x
Convex Datacenter
Página 1 de 9 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 107
    Usuário Avatar de Annecildo
    Entrada
    28/11/2007
    Agradecimentos: 0

Uso da Cherokee Sport

Pessoal,
    este é o meu primeiro acesso e me cadastrei neste site, pois andei dando umas olhadas na troca de informações entre os participantes e achei muito útil.
    Troquei um Vitara 97 que eu tinha ( e conhecia o carro todo, de uma ponta a outra) por uma Cherokee Sport 98 AUT. Estou com várias dúvidas à respeito de com utilizá-la, más irei colocar à tona essas dúvidas por parte.
    A primiera é para que serve o 4 Part-time.
    A segunda é qual a temperatura ideal do motor para que ela trabalhe.
    Vcs tem algum site onde posso encontrar peças para ela?
    Annecildo (Fortaleza/CE)
    MIT/TR4 AT
    annecildo@hotmail.com

Citação Postado originalmente por Annecildo Ver Post
    Pessoal,
    este é o meu primeiro acesso e me cadastrei neste site, pois andei dando umas olhadas na troca de informações entre os participantes e achei muito útil.
    Troquei um Vitara 97 que eu tinha ( e conhecia o carro todo, de uma ponta a outra) por uma Cherokee Sport 98 AUT. Estou com várias dúvidas à respeito de com utilizá-la, más irei colocar à tona essas dúvidas por parte.
    Boa noite Annecildo,

Primeiramente bem vindo ao forum e ao mundo das XJ´s.
    Meu primeiro carro foi um vitara 92. Peguei ele em 98 com 36.000km. O carro era da minha mãe e estava impecável. Gostei muito do carro.
    Também tenho uma cherokee 98 auto e esse carro é viciante. Um ótimo carro. Só tem que ficar ligado no momento de fazer alguma manutenção porque os mecânicos ainda acham que quem tem esse carro pagou R$ 100.000,00 em um zero.

Primeiramente te indico esse tópico para pegares algumas dicas sobre o que fazer com o carro:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=32409

A temperatura de trabalho da maioria das cherokees (xj´s) fica por volta dos 100°. No começo é um pouco estranho, mas depois a gente se acostuma.

A compra de peças pode ser feita de várias formas:
    Através de um amigo nosso do fórum chamado Nzardo. De confiança e com bons produtos.
    Você também pode procurar por peças no mercado livre ou importar direto em algum sites dos EUA.
    www.rockauto.com
    www.teamcherokee.com
    www.jeepsareus.com
    www.quadratec.com e etc

Com relação ao part time, pode ver nesse outro tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=31464

Um abraço

Talking

Annecildo,

Seja bem vindo ao forum e parabens pela excelente compra....

........de resto nosso amigo Jester ja deu as primeiras dicas....

Usuário Avatar de Annecildo
    Entrada
    28/11/2007
    Beleza de dicas...algumas coisas dessas eu já tinha visto, como óleo do motor, faróis, nível de água do radiador e palhetas. Meu problema começou quando pedi para meu mecânico fazer a limpeza do radiador. Ele tirou a peça fora para varetar pois estava muito sujo. Daí em diante não tive mais sossego com o sistema de arrecefimento deste carro. Primeiro uma das ventoinhas parou de funcionar...era só a tomada que estava ruim...esta foi trocada. Pensei que estivesse tudo OK...o indicador não chegava nem no meio do mostrador e já voltava a baixar. Até que um dia, o indicador passou do meio do mostrador...pouca coisa...más não era como vinha trabalhando anteriormente. Encostei na oficina e o pessoal começou a verificar mangueiras, nivel da água e até tiraram o regulador de pressão para saber se ele estava travando ou não. Não era ele também e hoje estou sem ele no lugar e a temperatura continua na mesma...passa um pouco do meio más não avança. Outra coisa...quando a temperatura atinge esse auge a água do reservatório ou radiador não chega a ferver. Então o mecânoco me falou que podia ser uma das ventoinhas que não estaria aumentado sua rotação afim de puxar um fluxo maior de ar para dentro do motor quando aceleramos o veículo. Inclusive me mostrou um outro carro (Hilux) que realmente quando ele acelerava o carro a ventoinha aumentava a velocidade e trazia mais ar para dentro do motor. Dessa forma teria que comprar um ventoinha nova e só encontrai na autorizada...aí já viu o precinho (R$ 1.800,00). Más o pessoal da Chraysler ainda quer da uma olhada no carro, eles desconfiam que possa ser algum sensor que esteja mostrando errado a temperatura do carro.
    PERGUNTA: Esse negócio da ventoinha trabalhar mais rápido quando o carro é acelerado é verdade? Pela experiência de vcs o que acham que poderia ser?
    Annecildo (Fortaleza/CE)
    MIT/TR4 AT
    annecildo@hotmail.com

Beleza de dicas...algumas coisas dessas eu já tinha visto, como óleo do motor, faróis, nível de água do radiador e palhetas. Meu problema começou quando pedi para meu mecânico fazer a limpeza do radiador. Ele tirou a peça fora para varetar pois estava muito sujo. Daí em diante não tive mais sossego com o sistema de arrecefimento deste carro. Primeiro uma das ventoinhas parou de funcionar...era só a tomada que estava ruim...esta foi trocada. Pensei que estivesse tudo OK...o indicador não chegava nem no meio do mostrador e já voltava a baixar. Até que um dia, o indicador passou do meio do mostrador...pouca coisa...más não era como vinha trabalhando anteriormente. Encostei na oficina e o pessoal começou a verificar mangueiras, nivel da água e até tiraram o regulador de pressão para saber se ele estava travando ou não. Não era ele também e hoje estou sem ele no lugar e a temperatura continua na mesma...passa um pouco do meio más não avança. Outra coisa...quando a temperatura atinge esse auge a água do reservatório ou radiador não chega a ferver. Então o mecânoco me falou que podia ser uma das ventoinhas que não estaria aumentado sua rotação afim de puxar um fluxo maior de ar para dentro do motor quando aceleramos o veículo. Inclusive me mostrou um outro carro (Hilux) que realmente quando ele acelerava o carro a ventoinha aumentava a velocidade e trazia mais ar para dentro do motor. Dessa forma teria que comprar um ventoinha nova e só encontrai na autorizada...aí já viu o precinho (R$ 1.800,00). Más o pessoal da Chraysler ainda quer da uma olhada no carro, eles desconfiam que possa ser algum sensor que esteja mostrando errado a temperatura do carro.
    PERGUNTA: Esse negócio da ventoinha trabalhar mais rápido quando o carro é acelerado é verdade? Pela experiência de vcs o que acham que poderia ser?
    Boa tarde Annelcido,

Eu também sofri com esse negócio de temperatura. Meu carro geralmente tem ficado acima do 100°. Falam que é normal mas ele não era assim antes. Descobri que ele estava com alguns vazamentos. Mandei trocar a lateral do radiador (mesa), vou trocar a tampa do radiador, trocar o termostato por um com temperatura mais baixa, as mangueiras e etc. Ele estava com vazamento em vários lugares e creio que isso esteja influenciando nessa temperatura um pouco mais alta, apesar de quase não baixar o nível da água.

Eu não tenho certeza da ventuinha trabalhar mais rápido ou mais devagar, para mim ela trabalha da mesma forma sempre, apenas liga e desliga de acordo com a temperatura do carro. Mas nossos amigos poderão te dar uma explicação mais detalhada.
    Além disso, o pessoal aqui pode te passar onde achar a ventuinha (se realmente for o caso) a preços mais baixos. Com certeza vale a pena importar dos EUA e pagar impostos.

Um abraço

Exclamation

Annecildo,

é verdade a ventuinha principal tem a sua rotação alterada sim, ela é interligada através de um acoplamento viscoso, funciona como uma embreagem, isso tudo para paises de clima frio...aqui no Brasil, isso não presta pra nada, só da dor de cabeça..... pode ser q o seu acoplamento ja era....e uma gambi q não prejudica em nada e sai bem barato é travar ela e deixar de lado este acoplamento viscoso....

A temperatura normal de trabalho do motor é entre 95 e 103/5 graus qdo a ventuinha elétrica é acionada......

...agora conta pa nóis q sensor é esse q foi tirado ??? e q papo é esse de sensor travado ???...

A ventoinha primária é de acoplamento com líquido viscoso e é mecânica. Quando o motor está frio e vc dá a parida ela até gira, mas é em falso. Quando a temperatura do carro atinge os seus 103-105°C vc verá que ela entra e até soa diferente. E claro, se ela é mecânica e é conectada a correia do vira-brequim, o giro va depender mesmo das RPM do motor. Normal.

Quando o motor está aquecido, é normal que a temperatura no mostrador marque sempre em torno dos 100°C. Se estiver marcando abaixo disso (muito abaixo) é provável que se tenha um mal contato no conector do sensor, ou ainda ele pode estar defeituoso.

Abs.
    A secundária que é elétrica só entra quando vc liga o AC ou em situação em que o motor já está pra sobrequecer, quando a mecânica não dá mais conta.

Me parace que a Blazer ou Ranger usa o mesmo tipo de acomplamento viscoso, só resta saber qual é a temperatura desses modelos.

Usuário
    Entrada
    15/09/2007
    Local
    Igaratá/SP
    Fala Annecildo,

Bom em 1º lugar parabéns pela aquisição e seja bem vindo ao time XJ.

bom se existe uma coisa que eu manjo é de sistema de arrefecimento pois trabalho em uma auto-peças que fornece todos os sistemas possíveis e imagináveis.
    O que o Leo falou está certinho, o acoplamento do ventilador principal é por meio de acionamento viscoso (ou simplesmente visco).

segue uma breve explanação do sistema:

O visco é instalado na parte de trás do radiador. Sua maior eficiência se deve ao fato do Visco estar aproveitando a energia do eixo fazendo com que a rotação seja transferida para a embreagem viscosa do sistema. Já o funcionamento do Visco visa baixar gradativamente a temperatura do sistema.
    Adaptado à embreagem viscosa temos uma hélice, que será a maior contribuinte para o aumento do deslocamento do fluxo de ar.
    Após a troca térmica entre o ar externo e o radiador, o ar se desloca para o Visco, esse ar quente incide no bimetal fazendo com ocorra no mesmo uma deflexão. Essa deflexão fará com que o pino de controle que está ligado à mola que controla a válvula, alivie a pressão sob a válvula que está vedando a passagem de óleo, permitindo que o óleo saia do reservatório e migre para a câmara de trabalho onde está o disco primário.
    À medida que a temperatura do ar que vem do radiador se eleva ocorre gradativamente o movimento de abertura da válvula, fazendo com que seja admitido mais e mais óleo, até que este ocupe por completo todas as trilhas do disco primário, resultando no acoplamento do Sistema Viscoso. Chamamos esta operação de Acoplamento do Sistema, pois devido à alta viscosidade do óleo, o mesmo passa a desempenhar a função de um conjunto unitário. O Visco aumentará o fluxo de ar do radiador, proporcionando um maior arrefecimento, fazendo com que o motor trabalhe em uma faixa de temperatura segura.
    Quando o sistema está totalmente acoplado a rotação do ventilador é exatamente a mesma do motor, que quando não acoplado a rotação trabalha em uma escala de redução por exemplo 1:5. Significa que se o motor está em 2000rpm o visco e ventilador estarão em 400rpm.

De qualquer maneira procure ver os pontos relacionados pelo Leo, pois mesmo que o visco apresente algum problema no bimetal ou no pino de controle, a oscilação da temperatura não deveria ser tão grande como você menciona.... mas agente nunca se sabe....

Cláudio, muito boa a sua explicação.

Já que vc trabalha com isso, veja pra nós um visco que de uma veículo nacional que serviria na XJ, mas que a temperatura de acoplagem fosse de 90°C.
    Sacou a minha idéia ? Reduzir a temperatura de trabalho da XJ....

Abs.

Usuário
    Entrada
    15/09/2007
    Local
    Igaratá/SP
    Leo,
    o buraco é mais embaixo....
    quando um motor é projetado, tudo é feito em cima da rejeição térmica do mesmo, ou seja, quanto mais o motor rejeita calor mais eficiente precisa ser o sistema de arrefecimento e o contrário tbm é verdadeiro.

Bom em cima da rejeição térmica, o radiador de água, e de ar (o famoso CAC) são projetados. O próximo passo é pensar no ventilador. Diâmetro, posição da pa, angulo de inclinação,etc. Nisto é projetado o visco e o fator de escala é definido para sabermos o quanto o ventilador precisa "puxar" o ar de fora do veículo.

Ao final de tudo, se a temperatura de trabalho do motor no projeto é definido em 95°C por exemplo, pode ter certeza que todos os componentes acima são dimensionados para manter a temp. do motor nesta faixa.

Um motor de alta performance trabalha com altas temperaturas, por isso as XJ chegam até 98°C. Um sistema de arrefecimento eficiente tem que manter essa temperatura de trabalho assim que a mesa é atingida... sem oscilação pra mais e muito menos para menos....
    bom agora vamos para prática... o motor da XJ é de alta performance... certo? todo o sist. de arrefecimento foi projetado para trocar todo o calor rejeitado pelo motor. O visco quando esta totalmente acoplado vai proporcionar a performance máxima do ventilador... ou seja, se trocarmos o visco nada vai mudar, pois ele já está no rpm do motor e depois disso nada mais pode fazer. Para baixar mais a temperatura seria necessário alterar o ventilador para que de acordo com a quantidade de pas, e angulo... fosse capaz de "puxar" mais ar aumentando o fluxo, logo trocando mais calor e diminuindo a temp. de trabalho do motor.... mas isso seria um projeto com testes de performance, durabilidade e tudo mais.
    além disso quando você altera o ventilador vc altera diretamente o fluxo de ar, e isso pode acarretar tem recirculação de ar ao entorno do motor, ou seja, o ar quente que deveria escoar pelas frestas do cockpit podem voltar para frente do radiador e o ventilador voltar a puxar ar quente por dentro do radiador de ar e agua.... isso é o que chamamos de CFD (Computational Fluid Dynamics)

Grande Cláudio,

Eu não quis complicar com a minha pergunta....hehehe.
    Eu sei de todos esses pontos, mas foi bom vc mencionar pq o pessoal aqui que nos lê pode mesmo achar que essa alteração seria plug n' play, o que não é verdade.
    Com certeza o motor da XJ é de alta performance, mas curva de trabalho dele, bem como o sistema de arrefecimento e até o desenho do cofre do motor foram projetados para o clima america que é muito mais ameno que o nosso.
    Por isso enfrentamos diariamente a sensação de que o carro está esquentando d+ e na verdade não está.
    Como existem XJs pelo mundo todo, comecei uma cruzada em busca de colher informação de como as XJs se comportam em países como Austrália, Africa do Sul e até nos EUA, mas em lugares como o Arizona e California que são mais quentes que a média. Em todos esses lugares o caras sofrem tanto quanto nós por aqui.
    E descobri que muitas gambiarras são feitas por aí....A minha idéia seria resolver esse problema, mas de uma forma o "mais original" possível, entendeu ? E sem gambiarra claro.
    Consegui até com um cara da África do Sul que fez algo parecido e está operando com a XJ a 90°C, umas curvas de performance onde ele testou a XJ dele em um dinamômetro e por incrível que pareça o desempenho ficou melhor. Tudo bem que a modificação que ele fez não é das melhores, mas o fato é que depois de tudo que juntei por aqui acho que a idéia de se rodar por aqui a 90°C é uma boa.
    É claro, as pás talvés tenham que ser alteradas, válvula termostática e uma série de coisas.....mas o ponto de partida desse experimento seria achar um visco compatível com essa idéia, sacou ? Não descartei a hipótese de usar uma ventoinha elétrica tbém, mas até agora nenhum modelo das ventoinhas que tenho visto me agradou..

Abs.

Pessoal,

Annecildo, primeiramente parabéns pela aquisição e bem vindo.....

Cuidado na troca do filtro de óleo. Pede pelo amor de Deus para o abençoado do cara que trocar tomar cuidado para não quebrar o sensor do óleo, que fica ali bem próximo....

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Peças Jeep 4.0 (Cherokee Sport, Grand Cherokee e Wrangler)
      Por geezer no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 27
      Última resposta: 17/02/2009, 22:34
    2. diferenca cherokee sport X grand cherokee laredo ou limited
      Por davidss6 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 5
      Última resposta: 14/01/2008, 23:55

Permissões de Postagem