x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 24 de 24

nunca pensou em usar álcool, beto? um dos meus tios, depois que o outro comprou uma pontiac trans sport e passou para gnv, resolveu comprar outra para fazer o mesmo, mas vai acabar passando para flex... ja reparou que até entre os taxistas ja tem uns que não usam mais gnv?

Usuário Avatar de BetoScliar
    Entrada
    19/12/2008
    Agradecimentos: 0
    Isso é uma verdade, tem muuuito taxista desistindo de gnv....
    Pra mim até é conveniente pq viajo muito e dirijo devagar na estrada (80km/h) mas o peso que a caminhonete ficou que me encomoda, fora que perdí o porta-malas né, mas a alcool? que adaptação teria que fazer para uma cherokee rodar a alcool?

um grande abraço!

Amigos, tive oficina de conversão a gás natural por 03 anos , fiz cursos na Rodagás, Inmetro e Senai. e posso dizer claramente o que esta ocorrendo.
    Esses estouros no filtro de ar ou no TBI são chamados de "retorno de chama", o qual a explosão ocorre no filtro em vez de na câmara de combustão.
    Os fatores que levam a esse problema são vários:

- mal regulagem do redutor de pressão ( ou esta muito rica, ou muito pobre )

- cabos de vela com fuga de corrente
    - regulagem dos eletrodos das velas ( elas tem que ter uma abertura dos eletrodos de 0,8 mm para o GNV, e não de 1,2 mm original.
    - a transposição de gasolina para GNV deve ser sempre em "desaceleração", a 1.800 RPM, pois assim os dois combustiveis ( gasolina e GNV não se atropelam ), caso contrário pode ocorrer ecesso de combustivel ocasionando também esse problema.
    Particularmente os motores 5.2 trabalham a uma temperatura alta ( 90 graus ) e o gás tende a aumentar essa temperatura, pois sua queima ocorre a 600 graus, bem diferente da gasolina que é de 260 graus. Futuramente, quem se utlizar do GNV em constante, pode ter as juntas dos cabeçotes queimadas, cabeçotes empenados, sistema de injeção ressecados, mangueiras rachadas e uma boa despesa para arrumar.
    Não aconselho esse tipo de combustivel para esse veiculo, muito menos o alcool, que corroe os bicos injetores, escapamento, sonda, etc...etc..
    Pode-se ter uma economia momentânea, mas em pouco tempo irá desembolsar $ muitos mais do que economizou para arrumar os estragos.
    Esse motor foi desenvolvido mesmo para trabalhar com gasolina.

Minha opinião, regular o motor , fazer as manutenções preventivas e rodar na gasolina.
    Tenho uma Limited 96 Silver que faz cidade 6,2 km/l estrada 10 a 11 km /l em velocidade cruzeiro, com motor regulado, velas , cabos de velas sondas, limpeza do TBI, tudo feito a cada 20.000km.

Usuário Avatar de BetoScliar
    Entrada
    19/12/2008
    Luiz te agradecí por msg privada mas agradeço mais uma vez aqui pelas preciosas dicas sobre Gnv, um abraço!

Citação Postado originalmente por BetoScliar Ver Post
    que adaptação teria que fazer para uma cherokee rodar a alcool?
    só a reprogramação da injeção e da ignição como a que é feita com aqueles módulos adaptadores ja é viável, mas para proteger mais da corrosão é aconselhável substituir a bomba de combustível e os bicos injetores por outros mais resistentes à corrosibilidade maior do álcool... se quiser rodar somente no álcool, o que eu não aconselho, poderia rebaixar o cabeçote, fazer eletroerosão nos bicos injetores para aumentar a vazão, usar filtro de ar "esportivo" e deveria instalar um sistema de partida a frio...

Usuário Avatar de BlackJeff
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    INDAIAL/SC

Question GNV 5ª Geração

Citação Postado originalmente por Luiz Carlos Moreira Ver Post
    Amigos, tive oficina de conversão a gás natural por 03 anos , fiz cursos na Rodagás, Inmetro e Senai. e posso dizer claramente o que esta ocorrendo.
    Esses estouros no filtro de ar ou no TBI são chamados de "retorno de chama", o qual a explosão ocorre no filtro em vez de na câmara de combustão.
    Os fatores que levam a esse problema são vários:

- mal regulagem do redutor de pressão ( ou esta muito rica, ou muito pobre )

- cabos de vela com fuga de corrente
    - regulagem dos eletrodos das velas ( elas tem que ter uma abertura dos eletrodos de 0,8 mm para o GNV, e não de 1,2 mm original.
    - a transposição de gasolina para GNV deve ser sempre em "desaceleração", a 1.800 RPM, pois assim os dois combustiveis ( gasolina e GNV não se atropelam ), caso contrário pode ocorrer ecesso de combustivel ocasionando também esse problema.
    Particularmente os motores 5.2 trabalham a uma temperatura alta ( 90 graus ) e o gás tende a aumentar essa temperatura, pois sua queima ocorre a 600 graus, bem diferente da gasolina que é de 260 graus. Futuramente, quem se utlizar do GNV em constante, pode ter as juntas dos cabeçotes queimadas, cabeçotes empenados, sistema de injeção ressecados, mangueiras rachadas e uma boa despesa para arrumar.
    Não aconselho esse tipo de combustivel para esse veiculo, muito menos o alcool, que corroe os bicos injetores, escapamento, sonda, etc...etc..
    Pode-se ter uma economia momentânea, mas em pouco tempo irá desembolsar $ muitos mais do que economizou para arrumar os estragos.
    Esse motor foi desenvolvido mesmo para trabalhar com gasolina.
    Luiz, aproveitando a sua experiência no assunto, passei por esses problemas de retorno de chama e até fogo, pois a mangueira entre as flautas rachou e queimou tudo. Muitos R$, sorte minha que estava na garantia e a revendedora bancou. Naquela ocasião eu exigi a instalação de um kit 5ª Geração, que injeta o gnv em 8 pontos. Esse sistema eliminou esses problemas e ao contrário do que a turma colocou aqui, a minha cola o velocímetro facinho e nas serras sobe normal. Agora, ela começou a acender a luz CHECK ENGINE, e quando está quente (marcador de temperatura no meio ou ligeiramente acima) ela pifa na gasolina. Estou desconfiado da sonda lambda, essa sonda tem como limpar ou preciso colocar uma nova? Ainda não levei para escanear para ver por que essa luz acende.

Olha

Acho bom começarem a desconfiar dos seus computadores de bordo (porque com certeza a média de consumo que vocês fazem é baseada nele)...

Uma Limited 5.2 jamais vai fazer 11 Km/L... Nem nos USA, 0 Km, com gasolina boa, em estrada e com vento a favor ela fazia isso...
    Nem em velocidade de "cruzeiro" mesmo, com o Cristo no meio e muita reza brava...

Checa esse site: www.fueleconomy.gov

Procure seu carro, ano, modelo e veja nesse site do governo americano quanto bebe seu carrinho.

Usuário Avatar de negreira
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    nas cavas e atoleiros da Serra da Cantareira/
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    só a reprogramação da injeção e da ignição como a que é feita com aqueles módulos adaptadores ja é viável, mas para proteger mais da corrosão é aconselhável substituir a bomba de combustível e os bicos injetores por outros mais resistentes à corrosibilidade maior do álcool... se quiser rodar somente no álcool, o que eu não aconselho, poderia rebaixar o cabeçote, fazer eletroerosão nos bicos injetores para aumentar a vazão, usar filtro de ar "esportivo" e deveria instalar um sistema de partida a frio...

MESTRE

é possivel amenizar esses problemas deixando a viatura "dormir" na posição gasolina, deixando assim todo o sistema (umedecido de gazolina) tipo bomba, bicos, mangueiras ?
    QUANTO + RISCADO FICA+ ME AMA
    []s paz saúde trilha e harmonia

Usuário Avatar de BlackJeff
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    INDAIAL/SC

Até que enfim...

Citação Postado originalmente por de_saco_cheio Ver Post
    Olha

Acho bom começarem a desconfiar dos seus computadores de bordo (porque com certeza a média de consumo que vocês fazem é baseada nele)...

Uma Limited 5.2 jamais vai fazer 11 Km/L... Nem nos USA, 0 Km, com gasolina boa, em estrada e com vento a favor ela fazia isso...
    Nem em velocidade de "cruzeiro" mesmo, com o Cristo no meio e muita reza brava...

Checa esse site: www.fueleconomy.gov

Procure seu carro, ano, modelo e veja nesse site do governo americano quanto bebe seu carrinho.
    Pensei que eu fosse louco, mas tem gente pé no chão, a minha na cidade fas 2,8 na casquinha hehehe ...nem meu Omega 2.0 fazia 11 km/l.

Citação Postado originalmente por negreira Ver Post
    MESTRE

é possivel amenizar esses problemas deixando a viatura "dormir" na posição gasolina, deixando assim todo o sistema (umedecido de gazolina) tipo bomba, bicos, mangueiras ?
    no caso do veículo a gás é possível... no álcool, se for usado esse esquema dos módulos "tabajaraflex" o jeito é misturar gasolina ou até mesmo 2% de óleo castrol 2t (solução controversa mas efetiva)... se fosse como numa brasília que eu vi, com 2 tanques, um para álcool e outro para gasolina, até dá de fazer isso tb...

Me desculpem, tirei a média de consumo da minha cheroca novamente e o resultado foi:
    misto: 7,0 a 7,5 km/l
    estrada: 8,7 a 9,9 km/l
    Obs: não usei o computador de bordo como referência.

Com relação a sonda lambda não tem geito, quando começa a dar problemas, não tem conserto e nem tem como limpá-las.
    Existe uma sonda lambda de resposta mais rápidas, é um pouco mais caro mas é melhor do que a convencional.
    Não se preocupem , qualquer sonda lambda serve no seu carro, desde que tenha a mesma quantidade de fios ( 01 preto, 02 brancos, 01 cinza.
    Coloquei sonda da Courier na minha cherokee 5.2 e ficou beleza, só usei o terminal original.
    As roscas das sondas são padronizadas, isto é, são todas iguais, apenas umas tem somente 02 fios, outras 03 fios, e particularmente da linha Jeep são 04 fios.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

Permissões de Postagem