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  • #1
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    24/10/2011
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    Question Grand Cherokee: problemas mais comuns e gasto anual médio em manutenções.




    Boa tarde, pessoal!
    Sou mais um iniciante no mundo 4x4 e decidi entrar neste mundo após a compra de um terreno em Barra de Guaratiba - RJ onde somente veículos com tração traseira e 4x4 conseguem acessar sem problemas. Apesar da dificuldade a vista vale cada centavo, embreagem e pneus gastos até agora...rsrsrrs
    Já li bastante e creio que a decisão sempre é particular, mas nunca é demais pedir informações a todos que conhecem o carro, neste caso VOCÊS! Já li o tópico sobre compra de Cherokees e outras informações importantes para novos usuários. Desta forma, me sinto à vontade para colocar algumas informações sobre meu perfil (financeiro e de usuário do veículo) para que me direcionem ou me orientem para a melhor escolha.
    Minha escolha pelas Cherokees é pela robustez reconhecida do veículo, conforto muito relatado, além da beleza quando comparado a outros veículos do mesmo segmento, e claro o preço para adqurir o carro.
    Vamos ao meu profile...rsrrssr....sou casado e no momento não temos filhos
    Temos dois carros na casa: Um citroen Xsara 1.8 16 2000 com 192.000Km rodados e com consumo médio na cidade de 7,5 a 8,0 Km/l e um Ford Ka 2009 Flex (blergh!) com consumo de Maverick (6 Km/l na cidade e 8 Km/l na estrada) sempre com cana de açucar.
    Nossa renda conjunta fica em torno de R$ 7.000,00 por mês e nossos gastos atuais se resumem a 40% da nossa remuneração global.
    Como trabalho em regime de turno, a empresa disponibiliza carros para levar e trazer os empregados, ou seja, ir de carro para o trabalho apenas quando necessário e a distância percorrida entre ida e volta é de aproximadamente 20 km, sem trânsito pesado.
    Minha esposa faz uso diário do Ford Ka para trabalhar (no mesmo local que eu!) mas em horário de pessoas normais (07:30h às 16:30h).
    Quando estou de folga meu percursos são curtos e hoje encho o tanque do meu carro e rodo quase o mês todo (54L = 400 km) e não dói no bolso...rsrsrsrrssrs.
    Desta forma, gostaria de saber qual o consumo "real" de uma Grand Cherokee (entre 96 e 98) com motor 4.0 V6 e se sentirei muito com manutenção durante o ano, com a quilometragem rodada em 1 ano = 400 Km/mês = 5000 Km/ano. Terreno de uso 100% urbano,embora as nossas ruas pareçam um trajeto de Rally aqui no RJ, mesmo com esta maquiagem de ASFALTO LISO, pré-copa e pré-olímpiadas.....rsrsrsrr
    Como vou entrar em obra$$$$$, com a construção da casa da Colina (rssss,) a Cherokeevai ser de ajuda fundamental para acesso ao local e acompanhamento da obra, motivo da compra.
    Aqui no RJ os preços são uma loucura, com uma variação absurda e muitos dos carros já apresntam GNV, o que não me agrada em comprar o carro com o KIT INSTALADO, mas tenho preferencia em carros com o velho combustível fóssil. Assim, creio que o mais importante é encontrar o carro em perfeito estado e com a manutenção em dia, mas gostaria de saber se com este orçamento e rodagem dá pra manter e cuidar bem do carro, pois não quero fazer alterações como a que tenho lido no tópico...rsrsrsrrsr...AP é para VW.
    Enfim, qual a opinião de vcs e qual a autonomia da Cheroka no trânsito urbano com tanque cheio?
    Prefiro a Grand Cherokee em relação a Sport e LImited (V8 é demai$$$$$).
    Valeu!

  • #2
    Usuário Avatar de Rustão
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    28/02/2011
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    Acho que tem que gostar muito desses carros antes de comprar.
    Manutenção todo carro dá, tinha um celta que com 30milkms a suspensão parecia que ia desmontar toda.
    Minha ZJ não tem comparação em conforto, satisfação e desempenho.
    Cherokee Sport media 6km/l cidade, 8km/l estrada (relato pessoal do forum)
    Grand Cherokee V8 media 5,5km/l cidade, 7,3km/l estrada (minha ZJ )
    Na minha eu mesmo faço a manutenção (mão de obra) então meu custo cai bastante.
    Peças não vejo tanta dificuldade ou aquii no Brasil ou importando.
    Agora vou te falar uma coisa, a hora que andar em uma vai querer comprar mesmo...
    Marco preciso falar mais uma coisa DEMAISSSS é um carro 1.0 60cv fazer 6km/l.
    Acelera um v8 e vai mudar essa ideia.
    Abss e seja bem vindo quem sabe.
    Jeep Grand Cherokee Limited V8 5.2 - 1998

  • #3
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    24/10/2011
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    Rustão, obrigado pela resposta!
    Realmente um carro 1.0 fazer 6 Km/L de alcool é demais...como estou no RJ minhas preocupações ficam muito mais concentradas em Mecânicos que conheçam o carro e não aqueles que trocam tudo pra "descobrir" qual era o problema....faço este relato pois penei muito com meu citroen na mão de mexânicos...pelo que vi o seu V8 não dá tanta diferença assim para o V6 em termos de consumo. Realmente o som dos motores V6 e V8 são contagiantes e obviamente proporcionais em consumo. Vou continuar garimpándo a opinião do pessoal.
    Valeu!

  • #4
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    26/09/2016
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    bom realmente e um carro para quem curte 4x4 eu costumo diser augo para os amigos vc tem que estar satisfeito com oque vc esta comprando e claro tem que pesquisar mas fora isso vai fundo que o carro e bom de maisssssssss e fica aqui uma dica sou pedreiro se precisar me ajude a manter a minha cherokee

  • #5
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    25/10/2011
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    Aproveitando o tópico do Marcio, também estou "namorando" uma Grand Cherokee Limited 5.2 verde 1996. Preço 17000, mas ainda dá para negociar e chegar em uns 14k. Ela tem 200k km e tudo que consigo ver nela funciona, tem, GNV, o que aqui no RJ é muito comum.
    AMIGOS, O que eu devo verificar nela pra ver se tem q trocar uma coisa aqui ou ali?...se vale a pena comprar ou n. A parte eletrica esta, aparentemente, OK. Esse carro costuma dar problema na transmissao, cambio, diferencial e se der é CARO? Suspensão é trnaquiilo ou quebra fácil? Acho peça aqui no RJ? Mão-de-obra??? N ligo pra consumo de combustivel, o problema é comprar um carro desse, ter problema e ter q deixá-lo parado por falta de peças ou inviabilidade de algum conserto....Conto com a Ajuda de vcs!!!

  • #6
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    Cool

    Citação Postado originalmente por Rustão Ver Post
    Cherokee Sport media 6km/l cidade, 8km/l estrada (relato pessoal do forum)
    Grand Cherokee V8 media 5,5km/l cidade, 7,3km/l estrada (minha ZJ )
    Na minha eu mesmo faço a manutenção (mão de obra) então meu custo cai bastante.
    Olá, a minha Grand Cherokee V8 97 faz na cidade 5,5 e na estrada 8 a 8,5 somente utilizando gasolina. Mas eu ando muito na boa, agora quando cravo o pé e enruga o asfalto, faz redemoinho no tanque. Levo para fazer a inspeção veicular anualmente sem suar frio. O custo de manutenção do meu carro é baixo (as peças do focus que tinha antes eram mais caras) e faço praticamente somente a manutenção preventiva. Quando aparece necessidade de alguma peça mais difícil de encontrar, vou para os sites rockauto, ebay e mercado livre. Aí você pode encontrar praticamente uma cherokee desmontada. No geral meu carro não dá dor de cabeça e viajo com a família com muita segurança.
    Esperamos sua compra

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Epa Ver Post
    Olá, a minha Grand Cherokee V8 97 faz na cidade 5,5 e na estrada 8 a 8,5 somente utilizando gasolina. Mas eu ando muito na boa, agora quando cravo o pé e enruga o asfalto, faz redemoinho no tanque. Levo para fazer a inspeção veicular anualmente sem suar frio. O custo de manutenção do meu carro é baixo (as peças do focus que tinha antes eram mais caras) e faço praticamente somente a manutenção preventiva. Quando aparece necessidade de alguma peça mais difícil de encontrar, vou para os sites rockauto, ebay e mercado livre. Aí você pode encontrar praticamente uma cherokee desmontada. No geral meu carro não dá dor de cabeça e viajo com a família com muita segurança.
    Esperamos sua compra
    Caro amigo Epa!

    Primeiramente obrigado pela sua resposta e finalmente voltamos ao tema do tópico, pois além de mim os amigos colocaram outras ponderações (tb importantes!) e saimos das questões principais relacionadas a custo médio anual de manutenção e principais problemas (se é que existem).
    Considerando que acabei de gastar R$ 480,00 em uma vávula termostática com a carcaça para este Ford Ka alcóolatra, nada mais me espanta em se tratando de peças de reposição.

    Pela sua observação deu pra sentir que gastarei em média menos do que gasto em manutenção, no entanto vou visitar mais vezes o posto. Nesta balança quem vai chorar são os filhos do mecânico...rsrsrsrsrsr...e quem vai ficar um pouquinho mais obeso será o filho do dono do posto de gasolina....

    Vou continuar olhando e garimpando...neste sábado vou dar uma olhada na viatura lá da Barra da Tijuca, mas considerando que os pneus custam em média R$ 400,00 cada, já dá pra entender o preço abaixo da tabela (tabela do RJ).

    Vou ficar focado mesmo no estado, pois se for V6 ou V8 o consumo praticamente é o mesmo. Eu não curto a Sport, portanto vou ficar entre Grand Cherokee V6 e Grand Cherokee Limited V8. O estado da viatura decidirá.

    Um abraço e aguardo mais opiniões do pessoal.

  • #8
    Usuário Avatar de AlexPalma
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    Marco:

    Seja bem vindo!

    Só um detalhe: a 4.0 é 6 cilindros em linha e a 5.2 e 5.9 são V8 - até 1998.

    E um exemplo dos V8: minha 5.9 faz 5,5Km/l de gasolina na cidade e 6,5km/l no GNV.

    Abraço.
    Alexandro
    Jeep Grand Cherokee Limited 5.2 V8
    Hyundai Tucson GLSB 2.0 Flex

  • #9
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    Citação Postado originalmente por AlexPalma Ver Post
    Marco:

    Seja bem vindo!

    Só um detalhe: a 4.0 é 6 cilindros em linha e a 5.2 e 5.9 são V8 - até 1998.

    E um exemplo dos V8: minha 5.9 faz 5,5Km/l de gasolina na cidade e 6,5km/l no GNV.

    Abraço.
    Fala Alex!

    Pelo que pude observar creio que a variação de consumo não seja um divisor de águas na hora da escolha, pois com a diferença média de 1km/L é melhor focar nas que estão em melhor estado.

    Vou procurar e já fiz um check list com as dicas existentes no tópico de guia de compra de Cherokee.

    Vou batalhar a venda do meu Xsara e partir para a compra da Cherokee...o que observei aqui no RJ é que as Limited V8 são em geral mais baratas que as Sport, Laredo e Grand Cherokee com motores 4.0 V6...é isto mesmo? Seria sintoma da sede do motor V8...rsrsrrrs?

    Abraços e valeu!

  • #10
    Usuário Avatar de AlexPalma
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    Alexandro
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  • #11
    Usuário Avatar de andretomasi
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    16/05/2003
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    Pode ser sintoma do pessoal mandando blindar as V8 e depois ficando com um pepino na mão.. :S

    [ ]'s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

    "Hold my beer and watch this"

  • #12
    Usuário Avatar de AlexPalma
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    O que o André falou é verdade: se for blindada desvaloriza mais...

    Tive várias oportunidades de pegar uma 4.0 6cc, mas queria uma V8!!! E olha que uso o carro diariamente...
    Alexandro
    Jeep Grand Cherokee Limited 5.2 V8
    Hyundai Tucson GLSB 2.0 Flex

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