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como faço a troca do retentor do volante da cherokee zj 5.2 v8?

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  • 30/04/2012, 22:14
    Wilsonaa
    Citação:

    Postado originalmente por andretomasi Ver Post
    Na próxima vez já sabe, gasta R$ 20 de graxeta, uma hora de mão de obra e tá feito! :concordo:

    [ ]'s

    Se for óleo do motor que estiver vazando , este é o melhor procedimento , agora se for do cambio , tem que descer o danado pois não dá para trocar com ele no lugar .

    T+

    Wilson
  • 30/04/2012, 22:24
    Wilsonaa
    OBS; Para trocar o retentor do motor não precisa retirar o cambio , pois mesmo que você retire , não tem acesso por lá , peguei esta foto emprestada para mostrar que o retentor fica atras do flexplate e não da acesso .
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...6&d=1333488957

    T+

    Wilson
  • 30/04/2012, 22:50
    Wilsonaa
    Se for óleo vermelho , então é do cambio , ai tem que trocar esta gaxeta que fica dentro da caixa seca , mais precisamente na bomba de oleo conf foto anterior e esta com mais detalhes

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x...asamento1.html

    T+

    Wilson
  • 30/04/2012, 23:30
    andretomasi
    Certo Wilson, só pra evitar confusão já que tem dois assuntos rolando:

    - Retentor do virabrequim (se vaza óleo do motor) = fácil de trocar, com o câmbio no lugar, é relativamente rápido e fácil de fazer e não custa muito caro

    - Retentor do conversor de torque (se vaza fluido do CA) = tem que descer a caixa, pra trocar o retentor em si não é complicado, o maior trabalho é desmontar tudo

    - Retentores da saída do câmbio OU entrada da transferência = só dá pra saber qual dos dois vaza tirando a transferência fora, o que não é muito complicado também; como custam pouco, se aparecer vazamento ali vale a pena já trocar os dois retentores

    PS: Mas se o que está vazando é fluido do câmbio, vale também conferir se não é o próprio conversor de torque que está com vazamento antes de montar o câmbio de volta.

    [ ]'s
  • 01/05/2012, 09:51
    Wilsonaa
    Boa Andre!

    T+

    Wilson
  • 04/05/2012, 10:09
    clmpaim
    Daniel!
    Citação:

    Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Roberto, tudo bem?

    Dispus tempo afim de te ajudar.

    Você perdeu a oportunidade de ouvir e acatar, optando por repelir-me publicamente e me atacar...
    Agora, o motivo, espanta-me, pois não o conheço. Não consigo entender quem ataca estranhos. Doidos atacam estranhos, ainda mais estranhos que estão a ajudar.

    Antes de postar coisas neste fórum, é bom sempre ver quem está atingindo.
    Preste atenção na minha assinatura, abaixo. Veja que ofereço peças de Dodge, que, assim como você tem a cheroka, possuo uma Ram, com o mesmo motor...
    Estou cansado de desmontar motores e tentar resolver os problemas deles. Vejam o tópico da Xterra na minha assinatura, o combate lá está sério com as engrenagens do MWM.

    Veja que não desmonto qualquer motor, nunca desmontei e remontei um menor que 1.8; desmontei recetemente um 4.0 da Ranger 210cv e outro V8 5.9 da Dodge Ram, que é o mesmo motor 5.2, apenas com pistões maiores e bielas um pouquinho menor.

    Tenho uma árvore de manivelas destas (assunto deste tópico) guardada num depósito aqui de casa (você já deve ter visto uma, né? É linda, não?).

    Em retentores NUNCA se coloca colas ou adesivos, ainda mais se este retentor fazer parte de conjunto
    tão importante quanto a máquina de força do motor. Se for colocar algum adesivo, que este não seja os Loctite 290, que ESTRAGAM, atacam borrachas. As colas loctite são para vedar e prender parafusos e objetos metálicos! Coloque alguma a base de SILICONE. Se a loctite dá uma ajudinha, é estrangando o retentor, que acaba por laciá-lo, fazendo-o abraçar o ressalto. Só se for assim...

    Se está vazando é porque o virabrequim está empenado, precisa desempená-lo, riscado, com erosões OU há ressaltos nos moentes finais dianteiros ou traseiros, precisando também de retífica. Digo que é para eliminar o ressalto e vedá-lo PERFEITAMENTE, veja que estou dando um dos caminhos corretos. A gambiarra seria tentar vedar o ressalto com colas.

    Vejam que é difícil vedar um ressalto, mesmo que seja micro, pois o virabrequim gira, e então ora o ressalto está numa posi
    ção, ora está em outra. Por isto há necessidade de retífica.

    Também, antes de sair disparando, veja a localidade de quem postou. Estou em Manaus, aqui na esquina que não tem uma Dodge Ram, tem uma Cherokee, um Wrangler, uma Durango ou uma Dakota. Agora está cheio dos asiáticos (mahindra, effa, kia, nissan, hyundai) por aqui... Daqui a 10 anos um doido vai falar que é piada o que nós daqui escrevemos sobre estes carros.


    "foi a mair piada que ouvi ate hoje foi viu a respeito de fazer um motor v8 em perfeito estado por causa de um retentor kkkkk"

    Você posta como se o V8 fosse o máximo. Se você ver um de 32 ou 38 cilindros de geração de energia, cada cilindro de diâmetro maior que a nossa cabeça... Tenho certeza que você se apaixonaria. (novamente veja que estou em Manaus: aqui a geração de energia é só a óleo com estes motorzões)
    Primeiramente, em termos de resolver este tipo de problema, pouco diferencia se o motor é pequeno ou grande. Apenas a "girafa" que reclama dos grandes ha ha. O procedimento de torno é o mesmo.

    Veja que o motor não está "perfeito estado". Se estivesse, não vazaria óleo. O motor está sim com problemas.
    Antes vazava pouco pois o retentor velho estava frouxo, "abraçava" o ressalto ou empenamento. Agora, com retentor novo, este não possui laciamento excessivo, logo vaza. O problema não se resolve colocando colas. Resolve-se tirando o problema, seja empeno, riscos, erosões ou ressaltos!

    Passe bem, fique com Deus.

    Obrigado
    Daniel

    Gostei muito do seu texto, não entrando no mérito da questão, apenas achei agradável de ler!
  • 04/05/2012, 16:03
    Guilherme ZJ
    Citação:

    Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Roberto, tudo bem?

    Se está vazando é porque o virabrequim está empenado, precisa desempená-lo, riscado, com erosões OU há ressaltos nos moentes finais dianteiros ou traseiros, precisando também de retífica. Digo que é para eliminar o ressalto e vedá-lo PERFEITAMENTE, veja que estou dando um dos caminhos corretos. A gambiarra seria tentar vedar o ressalto com colas.

    Vejam que é difícil vedar um ressalto, mesmo que seja micro, pois o virabrequim gira, e então ora o ressalto está numa posi
    ção, ora está em outra. Por isto há necessidade de retífica.

    Veja que o motor não está "perfeito estado". Se estivesse, não vazaria óleo. O motor está sim com problemas.
    Antes vazava pouco pois o retentor velho estava frouxo, "abraçava" o ressalto ou empenamento. Agora, com retentor novo, este não possui laciamento excessivo, logo vaza. O problema não se resolve colocando colas. Resolve-se tirando o problema, seja empeno, riscos, erosões ou ressaltos!

    Obrigado
    Daniel

    Realmente se os fatos são esses, essa parte do argumento foi justo.
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