o rapaz prontamente me disse que o defeito não é no painel e sim no sensor (como ele não meche com diesel ele apenas sacou o painel e testou todos os medidores prontamente funcionado.
    porem como nao tem um eletricista decente em jaraguá do Sul pra ver meu carro acabo por não ligar o medidor.
    alguem sabe aonde fica o bendito sensor de giro?

    pode-se instalar na turbina da sportage a valvula de alivio pra ela espirrar?

    Olha Vagner! assoviando como vc descreveu, apesar de eu entender pouco do sistema Turbina, quando um assovio
    apareceu na minha sportage, encontramos uma mangueira rachada, aquela que vai do filtro de ar até o turbo,onde tem uma braçadeira. O assovio, deve ser da hélice da turbina. Quando troquei a mangueira, o assovio sumiu. peça para teu mecanico observar bem se as braçadeiras estão BEEEEMMMM firmes. Ali não pode vazar o que é aspirado e depois vai para o motor ar. A exemplo da tua, minha sportage não perdeu a força do motor enquento "assoviava".
    Abraço.
    Até...

    Tannuri Neto

  • #6
    Usuário Avatar de Eduardo Fróes
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    Citação Postado originalmente por vagnerricardo Ver Post
    vou tentar descrever o som
    recordam-se daquele som de vento entrando por alguma fresta?
    estilo um assovio gradativo escutamos esse som quando deixamos uma janela entreaberta e o vento faz pressao pra entrar. e assovia.
    esse e o som que eu escuto.
    porem não em todos os regimes de rotação. (como meu contagiros veio com defeito) ia perguntar sobre isso agora mesmo.
    não sei em que rotação estou , mas percebo que quando ele assovia o motor enche e a turbina entra em ação porque logo ela fica beem mais forte.

    duvida: mandei arrumar meu painel em uma casa especializada, e o rapaz prontamente me disse que o defeito não é no painel e sim no sensor (como ele não meche com diesel ele apenas sacou o painel e testou todos os medidores prontamente funcionado.
    porem como nao tem um eletricista decente em jaraguá do Sul pra ver meu carro acabo por não ligar o medidor.
    alguem sabe aonde fica o bendito sensor de giro?

    pode-se instalar na turbina da sportage a valvula de alivio pra ela espirrar?


    Vagner,

    o problema de perda de potencia pode ser uma causa bem simples: abra o capo do motor e repare que na parte de baixo do capo tem uma manta preta que tem a função de isolar o ruido e calor. Existem casos que a extremidade desta manta na parte frontal esquerda se solta e acaba fechando a entrada do ar, isso justifica a perda de potencia, pois o motor trabalha "enforcado". Basta voce cortar em formato de meia-lua parte desta manta e está resolvido. O ruído que ouves deve ser alguma fresta que fica por ali e o ar que passa em alta velocidade acaba assoviando. Tente isto antes de começar a gastar $$$$. Mande notícias.

    att,

    eduardo
    Sportage 2001/Diesel/Curta/AVM/Destination 225R15

  • #7
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Vagner o melhor comparativo a desempenho das sptg na estrada seria equivalente ao de um fusca 1600 carburado, não me levem a mal colegas de sptg eu tive um e achei o desempenho no asfalto mutio parecido, mas quando se coloca na lama aí a coisa muda de figura! "com penus comuns dei coro numa defender do quartel"!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #8
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    Falando em relação a bicos, me veio uma coisa na cabeça. me recordo que quando joguei wd pela admissão o motor fez um barulho diferente porem ficou redondo.
    a ação desengripante do wd pode ter funcionado encima dos bicos? fazendo com que "supostamente" a sujeira tenha soltado?
    e o carro ficar redondo? a ultima vez, alem de trocar o filtro de óleo diesel, sacar o filtro, lavar o intercooler, eu também dei umas borrifadas de wd40 dentro da entrada de ar, ele deu umas griladas mas ficou forte demais.

    levando em consideração essa minha manobra e tentativa de arrumar o carro no meio do mato pode-se entender que é sujeiras nos bicos injetores de diesel?!

    qual procedimento de limpeza? alguém já o fez?

    Moderador: poderia mudar o nome do tópico para algo mais relacionado aos problemas citados? penso que o nome que dei não está em acordo., isto é se os amigos foristas não se importarem.

  • #9
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    Falta de força

    Amigos,gostaria de agradecer a ajuda de todos aqui, para sanar meus problemas, cheguei em Jaraguá do Sul -SC inteiro. porem. continuo com problemas. antes de sair do RJ passei em um posto para analisar os devidos itens antes de se viajar. freios, oleo, agua, diesel, dar uma lavada, pneus enfim dar uma guaribada, na jabiraca.(plagio no nome) antes de sair do Sul Havia completado o oelo do motor, e incrivelmente estava baixo (aonde será que foi parar) enfim completei o oleo com 1,5lts o tanque mandei completar o tanque agua, parece que parou de abaixar agua sozinho. enfim peguei estrada...mas.... apos 1 semana testando o carro na cidade rodando nao havia dado sinais de perda de potencia. porem no dia que resolvi viajar e comecei a subir a serra das araras o carro simplesmente nao queria subir em terceira ele comecava a aquecer.. o ponteiro da temperatura subiu assustadoramente. batia a quarta ele ficava manco na serra mas a temperatura ficava normal terminei de subri a serra na altura do posto resendao parei num mecanico beira de estrada ele foi olhar o carro, sacou o duto que vai pra turbina e disse que havia uma pequena folga no conjunto rotatorio, alem disso tambem disse que a turbina ta chupando oleo devido a folga. mas disse nao ter relaçao com a perda de potencia. perguntou qual diesel eu coloquei no RJ falei que o diesel que tinha no posto. ele disse que carros como a spt nao rodam bem com s50 inclusive tem caminhoes que se jogar s50 tem que tirar tudo , em algums casos pra fumacear menos usam reservatorios separados (nao sei se procede) enfim, apos a breve conversa ele pediu pra rodar aproximados 400 ou mais kms com o carro assim (manco ) mal passava dos 80kmh, sorte que tava chovendo bastante e nao deva mesmo pra correr) enfim rodei 500km, parei logo na entrada da regis bitenca pra abastecer e pedi diesel arla32(acho que se escreve assim) completei com o diesel esperando dar merda denovo e ter que rodar mais 500km a 80km. apos abastecer parece que a jabiraca comeu espinafre, o carro voltou a ficar tesao. andando demais. rodei 600km com ele assim até penha, aonde abasteci denovo (tinha que buscar minha esposa em itapema) apos abastecer lá, o carro ficou manco outra vez, perguntei se era comum e afirmativo, bico de diesel arla32 , nao sei o que anda acontecendo com o carro, mas ando desacreditado. pode ser defeito bobo mas pod ser coisa seria. o carro tá muito inconstante. fico com medo de rodar com ele. inclusive tenho que antes do final do mes ir a bagé-RS e não tenho coragem, com o carro assim tenho medo de ficar na pista. alguem já passou por algo parecido me dê uma luz. a situa ta critica inclusive penso em vender ela.

  • #10
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    Solução do defeito

    Bom dia amigos foristas descobri o que fazia minha spt ficar fraca Meu problema era tatu na mangueira(segundo o mecanico que encontrei em pomerode) tinha terra ou alguma coisa parecida nas mangueiras que vinham do tanque.. quando troquei o filtro nao tinha ferramental pra desmontar as conexoes do "cabeçote do filtro" nao sei se o nome é este. ele sacou a mangueira e jogou ar pra traz e por final sangou, o carro ficou forte denovo. o estranho é que subindo serras ele continua perdendo força. sobia a serra que divide jaraguá pra pomerode em quarta a 80KMh, agora se consigo uma terceira em 50 e muito. fora isso em regimes de força (subindo serra) a temperatura sobe e escuto o assobio da turbina bem alto. é instantaneo a temperatura sai do famoso (1 tracinho abaixo do meio e vai parar em 3/4 mas antes disso eu desligo. aconteceu isso na serra das araras no RJ a 4 dias atras, no morro do boi em Balneario, e ontem em pomerode , alem dele ter dado uma enganada no problema, alguem tem outra sugestao do porque o carro esta fraco

  • #11
    Bom dia Vagner, da uma ligada no 47-32481334 e pede para falar com o Jair, ele é o mecânico da minha sportage, ele pode te dar uma luz sobre o problema, tanto da perca de potencia como do aumento da temp. Depois que ele mexeu na minha, a temperatura nunca mais passou do meio.

    Abracos,
    Junior - Pajero FULL 2001 3.0 V6 - Lift 3' - Espaçadores AVM - Pneus Marshal Road Venture MT 285/75 R16
    Equipe ItajaiOffRoad

  • #12
    Usuário Avatar de DouglasMac
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    05/11/2008
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    A dica do meca do Jota é boa...compenssa uma revisão com ele.
    Talvez tenha passado sujeira pelo filtro e foi para os bicos. Trocou o filtro? A folga da turbina consome óleo mesmo, arrume pois isso também afeta.
    Aquecimento é a famosa receita, tampa/válvula termostática/acoplamento viscoso/água destilada/aditivo/sensor.
    Abraço.
    Curcunda - SPT 97 - Gasol - Lift/Body - AVM - 31x10,5 - Lixado - PX/PY - 200% block - Guincho 12k - Eixos e Suspa Tapera

    Gueixa - XTerra 05 - Preta

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