Postado originalmente por
Renato Fraga
Pois é, um eixo portal é o sonho de quem realmente entende a sua função e seu diferencial...
Em termos de vantagens, podemos começar falando do aumento do vão livre que é nítido e qualquer leigo pode observar.
Entretanto, a maior vantagem de possuir um mecanismo desses é poupar o esforço do semi eixo uma vez que existe uma redução praticamente lá na roda. Muitos caminhões utilizam sistema parecido, mas seria um conjunto de planetárias e satélites no centro do cubo afim de diminuir o esforço dos demais componentes da transmissão. Os Humers H1 também utilizavam, e pasmem, fabricados no Brasil pela fundição Tupy.
Voltando ao eixo pórtico, vejam que para o off road ele acaba sendo um acessório muito virtuoso.
Participei junto com o Afonso da elaboração de um protótipo, mas o grande empecílio é o alto custo.
Um kit completo desses poderia chegar ao montande de R$15000,00.
Existem 2 ou 3 empresas no mundo que fornecem esse equipamento na forma de kit de adaptação.
Mas vejam por outro lado:
Quem resolve encarar a brincadeira a sério, inicialmente vai precisar de pneus maiores e mais largos......ai começa a reação em cadeia......pneus mais largos> relação de diferencial mais curta> semi eixos mais resistentes> kit se homocinéticas e flutuantes> suspensão elevada, entre outras alterações necessárias.
Com um kit de portais, você obtém tudo isso num só equipamento. Outro ponto a favor é a possibilidade de instalar um controle de pressão dos pneus pelo centro do eixo tal como existia nos Hummers H1, sem ficar aparente e suscetível a enroscar em qualquer coisa tal como ocorreria se fosse utilizar algo parecido com os rodoar de caminhões.
MAs falando agora diretamente a respeito do Wrangler mostrado na reportagem, tiro o chapéu para seu proprietário pela iniciativa, coragem e capacidade em concretizar um feito desses.
Problemas pequenos vão surgir e é necessário paciência para sua devida correção. MAs de longe isso tira o mérito ou mesmo ofusca o brilho de um equipamento como esses.
Criticar é fácil, mas só quem já encarou projetos mais ousados pra saber a dificuldade e a satisfação obtida numa empreitade dessas.
Fica a qui o meu Parabéns ao Sr Paulo Cesar, proprietário desse Wrangler.