Acho que é o que o Paulo falou, geralmente a TBI.
Esses códigos podem estar aí desde a época que tinha problemas. Tem que apagá-los e verificar se aparecem novamente.
T+:-)
Versão Imprimível
Acho que é o que o Paulo falou, geralmente a TBI.
Esses códigos podem estar aí desde a época que tinha problemas. Tem que apagá-los e verificar se aparecem novamente.
Desconheço "bloqueio" de módulo de câmbio.
O desligar da bateria irá zerar os parâmetros anteriores da caixa e ficar zerado.
Também resetará os avisos de erro.
Se houver problema físico ou eletrônico no câmbio, ele voltará.
Se for eletrônico acusará novamente o código, lhe dando maior precisão na identificação do problema.
Depois que religar a bateria utilize a viatura normalmente por uns dois dias e observe se houve alguma melhora.:concordo:
Obrigado amigo! Foi de grande valia essas informações! Sim, infelizmente paguei para passar o scanner, o cara foi muito grosso inclusive.
Vou levar o carro em uma oficina de um conhecido, indiquei o fórum para ele e assim que deixar o carro lá vai acompanhar as respostas deste tópico para ajudar. Obrigado mesmo.
Vou relatando aqui o caso para todo ficarem a par do problema e espero ter que pagar muitas cervejas para o pessoal que está ajudando hahaha
Abraço
Paulo, ontem conversei ao telefone com um cara de Curitiba que trabalha com Jeep, expliquei mais o menos o caso e ele disse a mesma coisa que você; "pode ser SENSOR DE VELOCIDADE" poderia confirmar se é a mesma coisa mesmo?
Claro que como um bom profissional, conclui que só teria certeza passando no scanner da oficina, que é específico para Jeep, li a respeito no fórum desse scanner.
Abraço!
Não exatamente.
Tinha uma XJ por aqui que não passava da primeira. Mexeram nos solenóides e nada. Quase mandaram o câmbio pra uma especializada. Pegaram o TPS de outra XJ e funcionou tudo perfeitamente.
Não digo que seu problema seja esse mas vale a pena verificar.
O que a gente faz aqui é usar um desses scanners OBDII bluetooth baratinhos que encontra no Mercado Livre (30 reais). Liga ele no carro, faz o pareamento com um celular Android e roda um app chamado Torque. Lá dá pra ver erros e muito mais, principalmente a posição do acelerador. Vai mostrar entre 14 e 85% (mais ou menos) o intervalo informado pelo TPS. Se ficar parado nos 14, 15, 16% o câmbio não troca de marchas.
Hoje durante a tarde passei em outro scanner na oficina de um amigo, foi apagado e escaneado novamente. Ficou os seguintes erros:
Erro P0700 Sistema de Transmissão, pedido de acendimento da luz de avaria
Erro P1492 Sensor de Temperatura Ambiente/ Bateria com tensão alta
Segunda-feira farei o teste com o aplicativo Torque, conforme me orientou o Gadelha, para verificar a TPS.
Estou pendido a acreditar que se trata do TPS ou Módulo do Cambio.
Ate gostaria de pedir ajudar aos donos de Xj do Paraná, em últimas circunstâncias seria viável enviar o módulo ou o sensor para que possam testar em outra xj? Envio por correio.
Não encontrei nenhuma nas proximidades, moro no sudoeste do Paraná, Coronel Vivida.
Anexo 539958
Ate breve!
Obrigado
Gadelha fiz o teste, está tudo certo com o "acelerador".
Teria chance de ser o módulo?
O dono da oficina que fui sexta não mexe com câmbio, deu a opinião dele que é corpo de válvulas. Ainda acho que é válido o que disse o antigo dono, que revisou o câmbio todo e provavelmente seria o módulo.
O que vocês acham pessoal?
Precisava testar meu módulo.
Att
Marcos,
Pra testar o módulo somente com um scanner DRB-III, que era o equipamento que as concessionárias utilizavam.
Acho que oficinas Bosch também usam.
Ou tirando de uma outra XJ pra ver no que dá.
Bom dia.
Mais uma questão. Sou técnico em Eletrônica e já estou na minha segunda Cherokee. A primeira era uma Laredo a segunda é uma Liberty.
Nessas carangas modernas existem não apenas um, mas VÁRIOS módulos.
O modulo de injeção
Também chamada de ECU. É esse que faz o motor funcionar;
O módulo do air bag.
Raramente dá problemas, exceto se o carro sofreu alguma colisão frontal;
Módulo do ABS.
Gerencia a eletrônica dos freios. Normalmente dura bastante mas costuma dar problema quando alguma oficina boca-de-porco executa algum serviço nas pinças de freio ou nos cubos de roda/rolamentos de roda sem tomar o devido cuidado na remoção e instalação dos sensores de ABS. Daí aquela luz laranja chata (ABS) fica acesa fixa no painel do veículo. Tive esse problema na Laredo e na Liberty. A Laredo vendi com o problema no ABS. Vendi barato. A Liberty eu mesmo consertei. Meu tio tem uma cadela que, incrivelmente, mordeu e rompeu o cabo do sensor ABS da roda traseira direita. Ressoldei o cabo e troquei o eletroduto flexivel que envolve o cabo. E claro fiz o serviço longe do sitio dele. Típico caso do cachorro louco.
Modulo do cambio
Esse gerencia as trocas de marcha. Trata-se de um processador, que reúne as informações de rotação do motor, velocidade do veículo, posição do pedal do acelerador (via sensor TPS) e decide qual marcha vai engatar mandando um sinal elétrico para o famoso corpo de válvulas. Dentro desse processador existe uma programação de curva de torque pré-definida pelo pessoal da Chrysler e inclusive pode ser reprogramado/regravado mas não sei se tem alguém aqui no brasil que regrave. Esse é o modulo que pode estar te dando dor de cabeça.
O acesso a esse módulo se dá na parte de dentro do veículo sob o console central atrás da alavanca de freio de mão. Tem que retirar o console.
Você, por gentileza, dê uma olhada na rockauto e na morris4x4center. Se encontrar por lá não será tão caro e são lojas muito sérias. Eu tenho um contato na Alemanha. Posso ver o que tem por lá e te informo o preço e o tempo de entrega (se bem que, de experiencias anteriores demora uns 30 dias p chegar aqui).
Grande abraço.