estou com uma dúvida e preciso esclarecer um ponto.
Troquei há algumas semanas os 4 amortecedores da Cherokee Sport 98, tendo colocado os Sensa Trac. Bom, nesse fim de semana ao passar por um quebra-molas o amortecedor traseiro esquerdo se soltou da parte superior. Um dos parafusos que prende na carroceria espanou e foi embora.
Procurando entender a razão disso, verifiquei que nas molas trazeiras há 2 calços inseridos e como comprei o carro usado e há pouco tempo fiquei sem saber se são originais ou não. Alguém poderia me responder?
Creio que não sejam pois os amortedores tem trabalhado quase inteiro abertos com o carro em posição plana e vazio. Restando muito pouco curso para que ele trabalhe.
A primeira solução que me apareceu foi pedir a um torneiro para fazer um calço que se encaixe na parte da carroceria onde são aparafusados os amortecedores. Ganhando com isso um pouco mais de curso.
Que me dizem?
Quanto aos amortecedores da frente eles estão com bem mais curso do que os traseiros e a princípio não me parece necessário tomar a mesma medida.
Creio que não sejam pois os amortedores tem trabalhado quase inteiro abertos com o carro em posição plana e vazio. Restando muito pouco curso para que ele trabalhe.
Sua resposta está aí... Olhe outros carros iguais ao seu e compare as diferenças. Saberá o que está faltando.
Ola!
Muinto porovável que seu jeep éra equipado com GNV e quando venderam retirama o kit e não retiraam os calços.
Acredito que a trazeira deva estar mais alta.
Retire o calço e nao precisa fazer alongador para os amortecedores.
O carro tem sim GNV e me sugeriram ao invés de aumentar o curso desse SensaTrac utilizar os amortecedores da Blazer. Alguém sabe me dizer se funcionam bem? são Plug and Play?
Se o tamanho do pneu que vc está usando for original (235x75x15), eu recomendo que vc tire esse calço e coloque uma lâmina a mais no feixe para suportar o peso extra do GNV.
Amortecedor de Blazer pode até ser que sirva, mas duvido que fique bom.
Qualquer casa de molas vc acha... Só dizer que quer mais uma lâmina por causa do gás que acredito saberem fazer o serviço. De qualquer forma, a lâmina extra geralmente bem no meio das 4. Duas pra cima, duas pra baixo.
O calço que está no teu jipe não existe no carro original.
Abs
Obs: Não arqueie a mola. Somente coloque mais uma da mesma largura e espessura. O comprimento é intermediário entre a superior e a inferior.
Tive hoje em um moleiro e a situação ficou a seguinte:
Com os calços o carro parece estar bem "nivelado" entre a frente a traseira. O sujeito acha que se tirarmos os calços o carro vai ficar bem caído pra parte traseira.
Sobre adicionar uma lâmina o sujeito acha que vai ficar duro pra meirréles e me desaconselhou.
A alternativa oferecida (achei bastante tacanha e perigosa) foi levantar o pino fixador da parte de baixo de onde pega o amortecedor. O que envolveria cortes, soldas e talvez um pouco de cuspe. Não gostei dessa.
Restou-me portanto por enquanto 2 alternativas e compartilho com os mais experientes para saber que decisão tomar. Ambas mantêm os calços por conta do peso do cilindro na mala.
1. No Torneiro: criar uma peça que pegue na carroceria (parte superior onde fica preso o amortecedor) a fim de aumentar o curso do mesmo. Mantendo assim os Monroe Sensa Trac originais para Cherokee.
2. Utilizar os amortecedores da Blazer que ao que foi dito aumentam o curso em 2".
Se com o calço tá nivelado, então tem alguma coisa errada, porque não era para estar.
Antes de dar alguma sugestão, me diz:
1) Qual o tamanho dos pneus que estão na XJ ?
2) Tem algum calço nas molas dianteiras ?
3) Qual a utilização da sua XJ ???
Agora, por partes:
Adicionar uma lâmina não vai deixar a suspensão tão dura assim como o moleiro falou, a menos que ele adicione uma lâmina e arquei as demais, aí sim é fazer merda. Pode colocar uma lâmina a mais no feixe traseiro sem problemas conforme já foi dito, porque isso é normal de ser feito nas XJ com GNV.
Quanto a sugestão do torneiro, isso não vai aumentar o curso do amortecedor, na realidade vai limitar o curso para não causar quebra quando ele abrir até o final.
Sobre usar amortecedores da Blazer, que eu me lembre nunca vi XJ com amortecedor de Blazer, mas como eu já tive Blazer (e a estabilidade é um lixo) acho que não vai ficar bom, porque não é só o curso do amortecedor que deve ser considerado na hora de escolher qual usar, tem vários outros fatores que influenciam e é aí que a coisa pode pegar. Se for prá usar amortecedor com curso maior, sugiro os da Procomp, Rancho, Skyjacker, Rubicon Express ou qualquer outro que tenha as especificações corretas para a Xj com lift.