Acho que é o que o Paulo falou, geralmente a TBI.
Esses códigos podem estar aí desde a época que tinha problemas. Tem que apagá-los e verificar se aparecem novamente.
T+:-)
Versão Imprimível
Acho que é o que o Paulo falou, geralmente a TBI.
Esses códigos podem estar aí desde a época que tinha problemas. Tem que apagá-los e verificar se aparecem novamente.
T+:-)
Desconheço "bloqueio" de módulo de câmbio.
O desligar da bateria irá zerar os parâmetros anteriores da caixa e ficar zerado.
Também resetará os avisos de erro.
Se houver problema físico ou eletrônico no câmbio, ele voltará.
Se for eletrônico acusará novamente o código, lhe dando maior precisão na identificação do problema.
Depois que religar a bateria utilize a viatura normalmente por uns dois dias e observe se houve alguma melhora.:concordo:
Obrigado amigo! Foi de grande valia essas informações! Sim, infelizmente paguei para passar o scanner, o cara foi muito grosso inclusive.
Vou levar o carro em uma oficina de um conhecido, indiquei o fórum para ele e assim que deixar o carro lá vai acompanhar as respostas deste tópico para ajudar. Obrigado mesmo.
Vou relatando aqui o caso para todo ficarem a par do problema e espero ter que pagar muitas cervejas para o pessoal que está ajudando hahaha
Abraço
Paulo, ontem conversei ao telefone com um cara de Curitiba que trabalha com Jeep, expliquei mais o menos o caso e ele disse a mesma coisa que você; "pode ser SENSOR DE VELOCIDADE" poderia confirmar se é a mesma coisa mesmo?
Claro que como um bom profissional, conclui que só teria certeza passando no scanner da oficina, que é específico para Jeep, li a respeito no fórum desse scanner.
Abraço!
Não exatamente.
Tinha uma XJ por aqui que não passava da primeira. Mexeram nos solenóides e nada. Quase mandaram o câmbio pra uma especializada. Pegaram o TPS de outra XJ e funcionou tudo perfeitamente.
Não digo que seu problema seja esse mas vale a pena verificar.
O que a gente faz aqui é usar um desses scanners OBDII bluetooth baratinhos que encontra no Mercado Livre (30 reais). Liga ele no carro, faz o pareamento com um celular Android e roda um app chamado Torque. Lá dá pra ver erros e muito mais, principalmente a posição do acelerador. Vai mostrar entre 14 e 85% (mais ou menos) o intervalo informado pelo TPS. Se ficar parado nos 14, 15, 16% o câmbio não troca de marchas.
T+:-)
Hoje durante a tarde passei em outro scanner na oficina de um amigo, foi apagado e escaneado novamente. Ficou os seguintes erros:
Erro P0700 Sistema de Transmissão, pedido de acendimento da luz de avaria
Erro P1492 Sensor de Temperatura Ambiente/ Bateria com tensão alta
Segunda-feira farei o teste com o aplicativo Torque, conforme me orientou o Gadelha, para verificar a TPS.
Estou pendido a acreditar que se trata do TPS ou Módulo do Cambio.
Ate gostaria de pedir ajudar aos donos de Xj do Paraná, em últimas circunstâncias seria viável enviar o módulo ou o sensor para que possam testar em outra xj? Envio por correio.
Não encontrei nenhuma nas proximidades, moro no sudoeste do Paraná, Coronel Vivida.
Anexo 539958
Ate breve!
Obrigado
Gadelha fiz o teste, está tudo certo com o "acelerador".
Teria chance de ser o módulo?
O dono da oficina que fui sexta não mexe com câmbio, deu a opinião dele que é corpo de válvulas. Ainda acho que é válido o que disse o antigo dono, que revisou o câmbio todo e provavelmente seria o módulo.
O que vocês acham pessoal?
Precisava testar meu módulo.
Att
Marcos,
Pra testar o módulo somente com um scanner DRB-III, que era o equipamento que as concessionárias utilizavam.
Acho que oficinas Bosch também usam.
Ou tirando de uma outra XJ pra ver no que dá.
T+:-)
Bom dia.
Mais uma questão. Sou técnico em Eletrônica e já estou na minha segunda Cherokee. A primeira era uma Laredo a segunda é uma Liberty.
Nessas carangas modernas existem não apenas um, mas VÁRIOS módulos.
O modulo de injeção
Também chamada de ECU. É esse que faz o motor funcionar;
O módulo do air bag.
Raramente dá problemas, exceto se o carro sofreu alguma colisão frontal;
Módulo do ABS.
Gerencia a eletrônica dos freios. Normalmente dura bastante mas costuma dar problema quando alguma oficina boca-de-porco executa algum serviço nas pinças de freio ou nos cubos de roda/rolamentos de roda sem tomar o devido cuidado na remoção e instalação dos sensores de ABS. Daí aquela luz laranja chata (ABS) fica acesa fixa no painel do veículo. Tive esse problema na Laredo e na Liberty. A Laredo vendi com o problema no ABS. Vendi barato. A Liberty eu mesmo consertei. Meu tio tem uma cadela que, incrivelmente, mordeu e rompeu o cabo do sensor ABS da roda traseira direita. Ressoldei o cabo e troquei o eletroduto flexivel que envolve o cabo. E claro fiz o serviço longe do sitio dele. Típico caso do cachorro louco.
Modulo do cambio
Esse gerencia as trocas de marcha. Trata-se de um processador, que reúne as informações de rotação do motor, velocidade do veículo, posição do pedal do acelerador (via sensor TPS) e decide qual marcha vai engatar mandando um sinal elétrico para o famoso corpo de válvulas. Dentro desse processador existe uma programação de curva de torque pré-definida pelo pessoal da Chrysler e inclusive pode ser reprogramado/regravado mas não sei se tem alguém aqui no brasil que regrave. Esse é o modulo que pode estar te dando dor de cabeça.
O acesso a esse módulo se dá na parte de dentro do veículo sob o console central atrás da alavanca de freio de mão. Tem que retirar o console.
Você, por gentileza, dê uma olhada na rockauto e na morris4x4center. Se encontrar por lá não será tão caro e são lojas muito sérias. Eu tenho um contato na Alemanha. Posso ver o que tem por lá e te informo o preço e o tempo de entrega (se bem que, de experiencias anteriores demora uns 30 dias p chegar aqui).
Grande abraço.