x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 69

Hybrid View

Usuário Avatar de Valdenio
    Entrada
    02/07/2007
    Local
    São João de Meriti/RJ
    Agradecimentos: 0

Cambio automatico. Como usa-lo corretamente

Caros amigos foristas, estou criando este topico para pedir ajudar aos menos esclarescidos como eu, em como usar corretamente o cambio automatico.

Bom pra começar as unicas coisas que sei a usar neste este tipo de cambio é:

P = Estacionamento.
    R = Ré.
    N = Neutro utilizo quando estou parado no semaforo e engarrafamento.
    D = Cambio em funcionamento.

*Bom se não soubesse utilizar essas era melhor andar de fusquinha ou morrer. rsrsrsr.

Aí é que a porca torce o rabo. Pra que serve e em que ocasiões utilizar o 2 e 1 do cambio?

Já na caixa e transmissão, quando utilizar a 4Lo?

E o botão overdiver quando utliza-lo.

Abraço a todos e fiquem a vontade.

Citação Postado originalmente por Valdenio Ver Post
    Caros amigos foristas, estou criando este topico para pedir ajudar aos menos esclarescidos como eu, em como usar corretamente o cambio automatico.

Bom pra começar as unicas coisas que sei a usar neste este tipo de cambio é:

P = Estacionamento.
    R = Ré.
    N = Neutro utilizo quando estou parado no semaforo e engarrafamento.
    D = Cambio em funcionamento.

*Bom se não soubesse utilizar essas era melhor andar de fusquinha ou morrer. rsrsrsr.

Aí é que a porca torce o rabo. Pra que serve e em que ocasiões utilizar o 2 e 1 do cambio?

Já na caixa e transmissão, quando utilizar a 4Lo?

E o botão overdiver quando utliza-lo.

Abraço a todos e fiquem a vontade.
    Vamos lá entao amigo.....

4lo...............vc utiliza em subidas fortes, onde vê que esta forçando muito o motor e o cambio precisa de uma força extra, ou situaçoes de emergencia, como atolar em areia, subir coisas que precise de força.

D - eu uso no transito de Sao Paulo direto, e nao tiro nem em semaforos ou paradas em subidas etc, senao pra que serviria ???......isso é comodidade, foi feito realmente para isto, acelerar e brecar.......só !!! mesmo em semaforos ok ?......... e se ficar mudando p N e D, ao meu ver, vai detonando cruzetas, diferencial, buchas, freios, etc....pq a cada D......é um tranco.

2 - Quando vc esta em alguma subida e que veja a NAO nescessidade de o cambio mudar uma marcha acima, entao vc trava somente naquela......ai ele nao fica trocando entre a mais forte e mais fraca...tipo 2 e 3 , 2 e 3 !!!

Ou entao em alguma reduçao que precise do freio motor, pise levemente no freio e mande a alavanca em 2...........é como reduzir macha em cambio mecanico.

1 - Mais pressao ainda no conversor de torque, somente vai andar em 1 marcha, geralmente em trechos de trilha, passagem vagarosa por trechos acidentados em que mantenha sempre aquela velocidade x força.

Sempre que colocar em numeros menores, maior vai ser a pressao conversor de torque, obtendo sempre giros mais altos naquela marcha.

OD ( Over Drive ) - Quer dizer basicamente, " Manter a velocidade com a minima força possivel ", entao vc imagina em uma estrada tipo Dutra, ou uma avenida longa .....ai vc aciona o OD...........nas XJ ele é automatico, entrou em 76 km/h é acionado, claro, dependendo da posiçao do acelerador.

OK ???

qquer coisa manda !!!!!!!!!!!

Usuário Avatar de Valdenio
    Entrada
    02/07/2007
    Local
    São João de Meriti/RJ
    Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    Vamos lá entao amigo.....

4lo...............vc utiliza em subidas fortes, onde vê que esta forçando muito o motor e o cambio precisa de uma força extra, ou situaçoes de emergencia, como atolar em areia, subir coisas que precise de força.

D - eu uso no transito de Sao Paulo direto, e nao tiro nem em semaforos ou paradas em subidas etc, senao pra que serviria ???......isso é comodidade, foi feito realmente para isto, acelerar e brecar.......só !!! mesmo em semaforos ok ?......... e se ficar mudando p N e D, ao meu ver, vai detonando cruzetas, diferencial, buchas, freios, etc....pq a cada D......é um tranco.

2 - Quando vc esta em alguma subida e que veja a NAO nescessidade de o cambio mudar uma marcha acima, entao vc trava somente naquela......ai ele nao fica trocando entre a mais forte e mais fraca...tipo 2 e 3 , 2 e 3 !!!

Ou entao em alguma reduçao que precise do freio motor, pise levemente no freio e mande a alavanca em 2...........é como reduzir macha em cambio mecanico.

1 - Mais pressao ainda no conversor de torque, somente vai andar em 1 marcha, geralmente em trechos de trilha, passagem vagarosa por trechos acidentados em que mantenha sempre aquela velocidade x força.

Sempre que colocar em numeros menores, maior vai ser a pressao conversor de torque, obtendo sempre giros mais altos naquela marcha.

OD ( Over Drive ) - Quer dizer basicamente, " Manter a velocidade com a minima força possivel ", entao vc imagina em uma estrada tipo Dutra, ou uma avenida longa .....ai vc aciona o OD...........nas XJ ele é automatico, entrou em 76 km/h é acionado, claro, dependendo da posiçao do acelerador.

OK ???

qquer coisa manda !!!!!!!!!!!
    Grande Guto, mais uma vez salvando a pele dos menos favorecidos .. kkkkk

Meu camarada e eu pensando estar aliviando o cambio colocando em N enquanto aguardo o sinal abrir e pra minha surpresa isso poderá prejudica-lo, mas na minha ZJ não da tranco quando passo de N para D.

Sobre o OD (Over Drive) me expressei mal, ma verdade ele esta ativo o tempo todo, gostaria de saber em que situação desliga-lo??

Grato e forte abraço...

Usuário
    Entrada
    27/05/2010
    Citação Postado originalmente por Valdenio Ver Post
    Grande Guto, mais uma vez salvando a pele dos menos favorecidos .. kkkkk

Meu camarada e eu pensando estar aliviando o cambio colocando em N enquanto aguardo o sinal abrir e pra minha surpresa isso poderá prejudica-lo, mas na minha ZJ não da tranco quando passo de N para D.

Sobre o OD (Over Drive) me expressei mal, ma verdade ele esta ativo o tempo todo, gostaria de saber em que situação desliga-lo??

Grato e forte abraço...
    Amigo essa opinião é bem divergente. pois todas as vezes que paro em um semáforo coloco em N, comparando a um câmbio manual, quando vc para em uma subida e fica queimando embreagem pro carro não descer até que o semáfaro abra, é exatamente a mesma coisa que vc faz quando deixa o carro em D pra que ele não desça.
    Quanto ao Over Driver deve desliga-lo sempre em descida de serra por exemplo, quando vc desce por exemplo a Anchieta (litoral sul) com o Over drive ligado, é como se vc coloca-se uma 5º no câmbio manual pra descer a serra, o Over Drive desligado faz com as marchas sejam trocadas com o giro mais alto, segurando assim o carro em descidas sem prejudir o sistema de freio. Espero ter ajudado.

o overdrive pode ser descrito como uma quarta marcha (em câmbio de 3 marchas) para fins práticos de uso. Mas em realidade ele não é uma marcha. Ele uno o motor às rodas como se não houvesse câmbio, reduzindo assim o consumo em velocidades constantes no plano.

Usuário Avatar de Alexandre Souto
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Tive um Sidekick auto no passado, usava o overdrive para esticar nas ultrapassagens.

Sabendo sincronizar as marchas do auto, você ultiliza ele por um todo, como é aconselhável!

Abs hidramáticos!!!
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Overland
    Entrada
    18/07/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Ok, e na Grand Cherokee, tem aquele botão na alavanca, quando é usado?
    Quais são os cuidados e procedimentos para o uso correto do câmbio automático, por exemplo, para engatar P, R ou N precisa estar totalmente parado? Para engatar P, preciso puxar o freio de mão antes, já vi lugares dizendo que tem que puxar antes e outros dizendo que tem que puxar depois?
    Para passar as posições de marcha já vi alguns lugares escritos que dependendo da posição é necessário apertar o botão?
    Até entendo bem que posição usar a alavanca para determinada situação, mas esse negócio das mudanças eu não manjo muito...rsrs
    To pensando em pegar uma Grand Cherokee e quero já conhecer os cuidados necessários com o câmbio para que eu não tenha problemas ou surpresas com o mesmo.
    []'s
    Kleber de Mello - Nissan XTerra SE 2.8 2005
    ex-Jeep Militar 1961 3.6 (Ford E-Max) / ex-Jeep Grand Cherokee Limited LX 5.9 V8 1998

Citação Postado originalmente por Overland Ver Post
    Ok, e na Grand Cherokee, tem aquele botão na alavanca, quando é usado?
    Quais são os cuidados e procedimentos para o uso correto do câmbio automático, por exemplo, para engatar P, R ou N precisa estar totalmente parado? Para engatar P, preciso puxar o freio de mão antes, já vi lugares dizendo que tem que puxar antes e outros dizendo que tem que puxar depois?
    Para passar as posições de marcha já vi alguns lugares escritos que dependendo da posição é necessário apertar o botão?
    Até entendo bem que posição usar a alavanca para determinada situação, mas esse negócio das mudanças eu não manjo muito...rsrs
    To pensando em pegar uma Grand Cherokee e quero já conhecer os cuidados necessários com o câmbio para que eu não tenha problemas ou surpresas com o mesmo.
    Fala Overland....muito frio ai ???

Over Drive = 100 % acoplado, nao fica esfregando e vc tem toda a força do motor nas rodas........apertando o botao, trava-se o conversor ! Nunca tive Grand, vamos ver se entra alguem aqui e explica os detalhes de uso, como velocidade, etc.

P, N, D, = Eu so mudo de D para R com o carro totalmente parado, com certeza deve estragar ao longo do tempo se fizer a mudança naquelas manobras andando........

Ao colocar o P sem puxar o freio de mao até pode sim, mas é a mesma coisa que engatar a 1º e deixar o carro andar um pouco, usando o motor desligado como freio, mas no caso do automático, vc estaria usando o Cambio, como este freio, fica até difícil mudar a alavanca nesta situação.

O certo é Freio de Mao e P...........mas na pressa e no costume quase ninguém faz isso, eu mesmo me pego muitas vezes P e freio de mao......mas sempre com o Pézão do freio pedal.

Eu tbem nunca tinha tido carro automático, e fica difícil na próxima compra nao optar por esta comodidade, pois tanto em trilha, como na cidade o conforto e força sao extremas, basta tirar ou enfiar o pé para ter as respostas .............até a troca de marchas vc troca com o alivio de acelerador.

Trocas de oleo, filtro do cambio, e uso correto eles duram muito, a minha ta com 95 mil km e o cambio esta muito bom.

abs

Usuário Avatar de Overland
    Entrada
    18/07/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Putz... deu uma esfriada por aqui sim, o suficiente pra ter que colocar um moletom...rsrs

Então o botão serve pra travar o conversor apenas? E qual é a finalidade de travar o conversor? Não se usa o botão pra mais nada?

O engate do P é fácil? Ou é difícil quando parar em subidas ou descidas?

O câmbio da LX 5.9 é diferente do câmbio da 5.2?

Eu sempre gostei muito da Grand Cherokee, achei uma por aqui agora, mas o preço médio por aqui gira em torno de R$35 mil, aquela é uma LX 5.9 com GNV (19m³ kit Landirenzo) e o cara tá querendo R$38 mil, não cheguei a andar ainda com ela (estou querendo), mas o interior dela está impecável, o couro, tudo em estado de novo!

Só estou assustado com o preço de algumas peças que parecem excessivamente caras, como kit de juntas e problemas no câmbio que leio muito por aí. Dizem que é por mau uso, mas só se vai saber normalmente depois que a bomba estourar no teu colo... aí ferrou!

Hoje eu tenho um Opala Diplomata SE 4.1/S 1991, impecável, sou sócio-fundador do Opala Clube de Jaraguá do Sul (www.opalaclubejs.com.br), mas ultimamente ando desanimado e motivado em comprar uma Grand Cherokee. Apesar de não parecer a manutenção do Opala está ficando cara, pois o pessoal tá cobrando o olho da cara por algumas peças seguindo a lei da oferta e procura. Pistões do Opala a álcool 91 e 92 são caríssimos, isso quando achar! Encontrei na internet um kit com pistões, biela e anéis para Grand Cherokee 5.2 por R$1400, cheguei a ver os caras pedindo R$900 por um pistão do Opala a álcool 91/92. Um par de faróis da Grand Cherokee custa R$300 enquanto do Opala custa R$500 no mínimo!
    E como sempre mantenho o carro em dia e praticamente só faço manutenção preventiva (estou com o carro há quase 6 anos), gasto em média R$500 por mês, e já foi muito dinheiro pelo ralo, acho que não gastaria tanto com uma Grand Cherokee, mesmo que eu tivesse um problema mais grave como no câmbio.
    []'s
    Kleber de Mello - Nissan XTerra SE 2.8 2005
    ex-Jeep Militar 1961 3.6 (Ford E-Max) / ex-Jeep Grand Cherokee Limited LX 5.9 V8 1998

Overland

Esse carro seria apenas para passeio ?, tens filhos ??

Porque vc nao opta pela cherokee sport ?.......é um motor praticamente com a mesma concepçao do 4.1, gasta um pouco menos que as v8

Tem o Jester aqui do forum, que ta vendendo a dele, e ja trocou muita coisa nela, e tem um historico de manutençoes exemplar, ele comprou um Troller e quer vender a XJ, tem GNV, pneus BF zero KM......e ele é de SC tbem.........e nao deve passar dos 30 mil o carro dele.

O cambio da Xj dele se nao me engano é zero, trocou o kit master (discos).....entao nesse quesito vc fica despreocupado.

Acho estes preços de Gran ai muito acima, aqui em Sp é uns 28 no maximo......uma 98 claro............

Overland, estes carros como os Opalas, é estado de conservaçao, senao com certeza vc terá despesa com varias coisas, suspençao, cambio, diferencial, CT......etc..... entao vale a pena pegar uma que vc conheça no minimo o historico de manutençoes.

A gran é maior, mais pesada, mais potente e mais confortavel que as Sport, mas as Sport tem uma manutençao um pouco mais barata e simples ao meu ver.

E hoje em dia vc compra peças direto dos EUA, que mesmo com frete e impostos fica mais barato que comprar aqui.....ou importadoras independentes que tbem tem bons preços.........ex...boma d´agua...170,00........amortecedores 120,00.....isso na XJ.....na ZJ é uns 20 a 30 % a mais.

ok ?

abs

Usuário Avatar de Caiogaucho
    Entrada
    24/10/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimento: 1

LX

Overland,
    Esta LX que vc falou, já foi vendida? Estou à procura de um 4x4 V8 e entre as Discovery e as Cherokee, muitos aconselham a Cherokee. Como recentemente deixei de comprar uma LX e me arrependi, estou indo à cata novamente. Porém tem que ser LX 5.9. Caso vc não a tenha comprado e ainda esteja à venda me avise. Fora As LX, poderia ser uma Sport 98 ou 99.
    Abraço.
    Citação Postado originalmente por Overland Ver Post
    Putz... deu uma esfriada por aqui sim, o suficiente pra ter que colocar um moletom...rsrs

Então o botão serve pra travar o conversor apenas? E qual é a finalidade de travar o conversor? Não se usa o botão pra mais nada?

O engate do P é fácil? Ou é difícil quando parar em subidas ou descidas?

O câmbio da LX 5.9 é diferente do câmbio da 5.2?

Eu sempre gostei muito da Grand Cherokee, achei uma por aqui agora, mas o preço médio por aqui gira em torno de R$35 mil, aquela é uma LX 5.9 com GNV (19m³ kit Landirenzo) e o cara tá querendo R$38 mil, não cheguei a andar ainda com ela (estou querendo), mas o interior dela está impecável, o couro, tudo em estado de novo!

Só estou assustado com o preço de algumas peças que parecem excessivamente caras, como kit de juntas e problemas no câmbio que leio muito por aí. Dizem que é por mau uso, mas só se vai saber normalmente depois que a bomba estourar no teu colo... aí ferrou!

Hoje eu tenho um Opala Diplomata SE 4.1/S 1991, impecável, sou sócio-fundador do Opala Clube de Jaraguá do Sul (www.opalaclubejs.com.br), mas ultimamente ando desanimado e motivado em comprar uma Grand Cherokee. Apesar de não parecer a manutenção do Opala está ficando cara, pois o pessoal tá cobrando o olho da cara por algumas peças seguindo a lei da oferta e procura. Pistões do Opala a álcool 91 e 92 são caríssimos, isso quando achar! Encontrei na internet um kit com pistões, biela e anéis para Grand Cherokee 5.2 por R$1400, cheguei a ver os caras pedindo R$900 por um pistão do Opala a álcool 91/92. Um par de faróis da Grand Cherokee custa R$300 enquanto do Opala custa R$500 no mínimo!
    E como sempre mantenho o carro em dia e praticamente só faço manutenção preventiva (estou com o carro há quase 6 anos), gasto em média R$500 por mês, e já foi muito dinheiro pelo ralo, acho que não gastaria tanto com uma Grand Cherokee, mesmo que eu tivesse um problema mais grave como no câmbio.

Usuário
    Entrada
    15/03/2008
    Eu já tirei essa dúvida com o mecanico que mexe no meu carro. Não há diferença em fazer de um jeito ou outro. Num momento em que vc passa suavemente de D para P o cambio é liberado. No P o que trava o carro é um pino indexador lateral dentro do CA.Nas cheokees conforme o manual é bem resumido, pedal de freio, freio de mão e suavemente passa alavanca para P. Para sair é o inverso. Em subida ou descida na hora de parar, o freio tem que estar bem pressionado juntamente com o freio de mão.
    Grand Cherokee LX 5.9 Ano 98
    Uma usina debaixo do capô!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

Permissões de Postagem