Como o tópico é sobre compra de Cherokee, vou deixar aqui a minha experiência das últimas semanas, onde tenho ido a caça de uma XJ.
Depois de pesquisar muito anúncios, encontrei mais de 60 Cherokees 97 e 98 à venda só em São Paulo, estabeleci um critério de corte prá selecionar as XJ´s que eu iria ver. O critério foi, quilometragem abaixo de 100.000 km rodados (acabei vendo algumas com mais de que isso), sem GNV, com câmbio automático, preferencialmente ano 98 e com preço entre R$ 27.000,00 e R$ 31.000,00.
Com esse corte, sobraram aproximadamente umas 15 XJ´s, então comecei a ligar e marcar para ver os carros, e o que encontrei na maiora das vezes foi desanimador. Desse total somente 2 interessaram, o resto não deu vontade nem de fazer uma proposta para o proprietário, em alguns casos (três casos que eu me lembre), nem sequer cheguei a andar para testar o carro porque só de ver o estado de conservação externo e principalmente interno, nem precisava andar porque não me interessaria comprar uma XJ naquele estado, então nem perdi tempo.
Os problemas mais comuns encontrados na parte interna foram forração do teto caindo e não era pouco, bancos com o couro rasgado, painel quebrado, vidros e travas elétrica que não funcionavam e alguns casos com os botões de acionamento faltando ou quebrados. Não eliminei nenhuma XJ por ter apenas um problema interno de má conservação, mas na grande maioria das vezes, o mesmo carro tinha mais que um problema interno que juntando com os defeitos externos e mecanicos encontrados, inviabilizava o negócio.
Os problemas externos encontrados com mais frequência foram, pintura muito riscada, amassados, faltando acabamentos, lanternas ou faróis quebrados, pneus muito gastos, bem menos de meia vida em vários casos e que em uma XJ representa um gasto de aproximadamente R$ 2.000,00 para trocar os 4 pneus.
Os problemas mecanicos que encontrei foram, várias XJ´s com vazamanto de óleo no motor, câmbio ou diferencial traseiro e nas mangueiras da direção hidraúlica. O que mais me chamou a atenção é que em nenhum dos carros que andei percebi problemas de câmbio, e somente em dois observei problema de barulho no motor (batendo). O mais comum foi encontrar problemas na suspensão dianteira, muito barulho e shimmy em alguns casos. Em dois carros percebi barulho no diferencial traseiro e freio muito baixo e duro.
Outro ponto interessante é com relação ao preço, o pior carro que eu ví tinha quilometragem baixa para um carro com 10 anos de uso, pouco mais de 70.000 km era segundo dono e era o que tinha o preço mais alto de todos os que ví, enquanto que os dois melhores estavam na faixa de R$ 28.500, e ambos entre 70.000 km e 80.000 km. O preço pedido nas lojas e de particulares está muito próximo, a diferença é que com particular é mais fácil negociar um desconto, com loja tá bem mais dificil, mas mesmo com particular tá difícil conseguir arrancar mais que R$ 2.000,00 de desconto para fechar negócio, mesmo com pagamento a vista.
Se alguém estiver procurando uma XJ em São Paulo e quiser algima dica dos que ví prá não perder tempo, me manda uma MP que eu PVT eu conto o que vi em detalhes, por questão de ética não vou postar nomes ou referências que identifiquem o carro ou proprietário aqui. Resumindo, tá difícil encontrar XJ´s em bom estado aqui em São Paulo, então quem tem XJ em bom estado, cuide bem dela porque isso faz muita diferença na hora da venda.
[ ] ´s