X3 :mrgreen:
Versão Imprimível
Já disseram que há outros tópicos em que essa pergunta foi debatida, mas a maior vantagem, como vocês estão carecas de saber, é o torque alto a baixas rotações (coisa que o motor a gasolina não tem).
A segunda é a autonomia. Dá para encher o tanque em um posto de confiança, ir para uma trilha a 100 ou 200 km, voltar, e ter combustível no tanque. Impossível fazer isso com um motor a gasolina.
A terceira é a durabilidade do motor, principalmente se não for eletrônico.
Mas se insistirem que é burrice ter motor a diesel, me desculpem, mas continuarei sendo uma besta quadrada :mrgreen:
Outra vantagem do motor diesel em relação ao gasolina para trilhas especificamente:
SÓ PRECISA DE SNORKEL, MAIS NADA!
Motor gasolina tem que meter graxa, isolar, meter panela de pressão, rezar, jogar talco o iscambal e mesmo assim volta e meia fica falhando quando passa dentro de um rio ou alagado mais profundo.
Rodrigo, não esqueça que tem gente que tb faz trilha e não fica só subindo com o jipe em pedra feito lagartixa. :twisted:
POAMNPAP.:mrgreen:
Motor diesel - Faixa de utilização de giros? 2000rpm no máximo... Motor gasolina - 6000rpm.
Torque - Pra que se eu posso reduzir? E pera aí: Tem motor a gasolina com mais torque que diesel. Minha cherokee tem o mesmo torque que um 2.8 diesel.
Eu não sei se já conhecem os novos distribuidores e cabos de velas que não tem problemas com água. Foram lançados a uns 10 anos já. Não estamos falando de fiat 147 aqui, né?
200km com um tanque? Minha cheroka faz 300 fácil com trilha incluso e olha que ela leva pneus 37, gaiola e equipamentos.
Se for pra expedição, ok. Entendo... Entendo até a existência da 110, mas quando chegar a hora de fazer o pneu girar rápido eu duvido que o diesel supere a gasolina.
abs
Então. O carro a gasolina precisa de um giro 3 vezes maior para atingir o torque máximo (haja gasolina!!). Já o com motor a diesel não. Isso é uma vantagem inegável.
E torque nunca é demais. Imagina um motor a diesel com uma excelente reduzida, como aquela Atlas que você tem no Caveirão :concordo:.
Um bom motor a gasolina faz em torno de 5 ou 6 Km por litro. Se formos incluir uma trilha, com acelerações para se chegar a 5.000 giros para atingir o torque máximo, o consumo vai lá em cima. Vamos supor um tanque de 60 litros (como o do meu jipe). A autonomia a gasolina seria de uns 300 a 360 Km, sem fazer a trilha. Com a trilha a autonomia iria para uns 250 km. Com um motor a diesel, sem contar a trilha, a autonomia seria de no mínimo 600 km. Com a trilha a autonomia seria de, no mínimo, uns 500 km. Isto é, tenho autonomia para ir a uma trilha de 250 Km de distância sem me preocupar com abastecimento. No seu caso, a trilha não poderia ficar acima de 150 km de distância. Ou seja: com carro a gasolina você terá que abastecer em um posto que vende combustível de procedência duvidosa, se quiser fazer uma trilha um pouco mais distante. Outra vantagem inegável.
Agora giro rápido é uma vantagem induvidável do motor a gasolina, mas na lista de atributos essenciais a um jipe, esse não estaria entre os 10 primeiros, na minha opinião.
Mas se for para chegar rápido no shopping, vou com o carro a gasolina da minha mulher... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
:pipoca: :pipoca: :pipoca:
Vamos voltar à falar do Wrangler Diesel pq esse papo de gasXdiesel não tem fim, e já tem topico específico.
será que o wrangler diesel vai vir ao brasil com o motor 2.7 de 5 cilindros, o 3.0 v6 ou o vm motori 2.8 de 4 cilindros? ou eventualmente algum 3.0 da iveco...............
2.7 - tem a vantagem da facilidade de reposição de peças e assistência técnica, alem de estar "no ponto" para enfrentar o diesel brasileiro... se o wrangler diesel por acaso for nacionalizado ou vier do egito, o que eu acho pouco provável, duvido que venha outro motor...
3.0 v6 - o mesmo do grand cherokee euro-spec e da mercedes ml320cdi, provavelmente acabe sendo mais fácil de ser acomodado no wrangler com o mínimo de alterações estruturais caso venha da áustria como as grand cherokee, ou dos estados unidos como a ml, ou mesmo do méxico...
2.8 - não acredito que esse motor fosse viável para ser oferecido no mercado brasileiro por conta da logística para reposição de peças...
em função da aquisição da chrysler pela fiat, eu não duvidaria caso o wrangler aparecesse com motor 3.0 da iveco, eventualmente montado (ckd) em campo largo-pr...
não tenho certeza, mas acho que o wrangler diesel não virá mesmo com o 2.7... até o j8 (versão militar do wrangler unlimited) ja está saindo com o 2.8 da vm motori... http://www.jeep.co.za/Military/featu...nce/index.html
Pessoal, o Wrangler diesel tem há anos na Europa, certamente não irão adaptar outro motor nessa geração. A Chrysler tem, já há algum tempo, um modelo novo do Wrangler no forno, talvez para 2011 ou 2012. Por fim, o motor Phoenix é muito bom - eu gostaria muito do Wrangler com esse motor, mas deve demorar um pouco - a Cherokee virá equipada com esse motor no novo modelo, Wrangler não antes do próximo ano. Por fim, essa discussão diesel versus gasolina... No Brasil os utilitários são muito apreciados com gasolina, na Europa também, mas lá tem o diesel limpo - se algum dia esse chegar aqui, porque o nosso "limpo" só diminuiu o enxofre, emite milhares de vezes mais particulados (metais pesados inclusive) do que o europeu. Além do que o gasolina é mais silencioso - e fazer trilha em silêncio é uma experiência muito legal - o Wrangler foi feito para isso, com aquele teto removível. Minha opinião, sem criar polêmicas...
Apenas um comentário, também sem a menor pretensão de criar polêmica... Esta categoria abrangendo Jeep inclui o Wrangler, mas.. não seria mais apropriado o Wrangler estar na categoria junto com os Cjs, Yjs, etc..? Apenas uma sugestão, uma vez que o Wrangler possui eixo rígido na frente, possui uma relação histórica com os Jeeps originais.
será que, em função da crise, não seria uma previsão otimista demais uma nova geração do wrangler em menos de 5 anos? a não ser que sofra downsizing, o que eu acho pouco provável, eventualmente demore mais tempo para chegar uma nova geração do wrangler...
mas aquele ronco de caminhão que os motores a diesel mais pesados costumam ter é show... embora com o desenvolvimento dos motores a diesel leves, do qual nós fomos distanciados por conta de uma legislação ridícula, o funcionamento deles tem ficado mais adequado aos parâmetros de conforto que alguns usuários preferem...