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  • #1
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    14/09/2008
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    Problemas no meu Jota. Ajudem-me




    Alô Joteiros,
    Ontem tirei meu Jota da oficina, onde troquei o motor Xud pelo da L200 turbo. Câmbio continuou o original. Andei 15 km, cheguei em casa, guardei a viatura e fui dormir feliz da vida. Quando saí da oficina meu jota com bateria zerada de 60 A, arranque revisado com impulsionador zerado. Arranque Ok com regulador de voltagem da Kombi e o Jota só poegava de empurrão. Não troquei as velas de aquecimento e não revisei a bomba injetora (ficou mais de 3 meses parado). Motor pesado e morrendo de vez em quando. De manhã dei partida com 3 ajudantes empurrando, motor pegou logo, mas quando ia sair que novamente engatei a marcha o carro parecia que estava em ponto morto. Isto em todas as marchas. O que será que aconteceu. Colegas me ajudem a resolver estes galhos citados pois na ofocina que troquei o motor o cara não manja de Bomba injetora e muito menos de viatura traçada.

  • #2
    Usuário Avatar de MARCELOHIQUE
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    Citação Postado originalmente por HFREITASFILHO Ver Post
    Alô Joteiros,
    Ontem tirei meu Jota da oficina, onde troquei o motor Xud pelo da L200 turbo. Câmbio continuou o original. Andei 15 km, cheguei em casa, guardei a viatura e fui dormir feliz da vida. Quando saí da oficina meu jota com bateria zerada de 60 A, arranque revisado com impulsionador zerado. Arranque Ok com regulador de voltagem da Kombi e o Jota só poegava de empurrão. Não troquei as velas de aquecimento e não revisei a bomba injetora (ficou mais de 3 meses parado). Motor pesado e morrendo de vez em quando. De manhã dei partida com 3 ajudantes empurrando, motor pegou logo, mas quando ia sair que novamente engatei a marcha o carro parecia que estava em ponto morto. Isto em todas as marchas. O que será que aconteceu. Colegas me ajudem a resolver estes galhos citados pois na ofocina que troquei o motor o cara não manja de Bomba injetora e muito menos de viatura traçada.



    Freitas,
    vou dar um palpite 1° o motor de arranque tem que fazer o motor girar em 250 rpm para poder o motor pega, 2° geralmente quando bomba injetora fica muito tempo parada o diesel vira uma cola e ela fica toda desregulada as vezes chega a ate travar o ideal e vc levar o J no bombista e revisar bicos e bomba, Agora no caso do J não andar mesmo engatado verifique com o mecanico que adptou como que ele fez para encaixar o eixo piloto no motor se ele soldou uma pota ou trocou o eixo inteiro creio que esse possa ser seu problema com as marchas

  • #3
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    Caro Marcelohique,
    O eixo piloto é original do Jota (caixa Peugeot BA...) se não estou enganado o eixo piloto encaixa no motor atravéz da embreagem (disco, platô e deslizador). O Disco que estava no jota quando comprei tinha as estrias compatíveis co as do eixo piloto e o disco em sí (parte da lona) era compatível com o Platô do motor da L200. Este conjunto funcionava legal. Resolví trocar o conjunto colocando o deslizador do Chevette, o platô original da L200 e peguei o disco existente e levei no especialista em embreagem e ele pegou o disco da L200 e substituiu a parte da estria (que encaixa no eixo piloto) pela do disco velho. Com certeza quando baixar a caixa e verificar o conjunto vou saber exatamente o que ocorreu o que quero saber sem baIxar a caixa é se defato o problema só poder ser alí. Pode ser outro problema? Quanto ao outro problema também acho que é a bomba injetora desrregulada. Este problema deixa o motor "pesado". Faz o carro não pegar de arranque? O arranque está normal, só não tenho como medir as rotações pra saber se tem as 250 Rpm.

  • #4
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Freitas Na alavanca de reduzida existe uma posição de NEUTRO entre a simples e a reduzida. Acho que teu carro deve estar em Neutro.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #5
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    Chicui,
    Já verifiquei mas a alavanca da reduzida não tem este ponto neutro, só duas posições acima (reduzida) e abaixo (normal). A tração sim tem um ponto intermediário entre a 4 x 2 e 4 x 4 mas coloquei as alavancas nas posições normal e 4 x 2. Nada. Amanhã vamos baixar a caixa de marcha e ver a situação da embreagem se estiver normal vamos ver a ligação da transmissão da tração.
    Heitor

  • #6
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    A alavanca da direita , 4x4 , só tem 2 posições: 4x2(frente) e 4x4 (Atrás)

    A Alavanquinha da esquerda(perto da marcha) , tem 3 posições : Atrás (simples ) , meio(neutro) e bem para frente (reduzida).

    Já ví varios que a alavanca esbarrava na lataria(depois de Body lift, principalmente!!!) antes de conseguir entrar em reduzida.

    Sua carroceria não foi levantada para caber o novo motor?? Pode ser isto!!
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  • #7
    Usuário Avatar de Bruno Adriano
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    HFREITAS E ALL,

    eu concordo com o joão sobre a posição das alavancas, eu coloquei o motor maxiom e elevei a correceria em +-10 cm...
    na oificina os mexanicos mexeram nas alavancas e ficou no neutro, e não tava entrando macha... depois de tentarem de tudo me ligaram... veja isto

  • #8
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    Amigos,
    O problema foi no disco de embreagem. Como a caixa é Peugeot e o motor L200 o platô é L200 e o disco do câmbio Peugeot. Como não encontrei o tal disco fiz o seguinte. Mandcei os dois discos o velho que estava gasto e o novinho da Luck (l200). O Incompetente que fez a adaptação fez mer....Resultado o disco rodou no eixo, por isso não engatava as marchas. Refiz o serviço em uma outra oficina especializada em embreagem e ficou Mara. Serviço de primeira. O meu Jota está o fino da bossa. Encontrei até um cabo de embreagem original do Jota em Belém.
    Agora é o seguinte a reduzida não está funcionando. acho que está batendo na lataria. Vou no mecânico e o resultado coloco no forum. O Cambio Peugeot e o motor da L200 funcionam uma maravilha. até o radiador não troquei ainda, mas vou colocar o da L200.

  • #9
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Freitas
    Essa de liberar espaço para a alavanca ir para frente e engatar a reduzida , , dá para fazer com uma furadeira e uma broca de 1/8" por exemplo. A alavanca toda prá frente , ainda deve ter pelo menos 0,5 cm de folga .

    Outra coisa , e desculpe falar algo tão elementar , mas , já vi outros sofrendo no início com isso : A reduzida só entra depois de estar com o 4x4 ligado (como nos Willys).
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #10
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    Meu caro, é elementar mas eu não sabia. Agora já sei. Obrigado pela dica.

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