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  • #1

    Red face Laredo 2000 6cc - ruído estranho "na caixa(?)"




    Amigos, tenho lido bastante sobre caixa , cardans, etc., nos tópicos já existentes. Ainda não encontrei problema similar ao meu. Se estiver errado, por favor me indiquem o caminho. Passemos ao sintoma:

    Minha WJ, quando da troca da marcha de 2ª para 3ª, troca normalmente se em aceleração. O problema ocorre quando ela esta em giro suficiente para fazer a troca e eu tiro o pé do acelerador (ou freio de leve) e ela reduz a velocidade, a marcha troca normalmente, mas da um coice forte, com um som de metal com metal, quando completa a troca. Tenho a impressão de vir de baixo, centro, ou mais á frente (motor ou diferencial). Tenho andado sempre em 2ª para evitar o tranco, só usando o "D" em velocidade acima de 60 km/h, pois nas trocas rapidas de marcha que ocorre no trânsito da cidade, o tranco se dá sempre. De 1ª pra 2ª também se sente, mas é bem menor o impacto. Ainda, fazendo testes com mecânicos, um deles conseguiu manter uma velocidade bem baixa e em 3ª, dando pequenos "pulos" (acelerando e desacelerando curta e rapidamente), ai o som é terrível, ferro com ferro como se estivesse algo com muita folga.

    Estou a 65 dias em mecânicos, tenho mais 25 na garantia do CDC e não encontramos a solução. A grana ta curta e não quero margar despesas de defeitos pré existentes. O vendedor me afirma veementemente que a caixa está boa, que não devo abrir, que se for abrir ele pega a camioneta de volta. Mas não esta resolvendo meu problema. O carro, no restante, está lindo, com "tudo" funcionando, então quero mesmo é resolver o problema.

    Aqui em Porto Alegre cada um diz uma coisa e minha conclusão é que ninguém sabe nada.

    Por favor, me dêm uma luz sim?! Desde já agradeço aos amigos que se dedicam ajudar os menos entendidos da matéria! Abraços.!

  • #2
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
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    10/03/2005
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    Barulho...

    Olá,
    esse negócio de não querer abrir a caixa acho procedimento meio duvidoso, pois certamente não tem dreno e penso que a primeira coisa, ao se pegar um carro usado deste tipo, de início é trocar todos os filtros, fluídos, pastilhas (se estiverem gastas), correias e etc. Fiz isto recentemente e não tenho me arrependido, mesmo dando uma trabalheira monstra e custado uma boa grana, pelo menos sei e tenho certeza do que foi colocado e como foi colocado, em termos de m.o. de revisão e substituição de peças. Qualquer coisa que o carro recém comprado tiver, como defeitos e quebras mais sérias, isto poderá ser questionado no futuro, em ações de regresso, por vícios ocultos apresentados no veículo, cabendo ou não o vendedor indenizar o comprador. Vamos por algo mais barato, em termos práticos; que tal verificar os coxins, de motor e de câmbio/transferência. Quando fiz uma revisão destas, recente foi detectado que a travessa da TC, que contém um coxim/bucha; estavam todos soltos e só então fui associar aquilo a uns barulhos estranhos que ouvia e pensava até ser coisa pior; mas as pastilhas, dianteiras e traseiras tinham acabado por completo (como um cara tem coragem de rodar com aquilo eu não sei). No caso da caixa, foi tirado a tampa (oil pan) e trocado o filtro interno (escovada e pintada a tampa), com junta nova, do tipo metaloplástica; enche com fluído novo (Dexron III), aperte os 14 parafusos, com uma chave 13mm, observando o torque de 25 lbs/ft e, depois, verifica o nível. O nível do óleo (fluído hidráulico), é muito importante, pois nível baixo destroi a caixa e nível alto acasiona espuma, acarretando outros tantos comportamentos estranhos (meça o fluído no plano e depois de aquecer o mesmo por pelo menos 12Km). Muita coisa do que é atribuído inicialmente à caixa pode ser reflexo de desajustes do motor, nada que um tune-up no bicho não resolva. Um grande abraço a todos e saudações.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -filtro_trans_zj_98_novo-e-usado.jpg  

  • #3
    Oi, trocar o filtro e oleo da caixa automatica, verficar os coxins do motor e cambio são procedimentos que todos recomendam e eu também. Porém recomendo verificar as buchas dos braços da suspençao que se tiverem gastas podem repasar as vibraçoes para o cardãn dianterio e ele repasar a vibraçao para dentro da caixa de transferencia fazendo vc pensar que o defeito se confunda com corrente de CT com folga. Alias a corrente com folga tambem pode ser o defeito.
    Abraços!

  • #4
    Citação Postado originalmente por RAFAEL KIPPER Ver Post
    Oi, trocar o filtro e oleo da caixa automatica, verficar os coxins do motor e cambio são procedimentos que todos recomendam e eu também. Porém recomendo verificar as buchas dos braços da suspençao que se tiverem gastas podem repasar as vibraçoes para o cardãn dianterio e ele repasar a vibraçao para dentro da caixa de transferencia fazendo vc pensar que o defeito se confunda com corrente de CT com folga. Alias a corrente com folga tambem pode ser o defeito.
    Abraços!
    Obrigado Rafael, esta semana vou providenciar uma revisão nesta caixa. Mas já vou por eliminatória. Valeu!

  • #5
    Citação Postado originalmente por Cláudio Brasília Ver Post
    Olá,
    esse negócio de não querer abrir a caixa acho procedimento meio duvidoso, pois certamente não tem dreno e penso que a primeira coisa, ao se pegar um carro usado deste tipo, de início é trocar todos os filtros, fluídos, pastilhas (se estiverem gastas), correias e etc. Fiz isto recentemente e não tenho me arrependido, mesmo dando uma trabalheira monstra e custado uma boa grana, pelo menos sei e tenho certeza do que foi colocado e como foi colocado, em termos de m.o. de revisão e substituição de peças. Qualquer coisa que o carro recém comprado tiver, como defeitos e quebras mais sérias, isto poderá ser questionado no futuro, em ações de regresso, por vícios ocultos apresentados no veículo, cabendo ou não o vendedor indenizar o comprador. Vamos por algo mais barato, em termos práticos; que tal verificar os coxins, de motor e de câmbio/transferência. Quando fiz uma revisão destas, recente foi detectado que a travessa da TC, que contém um coxim/bucha; estavam todos soltos e só então fui associar aquilo a uns barulhos estranhos que ouvia e pensava até ser coisa pior; mas as pastilhas, dianteiras e traseiras tinham acabado por completo (como um cara tem coragem de rodar com aquilo eu não sei). No caso da caixa, foi tirado a tampa (oil pan) e trocado o filtro interno (escovada e pintada a tampa), com junta nova, do tipo metaloplástica; enche com fluído novo (Dexron III), aperte os 14 parafusos, com uma chave 13mm, observando o torque de 25 lbs/ft e, depois, verifica o nível. O nível do óleo (fluído hidráulico), é muito importante, pois nível baixo destroi a caixa e nível alto acasiona espuma, acarretando outros tantos comportamentos estranhos (meça o fluído no plano e depois de aquecer o mesmo por pelo menos 12Km). Muita coisa do que é atribuído inicialmente à caixa pode ser reflexo de desajustes do motor, nada que um tune-up no bicho não resolva. Um grande abraço a todos e saudações.
    Valeu Cláudio, vou levar a criança numa mecânica especializada em transmição automática e acompanhar o processo.

  • #6
    Citação Postado originalmente por mrpopi Ver Post
    Amigos, tenho lido bastante sobre caixa , cardans, etc., nos tópicos já existentes. Ainda não encontrei problema similar ao meu. Se estiver errado, por favor me indiquem o caminho. Passemos ao sintoma:

    Minha WJ, quando da troca da marcha de 2ª para 3ª, troca normalmente se em aceleração. O problema ocorre quando ela esta em giro suficiente para fazer a troca e eu tiro o pé do acelerador (ou freio de leve) e ela reduz a velocidade, a marcha troca normalmente, mas da um coice forte, com um som de metal com metal, quando completa a troca. Tenho a impressão de vir de baixo, centro, ou mais á frente (motor ou diferencial). Tenho andado sempre em 2ª para evitar o tranco, só usando o "D" em velocidade acima de 60 km/h, pois nas trocas rapidas de marcha que ocorre no trânsito da cidade, o tranco se dá sempre. De 1ª pra 2ª também se sente, mas é bem menor o impacto. Ainda, fazendo testes com mecânicos, um deles conseguiu manter uma velocidade bem baixa e em 3ª, dando pequenos "pulos" (acelerando e desacelerando curta e rapidamente), ai o som é terrível, ferro com ferro como se estivesse algo com muita folga.

    Estou a 65 dias em mecânicos, tenho mais 25 na garantia do CDC e não encontramos a solução. A grana ta curta e não quero margar despesas de defeitos pré existentes. O vendedor me afirma veementemente que a caixa está boa, que não devo abrir, que se for abrir ele pega a camioneta de volta. Mas não esta resolvendo meu problema. O carro, no restante, está lindo, com "tudo" funcionando, então quero mesmo é resolver o problema.

    Aqui em Porto Alegre cada um diz uma coisa e minha conclusão é que ninguém sabe nada.

    Por favor, me dêm uma luz sim?! Desde já agradeço aos amigos que se dedicam ajudar os menos entendidos da matéria! Abraços.!
    O barulho de pancada de metal com metal rola também quando exijo motor e ela baixa marcha. Ta cada vez mais forte.

  • #7
    ola

    Esperimeta retirar o cardã dinaterio e da umas voltas com o carro, se for a corrente de caixa de transferencia ou as buchas do eixo diantero provavelmete para o barulho.

    abs!

  • #8
    Se nao me engano WJ 4.0 o fluido da caixa é ATF+4 COM 6 LITROS somente para manutençao.

    Minha dica seria passar um scanner da jeep nela.....ai vc tem o diagnostico correto e nao bate cabeça com peças e serviços desnecessarios !!!

    abs

  • #9
    Citação Postado originalmente por mrpopi Ver Post
    Amigos, tenho lido bastante sobre caixa , cardans, etc., nos tópicos já existentes. Ainda não encontrei problema similar ao meu. Se estiver errado, por favor me indiquem o caminho. Passemos ao sintoma:

    Minha WJ, quando da troca da marcha de 2ª para 3ª, troca normalmente se em aceleração. O problema ocorre quando ela esta em giro suficiente para fazer a troca e eu tiro o pé do acelerador (ou freio de leve) e ela reduz a velocidade, a marcha troca normalmente, mas da um coice forte, com um som de metal com metal, quando completa a troca. Tenho a impressão de vir de baixo, centro, ou mais á frente (motor ou diferencial). Tenho andado sempre em 2ª para evitar o tranco, só usando o "D" em velocidade acima de 60 km/h, pois nas trocas rapidas de marcha que ocorre no trânsito da cidade, o tranco se dá sempre. De 1ª pra 2ª também se sente, mas é bem menor o impacto. Ainda, fazendo testes com mecânicos, um deles conseguiu manter uma velocidade bem baixa e em 3ª, dando pequenos "pulos" (acelerando e desacelerando curta e rapidamente), ai o som é terrível, ferro com ferro como se estivesse algo com muita folga.

    Estou a 65 dias em mecânicos, tenho mais 25 na garantia do CDC e não encontramos a solução. A grana ta curta e não quero margar despesas de defeitos pré existentes. O vendedor me afirma veementemente que a caixa está boa, que não devo abrir, que se for abrir ele pega a camioneta de volta. Mas não esta resolvendo meu problema. O carro, no restante, está lindo, com "tudo" funcionando, então quero mesmo é resolver o problema.

    Aqui em Porto Alegre cada um diz uma coisa e minha conclusão é que ninguém sabe nada.

    Por favor, me dêm uma luz sim?! Desde já agradeço aos amigos que se dedicam ajudar os menos entendidos da matéria! Abraços.!
    Bom pessoal, já que o objetivo do forum é levar conhecimento, lá vai:

    RESOLVI O PROBLEMA, DEPOIS DE TRÊS DIFERENTES MECÂNICOS QUEREREM ABRIR A CAIXA, UM ESPECIALISTA EM CAIXA TROCOU UMA MOLA, TROCOU O ÓLIO E REGULOU O SISTEMA. RESULTADO, 100%. É OUTRO CARRO. MÃO DE OBRA CARINHA, R$ 500,00 MAIS AS PEÇAS. MAS PRA QUEM TAVA APAVORADO PENSANDO EM ABRIR A CAIXA, SAIU BARATO.

    OBRIGADO AOS AMIGOS PELAS DICAS.

  • #10
    Citação Postado originalmente por mrpopi Ver Post
    bom pessoal, já que o objetivo do forum é levar conhecimento, lá vai:

    Resolvi o problema, depois de três diferentes mecânicos quererem abrir a caixa, um especialista em caixa trocou uma mola, trocou o ólio e regulou o sistema. Resultado, 100%. é outro carro. Mão de obra carinha, r$ 500,00 mais as peças. Mas pra quem tava apavorado pensando em abrir a caixa, saiu barato.

    Obrigado aos amigos pelas dicas.
    ops... óleo, he, he.

  • #11
    Ola mrpopi passe o contato desse mecanico principalmente para o pessoal aqui do sul. Pelo geito esse mecanico entende de cx automat sempre é bom saber!
    Abs
    Marcelo

  • #12
    Citação Postado originalmente por MARCELOLUCHESI Ver Post
    Ola mrpopi passe o contato desse mecanico principalmente para o pessoal aqui do sul. Pelo geito esse mecanico entende de cx automat sempre é bom saber!
    Abs
    Marcelo
    Marcelo, o cara é o "João das Caixas", me pareceu que todos mecânicos conhecem ele.
    Fica na zona norte, na rua paralela com a avenida do forte, quase no fim da rua.
    Vou passar o endereço e telefone assim que eu tiver.

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