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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    02/01/2009
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    Motor V8 trabalhando como V4 = Menos consumo?




    Boa tarde,

    Este é meu primeiro post neste fórum, sou grande fan daqui! Parabéns a todos pelo excelente trabalho.


    Minha duvida (ou "provocação" no bom sentido) é:

    È possível reduzir reduzir o consumo de combustível da Gran Cherokee V8, desligando 4 de seus 8 cilindros?


    Pelo que me parece as Cherokees tem força de sobra e apesar de serem relativamente pesadas nem sempre utilizam de toda sua força bruta. Por esse motivo penso que se usarmos álcool no lugar da gasolina e instalarmos uma chave manual que liga ou desliga 4 de seus cilindros, conseguiria-mos um maior rendimento no que diz respeito a consumo.


    Será possível?

  • #2
    Usuário Avatar de Naldinho.4x4.Habeck
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    08/12/2008
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    imax, desculpe me intrometer em seu topico, pois nao tenho esperiencia com V8...

    mas, me sinto no direito de falar...
    Cara, não faça isso, mesmo que seja possivel, é um V8...

    se conselho fosse bom, ninguem dava! venderia... mais aí está o meu!!!

    feliz 2009.

  • #3
    Eu concordo que o veiculo gaste bastante, mas pelo amor de Deus, como um carro vai trabalhar com apenas metade de seus cilindros funcionando...Ñão é funcional, vai ficar pessimo, tente vc desconectar apenas dois cabos de vela e veja como vai ficar o funcionamento do motor, e depois imagine 4...Acho que o motor nem funcione...
    Tente colocar GNV para ver se diminui os gastos, ou faça como eu, deixe a cherokee parada em casa, assim não gasta nada...


    Abraços...

  • #4
    Já existe tal artifício. Porém, obviamente com gerenciamento eletrônico.


    SNME na própria linha Dodge.


    P.S.: Os Focus Zetec até 2003 também desligam alternadamente o funcionamento dos cilindros mas por outra razão (arrefecimento de emergência).

  • #5

  • #6
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    02/01/2009
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    Umberto,

    Muito interessante esse sistema MDS, seria perfeito se existisse um kit desses para instalarmos nas Cherokee mas antigas.

    Em todo caso, isso prova que é possível, resta agora saber se a complexidade desse sistema está, na automação do simples ato de ativar e desativar a injeção de combustível para estes cilindros, de acordo com a demanda de uso, ou se ela vai muito além de forma a impossibilitar uma versão tupiniquim manual.

  • #7
    Ola amigo

    Acho que o melhor mesmo é voce fazer 1 das 2:

    1 - Vender o cherokee e comprar um 4x4 diesel ou montar uma com motor diesel NOVO

    2 - Manter a cherokee e comprar um carro pro dia a dia.

    Não deve existir kits que tornem o que vc quer possivel atualmente. Mas sim, isso a DODGE ja faz e inclusive em alguns carros da JEEP (por enquanto acho que só em carros conceito).
    Freelander 2 2012 SE Diesel
    Ex-Pajero Dakar 2013 3.2 Diesel 4x4/Ex-S10 Executive 2011 MWM 2.8 4x4 (PT)/Ex-Troller 2008 (furtado) / Ex-Hilux CD 99 4x4

  • #8
    Usuário Avatar de raven
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    27/03/2008
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    Preciso de ajuda.....

    Tenho uma cherokee sport 98 ( ainda bem que não é V8 ) que está acabando com as minhas economias. Toda semana pra abastecer o tanque com gasosa vai mais de 160 pilas.
    É que como eu moro a 50 metros da praia tenho uma reserva de hidrogênio que vai até a África. Gostaria de saber se alguém ja está usando este tipo de combustível no 6 cilindros da cherokee. Ouvi dizer que precisa trocar a bomba por causa do sal. Será que vale a pena??????

    Pessoal me desculpem a brincadeira mas esse tópico já virou piada faz tempo.

    Abraços

  • #9
    Usuário Avatar de Overland
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    18/07/2005
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    Citação Postado originalmente por heartland Ver Post
    Não deve existir kits que tornem o que vc quer possivel atualmente. Mas sim, isso a DODGE ja faz e inclusive em alguns carros da JEEP (por enquanto acho que só em carros conceito).
    Todos os motores Hemi da Chrysler, atualmente, tem o sistema que desativa 4 cilindros do motor, desde que, o veículo esteja trafegando em terreno plano e velocidade constante. Isso inclui os motores 5.7 e 6.1 que equipam o Jeep Grand Cherokee, Chrysler 300C, Dodge Charger, Dodge Durango, Dodge Ram 1500/2500/3500 e Dodge Magnum.

    Esse sistema já é antigo, a GM que criou (não foi a Mercedes), no início da década de 80, mas não funcionou muito bem e foi abandonado, pois só dava problemas. Tal recurso voltou a ser usado no início deste século em veículos Chrysler e GM.

    Nos motores novos com esse sistema, houve um retrabalho no comando de válvulas e acionamentos para reduzir o atrito e inércia, o sistema possui um bloqueio nos tuchos de válvula apenas, que impede a abertura das válvulas de 4 cilindros e um circuito duplo de óleo que mantem os cilindros "arrastados" lubrificados quando desativados. Os motores possuem todos 2 velas por cilindro para otimizar ao máximo a queima e obrigatoriamente tem de usar óleo 5W20. Segundo a Chrysler, com o recurso MDS, o consumo fica equivalente ao de um motor V6. O sistema altera a configuração de 8 para 4 cilindros em 0,04 segundos. O sistema não funciona em velocidades superiores a 65 ou 70mph.

    Só por curiosidade segue abaixo a porcentagem de utilização de motores Hemi atuais por veículos da Chrysler em cada modelo (apenas 19% das Grand Cherokee produzidas possuem motor Hemi V8).

    Chrysler 300C - 42%
    Dodge Charger - 67%
    Dodge Durango - 52%
    Dodge Ram 1500 - 49%
    Dodge Ram 2500/3500 - 14%
    Dodge Magnum - 46%
    Jeep Grand Cherokee - 19%

    []'s
    []'s
    Kleber de Mello - Nissan XTerra SE 2.8 2005
    ex-Jeep Militar 1961 3.6 (Ford E-Max) / ex-Jeep Grand Cherokee Limited LX 5.9 V8 1998

  • #10
    Usuário Avatar de murilopmoraes
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    31/08/2011
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    Ressuscitando o tópico, acho interessante lerem esta apostila sobre motores de combustão interna. Responderiam muitas perguntas que surgiram nesse tópico.
    Motores de Combustao Interna.pdf - 4shared.com - document sharing - download
    Ford Ranger XLT CD 3.0 Diesel
    Ex-Ford Ranger XLT 14X CE 4.0 V6 Gas/GNV

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