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  • #1
    Usuário Avatar de diogo ludovico
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    Duvidas sobre o eixo




    Boa tarde a todos.
    Tenho um samurai, e estou estudando a troca dos eixos originais por eixos de rural, mas eis que me sugeriram o eixo do JPX, por ser uma alternativa ao da rural.
    Pois bem, gostaria de saber qual é a dimensão do eixo do jota, pois sei que o da rural (1446mm) é 10 cm mais largo que o do samurai (1368mm), então se o do jota estiver entre os dois, ficaria perfeito.
    Outra duvida, é sobre a relação do idferencial, pois devido a troca dos peneus originais (205/70 R15) por peneus 31", precisarei de uma relação 4,89/1. já vi que a relação original do jota é 5,375:1 = 43x8 ,ai pergunto, tem a relação 4,89 para ele?
    Agradeço desde já
    4X4 Brasil


  • #2
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Diogo
    A bitola do JPX é 1342 mm , diant e tras. , mas , por ser extremamente robusto e flutuante pode usar roda com Off set bem negativo. Por exemplo , com rodas -25 mm, daria 1442+50 = 1492.
    Relação , a MEVI engrenagens fabrica a original 8:43 e a longa 41:10 , ambas excelentes e por preço dentro da realidade(495,00 e 790,00)
    O eixo tem as bolas pequenas , o que faz a bola enroscar muito pouco.

    Porém , o contra é a inexistencia de bloqueio mais eficiente, já que o original traseiro é LSD 50% e tem sido difícil achar disco sinterizado para reposição.

  • #3
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Diogo, a relação longa(não seria teu caso) acho que só a Coniflex fabrica.

  • #4
    Usuário Avatar de diogo ludovico
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    Muito interessante, pois apesar de ser pouca coisa menor que o eixo do samurai, esta diferença se tira facilmente com uma mudança na roda, e robustez e a presença do flutuante fazem uma grande diferença na escolha do eixo.
    Para o tipo de uso que faço da viatura, unico carro, acaba que o bloqueio torna-se dispensavel, pois no maximo realiso passeios de leve a médio, dependendo do atoleiro na estrada.
    E quanto aos demais itens dos eixos, como freios, roda livre etc, é de facil manutenção? tem no mercado peças de reposição ou "adaptaveis"?
    Já estou vendo que para o meu caso, um par de eixos de JPX é mais vantajoso que o par de rural, principalmente pelo flutuante.


  • #5
    Usuário Avatar de Fabil
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    Interessatissimo Diogo!!! a bitola do eixo do JPX é praticamente identica a do samurai!!!
    sobre roda-livre, se bem me lembro, só os ultimos JPX é que sairam com elas...

    acho que o unico "senao" dos eixos do JPX sao os freios dianteiros, pinca e disco sao exclusivos dele.. nao tem adptacao..
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #6
    Jatem fabrante no Brasil e pode ser adptado o disco e pinsa da F1000

  • #7
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
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    Bom dia Diogo, já existe discos e pastilhas nacionais, rolomento tambem não é problema, quanto a roda livre são poucos os JPX com elas, pois
    só sairam a partir de 1997 e como opcional.

    Abç

  • #8
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Diogo
    Os eixos que recomendo são de 94 a 96 , sem RL. Os eixos acima de 97 , com RL além de usarem um Rolamentão com retentor interno, que , além de muito caro(mesmo que se adapte o da Iveco), muitas vezes vc é obrigado a trocar todo rolamento pq o retentor dá pau. Além disso o cubo dianteiro é muito sujeito a folgas e desgastes.
    O disco e pastilha já tem fabricante nacional.

    A vantagem do eixo de rural é ter muitas opções de C&P além de bloqueios. mas , ideal seria colocar flutuante.




    Citação Postado originalmente por diogo ludovico Ver Post
    Muito interessante, pois apesar de ser pouca coisa menor que o eixo do samurai, esta diferença se tira facilmente com uma mudança na roda, e robustez e a presença do flutuante fazem uma grande diferença na escolha do eixo.
    Para o tipo de uso que faço da viatura, unico carro, acaba que o bloqueio torna-se dispensavel, pois no maximo realiso passeios de leve a médio, dependendo do atoleiro na estrada.
    E quanto aos demais itens dos eixos, como freios, roda livre etc, é de facil manutenção? tem no mercado peças de reposição ou "adaptaveis"?
    Já estou vendo que para o meu caso, um par de eixos de JPX é mais vantajoso que o par de rural, principalmente pelo flutuante.

  • #9
    Usuário Avatar de zelucas
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    e os eixos da toyota bandeirante ?? não compensa ? qual seria a bitola da bandeirante??
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  • #10
    Usuário Avatar de Fabil
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    nao.. primeiro pq pedem absurdo em eixos de band... coisa de 5paus o par..
    segundo bitola.. sao largos p/ kcte, quase 1,50mts e terceiro, nao tem muitas opcoes de relacao C&P e bloqueio

    T+
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  • #11
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    X2 principalmente o $$ e relações muito longas 10/37 e 9/37 , que só serve para motores diesel torcudos.
    Estão adaptando eixos de Hilux anterior a 95.

    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    nao.. primeiro pq pedem absurdo em eixos de band... coisa de 5paus o par..
    segundo bitola.. sao largos p/ kcte, quase 1,50mts e terceiro, nao tem muitas opcoes de relacao C&P e bloqueio

    T+

  • #12
    Usuário Avatar de Fabil
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    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    X2 principalmente o $$ e relações muito longas 10/37 e 9/37 , que só serve para motores diesel torcudos.
    Estão adaptando eixos de Hilux anterior a 95.
    "estao adaptando " o que com eixos de hilux? nas bands?

    se vc souber onde tem um par de eixos de hilux <95 me fala que estou a procura...

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