x
Convex Datacenter
Página 3 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 107

Tem lugar nesse Busão pra mim ?? asuasahusha

Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    É exatamente disso que estou falando !!! Estamos agora na mesma linha de raciocínio.
    A idéia é mesmo seguir esse caminho, prudência, técnica e testes.
    Veja lá o que consegue e qualquer coisa compartilhamos possibilidades.
    Por que acho que o que mais incomada nós aqui felizes proprietaários das XJs é essa questão da temperatura.

Valeu a força.

Abs.
    Tarde meninos , tambem quero pegar carona nesse topico , a temperatura do meu wrangler gira em torno de 100 a 103 ° c tambem vou dar uma pescoçadas a respeito do assunto mas estarei a disposição .. quem sabe ate servir de cobaia pra um novo ..." Kit ice refrigerection Tabajara"
    abs ^^

Usuário
    Entrada
    15/09/2007
    Local
    Igaratá/SP
    Agradecimentos: 0
    Cláudio,

Já estou adiantado nesses testes....hehehe....já fiz isso pra avaliar a curva de temperatura em algumas situações.
    Em dias frios, sem chance, pode esqucer pq a XJ leva quase 30 minutos pra aquecer o motor, acredite se quiser, mas é verdade.
    Estou com um termostática mais baixa de 185°F, mas ela só retarda o aqyecimento total, uma vez que chegou nos 100°C ela estabiliza pq fica por conta da temperatura do visco, óbvio.
    Com essa de 185°F e com o visco travado, aí sim a coisa vai melhor....mas aí o controle de temperatura fica em cima da termostática que passa a abrir e fechar muito mais vezes que o normal....mas tirando isso é um ponto muito bom de se trabalhar com a XJ e as pás da hélice originais dáo conta de refrigerar até o fechamento da termostática em 185°F (85°C), ou seja, tem fluxo de ar suficiente ali pra isso, mesmo em dias mais quentes....Resumindo, com um Visco entre 90-95°C iria ficar muito bom, o consumo da XJ fica igual (até uma leve melhora) e o aquecimento não é tamanho.
    Já tenho um radiador auxiliar pro CA maior que o original como o Nzardo disse também e estou com umas entradas de ar pra cortar o capô dela.
    Pra vc ver, estou mesmo engajado nisso....hehehe
    Só não parti pra uma ventoinha elétrica, pq os modelos que tenho visto por aí não me agradaram....iria ficar muito com cara de gambi....aí não dá.

Abs.
    [FONT='Verdana','sans-serif']Que tal tirar a termostática (remover mesmo do motor) e travar o visco?
    você já fez este teste?

Com relação ao ventilador elétrico, hummmm... não sei não, para compensar o visco, teria que ser uma com mesmo diâmetro e com ângulos mais acentuados.... a quantidade de pás talvez possa ser a mesma... na verdade a quantidade nem sempre muda muito a performance, e sim a distribuição delas e o ângulo tem influência direta.

Com relação ao radiador, cuidado, pois radiadores mais espessos não ajuda muito (só se aumentar o fluxo de ar), porém radiador com 2 ou 3 tubos a mais pode ser o caminho....

Agora radiador auxiliar imagino que você colocou depois da saída do principal, certo? Mas penso que ele está na frente do radiador principal e isto pode obstruir a passagem de ar, piorando a performance do principal...

Existem algumas empresas que conheço que tem coletor de dados, o correto seria colocar alguns termopar em vários pontos do radiador, motor, etc.... e coletar dados para análise.... você já chegou fazer isto?

Com estes resultados ficaria fácil como está distribuída a temp. pela face frontal e traseira do radiador... e qual a temp. da água na saída do mesmo... apenas olhar no indicador de temp. do painel é algo que para testes não diz muita coisa....[/FONT]

4X4 Brasil

Comprei duas válvulas termostatica para a minha, uma original e uma 180°. Vou instalar a de 180°, o problema é que não vou conseguir comparar porque ao mesmo tempo vou estar resolvendo um monte de problemas pequenos.

Mas vamos ver se melhora um pouco, porque em Floripa essa época a temperatura fica acima dos 30°.

Um abrali

Acho que estou me acostumando com a temperatura do meu jeep apesar de hoje na anhanguera no sol que tava ..aff a temperatura passou dos 100° ficou entre os 100° e o inicio da faixa vermelha .. isso qndo exigi do motor numa subida um pouco longa. e com o AC ligado .. acontecem com vcs tambm? ..ou será q pode ter alguma perda de pressão seja na tampa do radiador ou alguma mangueira???
    abs gerson

Citação Postado originalmente por crovida4x4 Ver Post
    Com relação ao radiador, cuidado, pois radiadores mais espessos não ajuda muito (só se aumentar o fluxo de ar), porém radiador com 2 ou 3 tubos a mais pode ser o caminho....
    Ainda não cheguei a pensar em mudar o radiador, pq ele refrigera legal....com o visco travado, mesmo em dia quente a temperatura cai muito bem....aí o controle fica em cima da válvula, o que não é bom.

Agora radiador auxiliar imagino que você colocou depois da saída do principal, certo? Mas penso que ele está na frente do radiador principal e isto pode obstruir a passagem de ar, piorando a performance do principal...

Esse auxiliar é do câmbio, mas ele vai sim na frente do radiador principal. Mas esse é fico, com mais tubos e as aletas são bem abertas. Esse é feito exatamente para a versão heavy duty ou uso de reboque constante.
    Ou seja, já foi muito testado nos EUA, sem gambis.

Existem algumas empresas que conheço que tem coletor de dados, o correto seria colocar alguns termopar em vários pontos do radiador, motor, etc.... e coletar dados para análise.... você já chegou fazer isto?

Eu tenho isso aí no trabalho. Tenho um logger de 32 canais....vamos ver o que dá pra fazer....

Com estes resultados ficaria fácil como está distribuída a temp. pela face frontal e traseira do radiador... e qual a temp. da água na saída do mesmo... apenas olhar no indicador de temp. do painel é algo que para testes não diz muita coisa....
    Vou fazer esses testes mesmo pra avaliar melhor a siatuação.

Abs.

Usuário Avatar de J Pinho
    Entrada
    28/04/2006
    Local
    João Pessoa/PB

Aquecimento XJ

Caros colegas,

Essa questão da temperatura de funcionamento da cherokee sport realmente esquenta a cabeça, literalmente. Sem querer esgotar o assunto, nem dizer o que deve ou não ser feito, gostaria de fazer alguns comentários: minha XJ 97 já esta com quase 200K e já passei por varias situações com relação a temperatura: nos primeiros 70 / 80 K nunca tive qualquer problema de aquecimento, embora meu uso sempre tenha sido muito pesado. Trilhas em areia, dunas, alagados, estrada em alta velocidade uso de gnv etc. , e temperaturas de quase 40. Nestes casos a temperatura sempre estava em torno dos 100, subindo um pouco e baixando logo apos.
    Quando surgiu o primeiro problema de temperatura, por conta de um vazamento no radiador, que so percebi quando causou sobre-aquecimento, ai sim, começaram os problemas, por conta do que segue.
    Conserta o radiador, mais coloca agua sem aditivo, pois estava em teste e aditivo é caro. Ai, no normal funciona. Mais quando exigida, a agua fervia e jogava fora: Ai novo aquecimento, aquecimento de partes componentes, queima de junta etc. Conserta tudo, coloca novamente agua sem aditivo, não repara nos mangotes, não percebe que o mangote de baixo (aquele que tem a mola interna para manter a forma) não tinha mais a estrutura interna e estava fechando quando o motor ia pra alta rotação, impedindo a passagem de agua e ai novo aquecimento (a novidade é que este só acontecia em alta velocidade pois o mangote fechava a passagem) e começava todos os problemas novamente. De tanto subir e descer temperatura, la se vai o sensor, que começou a acusar temperatura abaixo e não ligava o ventilador eletrico. Novo problema a ser enfrentado.
    Ai entendi que não da pra tratar do sistema de arrefecimento de forma isolada.
    Apresentou superaquecimento ou aquecimento constante acima do normal providencias:
    Ver se a agua esta com a quantidade correta de aditivo
    Ver se a bomba esta ok
    Ver se o sistema esta suportando a pressão de forma correta
    Ver se o fluxo da bomba esta ok
    Ver se as borrachas estão com a resistência correta
    Ver se o radiador precisa de limpeza
    Ver se o sensor esta enviando a resistência certa
    Ver se a tampa esta abrindo na temperatura correta
    Ver se o sistema recupera a agua do resevatorio quando o motor esfria.
    Ver se o ventilador esta ligando e desligando automaticamente

Agora quanto a ser ou não melhor funcionar com temperatura menor não sei, mais que se não houver problema no sistema, mesmo dentro da faixa dos 100 Graus nunca provocou outros problemas.

Só como comparação, minha ZJ mantem rigorozamente a temperatura em 100 graus, em qualquer circunstancia, exceto quando em areião, muito extenso ( 10 KM) que por conta do fato de que ocorre um aquecimento da CA, e como a CA é refrigerada dentro do radiador chega a atingir 107 Graus.

A experiência que tenho vivido com os jeeps, me levam a crer que o fato de trabalhar a 100 não compromete o motor, que foi planejado para tal temperatura, tanto que a válvula termostática só abre completamente nesta temperatura (para testar, pode se usar um pequeno massarico diretamente na válvula para verificar o funcionamento dela). O impotante é manter o sistema em perfeitas condições.

Abraços a todos

Pinho, o seu comentário certamente é de grande valia.

Tô sempre de olho na minha em todos estes aspéctos, tanto que nunca ferveu ou algo do tipo, mesmo forçando um pouco em dias mais quentes.

O que incomoda nas XJs e pelo jeito nos Wranglers tbém, é o calor no compartimento do motor e que acaba passando pra dentro do carro. O AC das XJs é algo incrível de bom, pq mesmo com isso tudo ele ainda gela bem, mas sofre pra kct....

Eu não me incomodo em ter um motor que opere na casa dos 100°C, a zica é que parece que tá sempre 100°C dentro da vtr.

Abs.

aconteceu comigo

Pinho, o seu comentário certamente é de grande valia.

Tô sempre de olho na minha em todos estes aspéctos, tanto que nunca ferveu ou algo do tipo, mesmo forçando um pouco em dias mais quentes.

O que incomoda nas XJs e pelo jeito nos Wranglers tbém, é o calor no compartimento do motor e que acaba passando pra dentro do carro. O AC das XJs é algo incrível de bom, pq mesmo com isso tudo ele ainda gela bem, mas sofre pra kct....

Eu não me incomodo em ter um motor que opere na casa dos 100°C, a zica é que parece que tá sempre 100°C dentro da vtr.

Abs.
    Bom dia Leo , blza garoto.
    rapaz sabe q acabei fazendo no meu wrangler .... comprei uma valvula termostática do nosso companheiro Znardo , uma que ele tinha lá q aciona aos 80°C ( a original era de 90°C ) acho q ai jah melhora um pouco .. e por fim travei a elice do radiador é que fiz um teste para ver se o acoplamento viscoso travava mas acredite a temperatura chegou a quase 105°C e nada da elice travar ou seja acho q o acoplamento foi pro saco mesmo.. não finalizei tudo ainda pois estou no aguardo da mangueira inferior do radiador assim que chegar montarei tudo e vou ver noque deu ou seja verifcar a que faixa a temperatura irá trabalhar agora

lembrando que com a elice travada não poderei entrar na agua né se não gêgê
    abs

Ainda não cheguei a pensar em mudar o radiador, pq ele refrigera legal....com o visco travado, mesmo em dia quente a temperatura cai muito bem....aí o controle fica em cima da válvula, o que não é bom.

Pelo que entendi na sua colocação será que as mudanças que eu fiz esse controle de temperatura poderá ficar a cargo da valvula termostatica????
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por gersonpelegrini Ver Post

Pelo que entendi na sua colocação será que as mudanças que eu fiz esse controle de temperatura poderá ficar a cargo da valvula termostatica????
    Exatamente o que disse. Com a válvula termostática de menor temperatura e com o visco travado, a temperatura vai baixar legal, vc vai ver.....Isso pq o radiador e a élice/velocidade do visco dão conta de refrigerar muito bem. Aí vc terá dois problemas, um é que o motor irá rodar em uma temperatura muita baixa e segundo é que o controle de temp vai ficar a cargo da válvula (abre e fecha constante) e ela não foi feita pra isso, a válvula foi feita apenas para o que se chama de partida a frio, esquentou o motor já era, ela abre e pronto, ou então em velocidade constante em estrada onde o vento frontal tende a reduzir a temp naturalmente. Como ela vai ficar abringo e fechando direto a vida útil dela vai ser comprometida, mas não a curto prazo....

Vc até pode usar uma termostática mais baixa, mas o visco tem que estar bom. Mas como o visco original é p/ 100°C não vai mudar muita coisa (a não ser na estrada), por isso a minha idéia de usar um visco compatível, mas com temp de 90-95°C, sacou ?

Abs.

Usuário
    Entrada
    15/09/2007
    Local
    Igaratá/SP
    Bom investiguei um pouco, e achei algumas possibilidades:

1° - Para quem não tem problemas com consumo de gasolina, a melhor opção seria deixar o visco travado, e manter a mesma válvula. Nisso a temperatura (acho eu) vai cair para menos de 100° e a válvula não ficaria abrindo e fechando, pois ela atua na faixa dos 100°.

2° - estou falando muito, mas até agora não analisei o visco da XJ, não sei se ela é do tipo que tem pino ou do tipo espiral. Falando com um expert de visco que trabalha aqui, se for com pino, é muito mais fácil do que imaginávamos pois é possível regular o pino para trabalhar na temperatura que quisermos e segundo ele se o carro trabalha na faixa dos 100° teríamos curso suficiente no pino para regular no range 80° até 120°. Agora se for em espiral não sabemos exatamente como regular, pois eh um sistema do nosso concorrente.

PS. Na visão do nosso expert (como já havia falado anteriormente), não recomendamos trocar o visco, pois cada qual é desenvolvido para trabalhar em um determinado torque do motor. Para trocar teríamos que achar outro que trabalha com o mesmo torque e em temperatura mais baixa.

eu provávelmente estarei ausente até o final do ano, senão traria a minha XJ aqui na empresa e faria esses testes.

LEO,
    você consegue fazer este teste de regulagem do pino (se for esse o nosso modelo)?

1° - Para quem não tem problemas com consumo de gasolina, a melhor opção seria deixar o visco travado, e manter a mesma válvula. Nisso a temperatura (acho eu) vai cair para menos de 100° e a válvula não ficaria abrindo e fechando, pois ela atua na faixa dos 100°.
    O que vc disse está certo, mas tem um problema, o projeto do motor foi feito para uma determinada temperatura, levando-se em conta as folgas de mancais, bronzinas, anéis, etc....se abaixas muito a temperatura, não é só o consumo de combustível que aumenta, alías ele aumenta pq essas folgas não estão nas dimensões ideais, resultado: Desgaste maior do motor.

2° - estou falando muito, mas até agora não analisei o visco da XJ, não sei se ela é do tipo que tem pino ou do tipo espiral. Falando com um expert de visco que trabalha aqui, se for com pino, é muito mais fácil do que imaginávamos pois é possível regular o pino para trabalhar na temperatura que quisermos e segundo ele se o carro trabalha na faixa dos 100° teríamos curso suficiente no pino para regular no range 80° até 120°. Agora se for em espiral não sabemos exatamente como regular, pois eh um sistema do nosso concorrente.

PS. Na visão do nosso expert (como já havia falado anteriormente), não recomendamos trocar o visco, pois cada qual é desenvolvido para trabalhar em um determinado torque do motor. Para trocar teríamos que achar outro que trabalha com o mesmo torque e em temperatura mais baixa.
    Perfeito, isso aí.

LEO,
    você consegue fazer este teste de regulagem do pino (se for esse o nosso modelo)?
    Comprei até um visco novinho pra XJ (mas de outra marca) sem ser original só pra fazer experimentos....pelo menos na minha que é original e nessa que eu comprei, as duas tem a mola em espiral.......Pelo menos tenho uma novinha de reserva....Nem me atrevi a mecher pq sem equipamento ia ser no chute...aí sem chance se não tiver o equipamento certo pra isso....até tentei ver se acho alguém aqui no Brasil que poderia fazer isso (com equipamento certo), mas até agora não achei....

Abs.

Usuário
    Entrada
    15/09/2007
    Local
    Igaratá/SP

Comprei até um visco novinho pra XJ (mas de outra marca) sem ser original só pra fazer experimentos....pelo menos na minha que é original e nessa que eu comprei, as duas tem a mola em espiral.......Pelo menos tenho uma novinha de reserva....Nem me atrevi a mecher pq sem equipamento ia ser no chute...aí sem chance se não tiver o equipamento certo pra isso....até tentei ver se acho alguém aqui no Brasil que poderia fazer isso (com equipamento certo), mas até agora não achei....

Abs.
    Xi então é do concorrente... eu tenho alguns contatos lá.... vou ver se acho alguém que saiba regular o espiral....

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Peças Jeep 4.0 (Cherokee Sport, Grand Cherokee e Wrangler)
      Por geezer no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 27
      Última resposta: 17/02/2009, 22:34
    2. diferenca cherokee sport X grand cherokee laredo ou limited
      Por davidss6 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 5
      Última resposta: 14/01/2008, 23:55

Permissões de Postagem