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Tópico: Lavagem de motor

  • #1

    Cool Lavagem de motor




    Pessoal,

    sei que há mesmo muita controvérsia sobre este tema, e que existem defensores ferrenhos de NUNCA lavar motor, mas eu realmente preciso lavar o motor da minha XJ .

    Recentemente, a mangueira do radiador furou, e pelo circuito estar quente e pressurizado, o motor foi "lavado" de fluido de arrefecimento e ficou com aquela gosma esverdeada em todo lugar ... com a fuligem do asfalto e a poeira da terra, essa gosma virou uma craca... pouco tempo depois, foi a vez de uma mangueira da direção hidráulica abrir o bico, "lavando" o motor de fluído de direção hidráulica, fazendo uma gosma avermelhada em cima da craca de sujeira e aditivo de radiador, ... mais fuligem... mais poeira... ... well, não dá mais, tenho limpar tudo isso, até pra acompanhar se os reparos nos vazamentos foram eficientes.

    Já lavei o motor dela uma vez quando comprei e os caras meteram o WAAP motor à dentro com um troço cor de rosa em tudo... ficou zerada, mas...

    O que usar???... O que proteger???... Como proceder???

    [ ]'s
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de raven
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    Citação Postado originalmente por Darwin Ver Post
    Pessoal,

    sei que há mesmo muita controvérsia sobre este tema, e que existem defensores ferrenhos de NUNCA lavar motor, mas eu realmente preciso lavar o motor da minha XJ .

    Recentemente, a mangueira do radiador furou, e pelo circuito estar quente e pressurizado, o motor foi "lavado" de fluido de arrefecimento e ficou com aquela gosma esverdeada em todo lugar ... com a fuligem do asfalto e a poeira da terra, essa gosma virou uma craca... pouco tempo depois, foi a vez de uma mangueira da direção hidráulica abrir o bico, "lavando" o motor de fluído de direção hidráulica, fazendo uma gosma avermelhada em cima da craca de sujeira e aditivo de radiador, ... mais fuligem... mais poeira... ... well, não dá mais, tenho limpar tudo isso, até pra acompanhar se os reparos nos vazamentos foram eficientes.

    Já lavei o motor dela uma vez quando comprei e os caras meteram o WAAP motor à dentro com um troço cor de rosa em tudo... ficou zerada, mas...

    O que usar???... O que proteger???... Como proceder???

    [ ]'s
    Por acaso esse troço cor-de-rosa foi o tal de solopan ou limpa baú ? se for isso corroi e enferruja tudo.......ele é ótimo para "desengraxar" tudo até oque não deve. Cuidado!!!!

    Darwin, onde você consertou a mangueira da direção, estou com uma vazando e preciso consertar.

    Abs

  • #3
    Veio, eu lavo o motor de todos os meus carros a mais de 10 anos semanalmente.

    Nunca tive problemas de nenhuma espécie.

    As minhas cherokees já lavaram o motor com esse líquido rosa dezenas de vezes.

    O negócio é levar em um lava-jato em que os lavadores entendam de lavagem. Não basta jogar água.

    Eu sempre uso óleo pra lubrificar tudo logo em seguida. É um tipo de óleo próprio para lavagem geral.

    Pode ir sem medo.

    Abs

    EDITANDO: LAVO APENAS EM 1 LAVA JATO A MAIS DE 10 ANOS
    4X4 Brasil

  • #4
    Citação Postado originalmente por raven Ver Post
    Por acaso esse troço cor-de-rosa foi o tal de solopan ou limpa baú ? se for isso corroi e enferruja tudo.......ele é ótimo para "desengraxar" tudo até oque não deve. Cuidado!!!!

    Darwin, onde você consertou a mangueira da direção, estou com uma vazando e preciso consertar.

    Abs
    Raven,

    na real, não sei o que era não, mas de fato, limpa TUDO e aposto que limpou também o que não devia, sem falar nos ressecamentos e corrosões, motivo pelo qual minha XJ anda dando umas falhadas e preciso fazer uma manutenções nos conectores e terminais.

    Quanto a manutenção da mangueira do reservatório de fluido de direção hidráulica, na real ainda não fiz, mas irei nesta semana na AGIII pra fazer... tá vazando muuuuuuuuito e vejo que é bem na braçadeira da mangueira... de falo aqui depois os preços do que eles orçarem pra mim.

    A mangueira do radiador (a de baixo, com manta protetora) foi uma suspresa pra mim: original, R$ 136,00 na concessionária (achei por R$ 180,00 no paralelo... vai entender)!!!

    [ ]'s

  • #5
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Veio, eu lavo o motor de todos os meus carros a mais de 10 anos semanalmente.

    Nunca tive problemas de nenhuma espécie.

    As minhas cherokees já lavaram o motor com esse líquido rosa dezenas de vezes.

    O negócio é levar em um lava-jato em que os lavadores entendam de lavagem. Não basta jogar água.

    Eu sempre uso óleo pra lubrificar tudo logo em seguida. É um tipo de óleo próprio para lavagem geral.

    Pode ir sem medo.

    Abs
    Oi Samuka,

    então, já me disseram que o Óleo de Mamona resseca as borrachas e os cabos ... que o Querosene tem risco de tocar fogo no motor, ainda mais motores que trabalham tão quentes quanto os da XJ ... que o Diesel só lambuza tudo ... que o Limpa Baú dá corrosão (como também falou aqui o Raven) ... putz, parece que tudo que se usa é ruim... eu tava até pensando em usar o Sabão de Côco que a minha esposa usa pra lavar as roupinhas da minha filhota , mas é caro que só ... afinal, que óleo é esse que você usa?... gostei mesmo do resultado desse troço rosa no aspecto limpeza e acho que "esse" óleo que vc usa deve eliminar os ressecamentos/oxidação do sabão rosa!

    Quanto a saber lavar, well, vou ter que assistir uns lugares aqui perto de casa (SP, Klabin) pra ver quem faz melhor e então levar lá e pedir pra porem esse óleo aí que vc usa!

    Value !!!

    [ ]'s

  • #6
    Cara, o líquido vermelho é um desengraxante dos brabos. Fica ruim até de respirar perto dele. Por isso que limpa tudo. Pra lubrificar o motor e tudo por baixo do carro o pessoal do lava-jato que eu levo usa o protcar da shell. Um óleo próprio pra chassis e motor.

    O que vc citou como lubrificante, realmente fazem mal ao carro. Tirando o diesel que usam pra lavar, o resto é ruim mesmo.

    Procure em casas de óleo grandes que vc acha o protcar ou similares. 1lt dele dá e sobra.

    Link: http://www.shell.com/home/content/br..._08201614.html

    Está bem no final da página o que o protcar faz. O bom dele é que alem de ser um óleo pra esse fim, deixa o carro sem nenhum barulho.

    Abs

  • #7
    Usuário Avatar de raven
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    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Cara, o líquido vermelho é um desengraxante dos brabos. Fica ruim até de respirar perto dele. Por isso que limpa tudo. Pra lubrificar o motor e tudo por baixo do carro o pessoal do lava-jato que eu levo usa o protcar da shell. Um óleo próprio pra chassis e motor.

    O que vc citou como lubrificante, realmente fazem mal ao carro. Tirando o diesel que usam pra lavar, o resto é ruim mesmo.

    Procure em casas de óleo grandes que vc acha o protcar ou similares. 1lt dele dá e sobra.

    Link: http://www.shell.com/home/content/br..._08201614.html

    Está bem no final da página o que o protcar faz. O bom dele é que alem de ser um óleo pra esse fim, deixa o carro sem nenhum barulho.

    Abs
    Samukanvas, então oque menos agride, é passar o óleo diesel com pincel (como na lavagem das motos) para amolecer a sujeira, e depois tirar com água. E para finalizar pulverizar esse óleo protcar da shell.

    Abs

  • #8
    Citação Postado originalmente por raven Ver Post
    Samukanvas, então oque menos agride, é passar o óleo diesel com pincel (como na lavagem das motos) para amolecer a sujeira, e depois tirar com água. E para finalizar pulverizar esse óleo protcar da shell.

    Abs
    Cara, eu não sou especialista em lavagens , mas o diesel amolece mesmo, como falou, a sujeira e ajuda muito na lavagem. A minha moto lavam com diesel tb, como disse. Eles passam diesel, depois o rosa e diesel de novo, mas "misturado" com água pra ficar bem fraquinho (só no motor). E logo sai tudo porque com o calor, ele "evapora".

    O esquema do líquido rosa é porque, como é pulverizado, ele chega em locais aonde não seriam possíveis alcançar com as mãos, saca? Agride um pouco sim, mas tem um tempo certo de atuação na lavagem. Deixar secar ou passar muito tempo sem enxaguar, pode fuder alguma coisa. Por isso que digo que um lava-jato bom sabe lavar o carro. Os caras tem a manha do tempo.

    De qualquer forma, a lavagem nos meus carros é assim:

    - Diesel pulverizado
    - Tempo
    - Água na pistola pra tirar excesso
    - Rosa pulverizado
    - Tempo menor
    - Água na pistola pra tirar tudo
    Aqui o motor fica sequinho. Dá até pra comer em cima dele
    - Protcar em tudo pulverizado.

    Esse processo é tanto no motor quanto no chassis, suspa, cambio etc..

    Nas rodas é o rosa só e depois lavam com sabão.

    abs

  • #9
    Usuário Avatar de raven
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    É, com o rosa diluido e tirando com pouco tempo fica show. Eu tenho medo pq na minha XT600 um tonto jogou solopan sem diluir e "esqueceu" e eu não ví ele jogando. Quando fui olhar a moto, coisa de meia hora depois , os parafusos estavam oxidados.

    Mas do jeito que você indicou é a melhor forma mesmo.

    Abs

  • #10
    Samuka e Raven,

    agora sim, super híper obrigado pelas dicas do Diesel, Treco Rosa e Shell ProtCar... agora é só proteger o módulo com um bom saco plástico, "colar" no cara que irá lavar pra ele não vacilar no timming, e descer a lenha na usina de força, CA, CT, eixos, ... !!!

    [ ]'s

  • #11
    Uma dica legal Tbem é levar em Lava Rápidos que usem AGUA QUENTE, assim a agua que se acumula nos conectores evapora rapido deixando tudo seco.

    Limpa Bau é muito bom para motores, o diesel sempre ouvi que corroi as borrachas, é verdade ?


    abraços

  • #12
    Não sei dizer guto, mas acredito que sim.

    Diesel é bom pra não deixar enferrujar. Uso muito nos meus retalhos de tubo e chapas em casa. Pra soldar é só meter bronca que a temperatura vai evaporando e limpando enquanto passa a mig.

    Abs

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