3 Anexo(s)
Meu Relato Sobre A Conversão Para Gnv
Ricardo,
Comprei recentemente uma Cheroka Rubicon 98 e a minha 1ª. providência foi fazer a conversão para GNV. Decidi assim, uma vez que rodo entorno 2500 km /mês e com isto, em menos de 5 meses pago o investimento realizado, sem contar a redução no IPVA . Depois de pesquisar aqui mesmo no fórum e com os taxistas da redondeza (Rio), escolhi a convertedora GAZCAR 2000 (bem recomendada) para fazer o serviço. O valor cobrado foi de R$ 2.860,00 com cilindro de 70 Lts.
Na instalação foi retirado a caixa do filtro de ar e a caixa Tbi para dar lugar a um filtro esportivo, como visto nas fotos anexadas.
Segundo o mecânico que me atendeu, este procedimento é realizado na conversão da Cherokee Sport, devido ao estouro das caixas. Me foi recomendado então a troca das velas por novas da marca NGK FR5-1 e cabos NGK SC-C03 (supressivo). Pelo que apurei, as velas BOSCH não são indicadas para uso com GNV. Outra questão é que a folga do eletrodo da vela tem que ser ajustado para 0,7mm, no uso com Gás ( o ideal seria 0,6mm, mas a folga para gasolina que é de 0,9mm ficaria muito comprometida). Quanto a utilização do GNV é recomendado que o tanque de gasolina permaneça com pelo menos ¼ de combustível, isto evita a queima prematura da bomba. Para a boa lubrificação dos cilindros é recomendado sempre passar para gasolina ao chegar em casa e ao ligar o carro. Eu ainda utilizo do expediente de passar para a gasolina em subidas longas e em engarrafamentos para evitar aquecimento excessivo e forçar mais a Cheroka.
Sdçs,
Ruben Rosa
Niva 98 1.7i
Cheroka Rubicon 98
Ilha Jeep Club
Ajuste da folga da vela de ignição
Ricardo,
A necessidade de ajuste da folga do eletrodos da vela de ignição para GNV se deve ao fato da mistura ser mais pobre que o motor com gasolina ou alcool, ela requer mais voltagem para realizar o cetelhamento das velas. Por isto a convertedora ajusta esta folga de 0,9mm para 0,7mm (segundo a GAZCAR). Acesso o catálogo da NGK na web que fala alguma coisa sobre o assunto.
Sdçs,
Ruben Rosa
Niva 98 1.7i
XJ Rubicon 98
Ilha Jeep Club