Mas é isso amigo.
Motor para ser economico não depende somente de ser moderno. Um motor 1.0 de tres cilindros, com turbo, injeção direta e comandos variaveis não vai ser economico se vc colocar num carro de 2 toneladas. Ele vai sofrer e vai beber.
É a mesma coisa a Captiva... ela é pesada, o cambio é ruim para o carro. Isso não casa.
Tenho uma Zafira também. O motor de 128cv tem torque, é robusto, mas com o cambio de 4 marchas e o peso ela acaba bebendo bastante.
Diferente do Civic. É um motor moderno, um cambio moderno e um carro com peso bom. O Corolla na versão atual ficou ruim com o 1.8... tanto q precisaram colocar um 2.0 nele.
O mesmo acontece com nossos carros. Eu duvido que minha Grand ficaria mais economica com um V6. Duvido. Com o V8 as vezes eu ja acho que estica muito e demora pra embalar.
Motor economico precisa estar no carro e cambio certo. Por isso hj temos cambio de 8 marchas (primeiras mais reduzidas e as ultimas bem longas) e motor com turbo, injeção direta. E sem esquecer do uso de alumínio e aço especial para redução de peso.
Abraços