esse negócio de não querer abrir a caixa acho procedimento meio duvidoso, pois certamente não tem dreno e penso que a primeira coisa, ao se pegar um carro usado deste tipo, de início é trocar todos os filtros, fluídos, pastilhas (se estiverem gastas), correias e etc. Fiz isto recentemente e não tenho me arrependido, mesmo dando uma trabalheira monstra e custado uma boa grana, pelo menos sei e tenho certeza do que foi colocado e como foi colocado, em termos de m.o. de revisão e substituição de peças. Qualquer coisa que o carro recém comprado tiver, como defeitos e quebras mais sérias, isto poderá ser questionado no futuro, em ações de regresso, por vícios ocultos apresentados no veículo, cabendo ou não o vendedor indenizar o comprador. Vamos por algo mais barato, em termos práticos; que tal verificar os coxins, de motor e de câmbio/transferência. Quando fiz uma revisão destas, recente foi detectado que a travessa da TC, que contém um coxim/bucha; estavam todos soltos e só então fui associar aquilo a uns barulhos estranhos que ouvia e pensava até ser coisa pior; mas as pastilhas, dianteiras e traseiras tinham acabado por completo (como um cara tem coragem de rodar com aquilo eu não sei). No caso da caixa, foi tirado a tampa (oil pan) e trocado o filtro interno (escovada e pintada a tampa), com junta nova, do tipo metaloplástica; enche com fluído novo (Dexron III), aperte os 14 parafusos, com uma chave 13mm, observando o torque de 25 lbs/ft e, depois, verifica o nível. O nível do óleo (fluído hidráulico), é muito importante, pois nível baixo destroi a caixa e nível alto acasiona espuma, acarretando outros tantos comportamentos estranhos (meça o fluído no plano e depois de aquecer o mesmo por pelo menos 12Km). Muita coisa do que é atribuído inicialmente à caixa pode ser reflexo de desajustes do motor, nada que um tune-up no bicho não resolva. Um grande abraço a todos e saudações.