
Postado originalmente por
velocyraptor
Olá,
Um Zj em trilhas é sempre uma boa opção. Com as necessárias modificações, ela fica sim muito competente.
Não vou entrar nos detalhes de suspensão ou acessórios, isso vai do gosto de cada um.
Quanto ao escapamento, Atente para o fato de que as Zj tem 2 sondas lambda, uma upstream (antes do catalisador) que serve para o motor se auto regular. Essa é imprescindível e não deve ser mexida.
A downstream (depois do catalisador) pode ser retirada, mas com método: ela serve para o PCM ( modulo) verificar a eficiencia do catalisador, e sua falta faz com que a luz da injeção se acenda imediatamente. O PCM faz constantes medições dos gases antes e depois do catalisador para saber se este está ok, mas só usa os dados da sonda upstream para suas regulagens.
Para se retirar com segurança a sonda downstream, usa-se um simulador que é vendido nos EUA e custa cerca de 50 dólares. Assim vc não gera codigos de falha em seu motor e pode usar um escape mais livre. Até aí...tudo ok.
Ocorre que (e veja nos foruns americanos) a retirada do catalisador, além de exigir essa manobra com o sinal da segunda sonda, não dá ao motor 1 hp a mais... além de retirar a contrapressão do escape, o que piora o consumo e o torque, que é justamente o que vc mais precisa na trilha.
Uma opção justa e boa seria verificar se o catalisador esta ruim. Se estiver, compre um tipo high flow, que ajuda o motor e não restringe em nada o escape, além de poder usar a segunda sonda sem problemas.
Vc pode deixar o resto livre, ou colocar um abafador direto, retirando a peça original que é de camaras.
Assim vc consegue ronco, contrapressão adequada, usa as 2 sondas sem ter que gastar e ainda não gera codigos de erro.
Fica a dica,
Abraços a todos,
Guilherme Nüske