Jack,
De longe e até de perto esse defeito é complicado.... mas se o security ta OK.... to apostando no Sensor de Rotação.... :pensativo:
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Jack,
De longe e até de perto esse defeito é complicado.... mas se o security ta OK.... to apostando no Sensor de Rotação.... :pensativo:
Caro Jack,
Vários fatores podem cortar a fisca na vela: Sensor de posição, bobina, rela ASD (veja na caixa de distribuição de fusiveis dentro do cofre do motor), o fusivel do rele asd, Rotor do distribuidor e sistema de segurança (embora este, deixe o carro ligar e alguns segundos depois desliga).
Acompanhando seu problema, vi que voce já verificou o rotor. Veja se a bobina esta recebendo corrente, se não estiver, é provavel que seja o rele ASD ou fusivel que o alimenta, pois o sensor geralmente so apresenta o problema quando aquece.
Estou considerando seu post que informa não haver faisca nas velas e que o sistema de combustivel esta OK.
Boa sorte
Pessoal, estou considerando mesmo que seja o Sensor de Rotação (Crankshaft Position Sensor, é isso?) pois de cada 10 que pergunto, 9 falam que é isso. Porém, como disse o J Pinho o sensor só apresenta problema qdo quente, nesse caso ele pode ter dado o problema no dia anterior e parado de funcionar.
J Pinho, por favor procurei no manual e não achei o rele nem o fusivel ASD, me explique melhor, e como faço para saber se o rele está OK, posso troca-lo com outro para fazer o teste?
Nilton Zardo, vc tem o sensor para vender, qual o valor??
Muito Obrigado pelas opiniões.
Abraços....
Pessoal,
Cade o Léo, estava confiante de que ele poderia me ajudar.
O que aconteceu com ele.
Abraços...
Esqueci de perguntar, existe uma maneira de testar o sensor de rotação?
Por acaso esse sensor é aquele que fica na parte de tras do motor preso com dois parafusos próximo ao cambio?
Abraços...
Fala jack, acho que é esse mesmo, no ML tem um cara vendendo e tem foto lá, me parece que pede 200 pilas.
abraço
1o. normalmente sensor de rotação com pau pára de funcionar quando esquenta, mas nad aimpede de dar pau de vez.
20. método tabajara de testar sensor de posição: só no multimetro. Bom eletricista sabe testar. Virando a chave do motor tem que dar algum (não sei quanto) valor de tensão. Se tiver zerado tem chances de ser ele. Tem chances de ser pelo seguinte, precisa verificar se ta chegando alimentação no sensor...
[]'s
Jack,
O meu sensor custa +- R$360 .... agora vc pode ir na do Guto, e comprar no ML, ......... :twisted:
O problema desse sensor.... não sou especialista, mas um meca me disse, q as vezes vc limpa a leitora dele e resolve e as vezes não.... dai se testa o maledeto com multimetro e da OK, mas a meleca da leitora dele ja ta fud.... dai é complicado..... o bão mesmo seria um meca ter um pra fazer o teste e não gastar a toa.... .
O caboclo tira o sensor do lugar, passa um paninho e o motor funciona, daí o diagnóstico é "sujeira no leitor".
O caboclo tira o sensor do lugar, manda rezar uma missa e o motor funciona, daí o diagnóstico é "olho gordo"? :mrgreen:
Gente, sensor de rotação é do tipo Hall e sensor de fase é do tipo indutivo, e o que os dois "vêem" é campo magnético, e a não ser que exista um monte de limalha de ferro, pode existir a sujeira que for que os ditos não dão pau, mas é relativamente comum existir mal contato no conector, daí que no desconectar/conectar o "osmarcontato" se manda e o paninho é que leva a fama.
Teste do sensor de rotação (distribuidor): multímetro na escala tensão, borne preto aterrado (negativo da bateria) borne positivo no terminal 24 da ECU. Com a partida do motor a tensão deve comutar entre algo próximo a 0V e algo próximo a 12V
Teste do sensor de fase (bloco do motor): multímetro na escala tensão, borne preto aterrado (negativo da bateria) borne positivo no terminal 44 da ECU. Com a partida do motor a tensão deve comutar entre algo próximo a 0V e algo próximo a 12V
Na falta de multímetro a checagem também pode ser feita com led de teste de tensão, e antes de dizer que o sensor está bichado convém fazer a mesma checagem junto ao dito, eliminando assim a possibilidade do problema estar na fiação ou no conector, mas... antes de tudo isso convém frisar que a ECU gera código de erro para estes dois sensores, e sem indicação de erro sobre eles, o buraco é outro...
.
Pessoal, agora fud...
Já nem sei mais o que fazer, alguém quer comprar um XJ???rs.
Todo caso, testei os fusiveis e rele ASD do qual falaram, estão OK.
Tudo esta indicando ser mesmo o sensor de rotação, mas estou receioso em gastar +- 350 paus e não resolver, assim como já gastei 90 no rotor e não resolveu.
Todo caso vou ter que desembolsar.
Continuo aceitando opiniões e se por acaso resolver eu falo como.
Abraços...