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  • #1
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    XJ apagou e luz da chave acendeu. Só rebocando.




    Olá pessoal,

    estou com um problema na minha Cherokee Sport 98 e gostaria de tirar algumas dúvidas:

    o problema é que ela apagou no meio da rua. A luz no painel com a chave cortada ficou acesa e os ponteiros da bateria e do combustível não se mexem.

    Já vi outros tópicos que falam deste problema ocorrido em outras XJ mas os tópicos não dizem como resolveram o problema.

    Antes de tentar achar o defeito gostaria de saber o seguinte:

    1) como saber se a Cherokee Sport 98 tem ou não imobilizador?

    as características da minha são:
    . não tem o console do teto.
    . junto com a luz do teto (dentro) tem uma placa com duas tomadas.
    . a chave eu não sei se é codificada ou não.
    . tem controle remoto LOCK UNLOCK.
    . tem a luz com a chave cortada no painel (fica acesa qdo liga a chave)

    2) quem já teve este defeito, se puder me passar a dica de como resolveu, agradeço.

    Achei que após trocar o famoso sensor de rotação não passaria mais por esse problema de o carro apagar do nada quando vc está andando. Pelo menos com o sensor era só deixar esfriar e seguir em frente. Mas esse de agora só rebocando mesmo. Ainda bem que estava perto de casa.

    Esse tipo de defeito vai tirando a confiança de andar com a Cherokee, uma pena.

    Fico no aguardo e agradeço se alguém puder me tirar as duas dúvidas citadas acima.

  • #2
    Usuário Avatar de Reginaldo B
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    Também tenho curiosidade sobre essas questões que você levantou, minha cheroka parece ter a mesma configuração que a sua e não sei se tem imobilizador, etc.

  • #3

    XJ apagou e luz da chave acendeu. Só rebocando?

    Esse é um dos mistérios da CHerokee e uma das razões pela qual ela é meio amaldiçoada pelo mercado, inclusive por alguns off roaders brasileiros, embora nos EUA ela seja super popular, querida e solicitadas nas trilhas.
    Enfim, eu também tenho uma XJ 98 argentina, (já tive uma 97 canadense zero km, que terminou seus dias comigo 2 anos depois, com um calo na direção hidráulica, na posição duas hs e dez min., que ninguém, mas ninguém mesmo, e ainda estava na garantia, conseguiu resolver. Vendi ela assim.), que de vez em sempre faz isso, ou seja, acende a luz com a chave e um X, como se fosse um corte de segurança. Me disseram que a chave de ignição conversa com algum comando do carro, não sei se é a própria ignição eletronica, deve ser, e isso acontece quando essa conversa, por algum motivo, é interrompida. A solução seria trocar modulo e chave. Fica caro. Eu viajo sempre nas férias, como moro no Rio de Janeiro, em NIteroi, geralmente ou vou pro nordeste ou pro sul. Já fui rebocado por conta disso, várias vezes. NO ano passado em janeiro, estava em Itacaré quando fiquei no meio da estrada, entre Ilhéus e Itacaré. Nâo teve jeito, a luz não apagou de jeito nenhum. A distancia entre Ilhéus e Itacaré é de 30 kms. Eu tinha alugado uma casa no km 15, ou seja, exatamente no meio do caminho, num povoadozinho na beira do mar, logo de pois da Casa da Empada, pra quem conhece o lugar, casinha de frente pro mar, com ventiladores de teto que não funcionavam e camas sem colchão... perto de um delta de rio alucinante. Inclusive fui pela areia até Ilhéús cruzando riachos e paisagens arrebatadoras. O carro morreu no asfalto, já era noitinha, longe da casa que tinha alugado. Ali naquela região não tem sinal de celular nem telefone fixo. No dia seguinte saí andando procurando sinal de celular e só o encontrei, para pedir reboque, num quiosque abandonado na areia da praia, as 7 e meia da manhã, cheio de siris (aqui no Rio a gente chama de Maria da Toca) andando pela areia. Foi trágicômico, eu me defendendo do ataque dos siris no meus pés mas sem poder me mecher muito para não perder o sinal do celular e explicar pro seguro onde estavam eu e o carro.... Fui rebocado no dia seguinte para Ilhéus. Chegando na oficina, ao descer do reboque, o mecanico virou a chave e ela pegou, como se nada tivesse acontecido. Isso, de pegar momentos, horas, dias depois do fato, já tinha acontecido várias vezes. Cismei que deveria haver algum jeito de neutralizar aquilo e depois de fazer várias tentativas malucas, inclusive com informações já lidas aqui, tipo ligar e desligar o carro 14 vezes, 20 vezes, tirando a chave do painel a cada tentativa..., e nada, dar socos no painel, virar o volante, descobri, pelo menos no meu carro foi assim, que se acendesse o farol e apagasse, isso anulava o bloqueio e a luz da chave se apagava e o carro voltava a funcionar. BINGO! Isso durou ainda um tempão assim, até que troquei o comando interno do interruptor do farol, que tava com mal contato. É um comando que tem várias funções, fica por tras do interruptor. Não é caro. Nunca mais acendeu a luz da chave, ou quando acende, nada acontece e ela apaga logo depois sozinha.
    Experimente isso, quem sabe dá certo.
    Sou apaixonado pela Cherokee quadradinha, mas que é um veículo marrento e cheio de manias, isso ele é. Super competente na trilha, ruim na areia, agil no dia a dia e um design atemporal eterno, um ícone do off road mundial, um verdadeiro JEEP.
    Abraço e boas trilhas,
    Hilario.
    4X4 Brasil

  • #4
    Sabe que aconteceu isso 1 vez com o wrangler e me chamou atenção, só que ele não apagou, simplesmente caiu o ponteiro do combustivel e acendeu a luz da reserva, ai desliguei a chave e fiz pegar novamente e não deu mais problemas.

    O que ocorre seguido é apagar o radio, e parar de funcionar piscas e limpadores de parabrisa. ai vocÊ mesmo com o jeep ligado, força um pouco a chave para frente, ou para traz sem deixar o carro apagar, ou somente empurra o miolo para dentro e volta a funcionar tudo novamente.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Hilario Alencar Ver Post
    Sou apaixonado pela Cherokee quadradinha, mas que é um veículo marrento e cheio de manias, isso ele é. Super competente na trilha, ruim na areia, agil no dia a dia e um design atemporal eterno, um ícone do off road mundial, um verdadeiro JEEP.
    Essas duas frases aí definem bem o que é uma Cherokee Sport, um veículo com um belo desing e cheio de manias. E que maniazinhas sem vergonha essas heim? É uma especialista em dar susto nos proprietários.

    Na semana passada eu tinha subido a serra do Rio do Rastro (aquela do carro da Red Bull) e se ela enguiça lá em cima no meio dos campos da serra aí é brabo. Isso que, antes de trocar o sensor de rotação, a digníssima XJ tinha apagado no meio da mesma serra. Depois de esfriar ela pegou e continuou a subida. O detalhe é eu ainda não sabia dessa história do sensor. Fiquei ligando com algumas pausas até que a bendita pegou.

    Hilario, quanto ao ligar e apagar o farol que vc falou, infelizmente não deu certo.

    Talvez possa ser algum mal contato de algum conector também, pois esta é outra tradição da Cherokee, igual aqueles no painel em que vc empurra a parte onde fica os marcadores pra tras para os ponteiros voltarem a funcionar e a luz do airbag apagar. Manias e manias.

    Se alguém puder passar mais alguma dica do que pode ser o problema, agradeço.

  • #6
    Tenho amigos aí em Criciúma, a Dete e o Canela, que tem uma pousada em Barra de Ibiraquera, a Pousada Cravo & Canela, entre Garopaba e Imbituba. Gosto muito aí dessa região e subir a serra do Rastro é um dos meus maiores prazeres quando estou por aí. Esse ano passei o carnaval na praia do Rosa, Garopaba, num Eco-resort muito legal, lá no alto do morro.
    Quanto a CHerokee, que pena que ainda não resolveu, mas só pra te animar, eu já fiz o motor dela todo, já troquei dois cabeçotes, o atual é zero, trouxe dos States, recentemente, mes passado, troquei a caixa de transferencia do 4x4, buchas da suspensão, cruzetas, rolamentos internos dos 2 eixos, já troquei o forro do teto, novos All Terrain da BF Goodrich, enfim, cada vez ela fica mais nova e inteira.
    Tenho outros 3 veiculos 4x4 e sou apaixonado por todos eles. Tenho um Range Rover velhinho, 92, modelo antigo, V8 beberrão que sonho em botar um diesel nele, tenho um Pajero 99 Full diesel automático, o único que é meu desde zero km, já fiz motor também, e agora há dois meses, comprei uma Toyota Prado 94 vinho, inteirona, mas muito inteira mesmo, parece que ninguém nunca andou nela apesar de seus 75 mil kms, comprovados pelas revisões/datas.
    Tanto o Pajero quanto a CHerokee já fizeram a serra do rio do Rastro, praia da ponta das Galhetas no Farol de Santa Marta, Guarda do Embaú, Praia do Ferrugem e tantas outras belezas naturais que vocês/nós temos por aí e por esse Brasilzão afora.
    Abraço e tô torcendo pra que resolva logo os problemas na Cherokee.
    Hilario.

  • #7
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    Vc tem uma coleção de 4x4 aí heim. Não quer comprar uma Cherokee Sport branca... hehe

    Pelo visto vc aí do RJ conhece melhor as praias do sul de SC do que eu. O farol de Sta Marta é um "belo" lugar pra Cherokee dar uma enguiçada , principalmente quando vc sai de lá a noite e passa por aquele trecho de areia por tras do morro do farol, de quem vem da Galheta p/ o farol. (esse negócio de enguiçar já tá virando paranóia).

    Antes da XJ eu tinha um Samurai 95, era durinho, mas nesse eu tinha muito mais confiança.

    Vou levar a Cherokee no eletrecista na segunda-feira. Depois eu repasso aqui qual era o defeito.

  • #8
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    11/02/2015
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    Socorro !!!! Minha cherokee está me enlouquecendo !!!!

    O motor não vira , a luz com a chave cortada fica acesa direto, os ponteiros estão bem loucos ... Combustível e os outros ....acende e apaga tudo várias vezes !!!! Já fui rebocada só esse mês umas 5 vezes .... Levei num mecânico de minha confiança e ele disse que o motor está novo !!!! Perfeito !!! Procurei um eletricista .... Ele verificou todos fusíveis .... Os cabos do rádio que coloquei a pouco tempo .... O sensor de ré que tb coloquei .... E nada !!!! Bateria nova !!!! E nada !!! Parti para um chaveiro ... Fiz uma chave nova codificada e troquei as baterias do controle do alarme .... No início o carro pegou !!!! Depois ao retornar para casa começou tudo outra vez .... Em uma semana já gastei mil reais ....e não solucionei meu problema ....será que devo levar na autorizada ???? E morrer e mais grana ???? Pensei em eu mesma desmontar ela é achar algum fio solto rsrsrs total estou ficando muito preocupada e intrigada .... Me ajudem !!!

  • #9
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    02/01/2024
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    painel de instrumentos cherokee xj 98

    Boa tarde pessoal, possuo uma cherokee sport (xj) 98, estava andando numa boa quando todos os relogios do painel pararam de marcar e apagou o motor e nao pegou mais, a iluminacao e o odometro funcionam, mas os relogios nenhum marca nada, e acendeu a luz do codigo da chave, com isso cortou a corrente que vai pra bobina tbm, queria saber se alguem ja passou por isso do painel??? revisei todos os fusiveis e reles e ta tudo ok

  • #10
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por IgorCar Ver Post
    Boa tarde pessoal, possuo uma cherokee sport (xj) 98, estava andando numa boa quando todos os relogios do painel pararam de marcar e apagou o motor e nao pegou mais, a iluminacao e o odometro funcionam, mas os relogios nenhum marca nada, e acendeu a luz do codigo da chave, com isso cortou a corrente que vai pra bobina tbm, queria saber se alguem ja passou por isso do painel??? revisei todos os fusiveis e reles e ta tudo ok
    Você tem chave reserva para testar?
    Se funcionar, é problema da chave original.
    Se der o mesmo problema, é problema na viatura, facilitando a descoberta do problema.
    Boa sorte!

  • #11
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    14/05/2024
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    Resposta com 9 anos de atraso: Tive esse mesmo problema.



    Para quem tem XJ é o seguinte: tive o mesmo problema e a causa era mal contato nos soquetes do painel que ficam atras dos mostradores. Vejam primeiro como desmontar porque a desmontagem segue uma sequencia. Limpar os soquetes com spray, bem devagar "entortar" pouca coisa os pinos, de modo a garantir novamente o contato. Muito cuidado na operação para nao quebrar.

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