Postado originalmente por
Cherokee 98
Obrigado amigo pela compreensão!A minha é 1998 4.0L gasolina manual.
Sim eu peguei no manual, mas eu também já li isso. Vou te passar minha outra fonte que não é o manual aqui em anexo.Na europa pode haver uma mudança no óleo por ter países onde no inverno esfria muito e aí isso afetaria a qualidade do fluido se fosse o mesmo que o nosso aqui.Exato, o sintético é um óleo mais eficiente por ser meticulosamente feito em laboratório, o que confere bastante pureza.Já o mineral, é uma derivação do petróleo e o semi-sintético um pouco do que os 2 tem de melhor pra oferecer em um só.
Essa questão dos lubrificantes EP tem uma máxima:"Nunca use lubricantes extrema pressão (EP) em sistemas engrenados que funcionem a elevadas temperaturas."Por quê? A maior partes desses óleos EP contém aditivos de enxofre, que possuem como função a lubrificação química das engrenagens,tendo o papel de protegê-las contra partículas ásperas que possam causar atrito.TOYHOCAYEN, em altas temperaturas esses aditivos de enxofre podem se tornar altamente corrosivos dependendo do material que tenham sido feitas as engrenagens.Exemplo de metais que são atacados por essa reação de oxidação,são os conhecidos como amarelos:Cobre,latão e bronze.Então assim amigo esse é o maior problema de errar o óleo mas quanto ao fato de ser mineral,semi sintético ou sintético não vejo muito problema.Uma coisa que você pode fazer é entrar em contato com a autorizada jeep no Brasil e ver um lubrificante equivalente,pois o ideal sempre é seguir a orientação do fabricante.Nesse caso o ideal é o SAE 75W-90 GL-5 sem aditivos de enxofre.Talvez esse seja o cara:
Motul Gear 300 75W-90 Gl 4/Gl-5 Sintético.
APLICAÇÕESLubrificante 100% sintético Éster. Para todas as transmissões mecânicas e engrenagens de Veículos de competição. Especial para caixas de velocidade sincronizadas ou não, caixas com diferencial, diferenciais sem sistemas de fricção (Autoblocantes, freios), com exigências de trabalho excepcionalmente severas: golpes, forte cargas, regimes de baixa rotação e cargas muito elevadas, ou alta rotação e cargas moderadas.
ESPECIFICAÇÕESNORMAS : API GL4/GL5. MIL -2105-D.Bases 100% Ésteres: Protege contra o desgaste por manter-se em melhor estado por mais tempo e com temperaturas mais severas0% perda de viscosidade: Película lubrificante incisalhável (viscosidade infatigável) em todas as condições de trabalho mais severas. Garante pressão estável do óleo entre os componentes da transmissão, diminui o ruído de funcionamento e suaviza as operações de mudança e marcha.Faixa de temperatura de trabalho muito ampla: -36ºC a 160º C.Reúne excelentes propriedades anti-espumantes, anti-oxidantes, anti-corrosivas, extrema pressão e anti-desgaste.
Grande abraço!