a Temperatura normal de trabalho é 100ºC mesmo!! Em geral, ela oscila entre uma marca antes dos 100 (quando se roda em velocidade maior) e uma depois (Quando se está no transito). Quando chega na primeira marca depois dos 100, ele liga o ventilador elétrico até voltar próximo dos 100.
A curiosidade é que a temperatura de ebolição da água é de 100ºC, mas isso não deve ocorrer devido ao líquido de arreferimento que misturamos com a água do sistema.
A agua nao ferve pq esta sob pressao, soh isso, qualquer sistema sob pressao tem seu ponto de ebulicao elevado!! Falou, sem magica, eh soh ciencia mesmo!!
KKKKKK, Faz tempo q nunca fui bem nessa matéria isso é verdade, mas que eu lembre é ter escrito que a água ferve depois de 100 graus ou seja com mais de 100, para ser exato é 110 graus, é isso né cientistas e demais estudiosos??
Então, vejamos, mesmo no sistema selado a água precisa mudar de líquido para o gazoso para então, por pressão, fazer funcionar a tampa do radiador e permitir a troca do vapor quente pela água líquida e fria do reservatório de espansão, não? Esse vapor quando entra no reservatório muda de estado e volta a ser líquida. Claro nesse exato ponto as ventuinhas eletromagnéticas entram na dança puxando ar de fora para dentro do cofre do motor, né não?
E ai, para alivio de todos o ponteirinho que marca a temperatura deixa de subir, né não?
Puxa cansei de tanto pensar, espero ter acertado. Que nota tirei????
Badia
Postado originalmente por Fernando Magalhaes
A agua nao ferve pq esta sob pressao, soh isso, qualquer sistema sob pressao tem seu ponto de ebulicao elevado!! Falou, sem magica, eh soh ciencia mesmo!!
kkkkkk, Faz Tempo Q Nunca Fui Bem Nessa Matéria Isso é Verdade, Mas Que Eu Lembre é Ter Escrito Que A água Ferve Depois De 100 Graus Ou Seja Com Mais De 100, Para Ser Exato é 110 Graus, é Isso Né Cientistas E Demais Estudiosos??
Então, Vejamos, Mesmo No Sistema Selado A água Precisa Mudar De Líquido Para O Gazoso Para Então, Por Pressão, Fazer Funcionar A Tampa Do Radiador E Permitir A Troca Do Vapor Quente Pela água Líquida E Fria Do Reservatório De Espansão, Não? Esse Vapor Quando Entra No Reservatório Muda De Estado E Volta A Ser Líquida. Claro Nesse Exato Ponto As Ventuinhas Eletromagnéticas Entram Na Dança Puxando Ar De Fora Para Dentro Do Cofre Do Motor, Né Não?
E Ai, Para Alivio De Todos O Ponteirinho Que Marca A Temperatura Deixa De Subir, Né Não?
Puxa Cansei De Tanto Pensar, Espero Ter Acertado. Que Nota Tirei????
Badia
P/ Badia P/ Mim Vc Tirou 10 ! Ja Vi Outros Comentarios Seus Por Ai ! Vc Pode Me Responder Em Portugues Pq A Xj Demora A Trocar D Macha ?^ Ela E Agazolina Nunca Pois Gnv So Qd Esta Quente ! O Oleo Da Ca Esta Com +ou- 300 Km E O Motor Tbm ! Pq Aki Ninguem Mi Deu A Resposta So Com Lero Lero ! Eu Sou Novo Na Xj ! E No Pc Tbm ! E Nao Qr Me Despor Dela Gostei Muito Dela Si Vc Pouder Me Ajudar Eu Agradeço ! Abs!!!
Cara q legal q tirei 10, só por isso vou tentar te ajudar, seguinte:
Primeiro quero que entendas que não sou técnico nem mecânico e que odeio mexer em motor, etc.etc. gosto de sentar e acelerar quer seja de 4x4 quanto de moto de trilha.
Acontece que sou experiente, kkkkkk, não velho (56 anos), diria usadinho bom e como já faço esta brincadeira a mais de 30 anos geralmente os assuntos que leio aqui já tive de enfrentá-los e sei como é dificil sem ajuda, por isso participo deste forum a exemplo da Jipenet em seu começo, mas vamos ao que interessa.
A caixa automática tem componentes mecanicos e eletro-eletronicos como deves estar ciente. Por isso quando enfrentei este problema na minha Limit V8/97 faço o que minha experiência ensinou, começo pelo mais fácil e barato: Troca de óleo e atenção 'LIMPEZA DO FILTRO", sim a caixa automática tem embreagem e ela assim como os demais componentes apresentam desgastes, limalhas etc.etc, acabam acumulando no filtro do óleo da caixa a causando um fluxo menor do óleo que é essencial para o pleno funcionamento da mesma. Na primeira vez mandei trocar apenas o óleo e não resolveu. Se não der certo, aconselho o amigo a tentar passar o carro em um scaner, se for pane eletro-eletronica deverá acusar, facilitando a substituição da peça e solução do problema. Um outro caso que me aconteceu foi na Chekaa 01, montei os 33" e no asfalto a louca ficava pulando de 2 para 3, mesmo em drive. Descobri depois de muito quebrar a cabeça, pois se hoje são muito poucos que realmente entendem, imagina a 10 anos atrás, que era uma peça que fica no sistema de acelerador, tipo um ponteiro de relógio q as vezes pifa. Outra dica que te dou, se entendes inglês, visita o tópico que postei sobre AJUDA DOS EUA|, coisa assim. São vários sites americanos de foruns como o nosso só de assuntos sobre esse tipo de problemas nas Cherokees, vale a pena. Espero ter ajudado. Posta aqui quando encontrares a solução, falou? Badia
Postado originalmente por roberto carlos e.
P/ Badia P/ Mim Vc Tirou 10 ! Ja Vi Outros Comentarios Seus Por Ai ! Vc Pode Me Responder Em Portugues Pq A Xj Demora A Trocar D Macha ?^ Ela E Agazolina Nunca Pois Gnv So Qd Esta Quente ! O Oleo Da Ca Esta Com +ou- 300 Km E O Motor Tbm ! Pq Aki Ninguem Mi Deu A Resposta So Com Lero Lero ! Eu Sou Novo Na Xj ! E No Pc Tbm ! E Nao Qr Me Despor Dela Gostei Muito Dela Si Vc Pouder Me Ajudar Eu Agradeço ! Abs!!!