Fábio,
Realmente pela sua descrição tem cheiro de defeito de fabricação mesmo. Mas para se ter certeza seria interessante que postasse fotos da peça (se ainda tens) mostando detalhes do local do defeito.
Sdçs,
Versão Imprimível
Fábio,
Realmente pela sua descrição tem cheiro de defeito de fabricação mesmo. Mas para se ter certeza seria interessante que postasse fotos da peça (se ainda tens) mostando detalhes do local do defeito.
Sdçs,
Leo,
também não postei nada em caráter pessoal, só resolvi fazê-lo para que não ficasse a impressão de que isto só acontece em carros "detonados", sem manutenção, pois neste caso não é verdade.
Como já havia dito, não tenho como saber se esta peça tinha sido trocada, pois não tenho o carro desde zero, mas ela parecia ser original de fábrica. Digo isso por ser igual em aparência aos demais terminais, embora a peça não tenha identificação.
Já vi também muita peça falsificada, tenho um amigo dono de loja de autopeças e já aconteceu com ele diversas vezes. No caso dele, por ser honesto e consciente, jamais revenderia uma peça destas, mas isso não é regra. Infelizmente é algo que pode acontecer com qualquer um, pois dificilmente se tem condições de diferenciar uma peça original de uma falsificada, sem colocá-las lado a lado, para quem não é do ramo. da minha parte, só adquiro peças ou qualquer outra coisa de fornecedores confiáveis, e nunca comprei no ML.
Mas voltando ao terminal do meu carro, o que mais me intriga é que o comportamento da direção estava absolutamente normal, sem ruídos ou folgas estranhos, e depois de trocada a peça nada mudou.
Ruben,
acabei esquecendo a peça na oficina, em Santos, portanto não tenho como tirar fotos... Se não tiverem jogado fora ainda, na próxima vez que for para lá tiro as fotos e posto.
Abs.
Fábio Rezende.
XJ 98
Com relação a este tema só quero comentar o seguinte:
....infelizmente a partir de um alerta, q tem como único objetivo informar aos proprietários de Cherokee, a atenção especial a um componente de EXTREMA importância e de segurança, não só para o dono, mas para todos os seus familiares, amigos e zequinhas, que fazem uso da viatura........ se tornou alvo de algumas estupidezas....:shock:
:arrow: NÃO vendi a peça defeituosa.
:arrow: NÃO tenho interesse de fazer deste alerta uma forma de vender.
:arrow: NÃO ganhei R$1,00 nesta venda, muito pelo contrário, gastei em dezenas de telefonemas, para conseguir a peça de QUALIDADE para o amigo, mas ganhei o prazer de recebe-lo em minha casa e de uma boa conversa.
:arrow: NÃO acreditem em estatistica, mesmo se ela for de 0,0000000001%, pois ESTE pode ser VOCÊ.
Aproveito para agradecer em público e empenho, a recepção em sua casa, num sábado, e o ótimo papo.
Em dois dias a peça estava na minha mão, e consequentemente no carro, que estava parado!
Aliás, posso testemunhar que em momento algum vc. teve a intenção de me empurrar qualquer peça, seja neste episódio, seja em outros contatos anteriores.
Quanto à peça quebrada, acho que está claro que não foi vendida por você, e se alguma mensagem minha deixou dúvida a este respeito, reforço que a peça estava no carro quando comprei, e não sei se era ainda original de fábrica. Parece ser.
E estatística é assim mesmo. A chance de algo acontecer, por menor que seja, não afasta o risco de sermos contemplados, como eu fui!
Obrigado!
Abs.
Fábio Rezende.
XJ 98.
Comentando sobre a manutenção devida, no esquema que o Zardo postou, deve-se engraxar o pivô nos pontos entre 9 e 6, 13 e 7, 10 e ??
e onde mais?
A esfera é dentro da cabeça do pivô?
Obrigado!
T+ :wink:
Eita KCT....por acaso eu falei que foi vc que vendeu, ou que tá fazendo uso daqui como marketing ??
Eu disse: Espero que não tenha sido vc que vendeu pra não cair de pau em cima de mim, mas não especulei nada....eu te conheço e vc me conhece, e duvido que venderia porcaria. :concordo:
Disse depois, duvido que o Nzardo abriu esse tópico só pra vender.
Nessa discução aqui só entrou eu e o Fábio, logo então deixemos isso claro e bejunda.
Voltando ao que interessa, como o Fábio disse, peças falsificadas tem aos montes no mercado. Umas simples de reconhecerem e outras nem tanto.....Eu costumo usar a regra quando a esmola é de mais o santo desconfia, ou como os gringos dizem "there's no free meal".
Estatística de falha, ainda mais em peças sempre vão existir e isso é fato. A minha maior posição sobre esse assunto é o seguinte: Verificar e cuidar sempre, mas isso não é motivo pra pânico, aliás vcs sabem qual é a quantidade de itens em um carro que se houver falha pode causar um acidente ?? São inúmeros e muitos em um percentual muito maior que terminais de direção. Cilindros de freio, cilindro mestre são um exemplo clássico....Eu já vi falhas de retenção em sistemas de freios que poderiam e muitos causaram.....Lembro de uma empresa aqui no Brasil fabricante de pinças de freio que teve um recall enorme entre 97-98 por conta disso.....Lembram dos casos dos pneus nos EUA ?
Revisar corretamente, usar peças e mão de obra adequadas é primordial sempre. Isso é o ponto chave da minha discução. :concordo:
Abs.
Leo,
Eu sei q não teve nenhuma má intenção, pois te conheço pessoalmente... só respondi pra ficar bem claro, pois como esse é um forum aberto, e pelos e-mails q recebo, sei q tem uma quantidade de Cherokeiros q consultam o forum, muuuiitoooo maior do que os q postam por aqui, e assim não fica nenhuma dúvida......:concordo:
...esse desgaste q ocorreu, acredito q não seja o caso de peça falsificada, pensando com meus botões.... creio q foi devido a falta de lubrificação mesmo..... não sei...mas é uma possibilidade.... pois se o espaço não esta ocupado pela graxa, qq liquido, lama e até areia de praia q é terrivel podem contaminar a peça......será q tinha algum residuo junto a graxa da peça danificada ??..:pensativo:......
agora esse 'Bejunda' vou cobrar pessoalmente.......:twisted:
Gadelha,
Alem de todos esse pontos, verifique se os seus cardãs tem bico de engraxar, algumas tem, outro lugar q tenho dúvidas se tem ou não é a fixação traseira do feixe de molas (jumelo) pois os jumelos do kit de 2" q importei pra clonar, tem bico de engraxar.....:pensativo:
Então tá, tem razão mesmo e vendo deste modo é bom deixar claro....
Mas aguarde novidade sobre o que vc disse aí....:concordo: Vc vai gostar....:concordo:
Concordo plenamente com esta possibilidade e é a mais comum. :concordo:, mas aí entramos no campo da manutenção/revisão não muito bem feita, etc....100% plausível. E existe sim muita graxa porcaria no mercado também. Eu sempre uso graxa de marca de renome e a base de Bissulfeto de Molibdênio, a melhor e mais barata que tem pra isso. E pra rolamentos só a Azul (que tem marca específica) e é a melhor.
Então vai preparando um Hot Wax nela... :twisted:
Originalmente nas XJ nas buchas traseira não tem mesmo ponto de engraxamento, nem nas cruzetas dos cardãns se forem originais. Além desses pontos, só no junta de deslocamento do cardã dianteiro tem. Com certeza.
Fica assim então, nos 4 pivos, no terminal no pitam e no dois terminais da Drag bar. E no cardã dianteiro bem no meio dele. Verifique se as cruzetas tem ou não, mas não estranhe se não tiverem.
Fácil assim.
Abs.
Estou postando a lista dos TSBs das XJs.
TSB Number & Issue Date TSB Title
879 JUN 00 Recall - Front Brake Rotor Corrosion
860 MAY 00 Recall - Airbag Control Module Internal Corrosion
775 APR 98 Recall - Front Shoulder Belt Adjustable Anchors
764 MAR 98 Recall - Power Brake Booster
TSB Number & Issue Date TSB Title
23-014-06 MAR 06 Wipers/Washers - Wipers Smear or Streak Winshield
18-037-05 OCT 05 Engine Controls - Flash Programming Failure Recovery
24-003-03 MAY 03 A/C - System Sealer Usage Prohibition
24-009-02 OCT 02 A/C - System Leak Detection
23-026-02 JUN 02 Body/Frame - Floor Pan Corrosion
23-015-02 APR 02 Outside Rearview Mirror - Glass Replacement
08-025-01 NOV 01 Air Bag - On/Off Switches
19-009-01 OCT 01 Driver Airbag - Trim Cover Service
08-010-01 MAY 01 Airbag/Clock Spring - Service
18-012-01 MAY 01 Generic Scan Tool - Reference Information
25-004-01 MAY 01 Evaporative System - Leak & DTC Diagnostics
08-006-00A DEC 00 Wiring - Revised Splicing Procedure
18-05-00G DEC 00 Engine - Spark Knock/PCM Reprogramming
23-008-00B NOV 00 Child Seat - Tether Anchor Part Numbers & Labor Time
03-08-00 SEP 00 Differential Cover - Updated Sealer & Fluid
18-05-00F SEP 00 Engine - Spark Knock on Acceleration
21-04-00 JUN 00 TCM - MIL ON/DTC P1763 Set
18-08-00 JUN 00 MIL ON, Erroneous DTC P0107 Set
05-05-00 MAY 00 Rear Brakes - Clunk or Thump When Brakes Are Applied
08-11-00 MAR 00 CD Player - CD Compatibility
08-34-99 OCT 99 Headlamps - Momentarily Flicker
26-10-99E OCT 99 ABS System - 'No Response' Test Revisions
23-35-99A OCT 99 Child Seat Tether Anchor - Labor/Parts Identification
02-12-99 AUG 99 Front End Alignment - Adjustable/Offset Ball Joints
26-08-99D AUG 99 A/T - Check Shifter Signal Test Revisions
08-23-99 JUL 99 Radio Communication Equipment - Recommendations
24-13-99 JUL 99 A/C Evaporator - Freeze Up
02-08-99 JUN 99 Front Shock Absorber - Rattle/Knock
18-12-99 JUN 99 Leak Detection Pump - Monitor Test
08-15-99 MAY 99 Instrument Cluster - Intermittent/Erratic Operation
08-07-99 MAY 99 Power Distribution Center - Service
21-08-99 APR 99 A/T - Buzz/Whining in Reverse When Cold
02-03-99 APR 99 Leaf Spring - Retainer Clamp Availability
26-03-99G MAR 99 Brakes - Teves Mark IVG and Mark 20 ABS Revisions
26-02-99A FEB 99 Fuel System/Engine Controls - Manual Revisions
26-01-99D JAN 99 ABS/TCS - Diagnostic Test Revisions
08-17-98C DEC 98 Air Bag System - ON-OFF Switch Availibility
14-06-98 DEC 98 Fuel Tank - Rattling/Knocking/Gurgling Noises
26-11-98E NOV 98 Electrical/Engine Controls - Manual Revisions
25-02-98 OCT 98 I/M Testing - OBDII CARB Readiness Monitor Information
08-20-98A OCT 98 Instrument Panel - Erratic Operation
26-09-98D SEP 98 Electrical - Wire Harness Connector Location Rev.
26-09-98F SEP 98 Engine Controls - TPS Connector/DTC Test Revisions
05-03-98A AUG 98 Front Brakes - Pedal Pulsation
03-05-98 JUL 98 Propeller Shaft - Clicking Noise
21-09-98 JUL 98 Transfer Case Shifter - Creaking/Thumping Noise
08-36-98 JUL 98 Auto Computers - Y2K Effects
18-22-98 JUN 98 MIL ON, Engine Misfire DTC's Set
18-21-98 JUN 98 Powertrain Control Module - Service Precaution
26-06-98R JUN 98 Brakes - Kelsey Hayes EBC 2 & EBC 3 ABS Revisions
26-06-98F JUN 98 Electrical/Fuel/Ignition/A/C - Manual Updates
23-21-98 MAY 98 Front Seat - Squeaking Noise
08-19-98 MAY 98 ABS - Connector Repair
14-03-98 MAY 98 Fuel Pressure Gauge Adapter - Usage
07-03-98 APR 98 Fan Viscous Drive - Scraping Noise/Radiator Damage
03-02-98 APR 98 Differential - Lubricant & Sealing Requirements
26-04-98B APR 98 Engine Controls/Electrical - Manual Revisions
03-01-98 MAR 98 Drive Line - Vibration/Droning Noise Over 60 Mph
11-04-98 MAR 98 Exhaust System - Squeak in Cold Weather
24-03-98 MAR 98 Heater A/C Actuator - Squeaking Noise
05-02-98 MAR 98 Front Brakes - One Click on Initial Application
26-03-98F MAR 98 Brakes - Teves Mark 20 ABS System Revisions
23-03-98 JAN 98 Doors/Locks - Inoperative/Binding
08-01-98 JAN 98 Speedometer Gear - Adapter Alignment
26-01-98 JAN 98 Brakes - Teves Mark 20 ABS, Manual Revisions
26-01-98A JAN 98 Engine Controls/Electrical - Diagnostic/Wiring Revisions
18-36-97 DEC 97 PCM - Incorrect Fault Mature Time for DTC#B7
23-66-97 DEC 97 Firewall/Footwell - Noise/Air/Water Leaks
26-12-97I DEC 97 Brakes - Teves Mark 20 ABS System Test Revisions
26-12-97F DEC 97 Brakes - Teves Mark IV/Teves Mark 20 ABS Revisions
26-12-97G DEC 97 Engine Controls - Miss-Fire Test Revisions
14-08-97 NOV 97 Engine - High Driveability Index Fuels
26-11-97F NOV 97 Engine Controls - ECT Sensor Test revisions
26-11-97I NOV 97 Engine Controls - Speed Sensor Diagnostics Revisions
24-13-97 OCT 97 A/C Manifold - Refrigerant Leaks
Abs.
Leo, blz!
Como é que se consegue o conteúdo de cada um desses TSB´s ?