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Hybrid View

  • #1

    Exclamation [Molas] Trocando as molas traseiras e seus batentes.




    Prosseguindo na minha jornada rumo a um JPX mais confiável hoje fui trocar os batentes e as molas traseiras. Chegando na loja, me deparei com o estado deplorável em que se encontravam os batentes das 4 rodas. Ou melhor dizendo, o que restou deles. Eless simplesmente esfarelaram! PQP! Também pudera, 10 anos de serviço sem nenhuma revisão nessa parte já érra de se esperar. Bom, optei após conselhos de um dos vendedores afirmando que haveria "risco" para minha, usando as molas da F-1000, mais grossas que as originais, pelas da Pampa 1.8 com ar. No total são 10 elos que são idênticos em espessura as molas originais do jota. Quanto aos batentes, foi preciso serrar o pino original e soldar um pino maior para adaptar os batentes, de poliuretano, da pickup corsa 94->00. O resultado ficou bom aos melhor olhos. Se bem que para quem não tinha mais, um pouco já é bastante. Após descer o carro do elevador notei olhando de longe que realmente a traseira que antes estava mais baixa que a dianteira agora está ligeiramente mais alta. Acabei cedendo a "forças ocultas" e colocando um abafador. Só lembrando que meu jota estava sem. Ficou uma merda. O carro está mais travado, esquentando mais e trepidando mais. Mas o barulho de caminhão se foi. Fiquei um pouco encucado com o procedimento e venho trazer algumas dúvidas:

    1- Tinha na loja uma mola de 10 elos mais grossa que a original, aprox. a espessura da F-1000 só que 2 elos a mais. Poderia usa-la no lugar das atuais? Fico com medo de o carro arriar com o tempo e meu investimento ir para o ralo.

    2- Algum outro batente server no jota? Pelo site Mundo do JPX são os seguintes: Fiorino, Curier ou Corsa. Todos de suas respectivas versões pickups.

    3- O argumento do vendedor foi que com molas mais grossas o carro ficaria bem mais duro (grande coisa) e poderia "moer" o diferencial já que as cintas ficariam muito esticadas prejudicando também a estabilidade e tal. Futuramente vejo um jogo de 15X8+33" como possível alternativa para compensar a altura extra.

    Bom, pretendo voltar na loja amanhã e trocar pelas de 10 elos mais grossas para evitar de ver meu suado dinheiro indo "pro buraco" mesmo correndo o risco do carro ficar mais duro e pulando pra cacete. Gostaria de sugestões ou opiniões sobre o assunto. Críticas também são bem vindas.

    Um abraço a todos e muito barro.

    Tiago (DR1V3R)


    PS: Mês que vem pretendo fazer a adaptação dos amortecedores com terminais olhal e usar o mesmo esquema do Big Blue com Turbogás Cofap da Ranger em todas as rodas. Um abraço a todos e muito barro.
    JPX. Uma questão de fé: "Tenho fé que nada hoje vai quebrar e rezo para isso todos os dias."

  • #2

    Thumbs up Molas

    Tiago
    Tb. estou na mesma enrrascada!! Quando passo em algum buraco, tipo "lombada ao avesso", dá um tranco na parte traseira do bruto (entenda-se:JOTA) me parece que o amortecedor que é o original (tenho eixos de toy band 1983)dá fim de curso ou não segura, sei lá, tb. pode ser mola, todavia olhando me parecem ok. Vai colocar molas da f-1000??? vou esperar heheheheheh!!
    Abraço jeepeiro

  • #3
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Paulo , é estranho , pois nos dois sentidos não poderia dar fim de curso:
    -Na abertura porque tem as cintas que limitam a abertura, nunca dando fim de curso do amortecedor.
    -No fechamento pois tem batentes progressivos que evitariam fim de curso do amortecedor.
    Pode ter coisa mal adaptada.

  • #4

    Question

    Infelizmente o serviço foi adiado para segunda pois a loja fecharia à 12:00h. Conversando com o vendedor hoje chegamos a conclusão de que a melhor configuração seria a seguinte:

    Traseira: Molas de 10 elos. Espessura próxima a da F-1000 se não forem mais grossas. Batentes de corsa pickup 94-00.

    Dianteira: Molas da Ford Pampa de 10 elos. Batentes de corsa pickup 94-00 também. (Essas molas eu instalei ontem na traseira, junto com os batentes, mas sem sombra de dúvida com o tempo vão arriar. Vou passar para dianteira)

    Alguém poderia opinar se estão corretos e justos ou se paguei caro, por favor? Abraço.

    Par de Molas - 300,00
    Par de Batentes - 89,40
    Total - 389,40 (já instalados)
    x2 (Diant/Tras) = 778,80 (Redondos. )

    Tiago (DR1V3R)

    OBS: Vou precisar refazer as cintas já que o curso vai aumentar.
    JPX. Uma questão de fé: "Tenho fé que nada hoje vai quebrar e rezo para isso todos os dias."

  • #5

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Paulo de Tarso Ver Post
    Tiago
    Tb. estou na mesma enrrascada!! Quando passo em algum buraco, tipo "lombada ao avesso", dá um tranco na parte traseira do bruto (entenda-se:JOTA) me parece que o amortecedor que é o original (tenho eixos de toy band 1983)dá fim de curso ou não segura, sei lá, tb. pode ser mola, todavia olhando me parecem ok. Vai colocar molas da f-1000??? vou esperar heheheheheh!!
    Abraço jeepeiro
    Fala Paulo! Beleza? Segunda quando eu estiver na loja vou tirar umas fotos do processo. Assim que eu puder, eu posto para ilustrar meu esquema. Abraço.

    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Paulo , é estranho , pois nos dois sentidos não poderia dar fim de curso:
    -Na abertura porque tem as cintas que limitam a abertura, nunca dando fim de curso do amortecedor.
    -No fechamento pois tem batentes progressivos que evitariam fim de curso do amortecedor.
    Pode ter coisa mal adaptada.
    Acho que no caso do Paulo, as molas já devem ter ido pro saco a não ser que o amortecedor seja "gigante" para as dimensões do jota. Alguém me corrija caso eu esteja falando bobagem. Abraço.
    4X4 Brasil
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  • #6
    Usuário Avatar de Andrejur
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    Adaptei amortecedores traseiros da Ranger Turbogas Cofap (olhais nos dois lados) usando adaptadores. Ranquei fora porque ficaram longos demais com os adaptadores e davam final de curso no fechamento no eixo traseiro, além de duros pra kct. Coloquei os Rancho 9116 sendo que no eixo traseiro fiz uma inclinação dos amortecedores como nas pick-ups.
    Agora sim, estão ótimos.

    Abs.
    Andrejur

  • #7
    Banido
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    não sei se vai ajudar mais meu jpx está com 8 molas e 8 amortecedores ou melhor estvão retirei 4 amortecedores ..mais as molas estaõ com 8 uma por dentro da outra..arranquei 4 rancho e coloquei 4 do caminhão se não me engano mercedes..o curso e bem longo ..

  • #8

    Question

    Citação Postado originalmente por portugues Ver Post
    não sei se vai ajudar mais meu jpx está com 8 molas e 8 amortecedores ou melhor estvão retirei 4 amortecedores ..mais as molas estaõ com 8 uma por dentro da outra..arranquei 4 rancho e coloquei 4 do caminhão se não me engano mercedes..o curso e bem longo ..
    Acredito que no meu caso nem será necessário duas molas por roda já que as traseiras já são bem grossas e as dianteiras são de 10 elos. Colega, tenho duas perguntas.

    1- O seu carro com essa configuração não ficou muito duro?
    2- Quais as molas usadas? De que carro/pickup/caminhão saíram? Marca?


    Abraço.

    Tiago (DR1V3R)


    PS: Parece o Aranha de Prata, que está na página do Getúlio, na foto...
    JPX. Uma questão de fé: "Tenho fé que nada hoje vai quebrar e rezo para isso todos os dias."

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