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Tópico: Cherokee Sport

  • #889



    Citação Postado originalmente por Wallace Ver Post
    O que fica dentro do radiador é um trocador de calor e não um radiador.
    A diferença é que o trocador também vai esquentar o óleo quando o cambio estiver frio, além é claro de refrigerar quando for o caso.
    Todas as importadas oficialmente que conheço tem o kit up-country que inclui o radiador extra da transmissão.
    É um radiador pequeno que fica mais na frente dos outros radiadores.
    Não sei o que é este seu "arrasto", mas se for algum problema real é uma questão de provavelmente não va ser resolvida com outro radiador.
    Se não for o óleo, certamente vai precisar dar uma geral no seu cambio, trocando as peças de desgaste.
    Já falei que o filtro de óleo da transmissão dela não estraga, basta limpar já que é só uma tela metalica.
    O problema que para limpar precisa abrir o carter do cambio e ai vai precisar de uma junta nova deste para fechar.
    OK, Wallace

    Vi, e de fato, tem sim um radiador auxiliar, que fica bem na frente do condensador do ar. Mas parece pequeno. Vou dar uma revisada na transmissao, inclusive no filtro. Há uns 7 meses atrás troquei o fluído e só.

    O arrasto a que me refiro é como se fosse uma embreagem patinando, mas ocorre somente quando o tempo está bem quente. Por isso que pensei na temperatura do fluído.

  • #890
    Tem uma frase conhecida que tamanho não é documento.
    Atente que óleo do cambio é provavelmente o fluido mais quente depois do fluido de freio.
    Quanto maior a diferença de temperatura entre o fluido e o ambiente mais eficiente é resfriado.
    O radiador de óleo recebe mais ar frio por ser o primeiro.
    E também não pode ficar muito frio.
    E atente que dobrar a área do radiador não significa dobra a eficiencia da refrigeração. Talvez não ganhe nem 25%.

  • #891
    Citação Postado originalmente por Wallace Ver Post
    Tem uma frase conhecida que tamanho não é documento.
    Atente que óleo do cambio é provavelmente o fluido mais quente depois do fluido de freio.
    Quanto maior a diferença de temperatura entre o fluido e o ambiente mais eficiente é resfriado.
    O radiador de óleo recebe mais ar frio por ser o primeiro.
    E também não pode ficar muito frio.
    E atente que dobrar a área do radiador não significa dobra a eficiencia da refrigeração. Talvez não ganhe nem 25%.
    Wallace

    Sim, mas é essa justamente a questao, pois como a área de troca é fixa, e pequena no meu caso, com a diminuiçao da diferença de temperatura a eficiência de troca cai bastante, resultando numa temperatura do fluído maior. nao sei dizer quanto, mas sinto no pé.

    Pelo o que eu me lembro de transferência de calor e fenômenos de transporte, se aumentarmos a superfície de troca de calor, a eficiência vai aumentar mesmo que a diferença de temperatura fluído/ar, seja a mesma. Na verdade, como você sabe, esse é um processo iterativo, que vai se estabilizar numa temperatura de fluído menor do que é com o radiador menor.

    Entao, concluo que com um radiador com área de troca maior, com certeza vou ter um resfriamento melhor, mas concordo que o ganho de eficiência nao seja linear em relaçao a área.

    Bom, pelo lado financeiro, como sempre me preocupando, pois dinheiro para mim nao brota do chao, recebi uma proposta de R$ 360,00 por um kit com maior capacidade de troca. Nos EUA vi que um kit desses nao custa mais do que uns US$ 60,00. Bem que você podia importar alguns, nao?
    4X4 Brasil

  • #892
    A título de curiosidade:

    Troquei meu filtro de ar cônico por um maior. A temperatura do sistema de arrefecimento baixou significativamente. Antes funcionava praticamente nos 100°. Em engarrafamentos em dia de calor chegava aos 100°. Agora eu diria q está em torno de 97°.

    Abs,

  • #893
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Citação Postado originalmente por Arbass Ver Post
    A título de curiosidade:

    Troquei meu filtro de ar cônico por um maior. A temperatura do sistema de arrefecimento baixou significativamente. Antes funcionava praticamente nos 100°. Em engarrafamentos em dia de calor chegava aos 100°. Agora eu diria q está em torno de 97°.

    Abs,
    Ja falei uns.... trocentos de milhão de vezes sobre o tamanho e tipo de filtro de AR para aos modelos JEEP.

    Mas como todo munto é preguiçoso aqui..........seguinte, ai vai uma pra quem gosta de números e fórmula......... para que vcs possam calcular e usar o filtro adequado ao seu carro (TORQUE EM BAIXA), pesquisem quanto ao VOLUME DA MASSA de captação do sistema de ar original da JEEP.
    Com este dado, escolha o melhor filtro para seu carro com a medida correta de fluxo e captação.

    O maior desafio para a preparação de motores, é conseguir que o AR entre o MAIS FRIO possível, e o MAIS RÁPIDO possível na câmara de combustão, juntamente em conseguir que ele se misture e detone com a maior rapidez possível, e em seguida sai tbm com a maior velocidade possivel........

    Existem motores que este ciclo é tão perfeito, que não usão radiadores.............DRAGSTERS............

    Se tudo funcionar de maneira correta, vai gerar menos calor...lógico que depende e inúmeros fatores e variantes, mas o conceito é esse.......vcs já viram FORMULA 1 aquecer a todo momento.....
    Marcelo Carvalhal
    Jeep Dodge Crysler Especialist
    www.unionjeep.com.br compre seu JEEP em Itaipava !

  • #894
    Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Ver Post
    Ja falei uns.... trocentos de milhão de vezes sobre o tamanho e tipo de filtro de AR para aos modelos JEEP.

    Mas como todo munto é preguiçoso aqui..........seguinte, ai vai uma pra quem gosta de números e fórmula.........
    cade as formulas ?

    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #895
    Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Ver Post
    O maior desafio para a preparação de motores, é conseguir que o AR entre o MAIS FRIO possível, e o MAIS RÁPIDO possível na câmara de combustão, juntamente em conseguir que ele se misture e detone com a maior rapidez possível, e em seguida sai tbm com a maior velocidade possivel........
    Eu resolví esse problema ligando o ar condicionado na admissão do motor. Ou seja.... Meu carro só funciona com ar filtrado 2vzs e muito frio, já que o ar da cherokee é muito frio.

    Quando eu ando no modo econômico (velocidade do ar condicionado 1) o carro não tem muita potência, mas faz mais km por litro.

    No modo 4 (velocidade do a/c em 4) o carro vira um canhão..... coidiloco.

    Quando viajo para lugares mais frios eu uso somente a ventilação. Assim o ar não congela.....

    Pra ligar o carro eu coloco uma mangueira do ar condicionado de casa e viro o motor... mas o ar tem que ser de 21000btu's pra cima. O problema é causado porque o ar do carro só funciona com o carro ligado... então temos que forçar um ar externo pra poder funcionar e o bom é que o ar de casa tem filtro anti-pólen.


    Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Ver Post

    Se tudo funcionar de maneira correta, vai gerar menos calor...lógico que depende e inúmeros fatores e variantes, mas o conceito é esse.......vcs já viram FORMULA 1 aquecer a todo momento.....
    Fórmula 1 aquece todo o momento... se a parada no box durar 30 segs é capaz do motor quebrar. Se demorar a largar o carro joga água pra fora. Se deixar as entradas de ar um pouco fechadas em dias quentes o motor funde etc... etc... etc.... vc sabe que eu sei disso.....


    Beixotas
    4X4 Brasil

  • #896
    Citação Postado originalmente por Luís Arato Ver Post
    Wallace

    Sim, mas é essa justamente a questao, pois como a área de troca é fixa, e pequena no meu caso, com a diminuiçao da diferença de temperatura a eficiência de troca cai bastante, resultando numa temperatura do fluído maior. nao sei dizer quanto, mas sinto no pé.

    Pelo o que eu me lembro de transferência de calor e fenômenos de transporte, se aumentarmos a superfície de troca de calor, a eficiência vai aumentar mesmo que a diferença de temperatura fluído/ar, seja a mesma. Na verdade, como você sabe, esse é um processo iterativo, que vai se estabilizar numa temperatura de fluído menor do que é com o radiador menor.

    Entao, concluo que com um radiador com área de troca maior, com certeza vou ter um resfriamento melhor, mas concordo que o ganho de eficiência nao seja linear em relaçao a área.

    Bom, pelo lado financeiro, como sempre me preocupando, pois dinheiro para mim nao brota do chao, recebi uma proposta de R$ 360,00 por um kit com maior capacidade de troca. Nos EUA vi que um kit desses nao custa mais do que uns US$ 60,00. Bem que você podia importar alguns, nao?
    Bem pensa um pouco, porque o radiador original atende para todos e não você.
    Certamente tem outra coisa errada ai que pode nem ser resolvida pelo radiador maior.
    Posso cotar o radiador, mas estou achando que a diferença não vai compensar.

  • #897
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post


    Fórmula 1 aquece todo o momento... se a parada no box durar 30 segs é capaz do motor quebrar. Se demorar a largar o carro joga água pra fora. Se deixar as entradas de ar um pouco fechadas em dias quentes o motor funde etc... etc... etc.... vc sabe que eu sei disso.....


    Beixotas
    Por que saberia.....sabe nada, vc era daqueles pilotinhos que não entendia nada de porra nenhuma, quebrava o carro de propósito, e queria o impossível em 15 segundos.....um bundão!!!
    Por isso tem que ficar aturando eu te ZOAR a vontade, e ainda por cima em vez de andar a 350P/H, tem que fazer o inversso agora andando a 3.5 P/H


    Citação Postado originalmente por BAMBHETA
    Cade as fórmulas ??
    Vc acha mesmo que eu ia mostrar.... HAHAHAHHAHA ..depois que vcs quebrarem a cabeça e acertarem eu coloco aqui...
    Marcelo Carvalhal
    Jeep Dodge Crysler Especialist
    www.unionjeep.com.br compre seu JEEP em Itaipava !

  • #898
    Quanto a pegar ar mais frio para mim foi um fator principal na opção de colocar um snorkel já que o cofre do motor da XJ é um forno.

  • #899
    Por falar em ar e combustão, alguém já viu XJ ou ZJ gasolina c/ turbo? Deve ser uma covardia...

  • #900
    Nos EUA tem com kit com compressor volumetrico (blower) para XJ.
    E lá já vi duas WJ V8 bi-turbo

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