
Postado originalmente por
Luiz Carlos Moreira
Amigos, tive oficina de conversão a gás natural por 03 anos , fiz cursos na Rodagás, Inmetro e Senai. e posso dizer claramente o que esta ocorrendo.
Esses estouros no filtro de ar ou no TBI são chamados de "retorno de chama", o qual a explosão ocorre no filtro em vez de na câmara de combustão.
Os fatores que levam a esse problema são vários:
- mal regulagem do redutor de pressão ( ou esta muito rica, ou muito pobre )
- cabos de vela com fuga de corrente
- regulagem dos eletrodos das velas ( elas tem que ter uma abertura dos eletrodos de 0,8 mm para o GNV, e não de 1,2 mm original.
- a transposição de gasolina para GNV deve ser sempre em "desaceleração", a 1.800 RPM, pois assim os dois combustiveis ( gasolina e GNV não se atropelam ), caso contrário pode ocorrer ecesso de combustivel ocasionando também esse problema.
Particularmente os motores 5.2 trabalham a uma temperatura alta ( 90 graus ) e o gás tende a aumentar essa temperatura, pois sua queima ocorre a 600 graus, bem diferente da gasolina que é de 260 graus. Futuramente, quem se utlizar do GNV em constante, pode ter as juntas dos cabeçotes queimadas, cabeçotes empenados, sistema de injeção ressecados, mangueiras rachadas e uma boa despesa para arrumar.
Não aconselho esse tipo de combustivel para esse veiculo, muito menos o alcool, que corroe os bicos injetores, escapamento, sonda, etc...etc..
Pode-se ter uma economia momentânea, mas em pouco tempo irá desembolsar $ muitos mais do que economizou para arrumar os estragos.
Esse motor foi desenvolvido mesmo para trabalhar com gasolina.