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  • #1
    Usuário Avatar de Montez
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    Motor AP 1.8 no Jota e Sistemas de Injeção




    Salve Joteiros,

    Depois de um tempo utilizando o velho XUD, que apesar de fraco nunca me deixou na mão, acho que chegou a hora de um UP e como ainda não tenho grana para um MWM, comprei um 1.8 Gasolina que apareceu por aqui. Uso ele exclusivamente para trilhas e não queria me desfazer dele, gosto muito do conjunto, exceto o motor.

    Pergunto: Fica legal no Jota ? dá para puxar uns pneus 31 ? a adaptação é tranquila ?

    outra coisa, pensei em turbinar logo, será que é viável ? ou o motor dá conta sozinho ? o motor é carburado.

    Minha maior decepção com o XUD era a falta de potência em subidas, se for duna então ? nem pensar.

    Já lí alguns experiencias e parece que o resultado é bom ...

    Meu Jota é militar.
    4X4 Brasil

  • #2
    Bom, vou dar minha opiniao!
    Meu primeiro J foi um Ap 2.0 carburado, como o militar o meu tambem tinha capota de lona, que é bom, pois o peso é menor.
    Adaptação, simples, somente uma flange, mais os suportes do motor! A embreagem eu usei a mesma do Ap
    Manutenção simples.
    Quanto a potencia, seria melhor se fosse 2.0, injetado, e alcool(mas injeção encarece um pouco).
    Quanto a subidas, vc tem que vir com motor meio cheio, pois o J é pesado, mas nada que a reduzida não resolva.
    Ia me esquecendo, voce tem que por a ventoinha dupla, pois ajuda muito, logo que comprei o meu, ele estava com uma ventoinha simples, minha regiao é de serra, trilhas meio travadas, quase que destrui meu motor.
    Com essa motorização, fui para Canastra o ano passado, fiz a trilha de Castelianos, e varias viagens. Consumo no alcool na estrada era de 6 km/l
    Mais ou menos é isso.
    Boa sorte!

  • #3
    Usuário Avatar de netto mietto
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    montez tenho ap 2.0 no jota e recomendo comprei a flange do chiari aqui do forum vai fundo é outra pegada o motor.
    TR4 2008
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  • #4
    Usuário Avatar de bruno_nomelini
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    Citação Postado originalmente por Mauriciolindoia Ver Post
    Meu primeiro J foi um Ap 2.0 carburado, como o militar o meu tambem tinha capota de lona, que é bom, pois o peso é menor...

    ... Com essa motorização, fui para Canastra o ano passado, fiz a trilha de Castelianos, e varias viagens. Consumo no alcool na estrada era de 6 km/l
    Mais ou menos é isso.
    Boa sorte!
    Bom dia Mauricio ou outros que possam me ajudar,

    To com o meu JPX AP 2.0 carb 2E alcool, o motor acabou de ser feito, mas ele ta fazendo cerca 3,8km/litro sem pisar muito (pneus 225/75/16 e cambio peugeot)

    O seu carburador era 2E? se sim vc sabe qual giclagem?

    Alguem sabe mais ou menos a receita dos 5 ou 6km/litro?, eu sei que consegu-se fazer mas o meu ta longe.

    abs

  • #5
    O meu está com um AP 1.8 gasolina e até a 2 semanas atrás estava carburado com um 2E. Andava o suficiente pra passar pelas trilhas mas o consumo era entre 6 e 6.5 km/l. No asfalto, com muito custo andava a 90 km/h e quando passava estava esgoelando.
    Acabei de instalar uma injeção programável ( chamada Megasquirt). Depois de alguns ajustes no dinabundômetro, o carro mudou, parece outro. Tá fazendo entre 7.5 a 8.5 km/l. Deu um fôlego no motor que me surpreendeu. Agora, tenho que me policiar, pois facilmente chega nos 100. Tá igual um carro de passeio comum. Subidas no asfalto que antes eu tinha que jogar até 3ª no final, agora eu subo de 5ª.
    Resumindo, o AP dá conta fácil do Jota, mas tem que alimentar ele direito. Pode até ser que meu carburador estivesse desregulado (apesar de estar fazendo até 6.5 por litro), mas agora, sem comentários!!
    Ainda não fiz trilha com o motor injetado, pois primeiro quero deixar a injeção rodando redondinha (acredito que agora tá bom, mas vou testar mais um pouco pra ter certeza), mas pelos testes iniciais, de altas cargas e baixas rotações, acho que vai dar de 10 na configuração antiga.
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  • #6
    Usuário Avatar de netto mietto
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    patoloko.......vc ta andando no etanol ou na gasolina. me fala deste modulo o que preciso para comprar um . meu jota ta injetado sempre fica falhando quero tirar a central e colocar alguma coisa boa nele.
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  • #7
    Usuário Avatar de bruno_nomelini
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    Citação Postado originalmente por Patoloko Ver Post
    O meu está com um AP 1.8 gasolina e até a 2 semanas atrás estava carburado com um 2E. Andava o suficiente pra passar pelas trilhas mas o consumo era entre 6 e 6.5 km/l. No asfalto, com muito custo andava a 90 km/h e quando passava estava esgoelando.
    Acabei de instalar uma injeção programável ( chamada Megasquirt). Depois de alguns ajustes no dinabundômetro, o carro mudou, parece outro. Tá fazendo entre 7.5 a 8.5 km/l. Deu um fôlego no motor que me surpreendeu. Agora, tenho que me policiar, pois facilmente chega nos 100. Tá igual um carro de passeio comum. Subidas no asfalto que antes eu tinha que jogar até 3ª no final, agora eu subo de 5ª.
    Resumindo, o AP dá conta fácil do Jota, mas tem que alimentar ele direito. Pode até ser que meu carburador estivesse desregulado (apesar de estar fazendo até 6.5 por litro), mas agora, sem comentários!!
    Ainda não fiz trilha com o motor injetado, pois primeiro quero deixar a injeção rodando redondinha (acredito que agora tá bom, mas vou testar mais um pouco pra ter certeza), mas pelos testes iniciais, de altas cargas e baixas rotações, acho que vai dar de 10 na configuração antiga.

    Fala Patoloko

    Sem dúvidas injeção é muito melhor.

    No caso do meu deve ser a giclagem mesmo, eu chego com facilidade nos 100km/h, com o preço do alcool se o meu fizer 6,5 eu já vou economizar mais para uma injeção.

    Põe fotos deste Megasquirt como vc fez pra ajustar, é programavel de dentro do carro como nas fuel tech??

    abs

  • #8
    Gente, é o seguinte:
    Não vou ficar fazendo propaganda do módulo aqui, mas posso dizer que o bichinho é filé!!
    Só andando mesmo pra ver o que eu to falando.
    Megasquirt é um projeto aberto, criado por uns malucos americanos e que disponibilizaram tanto o layout da placa quanto os programas pra controle. Pra quem tem facilidade com eletronica, é só comprar a placa, o processador e os componentes e montar, seguindo um manual de instrução bem detalhado e disponível em aqui http://www.megamanual.com/index.html
    Pra quem, como eu que não tem muito conhecimento ou paciencia de ficar soldando componente, pode comprar pronta.
    Eu comprei uma pronta com o chicote por 600 (450 do módulo mais 150 do chicote). Eu mesmo instalei o chicote e fiz as ligações (tem tudo no manual e no forum ) Só pedi pro mecanico instalar o coletor de admissão, o resto foi muito fácil, mesmo eu sem ter muito conhecimento de injeção (conhecimento quase nenhum, posso dizer).
    Quando conheci, achei que ia ser dificil demais de mexer, mas estava enganado. É tranquilo, basta um pouco de leitura e boa vontade. O módulo é muito superior a essas Pandoo e Fueltech que tem por aí, sem desmerecer elas.
    Pra regulagem, basta um notebook. Mas depois de acertada, não precisa de mais nada ligado nela
    Tem uma, que é derivada da que eu coloquei que chama MSRacing, é de um pessoal que participa ativamente do forum e usa os mesmos programas (Tem programas gratuitos mas tem um que é pago que vale a pena, que chama TunerStudio, ele facilita demais o acerto do carro.) Essa é comercial e provável o suporte é maior.
    Meu próximo passo agora com ela é colocar pra controlar o ponto e colocar dois mapas pra funcionar (Um pra cidade, mais economico e torque maior em rotações mais altas e outro que entra assim que engatar o 4x4 com curva de torque em rotações mais baixas pra usar nas trilhas).

    É só alegria. A brincadeira está só começando. Qualquer dúvida, estou a disposição, mas aconselho vcs a conhecerem pelo forum que eu dei o caminho acima pois tem muita experiencia e projetos lá. Tem motor de opala injetado, motor BF 151, moto, kart, Ap TURBO, AP aspirado, o que vcs imaginarem em motor a combustão dá pra injetar . Se vcs procurarem no youtube, vão ver mercedes, ferrari e porshe usando essa central.
    É coisa de doido mesmo. Vale a pena conhecer.

    E eu disse que não ia ficar fazendo propaganda hein.
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  • #9
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    Patoloko e marcao chiari....................esperando resultados para adaptar no meu.
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  • #10
    Citação Postado originalmente por netto mietto Ver Post
    Patoloko e marcao chiari....................esperando resultados para adaptar no meu.
    Pode instalar sem medo. Caso seu motor seja um AP 1.8 a gasolina, te mando meu mapa pra vc começar a usar e depois vc acerta do seu modo.
    Qualquer dúvida que eu puder te tirar, estou a disposição

  • #11
    Netão,
    Vou contar o causo.
    O ciadã que fabrica a injeção te me ajudando pracas, mas agora preciso da presença do fera pra fazer as regulagens pois ele tem um programa já registrado com mais recursos alem de conhecer muito do riscado.

    Porem ele só pode ir na minha casa por 1 hora, nesse tempo corrigi uns detalhes do chicote que eu havia ligado errado e tentamos dar partida. Ai a coisa começou a ficar boa, só com osparametros calculados o motor não só pegou de primeira, SEM INJETAR GASOLINA, como deu uma marcha lenta muito firme, o que me fez lembrar de minha saudosa injeção original Marelli 4AVP.

    Combinamos novamente de continuar o trampo no sábado a tarde, o que deve ser o suficiente pra por o carro pra andar razoavelmente bem, ai vou deichar o danado lá em Piracicaba pois tem um dinamometro pra fazer o ajuste fino.

    De cara já lhe adianto, Pandoo FT e tralhas do gênero, NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Abraço!
    VAREJERA -J-AP-X Flex

  • #12
    Usuário Avatar de netto mietto
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    patoloko o meu é 2.o gasolina trocado chipe para etanol + vou por um trem deste pq reluga anda uma semana e depois começa a falhar denovo ta duro vou deixar os mexanicos rico assim eu cade vez + pobre.
    TR4 2008
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