Postado originalmente por
sergio costa
Prezados, tenho uma ZJ 96/97 e acompanho o fórum há algum tempo, mas nunca me pronunciei. Primeiro, porque não havia motivo e segundo por não ter competência técnica para dar opinião. Estou aqui para aprender e é nesse sentido que peço ajuda para entender o que está acontecendo com a “bichinha” e com a oficina em que ela está parada há quase duas semanas.
Dia 13/12, um domingo, estava eu dirigindo normalmente quando ela, de repente, do nada, morreu no meio da rua. E a partir daí, não pegou mais, mesmo quase descarregando toda a bateria. O motor de arranque girava mas ela não pegava. Solução? Tive que chamar um reboque (para piorar chovia pra caramba) e a coloquei na porta da oficina para eles olharem.
No dia seguinte fui lá explicar o problema. Liguei, o motor de arranque girou e ela não pegou. Tentei de novo e dessa vez o motor de arranque não girou, ficou só no clic-clic. A bateria acabou, disse o mecânico. Ele colocou outra, mas o carro continuou só no clic-clic. “É motor de arranque”, disse o mecânico. “Temos que ver isso primeiro”.
Fui embora e no fim do dia ele telefonou e disse que tinha que trocar o automático e o porta-escova do motor de arranque. Autorizei, mas não adiantou nada, ela girava, mas não pegava. “Deve ser o sensor de rotação”, disse o mecânico dessa vez. Quanto é, perguntei. “Isso, só na autorizada e custa R$ 1250,00”. O QUÊ?!!!! Deixa eu ver se consigo mais barato.
Consegui por R$ 350,00 (com o frete) no Mercado Livre. Eles trocaram, mas não adiantou nada. A ZJ continua não pegando. Em resumo, eles estão há mais de três dias fazendo (dizem) teste para ver o que está acontecendo. Estão vindo com um papo de “deve ser o módulo” (e já imagino a facada). Em suma, minhas dúvidas são:
1) O que pode estar acontecendo?
2) Será que era preciso ter trocado aquelas peças? Parte elétrica é mesmo complicado e isso pode acontecer? A oficina é incompetente? Ou está me enrolando e dando despesa a toa (ou de má fé)?
Agradeço a opinião dos entendidos (no sentido mecânico da coisa, claro).