Então foi o que eu lhe disse logo no começo, não tem nada a ver co a retífica.
Está parecendo falha elétrica, knob, ventilador, fusível, fiação desconectada ou em curto, veja se consegue localizar no manual o fusível do ventilador interno.
Versão Imprimível
Pode ser problema também no conector do motor do ventilador, veja esse vídeo:
1999 Jeep Grand Cherokee Limited AC BLOWER MOTOR STOPPED BLOWING - YouTube
No site wjjeeps também tem essa informação: Jeep Grand Cherokee WJ - Blower motor connector repair
Na imagem em anexo veja o fusível IOD (nº 1) que fica na caixa de distribuição de energia em baixo do capô, veja se não está mau conectado ou queimado.
Se achar complicado leve em uma boa auto elétrica.
já conversei com os caras da mêcanica e logo q levar ela fazer uma revisão geral de 1000km eles vao levar em um especialista em ar condicionado, mas valeu pelas dicas/ajuda ;D
Boa noite amigos,
Estou aproveitando este tópico para ver se alguém já passou pelo mesmo problema que eu.
Tenho uma laredo 98 4.0. Desde que comprei, ela apresenta um comportamento estranho no ar condicionado.
Ele só funciona (gela) na posição de ventilação do parabrisa. Nas outras posições a luz do ar continua ligada, mas o ar vem na temperatura ambiente.
Imagino que na posição de ventilaçao do parabrisa ele sempre ligue o ar, já que a ideia é desembaçar, dessa forma o comando seria independente do botão AC. Será então que o problema está no botão?? O estranho é que a luz do botão liga normal...
Agradeço desde já quem possa me ajudar!
Provavelmente quebrou alguma peça que separa o ar gelado do compressor e não interfere no ventilador. Talvez precise desmontar parte do painel para ter acesso. Teve um colega do fórum que conseguiu acesso pelo porta-luvas, mas era uma WJ ano 2000. Tente achar o tópico para ver se ajuda. Abraço!
Bom galera..........as vezes a solução é mais simples do que imaginamos......
Se todo sistema está ok e o compressor "arma e desarma" pode ser a embreagem interna dele ou simplesmente o relê que fica na caixa de fusíveis ao lado da bateria....a minha ZJ 98 tava assim....as vezes armava, as vezes desarmava......fui verificar e tinha um pouco de zinabre nos contatos do relê.....fechei um pouco o encaixe do rele com uma pinça(estava meio frouxo o plug) e passei um óleo no encaixe do relê pra eliminar o zinabre e pronto!!!!! custo zero!!!!!
Outro defeito que aconteceu no meu A/C foi que ele funcionava, todo sistema do motor gelava mas o ar gelado num vinha pra dentro...fui ver era a VENTAROLA que não estava fechando direito, pois quando se vira o botão do ar digital pro frio, é um motorzinho que fica embaixo do pé do carona que faz esse movimento, e ele tinha encavalado uma das engrenagens.....me pediram 1000 reais pra desmontar o painel da Cheroka.....rrsss eu com menos de 15 min desmontei o motorzinho, recoloquei a engrenagem no lugar, engraxei, fechei o motorzinho e encaixei no pé da ventarola......ficou zero!!!!!
Boa noite amigos,
Primeiramente quero agradecer pela resposta e sugestões que os amigos postaram aqui! Sempre é bom contar com a experiência de quem possui uma cheroka há mais tempo...
Mas a solução para o meu problema foi mais simples do que eu pensava...
O defeito apresentado era que o ar condicionado só gelava na posição de mandar ar para o para-brisa, ou na posição para-brisa e pés. Nestas duas posições funcionava, pois o acionamento é independente do botão. Sempre é acionado o A/C nessas duas posições.
Porém, nas outras posições, eu podia ligar e desligar o botão que o A/C não dava nem sinal... O mais estranho é que a luzinha acendia e apagava, mas o ar não funcionava de jeito nenhum.
Hoje, com um tempinho livre, decidi desmontar a parte do painel que comanda o Ar. Tirei algumas fotos para mostrar para alguém que tenha que fazer o mesmo. O procedimento é bem simples:
1 - Retirar o friso de plástico que imita madeira. É bem simples, ele é só encaixado. Com uma pequena chave de fenda você desencaixa bem fácil.
Anexo 439819
2 - Depois de desencaixado, você terá acesso aos 3 parafusos que prendem a central de controle do Ar. No meu caso o parafuso de baixo não estava mais lá, então foram só os dois laterais.
Anexo 439820
3 - Depois de tirar os parafusos, é só vc tirar com cuidado a central inteira de dentro do painel, e desconectar os dois plugues elétricos, e o plugue central (que funciona com vacuo... oO)
Anexo 439823
Anexo 439824
4 - Para abrir a central, é preciso retirar o botão central, o botão da esquerda e desconectar 4 travas plásticas no módulo, como mostrado nas fotos:
Anexo 439821
Anexo 439822
5 - Depois de aberta, você verá algo assim:
Anexo 439825
6 - Meu foco era analizar aquela pequena placa eletrônica, que é onde se localiza o push-button (botão) que liga e desliga o A/C. Para retirar a placa, basta que você empurre 6 pinos metálicos na parte traseira da central de controle, como mostrado na foto:
Anexo 439827
7 - Com a placa na mão, fiquei uns 5 minutos analisando o circuito elétrico da placa, e cheguei a conclusão que para o bom funcionamento do botão A/C, 2 pinos metalicos (marcados em azul na foto) devem fechar um curto quando o botão é pressionado. Foi aí que tive a surpresa que o curto não acontecia... Logo verifiquei que o push-button já havia sido mexido, e estava bem mal soldado... O pino do push-button marcado em vermelho não estava dando contato. Retirei a solda velha, raspei um pedacinho da trilha para dar mais área de contato, e refiz a solda. Também percebi que o circuito do led que indica que o A/C está ligado é INDEPENDENTE do circuito que efetivamente aciona o ar, por isso a luz acendia, mas o ar não ligava...
Anexo 439828Anexo 439829
Anexo 439830
PRONTO! Problema resolvido em uma hora, e (o melhor) sem gastar um centavo!
Espero que esse post possa ajudar alguém que venha a enfrentar problema parecido, apesar de ser algo bem pontual...
Tem no manual de manutenção das ZJ, 0,800 kg......
Bom dia galera, desde quando comprei a ZJ estava sem o Ar condicionado funcionando, porem mandei dar uma geral e fiquei na duvida quanto ao funcionamento dele.Quando fui pegar ela, percebi que nao estava gelando muito bem e percebi tambem com o capo aberto que ficava ligando e desligando a cada uns 5 segundos. Levei novamente ao meca pra ver isso.Foi colocado um pouco mais de gas e num primeiro momento parecida ter parado de desarmar, apesar de ele ter dito que este tipo de compressor, fica desarmando assim mesmo. Bom, o ar continua ano gelar do jeito que imagino que seja para ser, e o compressor, quando deixo em "P", sem acelerar, vejo que ele fica desarmando. Nao percebo quando estou andando, se ele fica armando e desarmando, apenas estou parado é que escuto e percebo.Nas ZJs é assim mesmo o funcionamento, ou o que eu poderia ver para resolver? sera que é vazamento? pois o meca colocou aquele "contraste", mas nao vi nada a olho nu no ali no cofre do motor.Valeu
Deve ser assim mesmo, pois o sistema da Limited é automático, ou seja, você regula a temperatura e, quando houver variação o compressor entra "em ação" para estabilizá-la ou desarma para mantê-la.
Com a viatura em movimento é mais difícil perceber esse procedimento.
Blog sobre auto serviços: QUAL A DIFERENÇA ENTRE O AR CONDICIONADO AUTOMATICO E O MANUAL?
Abraço!
Limpa o contato das válvulas expansora de baixa e de alta....(pressostato).
Então, hoje comparei com o carro de um colega que dizia gelar e que estava com o ar revisado, e a minha Cherokee parece que gelou melhor que o carro dele, a unica coisa que eu achei foi que a velocidade do vento não é a das melhores na Cherokee.
Resultado, acho que esta gelando bem sim, nao quanto eu gostaria, mas ta bom
Valeu AlexPalma, acho que deve ser isso mesmo e que o sistema deva estar em ordem, o meca tinha dito mesmo que ao chegar na temperatura ele ficaria desligando, mas achei esquisito a principio.
Sinuhe, valeu, inclusive tem uma fiação em cima do "bujãozinho" que esta meio esquisita, meio enferrujada os contatos e fios bem fininhos, que apesar de estar funcionando, vou aproveitar e levar pro eletricista refazer para mim e dar uma limpada.