Powered by vBulletin

Wrangler brasileiro com eixo portal

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 02/03/2010, 22:09
    MARCELOLUCHESI
    É exatamente isso que você falou Rodrigo, não é impressão é verdade mesmo é programa para leigo, eles realmente não sabem o que estão falando, mas em um primeiro momento atrai a atenção.
    Eu tinha me esquecido da sua XJ 91, isso é ser equipado e dimencionado para o propósito. E não simplesmete erguer o carro colocar pneus enormes e cortar a lataria que ta pronta para qualquer trilha.
    Não adianta então é muito facil, compre aquelas lagartas que os gringos substituem as rodas das camionetes para andar na neve e pronto!

Tem alguns veiculos legais nesse programa, mas eles falam muito pouco da parte tecnica mesmo, como por exemplo um wrangler vermelho de POA um JK que o dono importou 0km já todo equipado de lá.
    Mas nas reportagens eles acabam falando mais do tempo, conforto do veiculo e eu acho que isso é realmente falta de conhecimento tecnico.
  • 02/03/2010, 22:29
    MARCELOLUCHESI
    Eu meto pau nos caras da reportagem, mas no fundo tambem sou leigo na parte tecnica.

Porem sei identificar "adatação" de adaptação, e já gastei muito errado em jeep. Quantas vezes tive que fazer mais de duas vezes a mesma coisa, por não ter feito a coisa certa uma vez só por diferença de meia duzia de Reais.

Mas voltando ao pragrama tambem achei interessante a iniciativa. Digamos que é um autosporte off road
  • 03/03/2010, 08:01
    victor massinha
    Realmente dizer que o programa é de alguem que entende de jeep isso não se pode dizer, pela narrativa do reporter vc percebe que não entende nada, é isso ai mesmo iniciativa de um programa dedicado ao 4x4 que não se acha por aqui...
    O wrangler na hora que vc ve o dono falando percebe que não é uma adaptação muito resistente mas porem muito interessante e acho legal saber que o pessoal esta investindo em novas tecnologias é assim que vai surgindo novas ideias e conceitos!
    abraços
  • 03/03/2010, 09:49
    marcelo_manaloa
    Achei legal o que o nosso amigo fez, disse que reforçou isso e aquilo mas na barra ele me faz um cordanzinho de solda sem reforço algum no suporte da tal barra tensora com disse o proprietário da viatura.
    Se não melhorar esse suporte vai quebrar em toda trilha.
  • 03/03/2010, 12:22
    Alfredo Stavale
    na europa tem mt jipe com eixos portal do volvo c303.

só não entendi do pessoal falando que é fragil. porque? não vi o video desses wrangler ainda.

http://www.portal-tek.com/cart/image...ox%20small.JPG
  • 03/03/2010, 17:51
    zelucas
    Citação:

Postado originalmente por marcelo_manaloa Ver Post
    Achei legal o que o nosso amigo fez, disse que reforçou isso e aquilo mas na barra ele me faz um cordanzinho de solda sem reforço algum no suporte da tal barra tensora com disse o proprietário da viatura.
    Se não melhorar esse suporte vai quebrar em toda trilha.

É verdade, ele mesmo citou a alavanca que o eixo portal faz e esqueceu de reforçar o suporte da barra... Eu também mudaria os braços da suspensão deixando os pontos de fixação no eixo mais afastados verticalmente para aguentar mais a alavanca que fará quando ele por exemplo bater com o pneu em uma pedra.

[]s
  • 03/03/2010, 17:53
    Renato Fraga
    Pois é, um eixo portal é o sonho de quem realmente entende a sua função e seu diferencial...

Em termos de vantagens, podemos começar falando do aumento do vão livre que é nítido e qualquer leigo pode observar.

Entretanto, a maior vantagem de possuir um mecanismo desses é poupar o esforço do semi eixo uma vez que existe uma redução praticamente lá na roda. Muitos caminhões utilizam sistema parecido, mas seria um conjunto de planetárias e satélites no centro do cubo afim de diminuir o esforço dos demais componentes da transmissão. Os Humers H1 também utilizavam, e pasmem, fabricados no Brasil pela fundição Tupy.

Voltando ao eixo pórtico, vejam que para o off road ele acaba sendo um acessório muito virtuoso.

Participei junto com o Afonso da elaboração de um protótipo, mas o grande empecílio é o alto custo.

Um kit completo desses poderia chegar ao montande de R$15000,00.

Existem 2 ou 3 empresas no mundo que fornecem esse equipamento na forma de kit de adaptação.

Mas vejam por outro lado:

Quem resolve encarar a brincadeira a sério, inicialmente vai precisar de pneus maiores e mais largos......ai começa a reação em cadeia......pneus mais largos> relação de diferencial mais curta> semi eixos mais resistentes> kit se homocinéticas e flutuantes> suspensão elevada, entre outras alterações necessárias.

Com um kit de portais, você obtém tudo isso num só equipamento. Outro ponto a favor é a possibilidade de instalar um controle de pressão dos pneus pelo centro do eixo tal como existia nos Hummers H1, sem ficar aparente e suscetível a enroscar em qualquer coisa tal como ocorreria se fosse utilizar algo parecido com os rodoar de caminhões.

MAs falando agora diretamente a respeito do Wrangler mostrado na reportagem, tiro o chapéu para seu proprietário pela iniciativa, coragem e capacidade em concretizar um feito desses.
    Problemas pequenos vão surgir e é necessário paciência para sua devida correção. MAs de longe isso tira o mérito ou mesmo ofusca o brilho de um equipamento como esses.

Criticar é fácil, mas só quem já encarou projetos mais ousados pra saber a dificuldade e a satisfação obtida numa empreitade dessas.

Fica a qui o meu Parabéns ao Sr Paulo Cesar, proprietário desse Wrangler.
  • 04/03/2010, 19:17
    Afonso Carlos
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Pois é, um eixo portal é o sonho de quem realmente entende a sua função e seu diferencial...

Em termos de vantagens, podemos começar falando do aumento do vão livre que é nítido e qualquer leigo pode observar.

Entretanto, a maior vantagem de possuir um mecanismo desses é poupar o esforço do semi eixo uma vez que existe uma redução praticamente lá na roda. Muitos caminhões utilizam sistema parecido, mas seria um conjunto de planetárias e satélites no centro do cubo afim de diminuir o esforço dos demais componentes da transmissão. Os Humers H1 também utilizavam, e pasmem, fabricados no Brasil pela fundição Tupy.

Voltando ao eixo pórtico, vejam que para o off road ele acaba sendo um acessório muito virtuoso.

Participei junto com o Afonso da elaboração de um protótipo, mas o grande empecílio é o alto custo.

Um kit completo desses poderia chegar ao montande de R$15000,00.

Existem 2 ou 3 empresas no mundo que fornecem esse equipamento na forma de kit de adaptação.

Mas vejam por outro lado:

Quem resolve encarar a brincadeira a sério, inicialmente vai precisar de pneus maiores e mais largos......ai começa a reação em cadeia......pneus mais largos> relação de diferencial mais curta> semi eixos mais resistentes> kit se homocinéticas e flutuantes> suspensão elevada, entre outras alterações necessárias.

Com um kit de portais, você obtém tudo isso num só equipamento. Outro ponto a favor é a possibilidade de instalar um controle de pressão dos pneus pelo centro do eixo tal como existia nos Hummers H1, sem ficar aparente e suscetível a enroscar em qualquer coisa tal como ocorreria se fosse utilizar algo parecido com os rodoar de caminhões.

MAs falando agora diretamente a respeito do Wrangler mostrado na reportagem, tiro o chapéu para seu proprietário pela iniciativa, coragem e capacidade em concretizar um feito desses.
    Problemas pequenos vão surgir e é necessário paciência para sua devida correção. MAs de longe isso tira o mérito ou mesmo ofusca o brilho de um equipamento como esses.

Criticar é fácil, mas só quem já encarou projetos mais ousados pra saber a dificuldade e a satisfação obtida numa empreitade dessas.

Fica a qui o meu Parabéns ao Sr Paulo Cesar, proprietário desse Wrangler.

OK muito bem Natão faço minhas as suas palavras, este projeto é uma das coisas mais eficientes que podem equipar um veiculo off road!
    Infelizmente o custo é alto para produção em baixa escala como vc mesmo presenciou em nossa tentativa!

No entanto se aparecer algum louco com o bolso recheado, o projeto ainda está no meu computador!

Abração.
  • 27/04/2011, 23:57
    shuther4x4
    1000!
    Muito legal esse Wrangler.
    Fiquei de cara com os portais. Além do que deve ter 2 arbs ali também.:violao:
    Sonho de consumo.
    Parabéns ao dono.
    Fábio.
  • 29/04/2011, 14:41
    fernandotf
    Não seria uma solução interessante suspender o diferencial sem utilizar as engrenagens do portal? Sei que o eixo portal tem mais benefícios devido a redução da relação e maior vão livre, mas se alguém fundir um eixo com o diferencial 5cm para cima já seria uma tremenda ajuda! Representaria um ganho de 4" no tamanho final do pneu! (pneu 33" equivalente ao pneu 37")

Veja este eixo:

http://www.air-sharp.com/portal_axle2.JPG

Não seria uma solução intermediária, com um bom custo benefício?

----
    EDITANDO:

Pessoal, falha minha, isto já foi discutido em um outro tópico neste fórum:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ha...ml#post1214632

O eixo da foto é fabricado pela Atomic Axle: ATOMIC AXLE L.L.C.

De qualquer forma, este eixo não é mais fácil de ser fabricado?
  • 29/04/2011, 18:49
    Renato Fraga
    No meu ponto de vista, acredito que não seja exatamente mais fácil, mas entenda que num eixo desses, cada semi eixo deverá ter 2 articulações, o que sabemos que sempre é ponto fraco de um semi eixo.

Depois, entenda que os segmentos das extremidades devem possuir mancais para centrar o semi eixo.

Remover um semi eixo desses de dentro do eixo não deve ser tarefa fácil não. Dá a impressão até que no eixo existe uma "janela" para o devido trabalho.

MAs com uma solução dessas ganha-se apenas vão livre. Lembra do meu comentário anterior?????

A grande vantagem do portico é possuir redução o que alivia o trabalho dos semi eixos, coroa e pinhão, cardã, etc etc etc.

Abraços
  • 29/04/2011, 19:42
    marcelo_manaloa
    2 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    No meu ponto de vista, acredito que não seja exatamente mais fácil, mas entenda que num eixo desses, cada semi eixo deverá ter 2 articulações, o que sabemos que sempre é ponto fraco de um semi eixo.

Depois, entenda que os segmentos das extremidades devem possuir mancais para centrar o semi eixo.

Remover um semi eixo desses de dentro do eixo não deve ser tarefa fácil não. Dá a impressão até que no eixo existe uma "janela" para o devido trabalho.

MAs com uma solução dessas ganha-se apenas vão livre. Lembra do meu comentário anterior?????

A grande vantagem do portico é possuir redução o que alivia o trabalho dos semi eixos, coroa e pinhão, cardã, etc etc etc.

Abraços

vai ai a manha da coisa...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:31.