Quem tem criança pequena sabe, depois de mamar tem que fazer o pimpolho arrotar, senão vai passar a noite com cólicas. Eu, total neófito em jipe e motor diesel, paguei um belo sapo neste último domingo ...

Eu dei uma lavada completa no meu KIA Clarus, incluindo parte interna, enceramento, polimento, etc, e para tal tirei o Jota da garagem para colocar o Clarus e facilitar os trabalhos (o Landau fica no fundão da garagem, na parte coberta). O jipe pegou de primeira, o deixei do outro lado da rua enquanto enfiava o Clarus na garagem, e na hora de por o jipe na entrada da garagem, o cara morreu. Custou para pegar, mas pegou e foi. Acho que não tinha esquentado bem o motor diesel, pensei. Das 09:30 até 13:30 eu fiquei limpando o coreano, debaixo de um sol senegalês. Dado o último polimento, guardo toda a tralha, e vou destrocar as posições, pois segunda-feira viria trabalhar com o Clarus. Não via a hora de terminar aquilo e tomar um bom banho frio, pois estava com a roupa grudando no corpo. O jipe pegou de primeira, deixei-o esquentando bem por uns 5 minutos, e ai quando vou fazer a meia-volta na rua para embicá-lo na garagem, o fdp morre. E não teve meios de fazer o XUD acordar. O tanque marcava 1/4 da capacidade, o que para os motores ciclo Otto dá para rodar pacas ainda. Ele tinha morrido bem em frente à garagem de um vizinho da rua, e avisei o sujeito que estava providenciando a remoção da viatura. Depois de muito tentar dar partida e com a bateria quase sem carga, jogo a toalha e chamo o socorro mecânico. Me informam que o tempo máximo de atendimento seria 1 hora, podendo chegar antes. Enquanto esperava resolvi checar se não poderia ser nivel baixo de diesel - afinal como estou com o carro há pouco mais de uma semana, não posso confiar naquele marcador. Peguei o Clarus, fui ao posto mais próximo e enchi um galão de 5 litros com diesel. Voltei pro jipe, despejei no tanque, e nada do XUD acordar. 45 minutos de chamado, chegou o moto-mecânico, que não devia ter mais que 25 anos. O moleque olhou, olhou, chamou alguém no rádio dele, e começou a apertar o botão de bombeamento manual da bomba injetora (que é novinha, Delphi). Depois de uma breve sessão de bomba-dá-partida, o XUD acordou e afirmou. Segundo o rapaz, quando o tanque está baixo, corre-se o risco de entrar ar no circuito de alimentação (como o diesel é mais grosso que o álcool ou gasolina, é comum bolhas de ar ficarem presas no tanque). Assinado a ordem de serviço, o rapaz se foi e eu resolvi completar o tanque, just in case. No cruzamento da Rua Santo Américo com a Giovanni Gronchi (SP) o diabo do motor apaga de novo, e levou alguns minutos para acordar. Cheguei no posto e mandei encher o tanque. Enquanto enchia contei o ocorrido para o frentista, que disse que isto é muito comum com motores diesel tradicionais ("bomba e bico" como dizem), somente esta nova geração eletrônica não apresenta este inconveniente. Tanque cheio (entrou 60 litros afora os 5 anteriores), o XUD não falhou mais e voltou prá casa direitinho. Quando fui pro chuveiro, finalmente, já eram quase 17:00 ...

Pergunta pros veteranos a diesel: além de manter o tanque cheio, tem alguma outra coisa que se possa fazer para prevenir este tipo de problema? Pegar o jipe, pôr nas costas e dar uns tapinhas para fazê-lo arrotar vai ser um tanto impraticável, pelo seus 1,5 ton de peso ...

Abs

Wagner Godoy
JPX Montez CD Lona 1996 vermelho