Postado originalmente por
Luís Arato
Wallace
Sim, mas é essa justamente a questao, pois como a área de troca é fixa, e pequena no meu caso, com a diminuiçao da diferença de temperatura a eficiência de troca cai bastante, resultando numa temperatura do fluído maior. nao sei dizer quanto, mas sinto no pé.
Pelo o que eu me lembro de transferência de calor e fenômenos de transporte, se aumentarmos a superfície de troca de calor, a eficiência vai aumentar mesmo que a diferença de temperatura fluído/ar, seja a mesma. Na verdade, como você sabe, esse é um processo iterativo, que vai se estabilizar numa temperatura de fluído menor do que é com o radiador menor.
Entao, concluo que com um radiador com área de troca maior, com certeza vou ter um resfriamento melhor, mas concordo que o ganho de eficiência nao seja linear em relaçao a área.
Bom, pelo lado financeiro, como sempre me preocupando, pois dinheiro para mim nao brota do chao, recebi uma proposta de R$ 360,00 por um kit com maior capacidade de troca. Nos EUA vi que um kit desses nao custa mais do que uns US$ 60,00. Bem que você podia importar alguns, nao?