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Convex Datacenter
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  • #13



    Então cara, essa é uma outra coisa que o pessoal vive falando que eu não acho muito certa. Me desculpe discordar.

    Se na sua região faz 32º ou 12º não irá importar muito para o motor, certo? Pois ele tem 2 reguladores de temperatura que fazem o óleo estar sempre perto da temperatura ideal de funcionamento: A termostática e o radiador/ventoinha. Além do que a temperatura externa pode estar a 30º, por ex. que o motor irá estar em temperatura bem mais baixa quando na primeira partida pela manhã.

    O que importa é que não estamos falando em temperaturas extremas de -50º e +60º.

    Normalmente nosso carro estabiliza a 100º de temp de água e uns 115 (chutando) de óleo de motor? Se o óleo parece água, acho que é pra estar assim mesmo.

    A fábrica estabelece, se não me engano (precisa confirmar isto), óleo 10-40 pra nossa região (eu moro no RJ, mas a região seria o brasil) acho que na tentativa de cobrir a primeira partida "a frio" e depois segurar a viscosidade quando quente.

    Isso tudo é colocado pro usuário porque outras partes internas podem sofrer com esse acrescimo de aditivos que engrossam o óleo. Como citei, a bomba, sem falar na provável deficiência de lubrificação do resto do motor.

    Acho tb que 100.000km é muito pouco para um motor como o da cherokee. Existem relatos de motores com 300.000milhas sem abrir, nos eua. A pouco tempo atras eu refiz o meu motor (encamisei) com os pistões originais porque estavam muito perto das medidas de fábrica (não estavam "ovalados"), mesmo depois de 83.000 milhas ou 132.000km. Esse motor não baixa 1 gota de óleo.

    É somente uma opinião. Não conheço nada do assunto. Estamos tentando achar uma boa solução pra esse problema

    Abs

  • #14
    Samu tenho q concordar com vc, seu argumento eh bastante tecnico e totalmente embasado nos conceitos basicos de mecanica, o Jeep Cherokee eh extremamente duravel, dispensando qualquer tipo de aditivo para oleo pelo menos nos primeiros 100mil km dependendo do uso do mesmo, mas gostaria de discutir mais sobre o 10W40, eh como o time do flamengo tem gente q adora mas tem gente q odeia. O 10W40 ate onde sei eh um oleo extremamente fino, e no manual q eu tenho o q consta eh o 15W40 como recomendado, independente do vazamento no retentor, eu achei o 10W40 pouco viscoso e a viscosidade diminui com a temperatura de trabalho do motor isso vc sabe, tornando o 10W40 muito bom para partidas a frio, mas deixando muito a desejar quando esquenta, muita gente aki no forum nao usa mais o 10W40 e sim o 20W50, q eh um oleo mais viscoso e por ser de base totalmente mineral requer troca de 5 em 5 milkm, bom oleo a parte nos sabemos q os de base sinteticas sao melhores, mas todos atendem os requisitos SAE-API, claro q uns possuem mais aditivos, o certo eh q ja usei o ELF, O Shellelix Plus, o Castrol Magnatec, o Havoline Texaco... destes o q mais gostei foi o Magnatec, mas ao custo de 30 reais o litro eh inviavel, estou usando o HELIX PLUS q dizem ser um oleo q mantem limpo o motor!! Qualquer ponto de vista novo coloca ai valeu!!!

  • #15
    Citação Postado originalmente por Fernando Magalhaes Ver Post
    Samu tenho q concordar com vc, seu argumento eh bastante tecnico e totalmente embasado nos conceitos basicos de mecanica, o Jeep Cherokee eh extremamente duravel, dispensando qualquer tipo de aditivo para oleo pelo menos nos primeiros 100mil km dependendo do uso do mesmo, mas gostaria de discutir mais sobre o 10W40, eh como o time do flamengo tem gente q adora mas tem gente q odeia. O 10W40 ate onde sei eh um oleo extremamente fino, e no manual q eu tenho o q consta eh o 15W40 como recomendado, independente do vazamento no retentor, eu achei o 10W40 pouco viscoso e a viscosidade diminui com a temperatura de trabalho do motor isso vc sabe, tornando o 10W40 muito bom para partidas a frio, mas deixando muito a desejar quando esquenta, muita gente aki no forum nao usa mais o 10W40 e sim o 20W50, q eh um oleo mais viscoso e por ser de base totalmente mineral requer troca de 5 em 5 milkm, bom oleo a parte nos sabemos q os de base sinteticas sao melhores, mas todos atendem os requisitos SAE-API, claro q uns possuem mais aditivos, o certo eh q ja usei o ELF, O Shellelix Plus, o Castrol Magnatec, o Havoline Texaco... destes o q mais gostei foi o Magnatec, mas ao custo de 30 reais o litro eh inviavel, estou usando o HELIX PLUS q dizem ser um oleo q mantem limpo o motor!! Qualquer ponto de vista novo coloca ai valeu!!!
    É verdade, 10w40 parece água. Ontem mesmo eu tava colocando no meu carro o mesmo shell que vc usa (azul) e faz barulho de xixi quando chega no carter. Gosto desse óleo tb, mas uso sem saber todos os benefícios que pode me trazer. Não sei dizer a diferença dele pro semi da BR ou texaco...

    O que vc falou sobre os requisitos é outro grande tabú no fórum. Boa parte do pessoal acha que não está protegido por um óleo ser mineral. Inclusive eu já cheguei a perguntar isso em um fórum de moto pra um pessoal que entendia do assunto.

    O que ficou estabelecido lá é que sendo o óleo mineral ou semi sintético, tendo mesma nomenclatura (Por ex. Api SL no caso dos shell amarelo e azul) e mesma grade (10w40, por ex), os mesmos iriam proteger igualmente o motor sendo apenas a oxidação o fator de troca em 5000km para o mineral e 10000km para o semi-sintético (resumindo o post de lá). Esses prazos de troca podem variar dependendo do uso.

    O Sintético da shell tb é api sl, mas tem mais aprovações por conta das normas que fábricas montadoras estabelecem. Então quanto "mais sintético" o óleo, mais "carimbos" de fábrica ele provavelmente levará. Ainda mais com a modernização dos motores que exigem mais do óleo, deixando seu uso no limite.

    Estamos falando em ambiente controlado. Motor regulado, folgas no padrão, temp correta etc... E tb estamos falando de óleos de marca boa que recebem aditivos de fábrica e são fabricados respeitando um excelente padrão de qualidade.

    É um assunto bem legal. Não entendo nada disso. Gostaria de saber mais e poder diferenciar um óleo do outro pelas suas qualidades. O negócio é pesquisar muito antes!!! O fórum ajuda, mas as pessoas podem se enganar tb...

    Abs
    4X4 Brasil

  • #16
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    É verdade, 10w40 parece água. Ontem mesmo eu tava colocando no meu carro o mesmo shell que vc usa (azul) e faz barulho de xixi quando chega no carter. Gosto desse óleo tb, mas uso sem saber todos os benefícios que pode me trazer. Não sei dizer a diferença dele pro semi da BR ou texaco...

    O que vc falou sobre os requisitos é outro grande tabú no fórum. Boa parte do pessoal acha que não está protegido por um óleo ser mineral. Inclusive eu já cheguei a perguntar isso em um fórum de moto pra um pessoal que entendia do assunto.

    O que ficou estabelecido lá é que sendo o óleo mineral ou semi sintético, tendo mesma nomenclatura (Por ex. Api SL no caso dos shell amarelo e azul) e mesma grade (10w40, por ex), os mesmos iriam proteger igualmente o motor sendo apenas a oxidação o fator de troca em 5000km para o mineral e 10000km para o semi-sintético (resumindo o post de lá). Esses prazos de troca podem variar dependendo do uso.

    O Sintético da shell tb é api sl, mas tem mais aprovações por conta das normas que fábricas montadoras estabelecem. Então quanto "mais sintético" o óleo, mais "carimbos" de fábrica ele provavelmente levará. Ainda mais com a modernização dos motores que exigem mais do óleo, deixando seu uso no limite.

    Estamos falando em ambiente controlado. Motor regulado, folgas no padrão, temp correta etc... E tb estamos falando de óleos de marca boa que recebem aditivos de fábrica e são fabricados respeitando um excelente padrão de qualidade.

    É um assunto bem legal. Não entendo nada disso. Gostaria de saber mais e poder diferenciar um óleo do outro pelas suas qualidades. O negócio é pesquisar muito antes!!! O fórum ajuda, mas as pessoas podem se enganar tb...

    Abs
    Galera, se as meninas me permitem um pitaco no assunto, tenho a relatar o seguinte sobre o tema, já alias bastante polemico...

    Em visita a concessionária Cryhsler daqui, a SavarAuto, o chefe tecnico, formado por sinal na fabrica nos EUA, me informou o seguinte.

    No inicio, quando as XJs eram zero Kms ou perto disto após a venda das mesmas, a FABRICA recomendava o oleo 10W40. Apartir de diversos problemas devidamente embasados pelos tecnicos da própria fábrica, verificaram que NÃO seria uma boa opção de uso para a realidade Brasileira. Clima , trafego e mais mil variáveis.

    Apartir então de 5 anos de uso mais ou menos, a FÁBRICA passou a orientação aos seus concessionários a usar oleo "MINERAL!!!!'' em 20w50. Que é o que eu uso já a mais de ano.

    Recomendação da FABRICA JEEP, troca de oleo 20w50 mineral e filtro a cada 5.000 KMs.

    Sem aditivos ou fuduchs da vida!!!

    Desculpem a intromisão e boas trilhas galera!!!

    Fui pro barro...hehehe

  • #17
    To com você Rubem, antes eu usava do oleo mais fino agora na troca mais recente botei do oleo mais grosso e troco o filtro com 5 mir junto co oleo.
    Se vemo....
    Carllo
    JGC-Laredo Prata 98

  • #18
    Veio... phodeu tudo agora. E as tabelas de óleo nos postos? E os mecas da jeep que sobraram? E o manual?

    Tem como vc contar queis problemas foram esses?

  • #19
    Pois é, esse lance do oleo foi muito falado aqui, mas usava tbem o BR TECNO 15w 40, e tbem sempre achei muito fino, ainda mais naquela fornalha que é a caixa do motor das XJ, semana passada comecei a usar o SHELL 15 w 50, e achei melhor, motor um pouco menos barulhento em alta, com uma compressao maior e mais liso.


    acho o 10w40 fino demais, e serviria para inverno rigoroso, que isso ja nem existe mais aqui, a nao ser lá nas serras gauchas.



    abraço a todos

  • #20
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Veio... phodeu tudo agora. E as tabelas de óleo nos postos? E os mecas da jeep que sobraram? E o manual?

    Tem como vc contar queis problemas foram esses?
    Fala Samuca...

    Mano acho q por enquando não phodeu nada!!! Pelo menos eu num vi...hehhe

    Por parts, Tabela de posto??? Brasil??? Pô Samuca, só se o atendente for um Gnomo , Rena ou próprio velhinho de barba branca...!!! Tabelas da NGK, Bosh e outras de renome , quando mencionam o codigo de velas ,por exemplo, mencionam ou errado ou nunca tem a peça... Penso que as oleo tb...

    E mesmo que existam, será que foram apenas traduzidas e/ou compiladas de outros mercados como Europeu e Americano??? Tu sabes bem que nossa realidade é bem outra...

    A trilha deste findi, que alias tava 10!!!! Hhehehe Teve picos de 5 graus de frio a até 25 no mesmodia e mesma trilha!!! Estradas e outras condições...

    Concordo em termos com o que tu falou, não importa se a temp externa esta 15 ou 30 graus e no interior do motor esta 100.. não são extremos, ok. Mas e o ar de admisão???

    A minha vtr veio ai do Rio, o cara retirou a valvula termostática, funciona na realidade de vcs, ai no inverno passado tava numa trilha em Caxias do Sul, na serra... durante a trilha beleza, show mesmo , mas pra voltar e decer a serra , pensei que o motor forá congelar...

    Bem abaixo o ponteiro, cheguei a parar o comboio pra ver se a agua não tinha saído, tu sabe que as vezes quando o radiador expulsa toda o liquido refrigerante o termometro não tendo oque medir vai a zero né...

    Mano, faz já bastante tempo que conversei com o pessoal da SavarAuto sobre esse assunto , se tu quiser te passo o numero deles por MP, na boa.

    Sobre os Mecas que sobraram que tu falou, por aqui, os que sobraram abriram oficinas bem elaboradas com todo mundo cheio de curso lá fora, pena q são um pouco careiros, exatamente pelo atendimento de primeiro mundo, saca. Eles tb são taxativos quanto ao tipo de oleo e tempo de troca! 20W50 de 5 em 5 mil kilometros, eles poderiam diser e oferecer oleos bem mais caros e faturar muito mais... cobram 78 reais entre oleo e filtro já trocados, é dos poucos serviços que faço com eles, pois alem do precim,se quebrar o sensor do oleo por exemplo, já trocam por outro Mopar na hora, obviamente de gratiz...

    Buenas desculpem o post longo e boas trilhas, depois posto as deste findi, foi cavernoso e bem divertido, 6 XJ , 2 pagerinhos , 2 willis e um Engesa...bem diversificado ma todos bem equipados.

  • #21
    Ô veio, pelo amor de deus heim? Num vai dar mole de ficar achando que eu to falando sério. Tu já é macaco velho pra ficar levando as coisas pro pessoal. Ninguém deveria. Entra lá no tópico do meu carro pra vc ver como é o papo. Só merda... Não é possível eu brincar tanto lá e ser o oposto aqui. Isso não existe

    Novatos e os que caem na pilha eu perturbo mesmo... Sinto falta do edie de brasília

    O que eu falei que phodeu foi que, pra quem não conhece e olha aquelas tabelas de posto, vai continuar usando o óleo de lá. Tu sabe como os postos vendem óleo, né? "Olha na tabela pra ver o óleo"... é tudo assim. Os mecas que sobraram aqui no rio recomendam o semi (os que eu conheço) e vivem falando de borra, mas eles são somente mecas e não tem curso fora. Só no brasil. O manual é que é phoda realmente. Lá diz 10-40. Acho que deveria ter tido um adendo nele.

    Eu não sabia desse esquema de mineral recomendado pela fábrica. Chegaram a colocar na minha prata... o óleo rodou exatamente 8km até um outro posto e foi trocado por um semi . Tudo por conta dos mecas daqui. Fico só cabreiro com esse 20 do óleo nas partidas de manhã. O resto sei que estará protegendo.

    Sobre o que acontece com o motor usando semi, tu deveria ter arrancado alguma coisa do técnico lá, heim veio? Só pra enriquecer o fórum mesmo.

    O que vc quis dizer com ar frio na admissão? Não captei...

    Essa de vc descendo a serra, eu tive um exemplo num carro que estava preparando o motor aqui no rio. Eu nunca imaginei que os bicos injetores não funcionavam quando está numa descida sem o pé no acelerador (como se estivesse usando freio motor). Pra mim eles funcionavam um pouco, mas é zero de gasola pro motor. Me comprovaram isso com um osciloscópio ligado no chicote do bico. Mesmo parado o carro faz isso. Quando acelera e tira o pé do acelerador, enquanto o giro cai, os bicos estão a 0. Não sei se a cherokee faz isso tb, mas na linha volks e gm acontece.

    Acredito que sem a válvula, teu motor perdeu um dos controles de temperatura e como não tem gasolina entrando e consequentemente explosão e temperatura, na descida da serra, a água do radiador/motor foi esfriando até o mínimo. Aí prejudica mesmo.

    Falar em frio, te prepara pra geada...

    Tu pode usar o telefone do técnico pra marcar um encontro gay, porra. Deixa de ser malcriado

    Acho que vc deveria parar de falar que faz trilha e deveria colocar fotos no fórum. Enquanto não colocar fotos vou achar que é mentiroso

    Abs

  • #22
    Usuário Avatar de J Pinho
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    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Essa de vc descendo a serra, eu tive um exemplo num carro que estava preparando o motor aqui no rio. Eu nunca imaginei que os bicos injetores não funcionavam quando está numa descida sem o pé no acelerador (como se estivesse usando freio motor). Pra mim eles funcionavam um pouco, mas é zero de gasola pro motor. Me comprovaram isso com um osciloscópio ligado no chicote do bico. Mesmo parado o carro faz isso. Quando acelera e tira o pé do acelerador, enquanto o giro cai, os bicos estão a 0. Não sei se a cherokee faz isso tb, mas na linha volks e gm acontece.

    Acredito que sem a válvula, teu motor perdeu um dos controles de temperatura e como não tem gasolina entrando e consequentemente explosão e temperatura, na descida da serra, a água do radiador/motor foi esfriando até o mínimo. Aí prejudica mesmo.

    Falar em frio, te prepara pra geada...


    Abs

    Caro Samuka (olha a intimidade)

    Esse lance do funcionamento dos bicos varia conforme algumas condições: Se o veiculo for automatico, quando em desaceleração, se não estiver com o conversor de torque travado(ligado direto) continua a haver injeção de combustivel (voce pode observar no computador de bordo que informa em torno de 3 a 4 Lt por 100KM na xj e 6 a 7 na ZJ. Isto por que o motor precisa de combustivel para continuar ligado.
    No veiculo com caixa mecanica, sempre que retirar o pe do acelerador os bicos fecham, tanto que é mais vantajoso descer serra com marcha engatada do que com banguela, pois na banguela os bicos ficam funcionado para manter o motor ligado. Não lembro se no manual do jeep isto esta especificado, mais este assunto ja foi tratado numa das edições da revista 4 rodas se não me engano.

    Quanto a questao da valvula voce tem razão. Na minha, não uso a valvula e realmente ha uma variação sempre para menor da temperatura sempre que deixo de exigir do veiculo.


    Abraços

  • #23
    Usuário Avatar de jlguimarães
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    Idade
    65
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    212
    Agradecimentos: 2

    Óleo sintético

    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Ô veio, pelo amor de deus heim? Num vai dar mole de ficar achando que eu to falando sério. Tu já é macaco velho pra ficar levando as coisas pro pessoal. Ninguém deveria. Entra lá no tópico do meu carro pra vc ver como é o papo. Só merda... Não é possível eu brincar tanto lá e ser o oposto aqui. Isso não existe

    Novatos e os que caem na pilha eu perturbo mesmo... Sinto falta do edie de brasília

    O que eu falei que phodeu foi que, pra quem não conhece e olha aquelas tabelas de posto, vai continuar usando o óleo de lá. Tu sabe como os postos vendem óleo, né? "Olha na tabela pra ver o óleo"... é tudo assim. Os mecas que sobraram aqui no rio recomendam o semi (os que eu conheço) e vivem falando de borra, mas eles são somente mecas e não tem curso fora. Só no brasil. O manual é que é phoda realmente. Lá diz 10-40. Acho que deveria ter tido um adendo nele.

    Eu não sabia desse esquema de mineral recomendado pela fábrica. Chegaram a colocar na minha prata... o óleo rodou exatamente 8km até um outro posto e foi trocado por um semi . Tudo por conta dos mecas daqui. Fico só cabreiro com esse 20 do óleo nas partidas de manhã. O resto sei que estará protegendo.

    Sobre o que acontece com o motor usando semi, tu deveria ter arrancado alguma coisa do técnico lá, heim veio? Só pra enriquecer o fórum mesmo.

    O que vc quis dizer com ar frio na admissão? Não captei...

    Essa de vc descendo a serra, eu tive um exemplo num carro que estava preparando o motor aqui no rio. Eu nunca imaginei que os bicos injetores não funcionavam quando está numa descida sem o pé no acelerador (como se estivesse usando freio motor). Pra mim eles funcionavam um pouco, mas é zero de gasola pro motor. Me comprovaram isso com um osciloscópio ligado no chicote do bico. Mesmo parado o carro faz isso. Quando acelera e tira o pé do acelerador, enquanto o giro cai, os bicos estão a 0. Não sei se a cherokee faz isso tb, mas na linha volks e gm acontece.

    Acredito que sem a válvula, teu motor perdeu um dos controles de temperatura e como não tem gasolina entrando e consequentemente explosão e temperatura, na descida da serra, a água do radiador/motor foi esfriando até o mínimo. Aí prejudica mesmo.

    Falar em frio, te prepara pra geada...

    Tu pode usar o telefone do técnico pra marcar um encontro gay, porra. Deixa de ser malcriado

    Acho que vc deveria parar de falar que faz trilha e deveria colocar fotos no fórum. Enquanto não colocar fotos vou achar que é mentiroso

    Abs
    O 20 não é problema na partida pois aí ele ta com 50, e a diferença entre esses dois tipos de óleos tambem é pouca mas vale salientar que é natural aumentar a viscosidade do óleo com o aumento da kilometragem do motor principalmente acima dos 100.000km logicamente seguindo os padrões dos beneficiadores dos lubrificantes (todos eles tem um SAC com proficionais pra tirar dúvidas). Quanto a utilização dos sintéticos também são ótimos e são de exelentes qualidades técnicas porém jamais deverão ser misturados com outros de especificações diferentes (com risco de perder o motor) principalmente os semi e minerais a reação quimica deixa residuos que entopem tudo por dentro e enterrompem a lubrificação.
    Para utilização desses óleos o ideal e aplicar o procedimento de lavagem do sistema de lubrificação (os bons mecânicos sabem aplicar) e aí passar para sintético ou vice e versa.
    Um amigo meu trocou o óleo para sintético em Macaé e quando chegou em Barra de São João bateu o motor. Quando abriu o motor na oficina tinha um chiclete preto agarrado no comando, bomba de oleo e no virabrequim (a resultante da mistura do residuo do mineral com o sintético) e tudo entupido. Mas se fizer a tal limpeza antes não tem problema óleo sintético e moderno é tem boas qualidades, tais como manter a viscosidade média de ulização em baixas e altas temperaturas.
    GRAND CHEROKEE LIMTED V8 2000 LIFT 6" E MUD 32"

  • #24
    Quando criei esse topico nao sabia q ele ia ser tao produtivo, gerou ate brigas entre participantes, mas deixando isso de lado vamos para a parte tecnica!! Coloquei o tal Bardahl Prolonga e o resultado foram dois!! Isso mesmo eu tinha um carro e agora tava com dois pq ele tinha dois comportamentos! Com o motor frio as batidas de tuxos eram insuportaveis , doia o ouvido, o oleo demorava mais para esquentar e a pressao inicial era alta em neutro, cerca de 3,1. Quando o motor esquentava mudava de agua pra vinho, as batidas de tuxo sumiam e ele ficou mais bravo, com certeza devido ao aumento da taxa de compressao provocada pela melhor vedacao, o vazamento no retentor do volante nem sinal mais. Mas decidi nao penalizar o motor e voltei para o 10w40 com todos os problemas de volta.... q m... mas eu to estudando um jeito de trocar esse retentor, seguindo rigorosamente o manual de servicos! abraco a todos

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