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  • #1

    Como fazer um motor diesel arrotar?




    Quem tem criança pequena sabe, depois de mamar tem que fazer o pimpolho arrotar, senão vai passar a noite com cólicas. Eu, total neófito em jipe e motor diesel, paguei um belo sapo neste último domingo ...

    Eu dei uma lavada completa no meu KIA Clarus, incluindo parte interna, enceramento, polimento, etc, e para tal tirei o Jota da garagem para colocar o Clarus e facilitar os trabalhos (o Landau fica no fundão da garagem, na parte coberta). O jipe pegou de primeira, o deixei do outro lado da rua enquanto enfiava o Clarus na garagem, e na hora de por o jipe na entrada da garagem, o cara morreu. Custou para pegar, mas pegou e foi. Acho que não tinha esquentado bem o motor diesel, pensei. Das 09:30 até 13:30 eu fiquei limpando o coreano, debaixo de um sol senegalês. Dado o último polimento, guardo toda a tralha, e vou destrocar as posições, pois segunda-feira viria trabalhar com o Clarus. Não via a hora de terminar aquilo e tomar um bom banho frio, pois estava com a roupa grudando no corpo. O jipe pegou de primeira, deixei-o esquentando bem por uns 5 minutos, e ai quando vou fazer a meia-volta na rua para embicá-lo na garagem, o fdp morre. E não teve meios de fazer o XUD acordar. O tanque marcava 1/4 da capacidade, o que para os motores ciclo Otto dá para rodar pacas ainda. Ele tinha morrido bem em frente à garagem de um vizinho da rua, e avisei o sujeito que estava providenciando a remoção da viatura. Depois de muito tentar dar partida e com a bateria quase sem carga, jogo a toalha e chamo o socorro mecânico. Me informam que o tempo máximo de atendimento seria 1 hora, podendo chegar antes. Enquanto esperava resolvi checar se não poderia ser nivel baixo de diesel - afinal como estou com o carro há pouco mais de uma semana, não posso confiar naquele marcador. Peguei o Clarus, fui ao posto mais próximo e enchi um galão de 5 litros com diesel. Voltei pro jipe, despejei no tanque, e nada do XUD acordar. 45 minutos de chamado, chegou o moto-mecânico, que não devia ter mais que 25 anos. O moleque olhou, olhou, chamou alguém no rádio dele, e começou a apertar o botão de bombeamento manual da bomba injetora (que é novinha, Delphi). Depois de uma breve sessão de bomba-dá-partida, o XUD acordou e afirmou. Segundo o rapaz, quando o tanque está baixo, corre-se o risco de entrar ar no circuito de alimentação (como o diesel é mais grosso que o álcool ou gasolina, é comum bolhas de ar ficarem presas no tanque). Assinado a ordem de serviço, o rapaz se foi e eu resolvi completar o tanque, just in case. No cruzamento da Rua Santo Américo com a Giovanni Gronchi (SP) o diabo do motor apaga de novo, e levou alguns minutos para acordar. Cheguei no posto e mandei encher o tanque. Enquanto enchia contei o ocorrido para o frentista, que disse que isto é muito comum com motores diesel tradicionais ("bomba e bico" como dizem), somente esta nova geração eletrônica não apresenta este inconveniente. Tanque cheio (entrou 60 litros afora os 5 anteriores), o XUD não falhou mais e voltou prá casa direitinho. Quando fui pro chuveiro, finalmente, já eram quase 17:00 ...

    Pergunta pros veteranos a diesel: além de manter o tanque cheio, tem alguma outra coisa que se possa fazer para prevenir este tipo de problema? Pegar o jipe, pôr nas costas e dar uns tapinhas para fazê-lo arrotar vai ser um tanto impraticável, pelo seus 1,5 ton de peso ...

    Abs

    Wagner Godoy
    JPX Montez CD Lona 1996 vermelho

  • #2
    Wagner,

    tenho carro com motor a diesel há quase sete anos.

    Sempre tive o hábito de deixar o tanque chegar ao fim para encher (mania de universitário que num tem dinheiro para encher o tanque) e nunca tive o problema de ter ar na bomba. (com L200, JPX e o Troller)
    Com o JPX especificamente ele ficou alguns meses com uns 3 litros no tanque e virava ele algumas vezes e nunca deu problema.
    Em resumo vc foi premiado.
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #3
    Usuário Avatar de wilson ghetti
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    Boa tarde Wagner, dá uma olhada bem detalhada no sistema de retorno do tanque e nas mangueiras e junções que vão ao bico, e tbem olha o pescador dentro do tanque se ele não está curto ou "quase" entupido, e aproveita para olhar(trocar) os filtros. Espero ter ajudado,

    []'s palpiteiros

  • #4
    Citação Postado originalmente por wilson ghetti
    Boa tarde Wagner, dá uma olhada bem detalhada no sistema de retorno do tanque e nas mangueiras e junções que vão ao bico, e tbem olha o pescador dentro do tanque se ele não está curto ou "quase" entupido, e aproveita para olhar(trocar) os filtros. Espero ter ajudado,

    []'s palpiteiros
    Obrigado pelas dicas. Os filtros (ar, óleo, combustível) foram todos trocados semana passada. Com relação ao resto passou batido, até porquê este problema não tinha se manifestado antes. Pelo visto não é tão normal assim ...

  • #5
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    Certeira.

    Tive de rebocar meu amigo Rogerio(trapa) de lavras novas a Ouro Preto devido a entrada de ar com + de 20 litros no tanque completou ficou normal. Motivo a mangueira do pescador soltou dentro do tanque ,trocou e ficou zero.

  • #6
    Usuário Avatar de marcio perotto
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    No meu ocorreu isso duas vezes, a primeira porque o tubo do pescador estava mais curto ou seja c/ menos de 15 lts não puxava e depedendo da inclinação do carro pode puxar ar. A segunda foi problema na bombinha do filtro de combustivel (usava a original CAV 90) e o diafragma da bomba retornava o combustivel p/ tanque, ai tinha que bombea-la... De uma "olhada" neste dois itens...



    M. Perotto

  • #7
    Usuário Avatar de MikaJPX
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    Caro Wagner,


    em primeiro lugar o pescador original do Jota só "pesca" combutível até
    1/4 de tanque. Como o tanque é muito largo, qualquer inclinação lateral
    com esta quantidade de combustível paz ele pescar ar e apagar ou
    disparar (depende da quantidade ar). Resolvi isto no meu Jota a 7 anos
    atrás colocando um prolongamento feito em mangueira de PVC cristal na
    ponta do pescador. Hoje consigo usar até 92 litros (tanque cheio até a
    tampa) contra os 55 litros anteriores. Só que faço troca do filtro de diesel
    a cada 5.000km do filtro de diesel pois na forma atual pesco bem mais sujeira também.

    Outra fonte de problema pode ser entrada de ar na tubulação. Verifique
    todas as conexões, aperte todas as abraçadeiras, verifique o aperto do
    filtro de diesel. Uma maneira de verificar se a entrada de ar é antes ou
    depois do filtro é com uma mangueira transparente. Se estiver vindo
    diesel sem bolhas do tanque até o filtro e depois tem bolhas do filtro até
    a bomba, o problema está no filtro.

    Michael

  • #8
    Michael,

    55 litros??? Num entendi

    Acho que o meu pescador foi alterado pelo antigo dono, pois perdi a conta o que o meu carro rodou na reserva!!!
    E olha que moro em ladeira!!!
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #9
    Usuário Avatar de MikaJPX
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    Martin,

    é isso mesmo. Com o pescador "original" eu só conseguia usar 55lts do tanque antes
    de parar por entrada de ar no circuito. Acho que a maioria dos proprietários já
    corrigiu o problema, afinal pane seca com 25l a 30l no tanque é F@#$.

    O manual do jota fala que a capacidade do tanque é 80l, mas com o aumento
    do pescador hoje entra 92l (até a tampa do tanque), abstecido já 2 vezes
    com o veículo parado por falta de combustível. Hoje rodo em média 850km
    entre os abastecimentos!

  • #10
    o meu tbm prolonguei o pescador, e ele chega a abastecer 90l, e acabou o problema de entrada de ar no sistema......o problema é que, como dito, pega bem mais sujeira, mas como estou com dois filtros (decantador + elemento de papel) tá rodando sem problemas...recomendo dar uma lavada no tanque quando fizer o prolongamento pra evitar da sujeira decantada ao longo dos anos vá pra bomba injetora...
    Abraços

  • #11
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    Já tive esse problema com uma D20 que tive, se não me engano o tanque era de 130 litros, ao menos quando eu completava sempre colocava 115 litros... imagina, fazendo 11km/l (não tinha turbo), eu esquecia de colocar combustível...

    Entrou ar no sistema 2 vezes... uma tive que chamar o socorro pois não conhecia a forma de tirar o ar, a outra fui inventar eu mesmo de bombar, fiquei punhet#$do até encher o saco, chamei novamente o socorro...

    Hoje em dia na minha Toyota, chegou em 1/4 eu completo, não espero chegar na reserva... Minha bombinha não está elevada ainda, é bem embaixo, tem filtro na frente, DH... não quero correr o risco de ter que ficar na rua bombando...

  • #12
    Usuário Avatar de Adilson Mancebo
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    Pescador do tanque de diesel

    Eu também tive este problema. Quando o tanque ficava com +/- 20 litros já não puxava mais. Aumentei o pescador com um pedaço de mangeira e o problema acabou.
    Adilson

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