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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de rglauco
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    26/11/2007
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    Recuperação de cherokee limited 5.2 V8 incendiada




    Salve rapaziada,
    minha cherokee pegou fogo por duas vezes por causa da mangueira que liga as flautas. Da primeira, isolei o gnv, troquei a mangueira e sai rodando na gasolina. Dessa segunda vez foi mais sério. Queimou o chicote, derreteu sensores e aparentemente queimou o módulo. Comprei uma fiorino velhinha para rodar pois quero resolver o problema da cheroka com calma, gosto muito dela e não quero fazer gambiarra. Achei importante criar esse tópico pois pesquisando no google ví que é comum o fenômeno do incêndio desse carro aqui no Brasil. Tenho aprendido muito sobre a bruta, despois desse sofrimento e quando a minha voltar a rodar, pretendo meter um cano de aço ligando as flautas. È o único ponto frágil dela, uma vez que notei que que o cano de alimentação da gasolina nem retorno tem, e é de aço da malhor qualidade. Quando a pressão equilibra, o retorno se dá dentro do tanque mesmo. Está sendo uma novela colocar a minha pra rodar novamente. Imgagine vc comprar uma mangueira, que acredita ser de boa qualidade, depois de 8 meses descobre que "la garantia soy jo" e a mangueira não aguenta e queima seu jeep.

  • #2
    Glauco, a minha xj detonou esta mangueira tb que é de tecalon (ou nylon). Por sorte, na xj, ela é revestida externamente com outra mangueira de borracha com diametro bem maior que funcionou como um dreno, jogando a gasolina pro chão. Devo ter rodados uns 15 minutos com "fedo" de gasolina pra tudo que é lado até descobrir que era a minha indo pro chão. Dai por diante não consegui colocar outra de tecalon no lugar. Coloquei uma de 8mm que soltou com o calor. A de 7mm que é a medida original (pelo menos parece) não entra nem f...dendo. Ai então apelei: coloquei uma mangueira lonada e prendi com abraçadeira. Durou uns 2 meses e rasgou nas pontas. Botei outra vez lonada com abraçadeiras diferentes, mas sei que tá errado.... e pra piorar a bosta de instalação do gnv que fizeram não desliga a bomba... Acho que das 2x que vazou tive sorte pra k7, pois a entrada da flauta fica em cima do cocletor de exaustão... coisa de 600 graus, né ! e o ponto de fugor da gasolina é aí por perto... já viu né: bummmmm!
    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #3
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    É Bambhoo, a coisa é séria. Das duas vezes que pegou fogo levei uma sorte inimaginável. Da primeira estacionei no trabalho (uma Universidade com Hospital acoplado) quando percebi a fumaça preta. Me desesperei, não conseguia nem achar meu extintor. Comecei a gritar pedindo um extintor e uma pessoa me deu um de um Uno também no estaciomaneto da Universidade. Fui usar, ressecado, não saiu nada. Começei a gritar novamente e apareceu outro extintor de carro. Joguei em cima do fogo ai começaram a chegar os guardas com aqueles extintores enormes de prédio. Apagamos o fogo. Da segunda a sorte foi então inacreditável. Eu ia pegar uma trilhazinha de leve no meio do nada. Resolvi desviar uns 150 metros antes e passar em um vilarejo para comprar uma latinha de cerveja. Quando voltei para ela senti um cheiro de gasolina, mas como tinha acabado de passar pra rodar na gasosa confundi o cheiro com cheiro de catalizador. Andei 50 metros voltando para a entrada da trilha e as pessoas começaram a gritar que estava pegando fogo (a essa altura tinha fogo muito fogo no compartimento do motor e até por baixo dela). Parei no meio da rua, fui direto no meu extintor, abri o capô e gastei ele todo sem fazer o menor efeito no fogo. Apareceu outra pessoa com outro extintor de carro e gastei ele tambem e nada, parecia que era um tiragosto para o fogo. Começei a gritar pedindo água. Depois de um tempinho queimando, me apareceu uma mangueira de jardim de uma polagada +- vinda da casa em frente com uma vazão enorme de água. Enfim, a cheroka foi salva por uma lata de cerveja.
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário Avatar de rglauco
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    26/11/2007
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    Constatado o problema grave que os donos de XJ e principalmente ZJ (a mangueira fica sobre o distribuidor) tem, gostaria de me concentrar agora na recuperação e depois na estratégia a ser adotada para que isso nunca mais ocorra. Além de uma mangueira muito boa, o Bambhoo deu uma ótima idéia: "...uma outra mangueira por fora bem mais grossa funcionando como um dreno...", ao estilo do que tem na valvula do botijão de GNV para exaurir possiveis vazamentos de gás.
    Vou passar o relatório da recuperação da cheroka incendiada:
    refeitos os chicotes, partida no motor, pegou de primeira por várias vezes. animação total! Dai deu uns pipocos, tipo carro antigo com platinado ruim, parou e não pegou mais. Testa a faísca nada, testa a bobina ok, testa o relê ASD ok. O que pode ser? Sensor camshaft, sensor crankshaft ou módulo. Na queima da fiação no incêndio, os tres fios (terra, alimentação 5V, sinal de sincronismo) do camchaft ficaram interligados, deve ter dado curto no módulo. Última: módulo conectado, sensor camshaft desconectado, o desespero -> a alimentação e o sinal de sincronismo apresentam os 5V da alimentação quando o motor roda. Deveria oscilar um o ponteiro de um voltímero analógico entre 0 e 5V quando o rotor gira e o sensor está conectado. Conclusão é que o módulo está em curto pois o sinal de sincronismo é uma entrada do módulo e não uma saída de 5V. Minha teoria tem algum respaldo ai entre os ilustres companheiros?
    Aguem tem um módulo pra vender, o meu é aquele com 3 conectores de 36 vias e o final dele é 417 (Grand Cherokee Limited 5.2 V8 96/97).

  • #5
    Galera estou ficando com medo de andar na minha cherokee, essa historia de pegar fogo com tanta facilidade é assim mesmo? A minha ckerokee e a sport e não tem gnv?

  • #6
    Usuário Avatar de rglauco
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    26/11/2007
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    Sem querer ser alarmista Alex, mas é complicado mesmo. Além da nossa gasolina ser uma merrr...d..a, altamente corrosiva para a borracha. Revise a dita mangueira periodicamente e se sentir cheiro de gasolina, pare na hora, o risco é grande. Na minha a mangueira praticamente abraça o distribuidor que fica soltando 8 faiscas no rotor a cada giro do motor. Somando o fato de que moro no calor do nordeste... Quanto ao GNV, segurança aprovada, com o fogarel que a cherokee pegou, mesmo derretendo por completo o chicote do GNV, o gás ficou totalmente isolado do fogo. Não sei onde fica a mangueira das XJ, mas nas ZJ o lugar é crítico, mangueira rachou, carro incendiou!!!
    4X4 Brasil

  • #7

    Fogo na Cherokee 96. Tem como recuperar???

    Dia 18/11/2008 fui a uma auto eletrica consertar uma lampada da seta e reparamos que estava pingando gasolina de uma mangueira. Fui ao mecanico imediatamente que tirou a original e colocou uma mangueira de injeção, disse que aguentava a pressão, eu perguntei se aguentava o calor tambem, já que a original era um caninho revestido, ele disse que sim e colocou usando duas braçadeiras.
    Resultado, dia 20/11 a noite ela pegou fogo quando minha esposa e três filhos estavam usando o carro. Graças a Deus nada sofreram, mas o motor ficou destruido, derreteu tudo e não tinha seguro. Gostaria de saber se o motor pode ser aproveitado ou o calor danifica o funcionamento? Onde encontro quem possa fazer esse serviço e as peças? Tem recuperação?? Abraço a todos!!

  • #8
    Usuário Avatar de J Pinho
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    Citação Postado originalmente por RogerioAkiau Ver Post
    Dia 18/11/2008 fui a uma auto eletrica consertar uma lampada da seta e reparamos que estava pingando gasolina de uma mangueira. Fui ao mecanico imediatamente que tirou a original e colocou uma mangueira de injeção, disse que aguentava a pressão, eu perguntei se aguentava o calor tambem, já que a original era um caninho revestido, ele disse que sim e colocou usando duas braçadeiras.
    Resultado, dia 20/11 a noite ela pegou fogo quando minha esposa e três filhos estavam usando o carro. Graças a Deus nada sofreram, mas o motor ficou destruido, derreteu tudo e não tinha seguro. Gostaria de saber se o motor pode ser aproveitado ou o calor danifica o funcionamento? Onde encontro quem possa fazer esse serviço e as peças? Tem recuperação?? Abraço a todos!!

    Que pena Rogerio pelo que aconteceu.

    Nem tudo esta perdido. Acredito que seu carro tenha GNV.

    Fica mais um alerta para quem usa este combustivel.

    A instalação tem que prever o desligamento automatico da bomba.

    O que ocorre é que como a bomba continua pressionando o combustivel, mas nao há vazão pois os bicos estao desligados, então o combustivel aquece e deteriora a borracha, pois apenas a porção que fica la na bomba é devolvida para o tanque. alguns mecanicos ainda colocam uma valvula de rentenção na linha da tubulação do combustivel para simular o regulador de pressão, e ai fica ainda pior pois estoura os bicos.

    Em situação de uso normal, sem alteração das condições originais do veiculo esta mangueira dura por toda a vida. Tenho um ZJ 98 toda original, sem GNV e minha borracha está perfeita. Se houver necessidade de trocar que seja por uma de especificação propria para injeção de combustivel, pois muita gente usa mangueira de pressao de ar para o uso em combustivel.

    Quanto ao seu motor as partes internas provavelmente nao foram afetadas e ai talvez o mais indicado seja comprar em sucata toda uma instalação de um veiculo realmente estragado, pois estas partes, exceto por queima nao estragam.
    Para voce ter uma ideia, tenho tambem uma XJ e comprei dias atras toda a parte eletrica incluindo motores de vidros, bicos injetores, caixa de fusiveis reles, enfim so nao trouxe a carroceria e motor + CA + CT por R$ 1.500,00.

    abraços a todos

    J Pinho

  • #9
    Olá J. Pinho, obrigado pelas dicas, porem minha cherokee não tem gnv, e a mangueira ainda era a original, abraço, Rogerio.

  • #10
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    perdoai

    Não esqueça de perdoar o mecânico q trocou a mangueira. Ele não sabia onde mechia...
    Estou c/ um problema parecido com o teu, uma cherokee q comprei teve seus circuitos eletrônicos "depenados".
    Acho q vou colocar o motor + marcha e cardã do opala. Pense em algo do gênero... ou então mudar p/ diesel. Esta é a hora.

    Daniel

    Citação Postado originalmente por RogerioAkiau Ver Post
    Dia 18/11/2008 fui a uma auto eletrica consertar uma lampada da seta e reparamos que estava pingando gasolina de uma mangueira. Fui ao mecanico imediatamente que tirou a original e colocou uma mangueira de injeção, disse que aguentava a pressão, eu perguntei se aguentava o calor tambem, já que a original era um caninho revestido, ele disse que sim e colocou usando duas braçadeiras.
    Resultado, dia 20/11 a noite ela pegou fogo quando minha esposa e três filhos estavam usando o carro. Graças a Deus nada sofreram, mas o motor ficou destruido, derreteu tudo e não tinha seguro. Gostaria de saber se o motor pode ser aproveitado ou o calor danifica o funcionamento? Onde encontro quem possa fazer esse serviço e as peças? Tem recuperação?? Abraço a todos!!

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