Powered by vBulletin

Aumento na ventilaçao do motor jeep cherokee

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/10/2014, 12:46
    Renato Fraga
    Não precisa de um tunel de vento para testar, apenas usar a criatividade e inteligencia, já basta !!!

Encontrei alguns vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=iS6_Tqo7C6o

https://www.youtube.com/watch?v=ihCFHSZHe1A

https://www.youtube.com/watch?v=lBx9PyYooUE

https://www.youtube.com/watch?v=yo1hboEl6Qg
  • 23/10/2014, 13:26
    DIB
    ehhehe gostei da ideia do tunel
  • 23/10/2014, 14:17
    lacarauto
    Bacana!muito bonito mais nao vou andar a 300km por hora e nem vencer a barreira do som! Os "barbantinhos estao fora do carro mais o calor esta dentro do motor! Mesmo assim e valido! Abço.
  • 23/10/2014, 15:30
    Renato Fraga
    Putz, amigo, desculpa ter invadido o seu espaço, ok???

Não precisa andar a 300km/h para sofrer os efeitos aerodinanicos, afinal em nenhum dos vídeos que eu linkei tem alguem desenvolvendo tal velocidade..

Sabendo interpretar o comportamento dos barbantes você entende o melhor lugar para fazer uma abertura.

Deve ter reparado que em alguns exemplos os barbantes ficam colados sobre a lataria e em outros eles ficam "flanando". Isso quer dizer que ali tem ar turbulento por baixa pressão. Se a abertura for criada alí, ocorre um fluxo de dentro do cofre para fora, o que então retira o calor de dentro do cofre junto com o ar. Caso contrário e a exemplo da modificação que você fez, o ar está entrando para dentro do cofre. Veja que naquele primeiro vídeo, o cara colocou um barbante na grade instalada ao centro do capô e logo ela é sugada para dentro !!!!

Agora não entendi o que você quis dizer com os barbantes estarem fora e o calor dentro. Ou você que não entendeu o que o comportamento do barbante significa???

Como meu intuito nesse fórum é aprender e também compartilhar conhecimento, fiz minha parte.

Abração a quem se interessar.
  • 23/10/2014, 15:46
    zé dedão
    Valeu Renato pelos vídeos.
    Realmente um fender em um local errado pode piorar. Nunca nos lembramos disso.
    Por isso que já vi pessoas que gostaram do resultado e outras que não.
    Obrigado.
  • 23/10/2014, 16:13
    lacarauto
    Que nada! longe de mim discutir com pessoas tao cultas se tratando de cherokee! Nao tenho nivel superior,sou um simples eletricista de automovel na profissao a vinte nove anos, Tenho um jeep a apenas 17 meses! Essa ideia tive depois de muito ver outras alternativas na net e nos foruns. Se o ar entra ou sai e em q velocidade isso aconteçe nao sei! Apenas acho que mais uma abertura deve refrescar o bruto! Resumindo! Tai a ideia,espero q ajude pois essa e minha intençao,corta quem quiser!! Obrigado e desculpe se ofendi alguns dos senhores! Se precisar estou as ordens! grande abraço!!
  • 23/10/2014, 18:35
    rogerio_zx
    Fala Luis, tudo beleza?

Já testou pra ver se deu certo, se a temperatura ficou mais baixa mesmo??? Depois dá o resumo aí..

Oh, eu sou do time dos que acham que cortar, adicionar ventoinha, travar viscosa e tal, só está escondendo o problema.

Mas também entendo a aflição por fazer a XJ "refrescar", é tenso ficar olhando o marcador só subindo, subindo... Também tive problema de super aquecimento assim que comprei o carro, mas depois de ventoinha eletrica nova (estava com uma genérica e soprando na direção do motor pra fora), vareta no radiador (estava muito sujo), liquido de arrefecimento (estava com agua), valvula termostática (estava sem), depois disso tudo nunca mais tive problema de super aquecimento, e olha que ando no transito anda-pára, engarrafamento brabo mesmo, trabalho com o carro todo dia, e pra falar a verdade, já até esqueci do marcador de temperatura, nem olho mais pra ele rsrsrsrsrsrs.

Também entendo que quem faz trilha é válido um up-grade no sistema de arrefecimento.
  • 23/10/2014, 19:52
    lacarauto
    Veja so,vou te explicar como o fiz a um colega em post anterior! Meu jeep cherokee limited 1993 na tem problema de superaquecimento! Fiz cabeçote,valvula termostatica nova,radiador limpo,aditivo na agua,cebolao na mangueira superior q aciona o eletroventilador antes do sensor original,um interruptor dentro do carro p acionar o mesmo em caso de falha do sensor,led indicando toda a vez q o eletro liga,polia viscosa ok! ufa!! Os cortes que fiz foram no intuito de que o deslocamento do ar dentro do motor provido do acionamento das ventoinhas tanto como pelo deslocamento do veiculo tenham outra opçao de saida alem da embaixo do motor! Como expliquei a pouco a outro colega,nao sou engenheiro,tenho so o segundo grau. Se o que fiz faz resultado n sei,ainda n testei. Na minha opiniao isso vai diminuir o calor que atinge outros componentes como conectores e outras peças em volta do motor q sofrem desgaste rapido! Os colegas do forum nao me conhecem mais voce sim! Sabe que vou fundo mexo em tudo dela! Espero q de certo,mais a frente posto os resultados aki! abço.
  • 24/10/2014, 15:01
    zé dedão
    Luis, tudo bem?
    Só quem já sofreu com aquecimento na XJ sabe o que é viver no Rio de Janeiro, engarrafado no elevado Paulo de Frontin e ver a temperatura subindo. Dá vontade de pegar TODAS as caixas dos vendedores de água e jogar o gelo dentro do cofre.
    Poste suas impressões sobre a adaptação, pois se houver diminuição da temperatura, esta é uma adaptação muito mais discreta que os vents no caput.
    Você já pegou alguma chuva após esta adaptação?
    Entrou água?
    Como fica a elétrica? Tem algum problema?
    Abraços.
    Fred
  • 24/10/2014, 16:39
    lacarauto
    Citação:

Postado originalmente por zé dedão Ver Post
    Luis, tudo bem?
    Só quem já sofreu com aquecimento na XJ sabe o que é viver no Rio de Janeiro, engarrafado no elevado Paulo de Frontin e ver a temperatura subindo. Dá vontade de pegar TODAS as caixas dos vendedores de água e jogar o gelo dentro do cofre.
    Poste suas impressões sobre a adaptação, pois se houver diminuição da temperatura, esta é uma adaptação muito mais discreta que os vents no caput.
    Você já pegou alguma chuva após esta adaptação?
    Entrou água?
    Como fica a elétrica? Tem algum problema?
    Abraços.
    Fred

Boa tarde! vamos por partes! Na verdade ainda nao testei,fiz o corte na segunda e hoje q vou andar com o carro! Mas como vou sair a noite n vai surtir muita diferença! A cuva nao infleuncia pois os corte sao dentro do cofre do motor e a uma altura q a agua q cai pela grade nao vai p dentro do motor. Nada influencia na parte eletrica! Estou em duvida se faço um corte na outra parte superior do tunel q e fechada e a grade n tem furos! Vou olhar com calma e se resolver cortar ou nao eu aviso! Esse recursso e mais pra facilitar a circulaçao de ar dentro do motor! Imagine duas ventoinhas ligadas jogando ar quente em um motor muito quente e quase sem saida de ar! Cria uma estufa la dentro! Por isso fiz os cortes,pra facilitar essa circulaçao principalmente no verao e transito do rio de janeiro. Abço.
  • 25/10/2014, 07:15
    zé dedão
    Blz. Abraços. Depois se puder posta fotos da ventoinha dk óleo instalada. Obrigado
  • 25/10/2014, 18:26
    lacarauto
    9 Anexo(s)
    Boa tarde,aproveitando que o movimento na oficina foi fraco resolvi dar continuidade aos cortes que fiz. Acabei fazendo um corte menor do lado direito mais para o centro pois vcs verao nas fotos q existe no tunel uma janela ressaltada por onde entra o ar do ventilador interno,fiz tambem alguns furos na grade com uma pequena broca.Esses furos sao na direçao do corte.Aproveitei e retirei o mecanismo do limpador p dar uma geral nas articulaçoes. Joguei bastante agua no tunel simulando um temporal e nao entrou agua p motor. Segue tambem foto do cebolao na mangueira,q aciona o eletro ventilador antes do circuito original(o circuito original nao e desativado)atraves de um rele.Encontrei na auto peças tres ceboloes q armao em temperaturas diferentes. Nao lembro os valores mais coloquei no intermediario. Meu marcador de temperatura e diferente dos modelos mais novos mais depois q coloquei esse sistema ele arma um pouco Anexo 481538Anexo 481539Anexo 481540Anexo 481541Anexo 481542Anexo 481543Anexo 481545Anexo 481546Anexo 481547abaixo do meio da escala,bem abaixo do sistema anterior(original) Bem estao ahi varias fotos,espero contribuir de alguma forma p melhorar o arrefecimento do motor e seus componentes. E vamos nos preparar porque o verao ta chegando!!! Abços.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:56.