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  • #1
    Usuário Avatar de Valdenio
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    Cambio automatico. Como usa-lo corretamente




    Caros amigos foristas, estou criando este topico para pedir ajudar aos menos esclarescidos como eu, em como usar corretamente o cambio automatico.

    Bom pra começar as unicas coisas que sei a usar neste este tipo de cambio é:

    P = Estacionamento.
    R = Ré.
    N = Neutro utilizo quando estou parado no semaforo e engarrafamento.
    D = Cambio em funcionamento.

    *Bom se não soubesse utilizar essas era melhor andar de fusquinha ou morrer. rsrsrsr.

    Aí é que a porca torce o rabo. Pra que serve e em que ocasiões utilizar o 2 e 1 do cambio?

    Já na caixa e transmissão, quando utilizar a 4Lo?

    E o botão overdiver quando utliza-lo.

    Abraço a todos e fiquem a vontade.

  • #2
    Citação Postado originalmente por Valdenio Ver Post
    Caros amigos foristas, estou criando este topico para pedir ajudar aos menos esclarescidos como eu, em como usar corretamente o cambio automatico.

    Bom pra começar as unicas coisas que sei a usar neste este tipo de cambio é:

    P = Estacionamento.
    R = Ré.
    N = Neutro utilizo quando estou parado no semaforo e engarrafamento.
    D = Cambio em funcionamento.

    *Bom se não soubesse utilizar essas era melhor andar de fusquinha ou morrer. rsrsrsr.

    Aí é que a porca torce o rabo. Pra que serve e em que ocasiões utilizar o 2 e 1 do cambio?

    Já na caixa e transmissão, quando utilizar a 4Lo?

    E o botão overdiver quando utliza-lo.

    Abraço a todos e fiquem a vontade.
    Vamos lá entao amigo.....

    4lo...............vc utiliza em subidas fortes, onde vê que esta forçando muito o motor e o cambio precisa de uma força extra, ou situaçoes de emergencia, como atolar em areia, subir coisas que precise de força.

    D - eu uso no transito de Sao Paulo direto, e nao tiro nem em semaforos ou paradas em subidas etc, senao pra que serviria ???......isso é comodidade, foi feito realmente para isto, acelerar e brecar.......só !!! mesmo em semaforos ok ?......... e se ficar mudando p N e D, ao meu ver, vai detonando cruzetas, diferencial, buchas, freios, etc....pq a cada D......é um tranco.

    2 - Quando vc esta em alguma subida e que veja a NAO nescessidade de o cambio mudar uma marcha acima, entao vc trava somente naquela......ai ele nao fica trocando entre a mais forte e mais fraca...tipo 2 e 3 , 2 e 3 !!!

    Ou entao em alguma reduçao que precise do freio motor, pise levemente no freio e mande a alavanca em 2...........é como reduzir macha em cambio mecanico.

    1 - Mais pressao ainda no conversor de torque, somente vai andar em 1 marcha, geralmente em trechos de trilha, passagem vagarosa por trechos acidentados em que mantenha sempre aquela velocidade x força.

    Sempre que colocar em numeros menores, maior vai ser a pressao conversor de torque, obtendo sempre giros mais altos naquela marcha.

    OD ( Over Drive ) - Quer dizer basicamente, " Manter a velocidade com a minima força possivel ", entao vc imagina em uma estrada tipo Dutra, ou uma avenida longa .....ai vc aciona o OD...........nas XJ ele é automatico, entrou em 76 km/h é acionado, claro, dependendo da posiçao do acelerador.

    OK ???


    qquer coisa manda !!!!!!!!!!!

  • #3
    Usuário Avatar de Valdenio
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    Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    Vamos lá entao amigo.....

    4lo...............vc utiliza em subidas fortes, onde vê que esta forçando muito o motor e o cambio precisa de uma força extra, ou situaçoes de emergencia, como atolar em areia, subir coisas que precise de força.

    D - eu uso no transito de Sao Paulo direto, e nao tiro nem em semaforos ou paradas em subidas etc, senao pra que serviria ???......isso é comodidade, foi feito realmente para isto, acelerar e brecar.......só !!! mesmo em semaforos ok ?......... e se ficar mudando p N e D, ao meu ver, vai detonando cruzetas, diferencial, buchas, freios, etc....pq a cada D......é um tranco.

    2 - Quando vc esta em alguma subida e que veja a NAO nescessidade de o cambio mudar uma marcha acima, entao vc trava somente naquela......ai ele nao fica trocando entre a mais forte e mais fraca...tipo 2 e 3 , 2 e 3 !!!

    Ou entao em alguma reduçao que precise do freio motor, pise levemente no freio e mande a alavanca em 2...........é como reduzir macha em cambio mecanico.

    1 - Mais pressao ainda no conversor de torque, somente vai andar em 1 marcha, geralmente em trechos de trilha, passagem vagarosa por trechos acidentados em que mantenha sempre aquela velocidade x força.

    Sempre que colocar em numeros menores, maior vai ser a pressao conversor de torque, obtendo sempre giros mais altos naquela marcha.

    OD ( Over Drive ) - Quer dizer basicamente, " Manter a velocidade com a minima força possivel ", entao vc imagina em uma estrada tipo Dutra, ou uma avenida longa .....ai vc aciona o OD...........nas XJ ele é automatico, entrou em 76 km/h é acionado, claro, dependendo da posiçao do acelerador.

    OK ???


    qquer coisa manda !!!!!!!!!!!
    Grande Guto, mais uma vez salvando a pele dos menos favorecidos .. kkkkk

    Meu camarada e eu pensando estar aliviando o cambio colocando em N enquanto aguardo o sinal abrir e pra minha surpresa isso poderá prejudica-lo, mas na minha ZJ não da tranco quando passo de N para D.

    Sobre o OD (Over Drive) me expressei mal, ma verdade ele esta ativo o tempo todo, gostaria de saber em que situação desliga-lo??

    Grato e forte abraço...

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Valdenio Ver Post
    Grande Guto, mais uma vez salvando a pele dos menos favorecidos .. kkkkk

    Meu camarada e eu pensando estar aliviando o cambio colocando em N enquanto aguardo o sinal abrir e pra minha surpresa isso poderá prejudica-lo, mas na minha ZJ não da tranco quando passo de N para D.

    Sobre o OD (Over Drive) me expressei mal, ma verdade ele esta ativo o tempo todo, gostaria de saber em que situação desliga-lo??

    Grato e forte abraço...
    Amigo essa opinião é bem divergente. pois todas as vezes que paro em um semáforo coloco em N, comparando a um câmbio manual, quando vc para em uma subida e fica queimando embreagem pro carro não descer até que o semáfaro abra, é exatamente a mesma coisa que vc faz quando deixa o carro em D pra que ele não desça.
    Quanto ao Over Driver deve desliga-lo sempre em descida de serra por exemplo, quando vc desce por exemplo a Anchieta (litoral sul) com o Over drive ligado, é como se vc coloca-se uma 5º no câmbio manual pra descer a serra, o Over Drive desligado faz com as marchas sejam trocadas com o giro mais alto, segurando assim o carro em descidas sem prejudir o sistema de freio. Espero ter ajudado.

  • #5
    o overdrive pode ser descrito como uma quarta marcha (em câmbio de 3 marchas) para fins práticos de uso. Mas em realidade ele não é uma marcha. Ele uno o motor às rodas como se não houvesse câmbio, reduzindo assim o consumo em velocidades constantes no plano.

  • #6
    Usuário Avatar de Alexandre Souto
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    Tive um Sidekick auto no passado, usava o overdrive para esticar nas ultrapassagens.

    Sabendo sincronizar as marchas do auto, você ultiliza ele por um todo, como é aconselhável!

    Abs hidramáticos!!!
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de Overland
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    Ok, e na Grand Cherokee, tem aquele botão na alavanca, quando é usado?
    Quais são os cuidados e procedimentos para o uso correto do câmbio automático, por exemplo, para engatar P, R ou N precisa estar totalmente parado? Para engatar P, preciso puxar o freio de mão antes, já vi lugares dizendo que tem que puxar antes e outros dizendo que tem que puxar depois?
    Para passar as posições de marcha já vi alguns lugares escritos que dependendo da posição é necessário apertar o botão?
    Até entendo bem que posição usar a alavanca para determinada situação, mas esse negócio das mudanças eu não manjo muito...rsrs
    To pensando em pegar uma Grand Cherokee e quero já conhecer os cuidados necessários com o câmbio para que eu não tenha problemas ou surpresas com o mesmo.
    []'s
    Kleber de Mello - Nissan XTerra SE 2.8 2005
    ex-Jeep Militar 1961 3.6 (Ford E-Max) / ex-Jeep Grand Cherokee Limited LX 5.9 V8 1998

  • #8
    Citação Postado originalmente por Overland Ver Post
    Ok, e na Grand Cherokee, tem aquele botão na alavanca, quando é usado?
    Quais são os cuidados e procedimentos para o uso correto do câmbio automático, por exemplo, para engatar P, R ou N precisa estar totalmente parado? Para engatar P, preciso puxar o freio de mão antes, já vi lugares dizendo que tem que puxar antes e outros dizendo que tem que puxar depois?
    Para passar as posições de marcha já vi alguns lugares escritos que dependendo da posição é necessário apertar o botão?
    Até entendo bem que posição usar a alavanca para determinada situação, mas esse negócio das mudanças eu não manjo muito...rsrs
    To pensando em pegar uma Grand Cherokee e quero já conhecer os cuidados necessários com o câmbio para que eu não tenha problemas ou surpresas com o mesmo.
    Fala Overland....muito frio ai ???

    Over Drive = 100 % acoplado, nao fica esfregando e vc tem toda a força do motor nas rodas........apertando o botao, trava-se o conversor ! Nunca tive Grand, vamos ver se entra alguem aqui e explica os detalhes de uso, como velocidade, etc.

    P, N, D, = Eu so mudo de D para R com o carro totalmente parado, com certeza deve estragar ao longo do tempo se fizer a mudança naquelas manobras andando........

    Ao colocar o P sem puxar o freio de mao até pode sim, mas é a mesma coisa que engatar a 1º e deixar o carro andar um pouco, usando o motor desligado como freio, mas no caso do automático, vc estaria usando o Cambio, como este freio, fica até difícil mudar a alavanca nesta situação.

    O certo é Freio de Mao e P...........mas na pressa e no costume quase ninguém faz isso, eu mesmo me pego muitas vezes P e freio de mao......mas sempre com o Pézão do freio pedal.

    Eu tbem nunca tinha tido carro automático, e fica difícil na próxima compra nao optar por esta comodidade, pois tanto em trilha, como na cidade o conforto e força sao extremas, basta tirar ou enfiar o pé para ter as respostas .............até a troca de marchas vc troca com o alivio de acelerador.

    Trocas de oleo, filtro do cambio, e uso correto eles duram muito, a minha ta com 95 mil km e o cambio esta muito bom.

    abs

  • #9
    Usuário Avatar de Overland
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    Putz... deu uma esfriada por aqui sim, o suficiente pra ter que colocar um moletom...rsrs

    Então o botão serve pra travar o conversor apenas? E qual é a finalidade de travar o conversor? Não se usa o botão pra mais nada?

    O engate do P é fácil? Ou é difícil quando parar em subidas ou descidas?

    O câmbio da LX 5.9 é diferente do câmbio da 5.2?

    Eu sempre gostei muito da Grand Cherokee, achei uma por aqui agora, mas o preço médio por aqui gira em torno de R$35 mil, aquela é uma LX 5.9 com GNV (19m³ kit Landirenzo) e o cara tá querendo R$38 mil, não cheguei a andar ainda com ela (estou querendo), mas o interior dela está impecável, o couro, tudo em estado de novo!

    Só estou assustado com o preço de algumas peças que parecem excessivamente caras, como kit de juntas e problemas no câmbio que leio muito por aí. Dizem que é por mau uso, mas só se vai saber normalmente depois que a bomba estourar no teu colo... aí ferrou!

    Hoje eu tenho um Opala Diplomata SE 4.1/S 1991, impecável, sou sócio-fundador do Opala Clube de Jaraguá do Sul (www.opalaclubejs.com.br), mas ultimamente ando desanimado e motivado em comprar uma Grand Cherokee. Apesar de não parecer a manutenção do Opala está ficando cara, pois o pessoal tá cobrando o olho da cara por algumas peças seguindo a lei da oferta e procura. Pistões do Opala a álcool 91 e 92 são caríssimos, isso quando achar! Encontrei na internet um kit com pistões, biela e anéis para Grand Cherokee 5.2 por R$1400, cheguei a ver os caras pedindo R$900 por um pistão do Opala a álcool 91/92. Um par de faróis da Grand Cherokee custa R$300 enquanto do Opala custa R$500 no mínimo!
    E como sempre mantenho o carro em dia e praticamente só faço manutenção preventiva (estou com o carro há quase 6 anos), gasto em média R$500 por mês, e já foi muito dinheiro pelo ralo, acho que não gastaria tanto com uma Grand Cherokee, mesmo que eu tivesse um problema mais grave como no câmbio.
    []'s
    Kleber de Mello - Nissan XTerra SE 2.8 2005
    ex-Jeep Militar 1961 3.6 (Ford E-Max) / ex-Jeep Grand Cherokee Limited LX 5.9 V8 1998

  • #10
    Overland

    Esse carro seria apenas para passeio ?, tens filhos ??

    Porque vc nao opta pela cherokee sport ?.......é um motor praticamente com a mesma concepçao do 4.1, gasta um pouco menos que as v8

    Tem o Jester aqui do forum, que ta vendendo a dele, e ja trocou muita coisa nela, e tem um historico de manutençoes exemplar, ele comprou um Troller e quer vender a XJ, tem GNV, pneus BF zero KM......e ele é de SC tbem.........e nao deve passar dos 30 mil o carro dele.

    O cambio da Xj dele se nao me engano é zero, trocou o kit master (discos).....entao nesse quesito vc fica despreocupado.

    Acho estes preços de Gran ai muito acima, aqui em Sp é uns 28 no maximo......uma 98 claro............

    Overland, estes carros como os Opalas, é estado de conservaçao, senao com certeza vc terá despesa com varias coisas, suspençao, cambio, diferencial, CT......etc..... entao vale a pena pegar uma que vc conheça no minimo o historico de manutençoes.

    A gran é maior, mais pesada, mais potente e mais confortavel que as Sport, mas as Sport tem uma manutençao um pouco mais barata e simples ao meu ver.

    E hoje em dia vc compra peças direto dos EUA, que mesmo com frete e impostos fica mais barato que comprar aqui.....ou importadoras independentes que tbem tem bons preços.........ex...boma d´agua...170,00........amortecedores 120,00.....isso na XJ.....na ZJ é uns 20 a 30 % a mais.

    ok ?

    abs

  • #11
    Usuário Avatar de Caiogaucho
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    LX

    Overland,
    Esta LX que vc falou, já foi vendida? Estou à procura de um 4x4 V8 e entre as Discovery e as Cherokee, muitos aconselham a Cherokee. Como recentemente deixei de comprar uma LX e me arrependi, estou indo à cata novamente. Porém tem que ser LX 5.9. Caso vc não a tenha comprado e ainda esteja à venda me avise. Fora As LX, poderia ser uma Sport 98 ou 99.
    Abraço.
    Citação Postado originalmente por Overland Ver Post
    Putz... deu uma esfriada por aqui sim, o suficiente pra ter que colocar um moletom...rsrs

    Então o botão serve pra travar o conversor apenas? E qual é a finalidade de travar o conversor? Não se usa o botão pra mais nada?

    O engate do P é fácil? Ou é difícil quando parar em subidas ou descidas?

    O câmbio da LX 5.9 é diferente do câmbio da 5.2?

    Eu sempre gostei muito da Grand Cherokee, achei uma por aqui agora, mas o preço médio por aqui gira em torno de R$35 mil, aquela é uma LX 5.9 com GNV (19m³ kit Landirenzo) e o cara tá querendo R$38 mil, não cheguei a andar ainda com ela (estou querendo), mas o interior dela está impecável, o couro, tudo em estado de novo!

    Só estou assustado com o preço de algumas peças que parecem excessivamente caras, como kit de juntas e problemas no câmbio que leio muito por aí. Dizem que é por mau uso, mas só se vai saber normalmente depois que a bomba estourar no teu colo... aí ferrou!

    Hoje eu tenho um Opala Diplomata SE 4.1/S 1991, impecável, sou sócio-fundador do Opala Clube de Jaraguá do Sul (www.opalaclubejs.com.br), mas ultimamente ando desanimado e motivado em comprar uma Grand Cherokee. Apesar de não parecer a manutenção do Opala está ficando cara, pois o pessoal tá cobrando o olho da cara por algumas peças seguindo a lei da oferta e procura. Pistões do Opala a álcool 91 e 92 são caríssimos, isso quando achar! Encontrei na internet um kit com pistões, biela e anéis para Grand Cherokee 5.2 por R$1400, cheguei a ver os caras pedindo R$900 por um pistão do Opala a álcool 91/92. Um par de faróis da Grand Cherokee custa R$300 enquanto do Opala custa R$500 no mínimo!
    E como sempre mantenho o carro em dia e praticamente só faço manutenção preventiva (estou com o carro há quase 6 anos), gasto em média R$500 por mês, e já foi muito dinheiro pelo ralo, acho que não gastaria tanto com uma Grand Cherokee, mesmo que eu tivesse um problema mais grave como no câmbio.

  • #12
    Usuário
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    15/03/2008
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    Eu já tirei essa dúvida com o mecanico que mexe no meu carro. Não há diferença em fazer de um jeito ou outro. Num momento em que vc passa suavemente de D para P o cambio é liberado. No P o que trava o carro é um pino indexador lateral dentro do CA.Nas cheokees conforme o manual é bem resumido, pedal de freio, freio de mão e suavemente passa alavanca para P. Para sair é o inverso. Em subida ou descida na hora de parar, o freio tem que estar bem pressionado juntamente com o freio de mão.
    Grand Cherokee LX 5.9 Ano 98
    Uma usina debaixo do capô!

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