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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    Como usar tração4x4 - cherokee sport




    Olá,
    acabei de adquirir uma cherokee sport 98, e este é meu primeiro veículo 4x4.
    Até então só tive picapes 4x2.
    Como iniciante, gostaria de saber como e em quais condições devo fazer o melhor uso da tração 4x4, ou seja, quando devo usar full time, part time, neutro, 4x2, etc.

    Obrigado
    Crovida4x4

  • #2
    Citação Postado originalmente por crovida4x4 Ver Post
    Olá,
    acabei de adquirir uma cherokee sport 98, e este é meu primeiro veículo 4x4.
    Até então só tive picapes 4x2.
    Como iniciante, gostaria de saber como e em quais condições devo fazer o melhor uso da tração 4x4, ou seja, quando devo usar full time, part time, neutro, 4x2, etc.

    Obrigado
    Crovida4x4
    Crovida4x4, vulgo "Cro"

    Vai ter um monte de resposta por aqui em breve, mas adianto somente um coisa, NÃO USE O PART TIME EM ASFALTO OU MESMO ESTRADAS DE TERRA MUITO SECAS.

    De resto, direto 4x2 ou 4x4; 4x4 reduzida somente em condições adversas: lama, subidas íngremes, "contorcionismos", etc; neste caso, sempre velocas baixas.

    De 4x2 para 4x4, e vice-versa, pode mudar andando; reduzida, só com a Cherokee parada (contrariando o que o manual do proprietário informa).

    Part Time só em mutcha lama mesmo.

    Bão, logo vão aparecer dicas de pessoas bem mais gabaritadas no assunto, aguarde, por favor, []´s

  • #3
    Crovida,

    Por favor não se ofenda com a pergunta, mas por acaso vc já deu uma lida nessa parte no manual do proprietário da Cherokee ? Tudo bem, é um pouco básico por lá, mas dá uma boa noção geral no assunto e até base para perguntas mais aprofundadas.
    De qualquer forma, dê uma olhada nesse tópico aqui, que fala muito sobre este assunto.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=31464

    Abs.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Crovida,

    Por favor não se ofenda com a pergunta, mas por acaso vc já deu uma lida nessa parte no manual do proprietário da Cherokee ? Tudo bem, é um pouco básico por lá, mas dá uma boa noção geral no assunto e até base para perguntas mais aprofundadas.
    De qualquer forma, dê uma olhada nesse tópico aqui, que fala muito sobre este assunto.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=31464

    Abs.
    Pois é Leo, realmente o manual não traz muitas explicações como as que vocês nos dão aqui.
    Este carro eu não usarei em trilhas, mas como na minha chácara quando chove o bicho pega, entendi que nestes momentos a melhor coisa seria utilizar o 4x4 full time.
    Para trilhas em breve vou procurar um Bandeirantes ou jpx.
    Abcs,
    Crovida
    4X4 Brasil

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Crovida,

    Por favor não se ofenda com a pergunta, mas por acaso vc já deu uma lida nessa parte no manual do proprietário da Cherokee ? Tudo bem, é um pouco básico por lá, mas dá uma boa noção geral no assunto e até base para perguntas mais aprofundadas.
    De qualquer forma, dê uma olhada nesse tópico aqui, que fala muito sobre este assunto.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=31464

    Abs.
    Pois é Leo,
    este carro eu vou usar somente na cidade, e quando chover na minha chácara, pois lá carro 4x2 com piso molhado não sobe. Neste caso entendi que a melhor opção seria usar 4x4 full time certo?
    abcs,
    crovida

  • #6
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    E aí Crovida blz!

    Parabens pela aquisição, só por curiosidade e se nao quiser nao precisa responder qual a kilometragem e quanto pagou no veiculo?

    valeu abraços

  • #7
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    Há!!! posta umas fotos aí, parece estar bem conservada a cheroka!

  • #8
    Citação Postado originalmente por crovida4x4 Ver Post
    ....quando chover na minha chácara, pois lá carro 4x2 com piso molhado não sobe. Neste caso entendi que a melhor opção seria usar 4x4 full time certo?
    Se o trajeto é lama total e piso irregular, part-time é melhor. Mas vai se habituando com o full-time primeiro pra poder sentir as diferenças.

    Abs.

  • #9
    Citação Postado originalmente por crovida4x4 Ver Post
    Pois é Leo,
    este carro eu vou usar somente na cidade, e quando chover na minha chácara, pois lá carro 4x2 com piso molhado não sobe. Neste caso entendi que a melhor opção seria usar 4x4 full time certo?
    abcs,
    crovida
    E aí "Cro", ando de Full Time o tempo todo, sem trocadilho. Este assunto foi alvo de discussão há umas semanas em algum tópico.O consumo é o mesmo e to checando para ver o consumo de pneus. Dá mais aderência no asfalto seco ( curvas ) e nos dias de chuva é só alegria, nada de saidas de traseira. Aliás estas saidas de traseira são uma caracteristica das XJ nos primeiros Km's quando ainda somos novatos na direção, combinação de traseira leve / muito torque e potência em baixa.

  • #10
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    Pois é Mario,
    na verdade já estou acostumado a digirir carros com saída de traseira, pois já tive Blazer, S10, Ranger e atualmente tenho uma Dakota CE.

    Acho que vou ter que me acostumar agora a não sair de traseira, mas com certeza vai ser um barato ver estas diferenças.
    4X4 Brasil

  • #11
    Citação Postado originalmente por vendra Ver Post
    Aliás estas saidas de traseira são uma caracteristica das XJ nos primeiros Km's quando ainda somos novatos na direção, combinação de traseira leve / muito torque e potência em baixa.
    Só um pequeno complemento. Todo carro com tração traseira tem tendência a sair de traseira dependendo da forma de guiar, não é apenas uma característica da XJ. Tem que saber dosar o pé...até pq tem motor pra isso.
    Como no Brasil os carros com tração traseira estão sumindo a cada dia, a experiência dos motoristas tbém....hehehe...

    Abs.

  • #12
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    Opa, e no caso da ZJ ? 5.2 limited, ela tem que tipo de diferencial bloqueado? Outra questão, se colocar a alavanca de tração em N ,todo o sistema fica neutro o carro não anda? É normal,quando parada e ligada, você sai de 4x4,passa a N e quando vai entrar a 4x4 low, dá uma leve arranhada ?Se não for normal o que poderia ser para solucionar isso?

    Citação Postado originalmente por Luís Arato Ver Post
    Crovida4x4, vulgo "Cro"

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    De resto, direto 4x2 ou 4x4; 4x4 reduzida somente em condições adversas: lama, subidas íngremes, "contorcionismos", etc; neste caso, sempre velocas baixas.

    De 4x2 para 4x4, e vice-versa, pode mudar andando; reduzida, só com a Cherokee parada (contrariando o que o manual do proprietário informa).

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