Olá a todos,
Já tive outros jipes, mas recentemente consegui concretizar um sonho que vinha amadurecendo durante um bom tempo: comprei um JPX 94 todo original (motor Peugeot e câmbio Peugeot, eixos carraro, sem roda livre, etc...) em muito bom estado.
O meu plano é preparar esse jipe como meu veículo definitivo para viagens, expedições e algumas trilhas (nada hard) nos finais de semana.
Considero fazer as alterações que listo abaixo. Apreciaria ouvir comentários, críticas e sugestões que me ajudem a decidir qual a laternativa que aporta a melhor relacão custo/benefício, robustez, qualidade, etc.
- penso em mudar a motorização para MWM 2.8 ou Toyota 3.0 aspirado (5L). Quais as vantagens e desvantagens de um e outro motor?
- considero, no caso do MWM, mudar o câmbio Peugeot para um Clark. Manteria assim todo o demais original, a menos da relação coroa/pinhão que mudaria para uma 41:9 ou 41:10. Que opinam? Já li de tudo, que os Carraro com uma boa relação C&P aguentam muito bem, são muito robustos, etc... (até onde eu sei, esses eixos originariamente eram para uso agrícola... são quase tão robustos como a elogiada caixa de transferência A-80...).
Ou deveria, neste caso, mudar para uns eixos Dana?
- no caso do motor Hilux 3.0 aspirado, instalaria também a caixa de marcha da Hilux, tomando só o cuidado de pegar a caixa certa (o detalhe do lado da saída, lembro que existem umas com saída à direita e outras com saída é esquerda). Igualmente manteria os eixos Carraro. Ou deveria mudar para os eixos da própria Hilux ou uns de Band?
Acrescento que planejo usar pneus "normais", ou seja, ou um 235/85 ou um 245/70 ou 31 x 11,5 (todos em aro 16).
Ainda existe o tema da cor (o carro está bem original, conforme já comentei, mas não gosto muito de vermelho, embora até já considere mantê-lo nessa cor), mas isso fica para um outro post.
Antecipadamente agradeço a colaboração de todos.
Muito obrigado.