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  • #1
    Usuário Avatar de felipejpx
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    Oi Galera,
    Revivendo o tópico...
    Qual a proporção de água / aditivo que os senhores usam?? e qual a necessidade do aditivo (considerando proporções elevadas) sendo que no nosso clima, é difícil o congelamento da água.
    A minha dúvida é: "Com o aditivo, o flúido esfria mais???"

    No momento é só...

    Abraços a todos..

  • #2

    arrefecimento do Jota

    Caros amigos,
    Tenho um Jota exijo bastante dele, com relação ao cebolão, troquei o do meu pelo do Passat nacional que arma em 82 graus e desarma em 75 graus.
    Quanto ao aditivo, ele ajuda a manter o circuito livre da ferrugem e no resfriamento da solução usada no radiador, se eu não me engano a proporção é de um litro de aditivo para quatro de água, evitar água clorada (CEDAE e similares) pois o cloro é prejudicial aos componentes do circuito de arrefecimento, tubos e mangueiras e condutor de calor.
    O bom aditivo, quanto mais agitado, mais resfria, é um teste simples, pegue a garrafa do aditivo e agite-a, será nítida a mudança de temperatura no interior da garrafa e isto será sentido em sua mão.
    Eu uso o que a Fiat recomenda, e meu jeepão anda sempre com o ponteiro da temperatura no meio do reloginho e arma a ventoinha em dois terços, coloquei ainda um interruptor manual, para caso a ventoinha não ligue automaticamente, ainda não precisei usá-lo.
    Espero ter colaborado.

    Corrêa

    www.ottbr.hpg.ig.com.br

  • #3
    Usuário Avatar de leogc
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    Deixe-me dar (ops) meus R$ 0,0000002.

    Eu não usava aditivo no meu jota.....desde que o comprei sempre foi água da CEDAE (sei que ela é uma merda)....meu carro só teve um problema de aquecimento. Na Rio-Bahia depois de mais de uma hora andando a mais de 110. Agora, usava cebolinha do chevete junior e meu radiador é de fluxo cruzado com 12L (pelo que o pessoal da MGL falou é um radiador mais avançado)....

    agora, bolhinhas na água....só vi uma vez...quando a junta tava queimada. com a junta nova não saia nada...e olha que meu radiador tá (ou tava) vazando água.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #4
    Usuário Avatar de felipejpx
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    Oi pessoal,

    Aproveitando o embalo do assunto. Notei essa noite, fuçando no jota, que meu carro, depois de desligado por um tempo (mas motor ainda quente), vaza ar do reservatório de expansão. Acredito que a vedação deveria ser 100%, pois vazando ar, vazaria vapor, e consequentemente perderia água.

    Tô certo??? Ou é normal essa perda de pressão??

    Abraços.. (vazando ar... )

  • #5
    Usuário Avatar de ricardolm
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    Ola Felipe, bele?

    Pode ser que a sua tampa ja esteja pedindo "aposentadoria" O motor do jota trabalha com ate 1,2 bar de pressao, a partir disso ele joga para fora, o meu (que queimou a junta ) mandou uma baita pressão para o reservatorio/radiador, mandando a agua para fora.

    Espero ter ajudado!

    []s
    Ricardo Moreira - SP
    Can Am Renegade 800, ex-Fourtrax 4x4
    ex-vitara , ex-JPX , ex-Troller , ex-Tracker , ex-L200 Triton Flex, Discovery 3 S TDV6

  • #6
    Moderador Avatar de gvogetta
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    Re: arrefecimento do Jota

    Citação Postado originalmente por Correa
    Caros amigos,
    Tenho um Jota exijo bastante dele, com relação ao cebolão, troquei o do meu pelo do Passat nacional que arma em 82 graus e desarma em 75 graus.
    Quanto ao aditivo, ele ajuda a manter o circuito livre da ferrugem e no resfriamento da solução usada no radiador, se eu não me engano a proporção é de um litro de aditivo para quatro de água, evitar água clorada (CEDAE e similares) pois o cloro é prejudicial aos componentes do circuito de arrefecimento, tubos e mangueiras e condutor de calor.
    O bom aditivo, quanto mais agitado, mais resfria, é um teste simples, pegue a garrafa do aditivo e agite-a, será nítida a mudança de temperatura no interior da garrafa e isto será sentido em sua mão.
    Eu uso o que a Fiat recomenda, e meu jeepão anda sempre com o ponteiro da temperatura no meio do reloginho e arma a ventoinha em dois terços, coloquei ainda um interruptor manual, para caso a ventoinha não ligue automaticamente, ainda não precisei usá-lo.
    Espero ter colaborado.

    Corrêa
    Amigos,

    Não esquecer também que o aditivo, se de boa qualidade, também evita que a água ferva a 100 graus, pois aumenta o ponto de fervura. Quando a água ferve, seu poder de dissipação de calor se deteriora muito, piorando ainda mais a situação...

    A proporção de 1 litro de aditivo para 4 de água é ótima, desde que o aditivo seja do tipo concentrado (existem aditivos já pré-misturados com água). A fábrica recomendava, para clima quente, 40% de aditivo concentrado, o que é próximo disso.

    O detalhe da água clorada é importantíssimo. O cloro é um veneno para sistemas de arrefecimento e deve ser evitado.

    Outro detalhe: o aditivo (se concentrado) deve ser pré-misturado à água antes de ingressar no sistema de arrefecimento. Ponha num balde o aditivo, adicione água e depois alimente com essa mistura o sistema. Colocar a água e depois o aditivo, direto pelo reservatório faz com que a mistura fique muito heterogênea, não que ela não vá ocorrer mais tarde, mas em se tratando de XUD isso não é salutar...

    Saudações,



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