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  • #1
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por marcelo cenora Ver Post
    Nem ando mto com a minha Wk 5.7 hemi, acho ela até econômica fazendo seus 5,5 na cidade e cheguei a fazer 9 na estrada rodando a 100kmp/h sem tuchar.

    mas eu fico bobo de ver o quanto ela consome de água, chego a completar 2x por semana e tem vez q vão 3 litros de água/aditivo

    seria comum essa sede toda?

    verifico o óleo e não tem sinal de contaminação.
    Normal não é, logicamente.
    Vá numa oficina de radiadores ou oficina mecânica.
    Lá, eles tiram a tampa do radiador e rosqueiam uma pistola de pressão, identificando o vazamento.
    Evite pegar estrada com tal problema, para não perder esse valioso motor.

  • #2
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    Marcelo, 3 litros e você não consegue observar qualquer poça no chão ou pelo motor?
    Se não ver nada chega ser preocupante pois ou ele sai pelas vedações que ficam em torno do motor, radiador, reservatório e mangueiras ou então está saindo pelo escape, mas também pode estar perdendo pressão do arrefecimento pela tampa que tem a válvula por exemplo e com isso acontece evaporação mas onde deixa escapar pressão fica marca do aditivo, tire a proteção que fica sob o motor para poder visualizar melhor, funcione o motor por uns 20 min e fique de olho.
    Normal é não baixar quase nada mesmo e alguma coisa errada tem com certeza, quando resolver procure colocar um aditivo orgânico de qualidade e se for diluir use água desmineralizada.
    Boa sorte!
    Grand Cherokee Limited V8 4.7 WK 2005


  • #3
    vou fazer isso msm falcon, agradeço. tive uns dodges mas com configuração de motor diferentes apesar do V8, que tbm consumiam bastante água, mas eram motores 318 carburados, esse Hemi 345 pra mim é novidade. o ponteiro de temperatura nunca passa da metade, as vezes roda até abaixo, já peguei transito pesado e o carro se portou numa boa...
    vou verificar isso ai.
    MOPAR - or no car.

  • #4
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    Tive uma 5.7 Overland por 4 anos... em relação à água, era um verdadeiro camelo... simplesmente passava meses e meses sem me preocupar com o nível de água.

    Pode levar num mecânico bom, pois sua Cheroka está com diabetes.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por marcelo cenora Ver Post
    Nem ando mto com a minha Wk 5.7 hemi, acho ela até econômica fazendo seus 5,5 na cidade e cheguei a fazer 9 na estrada rodando a 100kmp/h sem tuchar.

    mas eu fico bobo de ver o quanto ela consome de água, chego a completar 2x por semana e tem vez q vão 3 litros de água/aditivo

    seria comum essa sede toda?

    verifico o óleo e não tem sinal de contaminação.
    ola..tenho um Grand Cherokee Overland 5.8 2008 muito conservada. Mês passado ela apresentou consumo exagerado de agua( 1 litro por cada 100km) e foi folga nos parafusos que prendem o tensor da polia. ao remover a carenagem, ficou bem evidente a marca do aditivo do radiador. Bom,foi só apertar e solucionou o problema

  • #6
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    Desculpas,minha Overland é 5.7 HEMI.

  • #7
    pois é, realmente o sumiço de água do reservatório estava demais, reparei q havia algumas gotas de água saindo da tampa, comprei uma original mopar e .... show, parou de pingar.
    completei o reservatório com aditivo e rodei 150 km pra ver se ficou bom.
    infelizmente o reservatório estava VAZIO e pela primeira vez detectei pingos embaixo do carro, desmontei a cx de ar e pude conferir que vazava por trás da da bomba d'água, com a nova tampa o sistema ficou com mais pressão e começou a vazar mais água. ali enquanto tinha pouco vazamento a água evaporava encostando no motor, por isso que eu achava que a água sumia.

    não retirei a bomba do lugar, só vi que tinha marcas de aditivo q vazou em alguns lugares da bomba até onde eu consegui enxergar.

    e agora? encomendo outra bomba com junta novinha ou compro só uma junta nova?
    MOPAR - or no car.

  • #8
    Usuário Avatar de Falcon-MG
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    Citação Postado originalmente por marcelo cenora Ver Post
    pois é, realmente o sumiço de água do reservatório estava demais, reparei q havia algumas gotas de água saindo da tampa, comprei uma original mopar e .... show, parou de pingar.
    completei o reservatório com aditivo e rodei 150 km pra ver se ficou bom.
    infelizmente o reservatório estava VAZIO e pela primeira vez detectei pingos embaixo do carro, desmontei a cx de ar e pude conferir que vazava por trás da da bomba d'água, com a nova tampa o sistema ficou com mais pressão e começou a vazar mais água. ali enquanto tinha pouco vazamento a água evaporava encostando no motor, por isso que eu achava que a água sumia.

    não retirei a bomba do lugar, só vi que tinha marcas de aditivo q vazou em alguns lugares da bomba até onde eu consegui enxergar.

    e agora? encomendo outra bomba com junta novinha ou compro só uma junta nova?
    Vai depender do estado da bomba d'água, se não tem corrosão, sem vazando pelo eixo da polia e o rolamento não está com barulho ou engripado poderá aproveitar, quando vaza pela junta normalmente a bomba já é bem antiga.
    A junta é barata, tenta trocar só ela e veja o estado da bomba se necessário troque depois.
    Não esqueça que o aditivo tem que ser de boa qualidade.
    Grand Cherokee Limited V8 4.7 WK 2005


  • #9
    então, e notei que começou a vazar justamente depois que coloquei aditivo.. tá lá parada na garagem.
    recomendaram um "veda vazamento" da STP, quem me recomendou disse q meu carro provavelmente rodava só com água e quando coloquei o aditivo ele saiu limpando tudo e por isso começou a vazar.
    MOPAR - or no car.

  • #10
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    se rodou muito tempo sem aditivo é uma pena isso e pode começar aparecer outros vazamentos pois a água com cloro e sais fazem uma eletrólise dentro do motor ainda mais quando há partes de metal diferente, o alumínio é o que mais sofre, o aditivo não é feito para limpeza mas solta as partes solidificadas dentro do sistema.
    eu não colocaria nada para vedar vazamento ainda mais em um motor desses, isso pra mim é gambiarra, faz a coisa certa que vale a pena.
    tenta o que eu falei antes, troque a junta, quando fizer isso vai ver o estado da bomba e se possível troque também a válvula termostática de boa qualidade (mopar, omix-ada, gates), antes de colocar o aditivo faz um teste de estanqueidade com a bomba de pressão.
    quando fizer coloque as imagens das peças.
    boa sorte!
    Grand Cherokee Limited V8 4.7 WK 2005


  • #11
    Citação Postado originalmente por Falcon-MG Ver Post
    se rodou muito tempo sem aditivo é uma pena isso e pode começar aparecer outros vazamentos pois a água com cloro e sais fazem uma eletrólise dentro do motor ainda mais quando há partes de metal diferente, o alumínio é o que mais sofre, o aditivo não é feito para limpeza mas solta as partes solidificadas dentro do sistema.
    eu não colocaria nada para vedar vazamento ainda mais em um motor desses, isso pra mim é gambiarra, faz a coisa certa que vale a pena.
    tenta o que eu falei antes, troque a junta, quando fizer isso vai ver o estado da bomba e se possível troque também a válvula termostática de boa qualidade (mopar, omix-ada, gates), antes de colocar o aditivo faz um teste de estanqueidade com a bomba de pressão.
    quando fizer coloque as imagens das peças.
    boa sorte!
    valeu pelas dicas, já coloquei a junta e a bomba nova na lista de compras na rockauto, junto com o sensor do abs, limpador traseiro, fechadura interna da porta (dizem ser comum elas quebrarem) e uma válvula termostática, pois falei com o ex dono e ele tinha retirado a mesma infelizmente. Lá fora a bomba é relativamente barata, então assim q eu abrir eu verei a situação da mesma sendo provável que eu já troque pela nova. assim q estiver na mão eu posto aq.
    MOPAR - or no car.

  • #12
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    Galera, também estou com problemas de vazamento de agua na minha 5.7, que no caso vaza por trás do motor e somente quando tem pressão no sistema, alguém sabe dizer se pode ser algum selo ou mangueira que passa ali por trás? só vi as mangueiras do ar quente que vai pro sistema de ar condicionado.

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