x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 15

Hybrid View

Reduzir marcha na cherokee

Amigos do fórum, apesar de estar no terceiro veículo automático, antes dessa limited 2000, tive uma sw4 98 e uma limited 96, sempre tive uma dúvida não sanada que só lembrava quando pegava estrada , oq faço no máximo 2 vezes ao ano, mas tinha medo de testar, porém como devo viajar nesse final de semana resolví tirar essa dúvida.
    Como sempre recorri ao fórum que sempre me ajuda muito, mas dessa vez nada encontrei, então resolvi testar na prática.......foi uma atitude idiota, eu deveria ter perguntado aqui antes, mas agora já era.
    Pois bem, estava na avenida automóvel club, que tem uma reta grande, estava a uns 100 km/h e reduzi a marcha de "D" para "1", achando que o carro reduziria como em um mecânico de "5" para "4", oq até aconteceu, mas depois de longos 2 segundos (tempo insuficiente tendo em vista que essa redução teria como objetivo por exemplo fazer uma curva mais fechada sem pisar no freio, e em 2 segundos a 100 km/h eu passaria reto), e testei ainda passando do "D" para o "2", e aconteceu a mesma coisa só que com uma redução mais brusca obviamente. O fato é que depois disso o carro ficou com um odor de embreagem queimada, o que pode ter acontecido?

Usuário Avatar de Juliano Nitsch
    Entrada
    09/02/2009
    Local
    Bauru/SP
    Agradecimentos: 2
    Provavelmente fritado o conversor de torque...

Não entendi direito oq vc fez... Qual é a posição das marchas na sua Cherokee... é P R N D 2 1 !

Se for isso, vc reduziu de quarta marcha para primeira marcha !! Aí não tem cambio que aguente...

A 100 km/h provavelmente vc esta em quarta, então para poder reduzir sem problemas,pimeiro vc desativa o "O/D", aí vai de quarta para terceira, depois disso vc puxa a alavanca para a posição "2", vai de terceira para segunda e assim por diante, e não diretamente de D para 1, não sei nem como o cambio aceitou isso...

Até mais...

Pois foi isso mesmo que eu fiz.......de quarta para 1. Ele até aceitou reduziu bastante e tal o problema foi o cheiro forte igual de disco de embreagem....
    O carro está andando normal, mas muito provavelmente eu diminui bastante a visa útil deste conversor de torque, não é?

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Agradecimentos: 0
    Se não verificou ainda, verifica como está o ATF quanto a coloração e cheiro.

[]´s

o que exatamente devo verificar? Se está viscoso ainda ou com cheiro de queimado???

No fundo tocava essa música?

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=8D-D3YxCmC8&feature=related]YouTube - jackass theme song (short)[/ame]

Usuário Avatar de J Pinho
    Entrada
    28/04/2006
    Local
    João Pessoa/PB
    Citação Postado originalmente por leocarioca Ver Post
    Amigos do fórum, apesar de estar no terceiro veículo automático, antes dessa limited 2000, tive uma sw4 98 e uma limited 96, sempre tive uma dúvida não sanada que só lembrava quando pegava estrada , oq faço no máximo 2 vezes ao ano, mas tinha medo de testar, porém como devo viajar nesse final de semana resolví tirar essa dúvida.
    Como sempre recorri ao fórum que sempre me ajuda muito, mas dessa vez nada encontrei, então resolvi testar na prática.......foi uma atitude idiota, eu deveria ter perguntado aqui antes, mas agora já era.
    Pois bem, estava na avenida automóvel club, que tem uma reta grande, estava a uns 100 km/h e reduzi a marcha de "D" para "1", achando que o carro reduziria como em um mecânico de "5" para "4", oq até aconteceu, mas depois de longos 2 segundos (tempo insuficiente tendo em vista que essa redução teria como objetivo por exemplo fazer uma curva mais fechada sem pisar no freio, e em 2 segundos a 100 km/h eu passaria reto), e testei ainda passando do "D" para o "2", e aconteceu a mesma coisa só que com uma redução mais brusca obviamente. O fato é que depois disso o carro ficou com um odor de embreagem queimada, o que pode ter acontecido?
    Leo carioca e all,

O costume do brasileiro com veiculos automaticos nao é grande, o que sempre leva a situaçoes no minimo curiosas;
    Ja vi gente sair na sinaleira e apertar o pe no freio pensando ser a embreagem para passar a segunda marcha. Ja vi motorista suando sem conseguir tirar a chave da igniçao; Ja vi motorista sem conseguir sair no veiculo pois nao tinha colocado o pe no freio e nao conseguia engatar "D".
    Ja vi criança danar a cabeça no vidro pois o motorista colocou em P com o veiculo em movimento.

E ja passei algumas situaçoes curiosas:
    No veiculo da patroa, uma TR4 automatica ao sair da revisao direto para estrada, nao percebi que haviam colocado aquele filme para proteger direçao e alavanca da marcha. No calor, o filme encolheu e apertou o botao que libera a alavanca e quando fui colocar em movimento o veiculo em N pois havia um congestionamento a frente, a alavanca foi direto para R. Senti o veiculo reagir como se tivesse puxado o freio de mao, com cantada de pneu e tudo. Conclusao, é lenda que se colocar em re quebra tudo. Nao houve nenhum dano.
    Quanto ao uso das marchas, pela descriçao feita pelo Leo, de que passando de D para 1 reduziria de 5 para 4, provavelmente é mais uma informaçao leiga de que 1 equivale a saltar uma marcha e 2, duas marchas. 1 equivale a primeira, 2 equivale a segunda e se na estrada voce descer de D para 2 ou direto para 1 dependendo da velocidade as engrenagens so acoplaram quando das velocidades compativeis.
    Quanto ao odor de embreagem queimada, isto é impossivel em caixas automaticas. primeiro por que nao ha embreagem a seco e externa a caixa, que é completamente lacrada. segundo por que o conversor nao tem papel de embreagem e sim de torque e funciona unicamente com o efeito da rotaçao do motor e da pressao do oleo. para que o oleo deteriorasse ao ponto de feder a queimado fora do carro nada mais estaria funcionando.
    Uso constantemente a alavanca para cambiar para 2 e as vezes até para 1 principalmente em ladeira mais ingremes subindo ou descendo sem qualquer problema.

Abraços a todos

Entrada
    09/02/2009
    Local
    Bauru/SP
    Citação Postado originalmente por J Pinho Ver Post
    E ja passei algumas situaçoes curiosas:
    No veiculo da patroa, uma TR4 automatica ao sair da revisao direto para estrada, nao percebi que haviam colocado aquele filme para proteger direçao e alavanca da marcha. No calor, o filme encolheu e apertou o botao que libera a alavanca e quando fui colocar em movimento o veiculo em N pois havia um congestionamento a frente, a alavanca foi direto para R. Senti o veiculo reagir como se tivesse puxado o freio de mao, com cantada de pneu e tudo. Conclusao, é lenda que se colocar em re quebra tudo. Nao houve nenhum dano.
    Espera um pouco, não é bem por aí não ! Vc danifica sim, não de uma vez mas danifica ! Garanto que ficou sequelas.
    Por exemplo só nessa "engatadinha" de ré a toa, vc forçou o conversor de torque, o disco da ré, deu um puta tranco na caixa de transferência, cardã, cruzetas, pinhão, coroa e finalmente pontas de eixo desnecessariamente, já que como vc disse "com cantada de pneu e tudo".
    Espero que não faça disto uma rotina, se não vai ter que por a mão no bolso...

Quanto ao odor de embreagem queimada, isto é impossivel em caixas automaticas. primeiro por que nao ha embreagem a seco e externa a caixa, que é completamente lacrada. segundo por que o conversor nao tem papel de embreagem e sim de torque e funciona unicamente com o efeito da rotaçao do motor e da pressao do oleo. para que o oleo deteriorasse ao ponto de feder a queimado fora do carro nada mais estaria funcionando.
    Uso constantemente a alavanca para cambiar para 2 e as vezes até para 1 principalmente em ladeira mais ingremes subindo ou descendo sem qualquer problema.

Abraços a todos
    Oleo sob pressão trabalha a temperaturas altas, se não para que colocar um radiador de oleo só para o cãmbio ?
    Fazendo uma barbeiragem, vc eleva a temperatura ao extremo e vai cheirar queimado sim, só que não é só o óleo que vai fritar, os discos também vão !

Até mais
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de J Pinho
    Entrada
    28/04/2006
    Local
    João Pessoa/PB
    Citação Postado originalmente por Juliano Nitsch Ver Post
    Espera um pouco, não é bem por aí não ! Vc danifica sim, não de uma vez mas danifica ! Garanto que ficou sequelas.
    Por exemplo só nessa "engatadinha" de ré a toa, vc forçou o conversor de torque, o disco da ré, deu um puta tranco na caixa de transferência, cardã, cruzetas, pinhão, coroa e finalmente pontas de eixo desnecessariamente, já que como vc disse "com cantada de pneu e tudo".
    Espero que não faça disto uma rotina, se não vai ter que por a mão no bolso...

Oleo sob pressão trabalha a temperaturas altas, se não para que colocar um radiador de oleo só para o cãmbio ?
    Fazendo uma barbeiragem, vc eleva a temperatura ao extremo e vai cheirar queimado sim, só que não é só o óleo que vai fritar, os discos também vão !

Até mais
    Juliano, acho que não fui muito claro com a intenção do meu comentário.
    NÃO ESTOU INCENTIVANDO ESTE PROCEDIMENTO.
    Estou apenas dismitificando algumas impressões sobre sistema de transmissão automáticos, pois possuo veículos assim desde 1986, época em que não era comum no Brasil, alem de TJ enquanto nos eeuu. Hoje convivo com Honda civic, Jeep XJ e ZJ, TR4 todos em casa.
    Jamais usaria procedimentos que comentei, mas eles ocorreram e não quebraram nada no veiculo e isto há mais de 20000 km.
    É claro que qualquer força acionada em tração ou redução da roda para o motor e do motor para a roda força todos os componentes.
    O que quero mostrar é que estes sistemas não são frágeis como ouvimos comentários a respeito.
    Quanto ao comentário do óleo você confirma o que informei: quando fede já estragou. E não é com uma simples redução que o óleo vai chegar a altas temperasturas.
    O Cheiro de queimado so ocorre quando o disco queima (literalmente). A cor normal do disco é marrom e quando queima fica preto.
    A barbeiragem realmente precisa ser feita por uma anta ou aq queima ocorrer por uma falha mecânica ou eletrônica como por exemplo falha em um solenóide.
    Espero ter esclarecido minhas intenções.

Abraços

Entrada
    09/02/2009
    Local
    Bauru/SP
    Juliano, acho que não fui muito claro com a intenção do meu comentário.
    NÃO ESTOU INCENTIVANDO ESTE PROCEDIMENTO.
    Estou apenas dismitificando algumas impressões sobre sistema de transmissão automáticos, pois possuo veículos assim desde 1986, época em que não era comum no Brasil, alem de TJ enquanto nos eeuu. Hoje convivo com Honda civic, Jeep XJ e ZJ, TR4 todos em casa.
    Jamais usaria procedimentos que comentei, mas eles ocorreram e não quebraram nada no veiculo e isto há mais de 20000 km.
    É claro que qualquer força acionada em tração ou redução da roda para o motor e do motor para a roda força todos os componentes.
    O que quero mostrar é que estes sistemas não são frágeis como ouvimos comentários a respeito.
    Quanto ao comentário do óleo você confirma o que informei: quando fede já estragou. E não é com uma simples redução que o óleo vai chegar a altas temperasturas.
    O Cheiro de queimado so ocorre quando o disco queima (literalmente). A cor normal do disco é marrom e quando queima fica preto.
    A barbeiragem realmente precisa ser feita por uma anta ou aq queima ocorrer por uma falha mecânica ou eletrônica como por exemplo falha em um solenóide.
    Espero ter esclarecido minhas intenções.

Abraços
    Ok, tudo entendido e esclarecido !
    Estes sistemas não são nem um pouco frageis, mas exigem cuidados.

Até mais

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem