Re: arrefecimento do Jota
Citação:
Postado originalmente por Correa
Caros amigos,
Tenho um Jota exijo bastante dele, com relação ao cebolão, troquei o do meu pelo do Passat nacional que arma em 82 graus e desarma em 75 graus.
Quanto ao aditivo, ele ajuda a manter o circuito livre da ferrugem e no resfriamento da solução usada no radiador, se eu não me engano a proporção é de um litro de aditivo para quatro de água, evitar água clorada (CEDAE e similares) pois o cloro é prejudicial aos componentes do circuito de arrefecimento, tubos e mangueiras e condutor de calor.
O bom aditivo, quanto mais agitado, mais resfria, é um teste simples, pegue a garrafa do aditivo e agite-a, será nítida a mudança de temperatura no interior da garrafa e isto será sentido em sua mão.
Eu uso o que a Fiat recomenda, e meu jeepão anda sempre com o ponteiro da temperatura no meio do reloginho e arma a ventoinha em dois terços, coloquei ainda um interruptor manual, para caso a ventoinha não ligue automaticamente, ainda não precisei usá-lo.
Espero ter colaborado.
Corrêa
Amigos,
Não esquecer também que o aditivo, se de boa qualidade, também evita que a água ferva a 100 graus, pois aumenta o ponto de fervura. Quando a água ferve, seu poder de dissipação de calor se deteriora muito, piorando ainda mais a situação...
A proporção de 1 litro de aditivo para 4 de água é ótima, desde que o aditivo seja do tipo concentrado (existem aditivos já pré-misturados com água). A fábrica recomendava, para clima quente, 40% de aditivo concentrado, o que é próximo disso.
O detalhe da água clorada é importantíssimo. O cloro é um veneno para sistemas de arrefecimento e deve ser evitado.
Outro detalhe: o aditivo (se concentrado) deve ser pré-misturado à água antes de ingressar no sistema de arrefecimento. Ponha num balde o aditivo, adicione água e depois alimente com essa mistura o sistema. Colocar a água e depois o aditivo, direto pelo reservatório faz com que a mistura fique muito heterogênea, não que ela não vá ocorrer mais tarde, mas em se tratando de XUD isso não é salutar...
Saudações,